O jornal PÚBLICO avança uma grande investigação feita às contas da Belenenses SAD. Durante os últimos anos, a Belenenses SAD fez pagamentos salariais a funcionários sem os processar e sem emitir os respectivos recibos de vencimento. Trata-se de valores que rondaram um milhão de euros no final da temporada 2018-19. Desta forma, a entidade gerida por Rui Pedro Soares não pagou ao Estado os impostos na altura devida, podendo incorrer num crime de fraude fiscal.
Os negócios com o Benfica são também destacados pela investigação. As boas relações entre Rui Pedro Soares e Luís Filipe Vieira têm tido reflexos na Belenenses SAD. Ao longo dos últimos anos, a SAD do Benfica tem investido centenas de milhares de euros no adversário lisboeta, por direitos de opção ou preferência de jogadores que nunca foram exercidos. Em alguns casos estes negócios assemelham-se a autênticos empréstimos, como se pode constatar no Processo Especial de Revitalização (PER) que foi homologado à sociedade.
A 4 de Abril de 2014, as duas SAD estabeleceram um contrato, no qual os “encarnados” pagaram 600 mil euros, a título de antecipação por um eventual direito de preferência ou de opção na aquisição dos direitos desportivos e uma percentagem (de 30%) numa futura venda dos direitos económicos de seis jogadores do Belenenses: Fredy, Fábio Sturgeon, Filipe Ferreira, Matthew (Matt) Jones, Ramilton Rosário (Rambé) e Tiago Silva.
Mas, logo no final de Julho de 2014, menos de quatro meses após o acordo e pouco menos de um ano antes da data limite para os “encarnados” poderem exercer os seus direitos, a Belenenses SAD requereu um PER, em que o Benfica iria surgir como credor de 600 mil euros.
“Até à data não foi exercido pela reclamante [Benfica SAD] qualquer dos referidos direitos, não indicando que tal venha a ocorrer até 30-6-15 [data limite estabelecida entre as duas SAD para a vigência deste acordo], razão pela qual a quantia que reclama será exigível àquela data”, defendeu o administrador judicial da Belenenses SAD, nomeado pelo tribunal a 30 de Julho de 2017, na apresentação da primeira lista provisória de credores, a 2 de Outubro de 2014. Face a isto, os “encarnados” acabariam por ser excluídos da segunda listagem.
A decisão foi impugnada pela SAD do Benfica, a 20 de Janeiro de 2015, com a justificação de que o contrato entre as partes ficou extinto pela alteração das circunstâncias financeiras da sociedade gerida por Rui Pedro Soares. O juiz acatou os argumentos do clube da Luz, que constou da listagem final, mas apenas com 250 mil euros de créditos, tendo votado favoravelmente à aprovação do PER.
No PER homologado pelo tribunal, a dívida do Benfica surge como “crédito sob condição”, tendo sido atribuídos à sociedade liderada por Luís Filipe Vieira apenas 250 mil euros de créditos para efeitos de votos na assembleia geral de credores, onde o plano seria aprovado por maioria.
Já nas contas da Belenenses SAD relativas a 2015-16, é referido na rubrica “Adiantamentos de Clientes” que foi recebida uma verba do Benfica de 365.041,50 euros, “referente ao direito de opção/preferência sobre quatro atletas não exercido”. Não se faz referência ao nome dos futebolistas. Este valor repete-se nas contas de 2016-17 e, no exercício de 2017-18, o montante baixa para 307.405,25 euros, desaparecendo nas últimas contas aprovadas (2018-19). Ao PÚBLICO, Rui Pedro Soares garantiu que estes valores fazem parte da antiga dívida dos 600 mil euros. “Passaram a ser apenas quatro jogadores, porque os restantes tinham saído, entretanto. É o mesmo dinheiro. Nós cumprimos com o Benfica o acordo que tínhamos assinado”, explicou, assegurando também que os restantes pagamentos a credores estabelecidos no âmbito do PER “estão absolutamente em dia”.
“Eram 100 mil euros por jogador e os 30% da percentagem que o Benfica tinha nos passes era uma garantia no caso de serem transferidos. Se o jogador fosse vendido e o Benfica não exercesse os seus direitos, devolveríamos os 100 mil euros”, concluiu.
