"Poderá haver futebol em Maio? Sim, poderá. Agora, os profissionais sabem quais são os riscos que correm". Em entrevista à RTP, António Costa detalhou os critérios que presidiram à decisão do Governo de dar ‘luz verde’ ao regresso da Liga a partir do último fim de semana de maio, sempre e quando se verifiquem as condições necessárias para o efeito. Ressalvou, porém, que todos os agentes envolvidos terão de ter consciência dos riscos associados.
«No futebol é óbvio que há proximidade. A primeira medida que se tomou foi que não haverá público nos estádios. Depois, foi limitado à primeira liga, onde consensualmente a Federação, a Liga e os clubes assumiram que têm as condições técnicas e organizativas para que se cumpram as normas de proteção, de testagem e isolamento, para que se evite um problema de pandemia entre aquele grupo de profissionais», sublinhou o primeiro-ministro.
«A Federação apresentou à Direção-Geral de Saúde um plano sanitário de prevenção dos riscos. Os clubes assumiram – os três que estavam [Benfica, FC Porto e Sporting], e presumo que falavam em nome de todos, a Liga e a Federação disseram o mesmo – que têm um conjunto de compromissos relativamente à verificação e à testagem dos jogadores. Estamos a falar de profissionais, quer pela sua faixa etária e condição física, que em princípio têm um risco mais diminuído», assinalou, notando ainda que o futebol «é uma atividade desportiva onde a medicina no trabalho, se assim se pode dizer, é particularmente presente e exigente.»
«Os hábitos de controle estão mais ou menos estabelecidos e a disciplina terá de existir», frisou António Costa.
Reunidas essas condições, poderá haver futebol no final de maio?
«Sim, poderá. Agora, os profissionais sabem quais são os riscos que correm», referiu.
O Benfica liderava o campeonato de Futebol Feminino, Futsal Feminino, Hóquei Feminino e Masculino e Voleibol Masculino. Todos os campeonatos foram cancelados e só uma equipa ficou indignada por não vencer na secretaria: o FC Porto (Andebol).
ResponderEliminarFica registado.
O Porto reclama e barafusta porque acha que devia ser coroado campeão no andebol. É toda uma apologia do golpe do baú e da batota que os distingue e sempre distinguirá. A pequenez de quem não tem princípios e com batota ou na secretaria quer ganhar. Aliás tudo ali é vigarice quando até a própria data de fundação aldrabam.
EliminarAntes de falarem do FCP, leiam o New York Times!!! A fama do SLB está nos píncaros!!! Os meus sinceros Parabéns...
ResponderEliminar