13 junho 2020

Grimaldo não joga mais esta época; Vietto pode só regressar também na próxima; Lateral brasileiro quer ouvir o FC Porto; Jornal A Bola garante Mundial de Fórmula 1 em Portimão

O jornal A Bola antecipou-o a 2 de abril, em primeira mão, imediatamente após o anúncio da reclassificação do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), que passou a contar com a nota máxima para circuitos (Grau 1) da Federação Internacional do Automóvel (FIA)! O nosso País prepara-se para receber o Mundial de 2020, em Portimão, provavelmente a 27 de setembro, garante o diário. Admite-se, também, a organização de uma segunda corrida na pista da Mexilhoeira Grande, a 4 de outubro, como acontecerá na Áustria, a 5 e 12 de julho, e na Grã-Bretanha, a 2 e 9 de agosto. Confirmando-se, depois do 26.º Grande Prémio de Portugal, 1.º Grande Prémio do Algarve!
O regresso a Portugal da categoria-rainha do desporto automóvel discute-se há muitos meses, devido à incerteza originada pela escalada global da pandemia de Covid-19… A Formula One Management (FOM) trabalhou ativamente na procura de alternativas aos 22 circuitos que integravam o calendário original de 2020, que seria o maior de sempre em 70 anos de Fórmula 1 e, no AIA, encontrou solução mais do que interessante, tanto pelas qualidades do traçado com 4,684 km e 16 curvas e de todas as infraestruturas de apoio, como pelo desconhecimento do circuito instalado numa região de referência no turismo. Trata-se de pista exigente e técnica que potencia o espetáculo.
Na quinta-feira, 11, o diretor desportivo e técnico da Fórmula 1, Ross Brawn, admitiu a possibilidade de Portimão receber grandes prémios na segunda metade da temporada. O britânico de 65 anos, em entrevista ao sítio oficial da categoria na Internet, disse que «existem muitos circuitos europeus preparados para receberem uma ou duas corridas, depois das oito que anunciámos recentemente, para realizarmos um campeonato mais longo». A Liberty Media, a empresa norte-americana proprietária da FOM, trabalha na conceção de época com 15 a 18 etapas. Mugello, Imola ou Hockenheim também estão na lista de pistas em avaliação.
Ontem, a Fórmula 1 cancelou mais três corridas (Azerbaijão, Singapura e Japão), com o número de grandes prémios anulados a aumentar para sete (somam-se-lhes Austrália, Países Baixos, Mónaco e França). Esta decisão explica-se com o tempo necessário para a construção de circuitos citadinos como Baku ou Marina Bay e as restrições de viagem impostas pelas autoridades nipónicas, que impedem a realização da prova em Suzuka.
Na mesma entrevista, Brawn garantiu que a ponta final do campeonato acontecerá no Médio Oriente (Bahrain e Abu Dhabi) e admitiu até a possibilidade de algumas corridas poderem contar com público nas bancadas, dependendo da capacidade de controlo do coronavírus novo. China, Vietname, Canadá, Rússia, EUA, México e Brasil encontram-se sob avaliação permanente, mas a situação pandémica mantém-se muito preocupante, o que desaconselha a realização da maioria dos eventos à espera de datas novas.
Confirmando-se Portugal, Portimão receberá a 10.ª etapa (e a 11.ª…) da 71.ª edição do Mundial, provavelmente depois da primeira passagem da Fórmula 1 pelo Mugello, a 13 de setembro. Em Itália, no circuito da Ferrari, comemorar-se-á a 1000.ª participação da Scuderia no campeonato criado em 1950… Antes, duas corridas no Red Bull Ring, outra no Hungaroring (19 de julho), duas em Silverstone e uma em Barcelona (16 de agosto), Spa-Francorchamps (30 de agosto) e Monza (6 de setembro).

