17 julho 2020

FC Porto e Benfica continuam com ex-United na mira; Paulinho (avançado do Braga) desejado; Avançado do Benfica desejado na Bélgica e Chipre; FC Porto pode regressar à Champions pela porta grande (pote 1), mas pote 3...não está longe

O Club Brugge, da Bélgica, e o APOEL, do Chipre, estão interessados em contratar Jhonder Cádiz, por empréstimo. De acordo com o Record, os dois clubes têm o avançado na mira para a próxima época e já estabeleceram os primeiros contactos, no sentido de perceberem em que condições o negócio pode realizar-se.
Adolfo Gaich, jogador do San Lorenzo por quem o Benfica fez uma oferta de 5 milhões de euros, era o principal alvo do Brugge. No entanto, as exigências do clube argentino (10,5 M€ por 80 por cento do passe) arrefeceram o negócio. O campeão belga virou-se para Cádiz. Gaich é pretendido pelo CSKA Moscovo. Quanto ao avançado venezuelano, de 24 anos e vinculado às águias até 2024, está de regresso à Luz, após um ano de empréstimo ao Dijon. Havia uma cláusula de opção de compra obrigatória, de 4 M€, mediante a realização de 20 jogos com pelo menos 45 minutos em campo, mas Cádiz fez apenas 13 encontros nessas condições. No total, realizou 22 partidas e marcou 4 golos. Na Luz, Cádiz dificilmente será opção. O jogador foi contratado ao V. Setúbal o ano passado, mas só fez 15 minutos diante do Anderlecht. Uma lesão muscular impediu-o de voltar a atuar e o internacional venezuelano acabaria por ser emprestado ao emblema francês, no final de agosto de 2019.

FC Porto pode regressar à Champions pela porta grande (pote 1). Ao fim de um ano de ausência, o FC Porto, com a conquista do título, carimbou o regresso à fase de grupos da Liga dos Campeões em 2020/21. E, ao contrário do que aconteceu nas últimas quatro presenças, poderá entrar pela porta grande, ou seja, como cabeça de série. Para isso, os dragões precisam que a atual edição da prova, que será finalizada em Lisboa em agosto, tenha como vencedor uma das seguintes quatro equipas: Real Madrid, Bayern Munique, Paris Saint-Germain e o campeão de Itália, que, olhando para a atual classificação, deve ser a Juventus. Ora, se o sucessor do Liverpool for um destes quatro clubes, o FC Porto vai a sorteio no próximo dia 1 de outubro integrado no Pote 1.
Esse mesmo sorteio, realizado em Atenas, dividirá as 32 equipas em quatro potes distintos, sendo que o primeiro deles é composto pelos vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa nesta época e pelos campeões dos seis países mais bem cotados no ranking da UEFA. Atualmente, esses países são Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França e Rússia. Com alguns campeonatos já decididos, Real Madrid, Liverpool, Bayern Munique, Paris Saint-Germain e Zenit já têm vaga assegurada no Pote 1 por serem campeões, restando então três lugares por preencher: o de Itália e os que chegam via competições da UEFA. Segundo as normas da prova milionária, se o vencedor da Liga dos Campeões ou o da Liga Europa já estiver no Pote 1 por ter sido campeão nacional no respetivo país (algo que esta época só pode suceder na Champions), essa vaga passará para o país que se segue no ranking, o 7º melhor cotado, que neste caso é Portugal.
Com as possibilidades de ser cabeça de série colocadas nas mãos de terceiros, o FC Porto não tem sequer assegurado que consegue ir a sorteio no Pote 2. Isto porque os dragões caíram bastante no ranking da UEFA no último ano, passando do 10º para o 19º lugar. E, ao contrário do que se passa no primeiro pote, os seguintes não são definidos pelos rankings dos países, mas sim pelos dos próprios clubes em causa. Portanto, são vários os tubarões à frente dos portistas no atual ranking europeu, alguns deles já com acesso garantido à próxima edição da Champions. Barcelona (se não vencer esta edição da prova), At. Madrid e Sevilha têm lugar no Pote 2, assim como Man. City (em igual situação que os catalães), o Dortmund e o Shakhtar Donetsk. Com isto ficam a sobrar apenas dois lugares, sendo expectável que um deles (ou os dois) sejam preenchidos com equipas inglesas. Para evitar o Pote 3, o FC Porto fica a torcer pelo Leicester, esperando que Chelsea ou Man. United não acabem no top 4. A outra via é que uma destas equipas apontadas ao Pote 2 ganhe a atual edição da Liga Europa (Sevilha, S. Donetsk ou Man. United) passando para o Pote 1 e abrindo o 2 aos dragões.
A UEFA ainda não divulgou os prémios monetários, algo que só deve acontecer após serem finalizadas as edições desta época da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Mas isso não implica que o FC Porto não possa contar com uma boa fatia do imenso bolo de prémios de uma prova que não é por acaso denominada de liga milionária. Na temporada passada, por exemplo, recordar que o representante português, o Benfica, assegurou mais de 44 milhões de euros só por ter entrado diretamente na fase de grupos. Depois, uma vitória na fase de grupos valia 2,7 milhões de euros e um empate 900 mil euros, sendo que os remanescentes 900 mil euros de cada empate são distribuídos no final pelas equipas em função das vitórias.
O calendário da Champions 2020/21 já é conhecido e tem a curiosidade de se iniciar antes de a edição desta época acabar. A final de Lisboa está agendada para dia 23 de agosto, ao passo que a ronda preliminar e a 1.ª pré eliminatória da próxima época se vão disputar entre os dias 8 e 19 do mesmo mês. No que concerne ao FC Porto, já é sabido que o sorteio da fase de grupos terá lugar em Atenas, no dia 1 de outubro, e que o pontapé de saída será dado no dia 20 ou 21 de outubro. A final do certame também já tem data e estádio escolhidos: será a 29 de maio de 2021, em Istambul.