JJ quer um '8' poderoso. O Benfica já garantiu reforços para a baliza, defesa e ataque tendo em vista a nova temporada, mas Jorge Jesus pretende que Luís Filipe Vieira assegure também mais um reforço para o miolo. O novo técnico encarnado deseja, segundo O Jogo, um médio de gabarito e forte andamento, capaz de oferecer outras soluções em relação às opções de que dispõe neste momento.
Com Gabriel, Taarabt, Samaris e agora Pizzi como jogadores capazes de desempenhar a função, Jorge Jesus solicitou à administração encarnada a contratação para o meio-campo de um atleta poderoso, dinâmico e com capacidade não só de construção e transição, mas também forte no capítulo defensivo. Isto de forma a poder combinar da melhor forma com Julian Weigl, em quem Jesus deposita fortes esperanças, de acordo com informações recolhidas pelo jornal, para 2020/21. Isto porque o treinador português, que regressa à Luz, onde esteve durante seis temporadas (entre 2009/10 e 2014/15), confia no internacional alemão para ser um dos principais pensadores do seu sistema pelas caraterísticas que tem.
Pensando em Weigl como o “cérebro” da equipa, Jorge Jesus deseja ter um 8 que ajude o internacional germânico e o liberte também para organizar o futebol encarnado. O camisola 28 tem sido aposta do técnico nos jogos-treino realizados até agora, atuando sempre na posição mais recuada do meio-campo. Tendo decidido voltar a colocar Pizzi no centro do terreno – já frisou que, pelas suas características, não deve jogar nos flancos –, seja como 8 seja no apoio ao ponta de lança, o técnico vê, porém, a necessidade de ver chegar mais um atleta para aquele sector. E mesmo tendo assegurado a Gabriel que este não ficará de parte das suas opções, a verdade é que o clube da Luz não fecha nesta altura a porta a uma saída do camisola 8. Titular indiscutível com Bruno Lage e depois com Nélson Veríssimo, o luso-brasileiro pode render um bom encaixe às águias, ele que já suscitou sondagens de quatro clubes de Inglaterra e Espanha.
Ordem para comprar em Alvalade. As chegadas de Adán, Feddal, Pedro Gonçalves e Nuno Santos – principalmente estas – deixaram, à partida, um sentimento de confiança entre a estrutura de futebol do Sporting, pois estavam alcançados os alvos pré-estabelecidos rumo ao mercado do verão de 2020. Só que o futebol muda e foram vários os factores que, escreve O Jogo, vão levar a administração da SAD a uma segunda investida em força na janela de transferência, neste caso para pescar três nomes, dois deles sonantes: um central de pé direito e ainda um ponta-de-lança.
No mesmo comprimento de onda, o presidente Frederico Varandas, o diretor desportivo Hugo Viana e o técnico Rúben Amorim, cúpula do futebol verde e branco, reuniram recentemente para acertar novas linhas, impulsionados pela ambição de terem um plantel competitivo e num campeonato onde os eternos rivais apostam forte (o FC Porto mantém a estrutura e o Benfica investe milhões na segunda vida de Jorge Jesus) e outros concorrentes, como o Braga, também chamam nomes de craveira para as suas fileiras, como é o caso de Gaitán. Mesmo considerado que o leão está já equilibrado, a tríade quer nutrir o grupo de mais opções, dando-lhe também outra cor, dado que nos últimos meses saíram alguma das maiores referências do Sporting, casos de Bruno Fernandes (Manchester United) ou Mathieu (colocou por lesão um ponto final na carreira).
Segundo o jornal, neste momento os empresários com quem a administração da SAD tem relações mais estreitas já estão em campo à procura de soluções, tendo já apresentado alguns nomes, perentoriamente rejeitados por não corresponderem às caraterísticas que Rúben quer aplicar no seu 3x4x3. O central terá de ter nome, pé direito e qualidade na construção; o ponta-de-lança um rasto de golos nas últimas épocas, números que entusiasmem. O terceiro elemento será um extremo, sendo que este não obrigará a um investimento tão grande – pode, inclusive, chegar por empréstimo.
O objetivo é que estes reforços possam integrar o grupo o quanto antes, até porque já falta menos de um mês para arrancar o campeonato, constando também em agenda a 3.a pré-eliminatória da Liga Europa no fim de setembro.
Quando há vigarices, o labrego cadastrado e a Organização Criminosa, estão sempre lá, há gato nas contas da Belenenses SAD, e quem surge associada? Pois claro, os negócios opacos com a Organização Criminosa!
