16 maio 2020

Vítor Baía é trunfo eleitoral de Pinto da Costa; João Mário apontado a FC Porto e Sporting; Rúben Amorim não abdica de duas 'pérolas'

É cada vez mais provável que João Mário fique fora das contas do Lokomotiv para a próxima temporada, uma vez que os russos não querem exercer a cláusula de 18 milhões de euros colocado no empréstimo do português.
Assim, o Inter olha para o mercado português como um possível destino final para o jogador de 26 anos. Sporting e FC Porto, segundo o portal InterLive, entram na equação – o internacional luso seria moeda de troca para Corona ou Marcos Acuña.
Tanto o argentino como o mexicano são desejos de Antonio Conte. Corona, aliás, foi recentemente aproximado pelo empresário a ofertas da Serie A.

Wendel e Plata à prova de 'assalto'. Jovens, talentosos, com enorme margem de progressão e internacionais pelos respetivos países. A pandemia pode ter desvalorizado o mercado mas em Alvalade há duas joias à prova de assalto: Rúben Amorim conta com Wendel e Gonzalo Plata para (re)construir o núcleo duro da equipa em 2020/21 e já sabe que terá a necessária proteção da SAD para blindar os dois jogadores, escreve o Record.
O brasileiro, de 22 anos, e o equatoriano, de 19, são considerados pela estrutura de Frederico Varandas os dois principais ativos da sociedade que gere o futebol leonino, na perspetiva de um futuro encaixe, depois da saída de Bruno Fernandes. Acuña é garantia de maior retorno financeiro no imediato, se a opção for vender, mas os leões acreditam que podem lucrar (ainda) mais com Wendel e Plata, eventualmente até à escala de Bruno, se esperarem mais duas ou três épocas. Com isso, não só evitam um negócio pressionado por uma crise que ameaça nivelar o mercado por baixo como permitem a Rúben Amorim manter duas referências importantes na transição para a próxima temporada. Neste cenário, escreve o Record, o médio e o extremo só receberiam luz verde para deixar o Sporting no verão se surgissem propostas verdadeiramente irrecusáveis, ou... loucas.
Wendel está referenciado por clubes como o Borussia Dortmund ou o Nápoles mas não sairá por menos de 30 milhões de euros e já encetou conversas para renovar o contrato que é válido até 2023. O brasileiro está focado em ajudar a equipa e em chegar em alta aos Jogos Olímpicos.
Por sua vez, Plata já foi sondado por emblemas da Premier League, nomeadamente o Leicester e o Watford, que estariam dispostos a pagar já 15 milhões de euros. Para a SAD, no entanto, o equatoriano poderá em breve valer... a própria cláusula de rescisão, ou seja, 60 milhões de euros.

Vítor Baía, de 50 anos, está prestes a integrar o elenco diretivo de Pinto da Costa até 2024, apresentando-se às urnas como trunfo eleitoral da lista A. A reaproximação entre o antigo guardião e o presidente foi conhecendo alguns desenvolvimentos nos últimos meses, tendo Alexandre Pinto da Costa e Fernando Cerqueira sido decisivos para um passo surpreendente, mas que coloca o antigo guarda-redes como face da renovação estrutural tão ansiada pelos sócios, escreve o Record.
Para além de ter aparecido em várias edições do ‘FC Porto em casa’, uma das quais a par do próprio líder, Vítor Baía esteve reunido com Pinto da Costa e ficaram lançadas as bases de uma colaboração que havia sido interrompida em 2010, quando o mítico guarda-redes abandonou o papel de diretor de relações externas da SAD, insatisfeito por sentir que não tinha espaço na área do futebol, a sua grande ambição.
Uma década volvida, Baía vai começar por fazer parte da estrutura do clube, ficando por perceber se isso poderá ser uma rampa de lançamento para voltar a estar próximo da SAD a breve trecho. O cargo que irá ocupar ainda não se encontra oficializado, dado que Pinto da Costa apenas tem de apresentar a totalidade das listas até dez dias antes das eleições agendadas para 6 e 7 de junho.
Todavia, depois de não ter sido incluído no Conselho Superior, cujo papel é sobretudo simbólico, a hipótese mais forte parece apontar para uma vice-presidência, seja através de uma troca com algum dos atuais cinco vice-presidentes, ou através de um alargamento desse leque. A outra hipótese passaria por tornar-se vogal da direção, o que em teoria confere menos protagonismo, mas na prática permite a atribuição de funções que poderão ser de maior relevância. A palavra final caberá a Pinto da Costa.
Vítor Baía foi signatário da lista de apoio à recandidatura de Pinto da Costa, tal como André Villas-Boas e António Oliveira, os outros nomes fortes para a sucessão ao atual presidente em 2024.
O maior guarda-redes de sempre do FC Porto e do futebol português nunca colocou de parte a possibilidade de se candidatar ele próprio à presidência dos dragões, mas nunca admitindo fazê-lo sem que Pinto da Costa se afastasse. "Neste momento o FC Porto tem um presidente e espero que continue mais tempo. Há de chegar um momento de transição, um momento de mudanças. Não será nada fácil", referiu à rádio Observador em setembro último, deixando claro: "Sei que vou ser alguém importante no futuro do FC Porto, não tenho dúvidas. Depois há uma coisa muito importante que é a paixão que tenho pelo clube."

