18 agosto 2020

Além de Cavani (para fechar hoje), Benfica negoceia outro avançado uruguaio. “As conversas são reais”; Beto foi descartado em Alvalade; Cimeira para fechar reforço para o FC Porto

Beto Severo já não é o team manager do plantel principal do Sporting. Segundo O Jogo, o antigo internacional português e referência leonina não vai continuar em funções por determinação da administração verde e branca, que procura agora um outro nome para assumir um cargo de confiança e elevada responsabilidade.
Com os jogadores a terem dado início ontem aos preparativos para a temporada que aí vem, a estrutura liderada por Frederico Varandas vai conhecer deste modo mais uma alteração, não sendo certo, no presente momento, qual será o futuro do ex-capitão do Sporting, o qual, segundo mais informações obtidas pelo jornal, já há algum tempo exprimira desconforto e tinha solicitado até a saída, o que na altura lhe foi recusado.
Esta é a segunda passagem como dirigente do ex-central pelo seu clube do coração, no qual entrou há 30 anos. Depois de já ter sido diretor de relações internacionais do emblema de Alvalade e após um período como treinador, o antigo jogador que esteve nas últimas grandes conquistas do futebol verde e branco – em particular os últimos títulos de campeão nacional em 1999/00 e 2001/02 – assumiu a coordenação técnica da Academia na transição entre Bruno de Carvalho e Varandas, quando uma comissão de gestão presidida por Sousa Cintra assegurou a condução dos destinos do Sporting.
Com a vitória do atual presidente no sufrágio realizado em 2018, Beto manteve-se no centro de futebol e tornou-se team manager, chegando mesmo a ser porta-voz de toda a equipa dirigente em momentos de crise aguda.
Resta agora saber qual será o futuro do ex-defensor e quem será a figura que o irá render, numa fase em que os verdes e brancos já trabalham com vista a 2020/21, após uma temporada anterior repleta de conturbação e mudanças.

O avançado Darwin Núñez está a ser negociado pelo Benfica. O uruguaio, que na última época representou o Almería, está nos planos de Jorge Jesus para a próxima temporada e o empresário do jogador, Edgardo Lasalvia, confirmou ao jornal Record que “as conversas são reais”, ainda que tenha preferido não adiantar muitos pormenores.
“O treinador do Benfica, Jorge Jesus, tem boa relação com o treinador [José Gomes] e o diretor desportivo [Dario Drudi] do Almería e as conversas têm sido diretamente entre os próprios clubes”, explicou, ao nosso jornal, o representantes de Núñez.
Desta forma, Lasalvia confirmou a informação de que as águias, além de Cavani, podem vir ainda a contar com outro uruguaio no ataque. Apesar de Núñez não ter o estatuto do compatriota, depois de ter brilhado na sua primeira época no futebol europeu – marcou 16 golos em 31 jogos –, dificilmente continuará no Almería, que falhou o acesso à 1ª liga espanhola.
Apesar de falhado esse objetivo, a campanha efetuada serviu para valorizar e muito um jogador que há um ano custou perto de 4 milhões de euros aos cofres do Almería, que o contratou ao Peñarol. Núñez tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, sendo que os responsáveis do emblema andaluz projetaram dobrar esse valor, em caso de subida à 1ª liga. Esse objetivo não foi alcançado, mas o Almería quer valorizar o jogador, que tem contrato até 2024.
O interesse do Benfica em Darwin Núñez é garantido, mas a sua contratação não se prevê fácil. É que o clube da Luz tem vários concorrentes na corrida pelo avançado. De acordo com o agente do uruguaio, Edgardo Laslaia, há vários emblemas que já manifestaram interesse em Núñez, entre eles “o Inter Milão, o Wolfsburgo, o Betis e alguns clubes franceses”. Todavia, nesta altura está tudo em aberto, ainda que a iminente chegada de Edinson Cavani ao Benfica possa vir a influenciar o jovem. Já em julho passado, a imprensa uruguaia dava conta da existência de vários pretendentes no jogador, entre eles o Valencia e o Nápoles. Na altura, o empresário apenas afirmou que, “por cortesia, estavam a dar atenção a todas as ofertas”.