ResponderEliminarAlô Juiz Carlos Alexandre? É em setembro que a carrinha celular vai buscar o pato bravo?
PRENDAM O LABREGO CRIMINOSO!
Esta investigação à Belenenses SAD, tras á luz dia o Mala Ciao II!
EliminarE CORRUPTUS UNUM!
O Benfica e o Vieirinha estão em tudo o que é esquemas
ResponderEliminarEu só questiono, porque é que o labrego criminoso ainda não foi preso? Fodasse, quando há merda, lá está o labrego cadastrado e a Organização Criminosa!
EliminarA impunidade reina nesta república das bananas!!! Parabéns à nossa justiça...
ResponderEliminarVocês babam-se todos com noticias destas. É como droga pra vossa cornadura. Clube corrupto e comprovado pela justiça, apenas existe um em portugal: o vosso clube regional do porto! Organização criminosa é a vossa, entre o poarto e o zbording!Mal cheirosos, desçam á vossa insignificância.
ResponderEliminarMala Ciao, Lex, Jogo Duplo, E Toupeira, Saco Azul, e mais uns quantos processos opacos na Porta 18, como a OPAca OPA, felizmente não tenho para a troca?
EliminarApito Dourado? Isso é uma brincadeira de meninos, comparado com esta pouca vergonha desta Organização Criminosa!
Apito Dourado no biénio em que o Porto do Mourinho ganhou a Taça UEFA e a Champions? Dois jogos investigados, janeiro de 2004 (sem Champions nesse período), FC Porto 2 E Amadora 0, Estrela foi último nesse campeonato. Abril 2004, Beira Mar 0 FC Porto 0, com o Porto virtualmente Campeão. Processo julgado em Tribunal e arquivado, ponto.
CÁSSIO, PRECISO QUE PERCAS COM O BENFICA, DOU-TE 100 MIL EUROS! (By César "maleiro")
E CORRUPTUS UNUM!
Lá vem este labrego a falar do Apito Dourado passado 100anos!
EliminarEste azeiteirolas já com 80anos e com o Pinto da Costa falecido há décadas, ainda não se vai calar com o Apito Dourado que nada foi provado como estes crimes todos do orelhas.
PS: Um abraço aos jogadores do Real Madrid sub19 pela fantástica prestação na final ao derrotarem os patéticos corruptum unum
Lá vem este labrego a falar do Apito Dourado passado 100anos!
EliminarEste azeiteirolas já com 80anos e com o Pinto da Costa falecido há décadas, ainda não se vai calar com o Apito Dourado que nada foi provado como estes crimes todos do orelhas.
PS: Um abraço aos jogadores do Real Madrid sub19 pela fantástica prestação na final ao derrotarem os patéticos corruptum unum
NO JORNAL RECORD DE HOJE:
ResponderEliminar""José Fontelas Gomes: «Disponível para colaborar com PJ»
Presidente do Conselho de Arbitragem em entrevista
RECORD - Houve notícias sobre investigação da PJ às classificações dos árbitros. O que sabe sobre isso?""
ORA BEM
VAMOS DAR UMAS DICAS À PJ:
1-COMO FOI POSSÍVEL SOARES DIAS SER O PRIMEIRO CLASSIFICADO
NO FINAL DA ÉPOCA?
2-QUE NOTA TEVE SOARES DIAS NO PORTO-BENFICA?
SÓ PODE TER SIDO ZERO POIS O GOLO FOI ILEGAL E O PEPE
FICOU EM CAMPO DE DEPOIS DE AGREDIR A SOCO O TARABT
3-QUE NOTAS FORAM DADAS AO VASCO A ROUVAR?
QUE NOTA TEVE EM PORTIMÃO NO JOGO DO PORTO?
E BASTAM ESTAS DAS MILHARES POSSÍVEIS
NO JORNAL RECORD DE HOJE:
ResponderEliminar""José Fontelas Gomes: «Disponível para colaborar com PJ»
Presidente do Conselho de Arbitragem em entrevista
RECORD - Houve notícias sobre investigação da PJ às classificações dos árbitros. O que sabe sobre isso?""
ORA BEM
VAMOS DAR UMAS DICAS À PJ:
1-COMO FOI POSSÍVEL SOARES DIAS SER O PRIMEIRO CLASSIFICADO
NO FINAL DA ÉPOCA?
