08 julho 2020

Ex-árbitro espanhol diz que não há penalti sobre Coates. Lance da expulsão também analisado; No Dragão comparam decisão de Vieira e BTV à...Coreia do Norte; Alarme no desporto português. Divisões secundárias de futebol, principais modalidades e escalões de formação ainda não veem luz ao fundo do túnel

Francisco J. Marques deixou duras críticas a Luís Filipe Vieira, à BTV e aos comentadores deste mesmo canal. Depois de um rol de imagens de várias figuras do universo benfiquista a elogiar a postura do presidente das águias após a derrota com o Marítimo, que resultou na demissão de Bruno Lage, o diretor de comunicação do FC Porto deixou vários reparos. “A não cobertura das eleições é para fazerem isto, para promover Vieira. Isto nem na Coreia do Norte. O Benfica passou por um momento difícil, despediu um treinador e puseram-no como figura. Um dia em que ganhe coisas grandes, vão pô-lo onde? Isto é tão triste”, atirou.

Alarme no desporto português. O desconfinamento gradual que se tem vivido trouxe um pouco de normalidade a estes tempos de incerteza; porém, só uma atividade é que voltou ao normal... mais ou menos. Falamos do futebol profissional, que retomou logo que possível. As bancadas estão vazias, sim, e há testes quase diários, mas a 1ª Liga é a única atividade do nosso país em que os protagonistas não têm de estar com máscara, nem ter cuidado com o distanciamento social. Mas aqui estamos a falar do patamar mais alto do desporto português, que regressou apenas porque tinha capacidade para suportar os custos inerentes, principalmente no que toca aos testes. Então e os restantes? E as modalidades de pavilhão que estão paradas porque não têm condições para retomarem? O desporto só voltará com o ‘sim’ do Estado, mas é preciso muito mais do que isso.
O primeiro cenário é o Governo dar luz verde ao regresso dos desportos. Aqui, todos os atletas de todas as divisões das muitas modalidades teriam de ser testados várias vezes. Este seria o primeiro e principal problema e, para o explicar, basta fazer algumas contas.
Tendo por base uma equipa, por exemplo, do Campeonato de Portugal – primeira competição de futebol não profissional – que, em 2020/21, tem previsto disputar pelo menos 22 jogos. O preço médio por teste é 65 euros, por isso se cada equipa tiver de testar 30 elementos todos os fins de semana, terá de gastar 42.900 euros só para durante a 1ª fase da época. Quantas equipas do CP terão capacidade para isto? E nas restantes divisões, até chegarmos à última distrital? E nas demais modalidades em que a maioria das equipas são amadoras?
Vicente Moura, antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal e profundo conhecedor do desporto português, comentou esta situação e não antevê um futuro risonho. "Todos sabemos por que é que o futebol da 1ª Liga retomou, para os restantes é muito mais complicado. As equipas já tiveram grandes prejuízos e esses ainda vão ser maiores", começou por dizer ao Record.
Por outro lado, se a resposta do Estado for ‘não’, as consequências podem ser ainda mais graves porque podem mesmo significar a ‘morte’, não imediata, mas gradual, de algumas modalidades coletivas de pavilhão. "Portugal é uma potência mundial no futsal e, no andebol, estávamos em grande. O cenário é negro, mas temos de fazer como na economia: encarar tudo isto como um ano zero. Não ambicionar mais, tentar manter o que há", frisa, olhando para o futuro: "Futsal, voleibol, basquetebol e andebol, a par do ciclismo, são as nossas modalidades rainhas e, com isto, podem perder a preponderância que têm hoje. Os miúdos dos escalões dessas modalidades que se veem impossibilitados de as praticar, vão optar por outros desportos, como o ténis, a natação ou o atletismo. E assim poderemos estar a perder talentos."
Colocando o foco nos escalões de formação, a ausência de atividade física que os jovens têm tido devido à suspensão de todas as atividades desportivas traz consequências a nível da saúde que podem ter repercussões muito negativas a médio/longo prazo.
O jornal contactou vários médicos especializados em desporto e todos falaram praticamente dos mesmos problemas. O sedentarismo traz obesidade que, por sua vez, traz diabetes e outras doenças. Esta é a consequência óbvia, mas há uma que os especialistas apontam como ainda mais prejudicial. O desporto é socialização, é competição saudável e é um importante ajudante no crescimento de uma criança. A ausência do mesmo pode causar ‘cicatrizes’ que serão difíceis de sarar.

O ex-árbitro espanhol, Eduardo Iturralde González, fez a análise a dois dos lances no empate do Sporting em Moreira de Cónegos, para o jornal Record. Para o ex-juiz internacional, Halliche é bem expulso e não há penalti sobre Coates.

A primeira ação, num lance entre Halliche e Gonzalo Plata, [2] é realmente cartão vermelho porque o jogador do Sporting tem a bola controlada, está em zona frontal à área e nenhum outro jogador da equipa que está a defender vai poder disputar a bola num momento seguinte. Por isso mesmo, trata-se de um lance corretamente ajuizado pelo árbitro em campo e é mesmo cartão vermelho, além de ser assinalada falta fora da área.