FC Porto e Benfica disputam ex-Manchester United. Os 'grandes' portugueses FC Porto e Benfica estarão, neste momento, na linha da frente da corrida pela contratação de Dion McGhee, jogador inglês de apenas 19 anos, segundo informações veiculadas, esta sexta-feira, pela imprensa britânica.
Quem o diz é o jornal Daily Mail, que escreve que a promessa já terá recebido contactos de vários emblemas do futebol europeu, mas o campeonato português vai-se afigurando como o mais provável destino na próxima temporada.
Além de dragões e águias, também conjuntos escoceses (entre eles o Rangers), ingleses (West Ham e Derby County), italianos, espanhóis e holandeses terão, nas passados semanas, tentado convencer o jovem avançado.
Dion McGhee encontra-se, neste momento, livre de contrato, depois de, no passado mês de junho, ter terminado o contrato que o ligou às camadas jovens do Manchester United ao longo dos últimos 13 anos.

Na mira de clube russo. Paulinho, avançado do Sp. Braga, confirmou, na presente temporada, a veia goleadora que lhe tem sido atribuída. Leva 25 golos nos 43 jogos disputados em todas as competições – apenas ficou em branco na Taça de Portugal. Por esse motivo, o profícuo ponta-de-lança tem despertado o interesse de vários emblemas e há um clube russo que se prepara para colocar 12 milhões de euros em cima da mesa de negociações, verba que está dentro do que António Salvador, presidente dos arsenalistas, pretende para abdicar dos serviços do atacante durante o próximo mercado de verão.
Mas não é só do campeonato russo que tem surgido o interesse em Paulinho. Também o Sevilha está atento ao avançado bracarense, embora os contactos iniciais tenham sido apenas informais. No entanto, a consumar-se a oferta russa, não deixa de ser provável que o emblema andaluz também se coloque na corrida.
O conjunto minhoto está, contudo, bem salvaguardado, caso apareçam várias propostas e um leilão por Paulinho se torne uma realidade. O ponta-de-lança tem contrato por mais três temporadas e está blindado por uma cláusula rescisória de 30 milhões de euros.
Foi, aliás, essa multa indemnizatória que está prevista no vínculo de Paulinho que permitiu a Salvador manter o avançado em Braga, apesar do forte assédio inglês que ocorreu durante o passado mês de janeiro. Houve um clube da Premier League que colocou nas mãos do líder bracarense uma proposta superior a 15 milhões de euros, numa altura em que Paulinho contabilizava 17 golos e já era o melhor marcador da equipa. O responsável máximo da turma minhota entendeu que o ponta-de-lança ainda teria um papel decisivo a desempenhar e resistiu à tentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...