2-QUE NOTA TEVE SOARES DIAS NO PORTO-BENFICA?
SÓ PODE TER SIDO ZERO POIS O GOLO FOI ILEGAL E O PEPE
FICOU EM CAMPO DE DEPOIS DE AGREDIR A SOCO O TARABT
3-QUE NOTAS FORAM DADAS AO VASCO A ROUVAR?
QUE NOTA TEVE EM PORTIMÃO NO JOGO DO PORTO?
E BASTAM ESTAS DAS MILHARES POSSÍVEIS
Aí estão os propagandistas da Organização Criminosa a tentar limpar esta investigação à Belenenses SAD, e á envolvencia do labrego criminoso!
EliminarEsta canalha não tem vergonha na puta da cara, é gente paga pelo labrego criminoso para limpar tanta merda!
E CORRUPTUS UNUM!
NO JORNAL RECORD DE HOJE:
ResponderEliminar""José Fontelas Gomes: «Disponível para colaborar com PJ»
Presidente do Conselho de Arbitragem em entrevista
RECORD - Houve notícias sobre investigação da PJ às classificações dos árbitros. O que sabe sobre isso?""
ORA BEM
VAMOS DAR UMAS DICAS À PJ:
1-COMO FOI POSSÍVEL SOARES DIAS SER O PRIMEIRO CLASSIFICADO
NO FINAL DA ÉPOCA?
2-QUE NOTA TEVE SOARES DIAS NO PORTO-BENFICA?
SÓ PODE TER SIDO ZERO POIS O GOLO FOI ILEGAL E O PEPE
FICOU EM CAMPO DE DEPOIS DE AGREDIR A SOCO O TARABT
3-QUE NOTAS FORAM DADAS AO VASCO A ROUVAR?
QUE NOTA TEVE EM PORTIMÃO NO JOGO DO PORTO?
EE BASTAM ESTAS DAS MILHARES POSSÍVEIS
Puta que pariu aos benfiquistas, não há ninguém sério? É têm lata pra falar do Porto? País de merda, é a vergonha da Europa ocidental. Tão todos com o rabo preso uns aos outros
ResponderEliminarSó em Portugal é que um clube de putedo contrata um pirata informático, para assaltar outro, divulgando de forma deturpada a informação que roubou e a LIGA e a FPF fingem que não se passa nada.
EliminarFelizmente que há Tribunais, e estes já condenaram o bêbado Marques que deu cara, em troca de uns copos, e mais o Clube da Putas a pagar 2 milhões de indemnização.
O pedrinho sóares dragon como se sabe é que não largou o guito em impostos e o que é que o GIGANTE tem a ver com isso?, porém para o pasquim de palermo, o publiCUZINHO (que comprei na altura da falta de papel higiénico) convém meter o BENFICA ao barulho como se alguma vez tivesse sido beneficiado pelos bois do apito, já o clube do p..edo é tudo à vara larga. A respeito dos putos foram derrotados e mal mas foi pelo Real Madrid mas já lá fomos três vezes e havemos de lá ir mais ou não fossemos nós os MAIORES, por muito que custe às abencerragens que por aqui andam a pastar sob o olhar do velho peidoso.
ResponderEliminarÓ artista, porque razão a Organização Criminosa exerceu o direito de opção e PAGOU esse direito sobre meia dúzia de jogadores do B SAD, e nunca os exerceu?
EliminarImpossivel conversar com gente deste nível, pagos para propagar as mentiras do janela_opaca, ou defender o indefensável!
PRENDAM O LABREGO CRIMINOSO!
E CORRUPTUS UNUM!
Óh CUnum, lavadinho e sem cabelo é tão bom, explica aí as jogadas do teu antro com o portomonense.
EliminarO ARREBENTA CÚS DO FOGUETEIRO
É isso labrego, o teu patrão, o labrego criminoso rouba 500 milhões à banca, e nós contribuintes andamos a pagar as dividas do cadastrado.
EliminarJá um desgraçado rouba um pão para matar a fome, e é preso!
É essa a Justiça que defendes seu labrego?
Ó Boby, roubou bem mais o múmia do Frutabol Clube das Putas! Depois de tantos anos em vendas trilionárias ninguém sabe aonde anda o guito!
EliminarBoby, já tomaste o Frontline hoje? Canídeo patético!
Eis um retrato fiel deste atraso civilizacional de Portugal... Mais palavras para quê?