A segunda jogada é aquilo que chamo de penálti de televisão [1], como também se diz aqui em Espanha. Se metermos as imagens em câmara lenta, parece muitíssimo mais do que realmente acontece. Quando falamos destas jogadas, é preciso vê-las na velocidade normal, tal como acontecem. E na imagem em tempo real há um pequeno agarrão da camisola, mas não é persistente. Quando Coates vê que não vai chegar à bola e sente o agarrão de Djavan atira-se para o chão. Para mim é uma jogada de futebol, não é penálti.

7 comentários:

  1. heheheheh o arbitro espanhol anda a ver muita televisao tuga..

    até usa a mesma expressao de penalti de televisao..

    mas reparem na ironia...

    onde é que o arbitro vê os lances quando vai ao Var?? exato....ahahahahahahahah brutal!!!!!

    a televisao do tiago martins devia estar era no sexy hot...

    ResponderEliminar
  2. Lolololololol.. ya, a BTV é a Coreia do Norte, já o Porko Canal é a TV do Caralho que Os Foda.. Lolol tipo a Aljazira ou a MáfiaTV!!! Sempre a marrar no vermelho como bons cornudo que são! Ao menos a BTV não é paga pelos contribuintes, nem o Seixal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um jagunço da BTV ou BTVI por aqui?

      Pago pelos contribuintes? Esse só o Futre e o buraco do bieira

      Eliminar
  3. Coitado do extinto Benfica, transformado numa Organização Criminosa!

    A carrinha celular está para chegar, e o labrego criminoso vai cumprir dois ou três mandatos no FC da Carregueira, naturalmente o objectivo do FC da Carregueira é vencer a Champions!

    Coitados dos pobres adeptos enganados (já nem encarnados são) pelo labrego criminoso!

    Como lhes deve doer, ter um labrego iletrado, um pato bravo como presi_mente, um aldrabão que nem os representa nem orgulha!

    DEIXEM O LABREGO CRIMINOSO OBRAR O FC ALVERCA II!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao concordo contigo

      repara que toda a lampionagem sabia das trafulhices, e mesmo assim iam bater palminhas para o marques ao JJ e ao Vieira...

      nao houve um unico, repito, um unico lampião ou até mesmo dos poucos Benfiquistas que ainda ha, que publicamente tenha criticado ou dito algo de mal em relacao a tudo o que foi descoberto, todos se fingiram de cegos surdos e mudos e so batiam no Bruno de Carvalho, nem nessa altura o fcp incomodava nem nessa altura criticavam o que quer que fosse do fcp, nos 5 anos do Bruno foram 5 anos a bater nele e só nele.

      tudo o que vês agora em relacao ao fcp é pos Bruno, porque o Sporting de varandas simplesmente jamais incomodará o carnide...senao o tio do varandas dá-lhe tau tau

      agora comecam a sair da toca os lampioes contra o vieira pois começaram a ver que afinal nao ia ser tao facil continuar a defender o vieira tamanho os casos onde ele se meteu e cada dia que passa é menos um dia que falta para chegarem as consequencias e eles estão em panico em verem o seu proprio presidente ser preso estando sentado no cadeirao do carnide, por isso a repentina pressa em correr com ele.

      Eliminar
    2. Estar em Crise é... corromper árbitros para ganhar na Europa, como relata o jornal “The Independent” em 1996. Rob Hughes, International Herald Tribune em Janeiro de 1997, denuncia a compra do árbitro Ion Igna com $50,000 para ganharem ao Aberdeen. David Walsh jornalista Chefe da Secção de Desporto do “The Times”, denuncia como fraudulenta a final da UEFA em Sevilha. Sir Alex Fergusson, "Perdi duas eliminatórias europeias contra equipas de Mourinho, mas não foi por causa da performance dos jogadores - mas, sim, por causa dos árbitros. O jogo de 2004 frente ao FC Porto foi inacreditável."
      Os jornalistas alemães suspeitaram que a final de Viana foi ganha com a ajuda do doping. Quando tentaram investigar, o jornalista português foi ameaçado pela escumalha, que agrediram a filha na Escola e ameaçaram-no que da próxima vez lhe matavam a filha se continuasse a investigar.

      Eliminar
  4. Caramba, o que é que este filho de uma carroça de putas tem de estar sempre a marrar com o Benfica ? É por ser vermelho certamente, cornos todos sabem que ele tem, agora vergonha no focinho deveria ter. Mas o verme tem alguma coisa a ver com o que se passa na casa dos outros ? POr isso é que de vez em quando desaparece, para não o verem com o focinho todo partido. Na casa que ele critica, não oferecem prémios por terem roubado e manipulado correspondência, que é a única coisa que ele ganhou até hoje, por roubo, além de um grandíssimo par de cornos oferecidos pelo melhor amigo .

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...