25 maio 2020

Negócio do Sporting mais complicado; Sporting irá contratar guarda-redes experiente; Defesa do FC Porto tem destino preferido para a próxima época. Dragões recusaram primeira oferta; Alvo do Benfica custa...20M€

O Benfica tem Emerson, lateral-direito do Betis – em parceria com o Barcelona – na mira mas já sabe que a sua eventual contratação implicará sempre um forte investimento. Afinal, de acordo com a imprensa espanhola, o emblema catalão já comunicou formalmente ao congénere de Sevilha que poderá sempre contar com a manutenção do empréstimo até final da próxima época... a não ser que surja entretanto uma proposta milionária pelo brasileiro.
No verão do ano passado, os blaugrana compraram o jogador, de 21 anos, ao Atlético Mineiro por 12 milhões de euros, mas entretanto cederam-no ao Betis, que por sua vez investiu 6 milhões para garantir metade dos direitos económicos. O acordo prevê que Emerson evolua ali até 2021, tendo o Barcelona uma opção para antecipar o regresso à Catalunha, ainda que a intenção possa ser uma venda. No entanto, para concretizar este passo, o atual líder do campeonato espanhol terá de indemnizar o Betis, pagando mais de 10 milhões de euros. Na prática, como insistem os diários do país vizinho, será então necessário que os potenciais interessados no lateral coloquem em cima da mesa propostas a partir dos 20 milhões de euros de forma a que o Barcelona possa considerar rentável esta operação.
E apesar de o próprio jogador já ter dito publicamente que a sua intenção é conseguir afirmar-se no onze inicial, por esta altura é consensual também em Espanha que Emerson não entra nas contas do Barcelona. De resto, a ideia dos catalães é capitalizar o bom momento do brasileiro para tentar uma venda – à imagem do que acontece com outros jovens – de forma a garantir maior liquidez para atacar o grande objetivo do futuro próximo: Lautaro Martínez, argentino do Inter Milão que, aos 22 anos, tem feito correr muita tinta.
Ora, os ditos 20 milhões de euros são uma verba que, no atual contexto, foge à estratégia dos encarnados, até porque a ideia é segurar os investimentos com dois dígitos – leia-se, acima de 10 milhões de euros.
Certo, é que Emerson está no topo da lista dos encarnados para o caso de Luís Filipe Vieira e seus pares decidirem avançar no final da época para o reforço da posição. Aliás, o Benfica já segue o jogador há cerca de dois anos, altura em que ainda estava no Atlético Mineiro.

Maximiano terá rival experiente. A aposta em Luís Maximiano é para manter e, nesta posição, não seria necessário fazer alterações caso Renan não estivesse no mercado. O brasileiro não entra nos planos da SAD para a próxima temporada, e a preferência será sempre um guardião mais experiente que possa ajudar a evoluir tanto o atual titular como Diogo Sousa e Anthony Walker, escreve o Record. 
Beto Pimparel, com 38 anos, termina contrato com o Göztepe, da Turquia, e já manifestou o desejo de terminar a carreira com um regresso ao clube do seu coração. Referenciado pelos leões está Robin Olsen. O internacional sueco, de 30 anos, foi emprestado pela Roma ao Cagliari e obrigaria a SAD a abrir os cordões à bolsa.

Plata ficou mais caro. O Sporting pretende assegurar a baixo custo a metade do passe de Gonzalo Plata que pertence ao Independiente del Valle (os leões pagaram 1 M€ por 50% em janeiro de 2019, pressionados pela concorrência de Manchester City e Barcelona após o extremo deslumbrar no Mundial de Sub20), mas esse desiderato está a complicar-se e a ficar comprometido após o jogador ter começado a dar nas vistas nos últimos meses.
A SAD sabia desde o princípio que a compra dos remanescentes 50% do passe implicariam um investimento superior ao inicial, mas contava fechar negociações ainda esta época sem ter de pagar um preço excessivo. No entanto, o Independiente del Valle percebeu que o jovem extremo começou a estar em foco na equipa, a merecer atenção de clubes de grandes ligas, e como tal “perdeu” a vontade de vender nas condições em que estava disposto há vários meses – concretamente mantendo uma percentagem na ordem dos 20% dos direitos económicos –, protegido pela possibilidade de vir a ganhar muito mais no futuro em caso de transferência do jogador.
O jornal O Jogo escreve que tem acompanhado o processo desde o princípio e em fevereiro deu conta do encetar de conversações entre as partes. Nessa altura, com o jogador ainda a começar a despontar após um ano difícil no clube, com poucas oportunidades e desvalorizado, os equatorianos mostraram abertura para conversar e negociar um montante que seria acessível para os cofres da SAD verde e branca, pois Plata teve uma presença residual na equipa (até ao ponto de viragem com o Portimonense, a 21 de dezembro, tinha apenas dois jogos na equipa principal, somando 89 minutos em campo). Mas a cúpula do futebol leonino demorou nas ações, ficou na expectativa, e a pausa pela covid-19 e o adiamento da Copa América foram “aproveitados” como margem para negociar. O problema é que o atleta ganhou outra dimensão, o seu talento despertou rapidamente a atenção de emblemas da Premier League (já foi apontado a Leicester e Watford) e os ecos desse crescimento, impacto nos media e respetiva valorização chegaram ao Equador, onde passou a ser presença assídua também na seleção principal. Assim, o Independiente ficou com uma diferente perceção da situação e agora mostra pouca disponibilidade para ceder a metade do passe por valores tidos como acessíveis em Alvalade. A perspetiva de uma venda no futuro dá confiança de que não fazer um encaixe agora poderá significar ganhar muito mais no futuro (Plata tem contrato até 2024 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões). O ruído à volta do jogador acaba por ser prejudicial para os intentos da SAD, sendo que nas últimas conversas de um processo que, entretanto, ficou em “stand by”, o Independiente queria, pelo menos, ficar com uma pequena parte do passe na mesma.
Em entrevista ao portal “El Canal del Futbol”, na semana passada, Santiago Morales Escobar, diretor-geral do Independiente del Valle, assegurou que será o mercado a ditar o valor dos 50% que o clube equatoriano detém: “Temos metade do passe de Plata e não definimos nenhum montante pela percentagem. Será o mercado a ditar o preço que vamos pedir a quem estiver interessado”.

Alex Telles prefere o PSG. Alex Telles tem sido apontado a vários clubes de topo recentemente, como o Chelsea e o Inter Milão, mas a preferência do lateral-esquerdo passará pelo PSG, segundo informações veiculadas em França.
De acordo com o Le10Sport, Alex Telles já terá demonstrado que prefere mudar-se para a capital francesa, algo que é visto com muito agrado por parte de Leonardo, diretor desportivo dos parisienses.
Nesse capítulo, a imprensa francesa adianta até que Marquinhos, defesa-central, pode estar a desempenhar um papel importante nas negociações, ao estabelecer vários contactos com Alex Telles. De resto, refira-se que o mesmo órgão garantiu que o FC Porto já terá recusado uma primeira oferta pelo lateral.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...