EliminarUm labrego cadastrado que é um dos maiores devedores da banca em Portugal, e somos todos nós contribuintes a pagar essa factura ... Pois qual é a contra-argumentação? O Pinto da Costa, o presidente do FC Porto burlou/roubou 500 milhões de € aos contribuintes Portugueses?
Vale tudo para defender um labrego iletrado e cadastrado, mas a argumentação de tão estúpida, insiste na estupidez.
Olha lá, podes passar na caixa do labrego criminoso, hoje já ganhaste o dia!
Manuela Moura Guedes, mulher do Moniz, a propósito dos maiores devedores à banca: "Vieira é intocável..."
Em setembro o juiz Carlos Alexandre vai ter de fazer justiça, afinal se já prendeu o Socrates ...
E vai chamar boby ao corno do teu pai
Ao Vieira e a qualquer benfiquista podes tocar-lhes mas é no chouriço e acompanhamentos, quanto ao que o povo português tem de pagar podes pôr aí o centro de estágio oferecido pelo IMPOLUTO menezes mas com o guito do maralhal. Que se saiba o Vieira está a pagar ao Novo Banco, agora os gajos que queimaram o seu papel nas obrigações do teu clube vão recebê-lo em loiça das caldas, não tens pena deles?
EliminarO ARREBENTA CÚS DO FOGUETEIRO
Ó rabeta,
Eliminar1 quem investiu em obrigações do meu clube, fê-lo de espontanea e livre vontade, esses produtos são todos de alto risco, e os prospectos referem isso mesmo.
2 o labrego está pagar o quê?
3 Centro de estágio do Seixal pago pela Caixa Geral de Depósitos? Uma entidade privada não é?
A verdade sobre as finanças de Luís Filipe Vieira cruza-se com a história de quatro bancos - BPN, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo e Novo Banco - e algumas negações. Oficialmente, não há qualquer admissão por parte do presidente do Benfica de que a sua situação financeira possa ser sensível. Existem, todavia, muitas notícias, datadas dos últimos cinco anos, que apontam nesse sentido. Daí, porventura, a afirmação de Ana Gomes, eurodeputada do PS, em entrevista ao Record na sua edição de 24 de março..
A socialista, é preciso sublinhar, falava a propósito do alegado envolvimento de Rui Pinto, pirata informático ligado ao caso Football Leaks, no roubo da correspondência interna do Benfica, quando divagou sobre Vieira em particular: “O Benfica é um dos grandes do futebol, o maior do nosso país em número de adeptos e um dos mais envoltos em acusações e em alegações de envolvimento em esquemas de corrupção. (...) Sabemos que o dirigente máximo do clube [Luís Filipe Vieira] está referenciado em várias listas de grandes devedores do país por vários empréstimos não pagos. Há todo um passado de delinquência ligado a essa pessoa”, afirmou.
Ora, o nome de Luís Filipe Vieira está, efetivamente, vinculado à lista de grandes devedores de, pelo menos, dois bancos que, na prática, são um só: o antigo Banco Espírito Santo e o Novo Banco. Isto porque o montante em dívida passou de uma instituição para a outra, após a queda do banco liderado por Ricardo Salgado em 2014.
Quando, há três anos, foi conhecida a lista dos maiores devedores do BES que passaram para o Novo Banco, o nome de Luís Filipe Vieira foi um dos mencionados. A Promovalor, empresa imobiliária e de construção do presidente dos encarnados (que hoje é gerida pelo filho, Tiago Vieira), devia então 466 milhões de euros ao banco. (Ao mesmo tempo, o Benfica tinha dívidas de 190 milhões de euros.)
A dívida da Promovalor ao Novo Banco foi, entretanto, reestruturada. O Expresso noticiou, no início do ano passado, que o Novo Banco terá entregue os melhores ativos da Promovalor a um fundo gerido por Nuno Gaioso Ribeiro, com o objetivo de os explorar e rentabilizar no prazo de cinco anos. Em troca, recebeu um reforço das garantias.
Além de acusar Luís Filipe Vieira de ter várias dívidas à banca, Ana Gomes afirmou também, na mesma entrevista, que o presidente do Benfica tinha “um passado de delinquência”
Boby, só copias disparates,
Eliminarapesar de não não perceberes o que lês...
E lá continuam os Bobys todos a ladrar do Benfica!!! Ridículos! Patéticos mesmo!
ResponderEliminar