Grimaldo falha o que resta da temporada. Bruno Lage recebeu mais uma valente 'dor de cabeça' na luta pela revalidação do título de campeão nacional, ao tomar conhecimento de que Álex Grimaldo já não poderá voltar a jogar até ao final da presente temporada.
O lateral canhoto contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante o empate a duas bolas com o Portimonense, e, de acordo com o jornal A Bola, irá ficar arredado dos relvados durante cerca de dois meses.
Significa isto que, à partida, o jogador formado no Barcelona irá ser baixa para as oito jornadas que restam do campeonato nacional, assim como para a final da Taça de Portugal, na qual os encarnados irão defrontar o FC Porto.
O lance em causa, recorde-se, teve lugar aos 64 minutos da partida da passada quarta-feira, quando chocou com Emmanuel Hackman e Franco Cervi. O espanhol ainda tentou continuar em campo, mas acabou mesmo por ter de sair.
O jovem Nuno Tavares - que substituiu Álex Grimaldo no encontro com os algarvios - apresenta-se como a mais provável alternativa para os próximos encontros, com Tiago Araújo, extremo de apenas 19 anos, a espreitar também uma oportunidade na equipa principal do Benfica.

Vietto também pode ter terminado a época. O argentino lesionou-se e, ao que parece, com alguma gravidade. A poucos minutos do intervalo, numa disputa de bola com Maracá, o atacante ficou no relvado a queixar-se com dores, foi assistido e já não voltou ao terreno de jogo. Os jogadores dos leões ainda se queixaram de falta no lance, mas não pareceu existir contacto. Depois de ser socorrido pela equipa médica verde e branca no lado oposto ao do banco de suplentes, o sul-americano contornou as quatro linhas já com o braço direito ligado e naturalmente cabisbaixo, com um ar de grande frustração pelo que aconteceu.
O jornal A Bola escreve que o argentino poderá ter terminado a temporada.

Caio Henrique, brasileiro sinalizado pelo FC Porto como alvo preferencial para o reforço do lado esquerdo da defesa, está, apurou Record, recetivo a estudar a hipótese de se mudar para o Dragão. Segundo o diário, o lateral está a aguardar serenamente pela definição do seu futuro, ciente de que o Atlético Madrid, clube com o qual tem contrato e que o cedeu ao Grémio, do Brasil, não deverá ser obstáculo à concretização do negócio.
De resto, os colchoneros até já chamaram Caio Henrique para regressar à capital espanhola, interrompendo assim a cedência ao emblema de Porto Alegre, que era válida até ao final do ano. A ideia, contudo, não passa por manter o brasileiro no plantel, mas sim utilizá-lo para minimizar os efeitos nefastos que a pandemia teve nos cofres do clube. E, do lado colchonero, há mesmo a convicção de que será com o FC Porto que haverá negócio. Quanto aos portistas, a atual liderança da Liga e a possibilidade de assegurar os milhões da Champions dão à SAD um fôlego negocial diferente para poder atacar em força um alvo há muito identificado.
Assim que Caio regresse a Madrid, algo que deve acontecer nas próximas semanas, o FC Porto terá então a oportunidade de passar ao papel a atenção que tem dispensado ao jogador, especialmente desde que este se fixou como lateral-esquerdo, posição na qual conseguiu ser figura de destaque do Brasileirão, especialmente na última época.
Caio Henrique já se mostrou sensível à possibilidade de se mudar para o FC Porto. Os dragões granjeiam grande prestígio como um emblema histórico no futebol europeu, com presença assídua nas competições da UEFA, e esse é um estatuto que agrada a Caio Henrique. O esquerdino, como de resto já é publico, ficou agradado com a cidade do Porto quando lá viveu durante um mês, em casa de Deco, que, recorde-se, é o agente do jogador, antes de se transferir para o Atlético Madrid. Até ao momento, o FC Porto ainda não vez uma investida formal pelo defesa, mas a situação pode mudar rapidamente assim que os dragões concretizem, como se espera, a transferência de Alex Telles do clube.

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