O Benfica vai defrontar o Krasnodar, da Rússia, no playoff da Liga dos Campeões, se passar a 3ª pré-eliminatória. O 3º classificado da última edição do campeonato russo eliminou o FC Porto há um ano, ganhando inclusivamente no Dragão.
O Krasnodar era possível adversário das águias na 3ª pré-eliminatória. Mas, com o novo ordenamento, passou diretamente para o playoff. O que provocou essa alteração? Sevilha, Man. United, Shakhtar ou Inter, uma destas equipas vencerá a Liga Europa, o que garante a qualificação para a Champions. Mas como as quatro já estão apuradas para a prova milionária, abre-se uma vaga, que será ocupada pelo 3º classificado do 5º país do ranking europeu, França: o Rennes, potencial adversário das águias na 3ª pré-eliminatória, entra diretamente na fase de grupos da Champions e o Krasnodar transita para o playoff.
Como a UEFA não permite jogos entre russos e ucranianos, quando forem os sorteios, tem de deixar o Dínamo Kiev fora do caminho do Krasnodar. Sobra o Benfica (se passar), que, à semelhança do conjunto ucraniano, será cabeça de série nas duas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Champions. Assim, as águias serão sujeitas a grande deslocação (4 mil quilómetros separam as duas cidades), com o campeonato em curso. Além disso, a Rússia é o país europeu (o quarto a nível mundial) com mais casos de Covid-19, tendo ultrapassado os 900 mil, escreve o Record.
Pedro Gonçalves é um alvo prioritário do Sporting para o reforço do meio-campo e os leões já atacaram a valer pelo médio do Famalicão. Numa primeira abordagem, e como o nosso jornal revelara, a SAD liderada por Frederico Varandas tentou obter 50 por cento do passe de Pote e, em troca, oferecia os passes de Francisco Geraldes e Gelson Dala, dupla que está igualmente à mesa no dossiê Nuno Santos. Essa hipótese foi rapidamente colocada de parte pelos famalicenses, mas as partes continuaram em contacto na certeza de que uma segunda proposta chegaria. E... chegou mesmo. Com efeito, o jornal Record escreve que o Sporting voltou em força pelo criativo e avança agora com 7 milhões de euros , de novo por metade dos direitos económicos do jogador.
Por se tratar de uma oferta significativamente melhor do que a anterior e o Famalicão não escondeu o agrado com a segunda investida leonina, o que aponta no sentido de o negócio poder ficar fechado em breve.
Tal como no negócio por Nuno Santos, também o FC Porto tem Pote bem referenciado e por esse motivo está atento ao desenrolar das negociações com o Sporting. De todo o modo, os leões estão na frente e confiantes de que o negócio irá chegar a bom... porto.
Sporting luta com FC Porto (e conta com a 'ajuda' do Benfica) por Nuno Santos. Paralelamente ao negócio por Pedro Gonçalves, o Sporting está igualmente no Norte do País em negociações por Nuno Santos e, apesar de se ter registado uma aproximação entre as partes, continua a existir um opositor de peso: o FC Porto. Os eternos rivais estão a correr lado a lado pelo ala de 25 anos e, do lado dos leões, foram já várias as propostas feitas ao Rio Ave, todas com a inclusão de jogadores, nomeadamente Francisco Geraldes e Gelson Dala, de forma a fazer baixar o preço do canhoto.
Os vila-condenses veem com bons olhos o médio português e o avançado angolano, dado que são velhos conhecidos em Vila do Conde, onde estiveram cedidos pelo Sporting. Porém, a direção de Silva Campos não abre mão da sua pretensão em ver milhões envolvidos na operação. Este será sempre um aspeto sensível para a SAD leonina, que já vai dedicar parte significativa do seu orçamento a Pedro Gonçalves. De todo o modo, os verdes e brancos estão dispostos a colocar dinheiro na mesa e o passe de Gelson Dala, que os leões avaliam em 3 M€. A hipótese Geraldes perdeu alguma força, dado que já rejeitou receber menos do que os 25 mil euros por mês que hoje aufere, mas ainda não está excluída.
Qualquer que seja o destino de Nuno Santos, o Benfica terá palavra a dizer, pois tem uma cláusula antirrivais pelo seu ex-jogador. No caso de o Sporting ganhar a corrida, os rivais da Luz não deverão colocar entraves, segundo o Record, mas a situação pode mudar quanto ao FC Porto. De todo o modo, o líder vila-condense já admitiu que este mecanismo é um “entrave” para o clube.
Tomás Esteves colocado no mercado. Face à chegada de Carraça, sai reforçada a ideia de que Tomás Esteves está mesmo no mercado, já que Sérgio Conceição vê preenchidas as vagas para a posição de lateral-direito, juntando o ex-Boavista a Wilson Manafá. Tomás Esteves é uma das quatro pérolas da formação que estão na rampa de lançamento, esperando a SAD poder fazer um encaixe na casa dos 20 milhões de euros. Valencia e Sevilha estão na corrida.
Outro dado que se faz notar com a contratação de Carraça é que Renzo Saravia não faz parte das contas de Sérgio Conceição para a próxima época. O argentino está emprestado ao Internacional Porto Alegre até dezembro, mas o FC Porto tinha a possibilidade de o fazer regressar à base neste verão, caso Conceição assim o entendesse para reforçar a equipa. Isso não se vai verificar e o lateral-direito continuará no Brasil. O mesmo acontece em relação a João Pedro, brasileiro que está emprestado ao Bahia.
Saidy Janko, que também tem contrato com o FC Porto, esteve cedido ao Young Boys e também não faz parte das opções de Conceição, tendo a SAD de encontrar uma solução para o lateral-direito suíço. Alavés e Bolonha têm seguido atentamente a sua trajetória e poderão avançar com propostas para a sua contratação.
Cláudio Ramos assina hoje pelo FC Porto. Com o primeiro reforço para a nova temporada já oficializado, mais concretamente Carraça, o FC Porto está a preparar-se para fechar mais uma contratação para o plantel de Sérgio Conceição, desta feita para a baliza. Trata-se de Cláudio Ramos, guarda-redes, de 28 anos, que terminou recentemente o vínculo que o ligava ao Tondela e que era um dos alvos dos azuis e brancos para a campanha que se aproxima.
Os sapos fazem a habitual gestão de ricos, gestão à vista, contratam (carapaus) a contar com o dinheiro das alegadas vendas que irão fazer. Euro ganho, euro gasto. Depois não têm dinheiro para salários. O desespero aumenta à medida que vêm o Benfica a contratar trutas.
ResponderEliminarO desespero dos Sportinguistas não tem nada a ver com contratações nem, muito menos, com o fedorento c@rnide do orelhas.
EliminarTem a ver com a pseudo direcção instalada.
E não é pouco o desespero...