11 comentários:

  1. João Mário... Lololol.. depois os outros é que são flops!!!! Depois são os Joãos Marios e Militões que regressão por "amor"!!! Lolol.. patético!! Patéticos e falidos! A Santa Aliança a definhar! LINDO!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom bom é o Semedo que quer voltar pelo cachê

      Eliminar
  2. Acho muito bem que o Pinto da Costa queira ajudar o Vitor Baia que anda aos caídos... Afina, não ficava bem deixar andar a penar o único guarda-redes autorizado a utilizar as mãos fora da área.
    Só não sei se o Vitor Baia fez a aposta certa, pois o clube das putas está prestes a rebentar. De qualquer modo, enquanto o pilim for pingando, tudo o vier é lucro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vitor Baía é uma óptima aquisição para o FCP.
      Afinal, o homem até é especialista em falências...

      Eliminar
  3. O regresso do futebol na Alemanha acontece já este sábado e em muitos outros países europeus tudo está a ser preparado para a bola voltar a rolar nos relvados. Mas houve casos como Bélgica, França e Holanda em que as ligas já foram dadas como concluídas e o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, em declarações à beIN Sports, deixou um aviso a esses países:

    “Acho que 80 por cento das ligas vão terminar a temporada. Quem não quiser é livre de tomar essa decisão, mas os clubes desses países terão de disputar as qualificações se quiserem participar das competições da UEFA”.

    Em suma: ACABOU A CARTILHA DO FCP DE TENTAR GANHAR O CAMPEONATO NA SECRETARIA!
    Agora cabe aos cartilheiros meter a viola no saco e, se tivessem uma réstia de honestidade, pedir desculpa aos leitores e ouvintes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ganhar o campeonato na secretaria?"

      Esta gente não tem mesmo VERGONHA, natural, deixaram de ser um clube, e hoje são uma Organização Criminosa!

      Quem é que pediu pareceres ao Saragoça da Mata e quejandos, sobre a possibilidade do líder da 1ª volta ser campeão? Quem é que questionou a UEFA sobre essa possibilidade? Quem é que defendeu que os lugares da UEFA deveriam ser determinados pelo campeonato anterior o 18/19?

      O FC Porto na Jornada 34, vai ser Campeão Nacional, mas no campo, podes escrever!

      Eliminar
    2. 13:34
      Andas desatento ao disseram/escreveram o Bimbo da Costa e os cartilheiros do FCP, ou é o facciosismo que te deixa cego e surdo?
      Finalmente, a UEFA acabou com a mama do clube das putas.

      Eliminar
  4. Quando leio que o FC Porto se vai reforçar com o X ou com o Y, só posso gargalhar, o Portista não come gelados com a testa. Sou Portista, conheço e reconheço as limitações financeiras do meu clube. Se ontem contratavamos na América do Sul, jovens promissores como o James, Anderson, ou Falcao, hoje não chegamos lá, ora porque esse mercado inflacionou drasticamente, mas também porque estamos tesos, mas esse factor jamais irá retirar ambição competitiva e ganhadora ao FC Porto!

    Quais os reforços do FC Porto para 2020/21? Diogo Queirós, Tomas Esteves, Mor Ndiaye Afonso Sousa, Fábio Vieira, João Mário, estes juntam-se ao Diogo Costa, Romário, Vítor Ferreira, ou ao Fábio Silva que já estão a maturar na A, isto é, há males que até vem por bem, e se há talento na Formação do FC Porto, esse talento de alguma forma até tem sido sub-aproveitado, e este é o momento ideal para potenciar e explorar 10/11 jovens talentosos, e que "apenas" venceram a Youth League em 2019, aliás, foram os únicos em Portugal a consegui-lo.

    Não se pode ganhar campeonatos apenas com jovens imberbes? Estou de acordo, mas o Porto 20/21, irá manter uma base sólida, mas também madura: Marchesin, Pepe/Marcano, Uribe/Sérgio Oliveira, esta base dá totais garantias ao FC Porto de voltar a ser competitivo, e sobretudo, irá continuar a ganhar. Nesta equação, é fundamental o "Homem do Leme", Sérgio Conceição, nestes três últimos anos, não fomos a melhor equipa da Europa, mas fomos seguramente das equipas mais competitivas na Europa, sempre com Alma até Almeida ...

    Bom, neste momento, fundamental é carimbar o campeonato 29, faltam 10 jornadas, partimos na frente, e com toda a legitimidade e ambição para ganhar este Campeonato, é minha convicção que somos melhores, e na Jornada 34 seremos os melhores em Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o fontelas,o soares dias, o jorge sousa, o xistra, o manel oliveira, o rui costa, o fabio verdissimo, o moedas martins, o makron miguel, o vasco a rouvar, o luis ferreira, o antonio nobre, etc, etc PENSAM O MESMO: UNIDOS LEVARÃO A FRUTARIA AO COLINHO

      Eliminar
    2. Tiveste bem Toupeira, não te esqueças do VAR Vasco Santos que na Jornada 24 agora em março, esteve IMPECÁVEL no FC Porto Rio Ave, pois, seriam três pontos de avanço sobre o Toupeiras ...

      Queres que te recorde o Rio Ave Toupeiras do campeonato passado com o Makron? Minuto 45, Gabrielzinho entra na area, é empurrado pelas costas pelo Florentino, penalti por marcar, na sequencia dessa jogada, o Félix faz golo dois metros fora de jogo, isto é, 6 árbitros, não conseguiram ver duas irregularidades COMBOIO que todos vimos VERGONHOSO na era do VAR. Depois, na Feira foi com_Paixão, e em Braga o Pinheiro de Natal e o moedas martins, VERGONHOSO O último terço do campeonato passado!

      Toupeira, nunca te esqueças: “Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem»

      Eliminar
    3. Méééééé... mmmmmmméééééééée... mmmééééééééé... mmméééééééééé.. mmmmééééeéééé..

      Falidos ao poder!!!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...