A contratação de Edinson Cavani pelo Benfica deve ficar fechada hoje, permitindo que o avançado possa viajar amanhã para Lisboa. Os encarnados contam acertar os derradeiros detalhes do processo, por forma a integrá-lo nos treinos ainda esta semana. O jogador, esse, encontra-se em Espanha e não em França, como fora anunciado.
Segundo o Record, a equipa de especialistas e advogados reúne-se hoje para acertar o contrato. Trata-se de uma operação complexa. A contratação de Cavani, de 33 anos, representa um investimento por parte da SAD liderada por Luís Filipe Vieira de 24 milhões de euros, que serão pagos em seis anos. Como o contrato terá a duração de três, há questões fiscais que obrigam a análise cuidada, porque envolverão três países quando o vínculo chegar ao fim: Portugal, Uruguai e França, onde atualmente o jogador tem residência.
Este dossiê tem sido estudado há já algum tempo, sendo que as duas partes apontam para hoje o acerto dos derradeiros detalhes. Isto numa altura em que Cavani já se encontra na Europa, depois de ter estado nas últimas semanas na sua cidade natal, Salto, onde treinou com um preparador físico pessoal. O internacional uruguaio aguarda apenas indicação para rumar a Portugal, o que deve acontecer amanhã.
As negociações com o Benfica foram conduzidas pelo irmão e representante, Walter Guglielmone. Depois de semanas de conversações, os encarnados e o futebolista, que terminou contrato com o Paris Saint-Germain no final de junho, chegaram a um entendimento, que permite às águias pagar salários e prémio de assinatura em seis anos, o dobro do período de contrato.
À partida de Montevideu, ao final da noite do passado domingo, Cavani confirmou apenas a existência de “conversas e reuniões” com o Benfica. Ainda assim, o futebolista mostrou-se “encantado” com a possibilidade de atuar com o emblema da águia ao peito, a partir da próxima temporada. Para os responsáveis encarnados, o sonho de contratar a estrela uruguaia está muito próximo de se tornar real.

A investida do FC Porto por Taremi conhecerá um novo capítulo durante os próximos dias. Segundo O Jogo, está prevista uma reunião entre hoje e amanhã que pode ser decisiva para definir o futuro do avançado iraniano, no sentido de o aproximar ou até fechar como reforço dos portistas.
A intenção de o contratar foi expressa há muito pelos dragões em sede própria e os avanços nos últimos dias apontam à preferência do jogador pelos azuis e brancos, bem como a uma aproximação entre as partes em relação aos valores a pagar.
O Rio Ave havia fixado o preço de Taremi num valor que ronda os seis milhões de euros, até porque só tem 60% do passe. O FC Porto não estará disponível para pagar acima dos cinco milhões de euros, mas a diferença parece ultrapassável tendo em conta, precisamente, a vontade do internacional iraniano e o facto de outras portas se terem fechado entretanto. Desde janeiro que o jogador é falado para os outros grandes. Primeiro para o Sporting, mais tarde para o Benfica, Entretanto chegou Jorge Jesus aos encarnados, há Cavani nos acertos finais e os leões têm estado mais vira- dos para reforços noutros sectores.
Há ainda o Braga, num interesse assumido por Carlos Carvalhal, mas o FC Porto foi sempre o clube que, de forma mais consistente, se apresentou para contratar Taremi, e só não avançou ainda para o fecho da operação porque não o pode fazer. O atraso na venda dos seus principais ativos, como Diogo Leite (ver página 7), é um dos motivos que impedem as contratações. O regime de monitorização da UEFA obriga a manter a balança comercial positiva e isso tem atrasado alguns processos. 
Da reunião dos próximos dias pode haver fumo branco em relação ao entendimento entre Rio Ave, FC Porto e jogador. O negócio não está fechado, como se tem dito, mas antes bem encaminhado. E formalizado só poderá ser quando algum jogador for vendido.
Com Toni Martínez, do Famalicão, ainda  na equação azul e branca, é seguro que a linha ofensiva sofrerá alterações. Fábio Silva deve ser vendido, Aboubakar e Zé Luís têm autorização para ouvir propostas e só o caso de Soares é mais dúbio. Tiquinho tem contrato até 2021, o FC Porto aceita vender, mas não admite saldos. Marega é para tentar manter, apesar de também encerrar vínculo em 2021.

2 comentários:

  1. O Beto vai finalmente ingressar no Real Madrid,kkkk.

    ResponderEliminar
  2. 3 autocarros de 50 lugares não chegam para transportar todos os jogadores que a CS de sarjeta coloca todos os dias no Benfica.
    Ainda não perceberam que com esta prática de mentiras constantes, no dia em que disserem uma verdade ninguém acredita?!...
    A mim "enganam-me" com o Cavani, cujas notícias sempre desprezei e, afinal, parece que disseram a verdade...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...