05 abril 2020

Uros Racic no radar do FC Porto. Diogo Leite já acertou contrato com o Valencia; Alemães podem atacar nova pérola do Sporting; Rafael Leão avança mesmo para a Relação; Pai de Gabriel diz que o médio está “com muita vontade” de voltar a jogar. Sem ele, as águias ressentiram-se muito

Gabriel tem o regresso à competição à distância de um último teste e já não vê a hora de poder voltar a mostrar-se. O médio, de 26 anos, completou ontem dois meses de afastamento, tendo sido diagnosticado com uma patologia ocular depois do embate com o Famalicão para a Taça de Portugal (2 de fevereiro). Agora, está assintomático e com muita ânsia de tornar a competir de águia ao peito.
“Assim esperamos [que o Gabriel volte esta temporada], mas a última palavra é dos médicos que estão a acompanhá-lo. Mas com certeza ele está com muita vontade de voltar”, atira Fernando Pires, pai do médio, ao jornal Record, ressalvando que nesta fase todos os jogadores “devem estar ansiosos”, tendo, porém, de “respeitar as orientações para vencer este vírus”. A partir da longínqua Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), o progenitor fala diariamente com o jogador benfiquista e sente-o animado para uma nova etapa. E na prática os números mostram que a ausência de Gabriel se fez notar no campeão nacional.
Os encarnados ganharam apenas seis das 11 jornadas disputadas na Liga, tendo averbado três derrotas (duas com o FC Porto, mais a receção ao Sp. Braga) e ainda dois empates (Moreirense e V. Setúbal), numa sucessão de resultados que custou a liderança. Ao invés, com o brasileiro na equipa, o emblema da Luz somou por vitórias as restantes 13 rondas. E ainda que possa ser redutor fazer ligação direta entre todos estes dados e a exclusiva ausência do camisa 8, a verdade é que a equipa diminuiu a média de golos marcados e aumentou a dos golos sofridos.
Aos ditos resultados, diga-se, é ainda preciso somar o afastamento da Liga Europa aos pés do Shakhtar Donetsk, com um empate e uma derrota. A diferença de Gabriel também se faz notar em comparação com os outros médios do plantel. É ele, por exemplo, o 2º com mais duelos ganhos e recuperações. E é ele também quem mais passes faz para o meio-campo adversário (40, mais 1,5 em média do que Samaris) e para o último terço do terreno (em média, 13 por jogo, acima dos 11 também do grego).

Rafael Leão avança mesmo para a Relação. Rafael Leão e os seus advogados já chegaram a uma conclusão: segundo o jornal Record apurou, o avançado ex-Sporting, hoje no Milan, vai mesmo avançar para o Tribunal da Relação de Lisboa com o pedido de anulação do acórdão do Tribunal Arbitral do Desporto, de Lisboa, que o condenou a pagar 16,5 milhões de euros aos leões, consequência de ter rescindido unilateralmente o contrato com o clube, no verão de 2018. A despeito de o prazo processual estar suspenso, a decisão está tomada. Neste sentido, dado o impasse relativo à data-limite para apresentação do pedido, Leão e os seus representantes ganharam tempo para limarem os derradeiros detalhes da sua defesa.
O internacional português sub-21 está, de momento, numa situação delicada, dado o elevado montante em causa e o facto de não ter assegurado uma cláusula de solidariedade quer com o Lille, clube para o qual se transferiu após sair de Alvalade, quer com o Milan, onde atualmente joga. Desta forma, e se o processo não conhecer novos desenvolvimentos, corre o risco de ter de pagar os referidos 16,5 M€ do seu próprio bolso. Recorde-se que no limite, ou seja na eventualidade de não conseguir liquidar a verba, Leão pode até ver os seus bens pessoais penhorados.
A este propósito, sublinhe-se que o superagente Jorge Mendes, que atualmente gere a sua carreira, pode ser uma peça importante neste processo, pois está a tentar convencer o Lille e o Milan a comparticiparem o valor em causa.

Joelson é apontado como a próxima grande revelação da formação do Sporting e, apesar de ainda só ter 17 anos, já começa a despertar a cobiça dos principais clubes europeus. Com efeito, segundo o Record apurou, o RB Leipzig tem estado a seguir com atenção a Liga Revelação, e um dos jogadores que já mereceram a elaboração de um relatório muito pormenorizado é precisamente o extremo dos leões. De resto, o seu círculo próximo está a par do interesse.
Na Bundesliga, e sem o potencial financeiro do Bayern Munique, o RB Leipzig faz uma aposta muito forte numa extensa rede de prospeção com o objetivo de identificar os principais jovens talentos que começam a despontar na Europa até aos 20 anos. Desta forma, os olheiros designados para Portugal têm seguido com especial atenção a Liga Revelação, e um dos jogadores que entrou no radar foi o luso-guineense, que apesar de já estar a jogar dois patamares acima do seu escalão, acabou por revelar-se uma das principais figuras da equipa orientada por Leonel Pontes, na qual soma 28 jogos e cinco golos marcados.
Até à data, os germânicos não avançaram com qualquer oferta ao clube ou ao jogador e mantêm-se simplesmente atentos à espera de decisões do diretor desportivo, Markus Krösche, que dada a interrupção das competições deu instruções específicas ao departamento de prospeção para acelerar os relatórios finais. Convém assinalar que não é só o RB Leipzig que está atento ao jovem: Record sabe que há clubes ingleses do topo da tabela que o mantêm sob vigilância apertada.
Joelson é rotulado como um dos maiores talentos da Academia, tanto que praticamente desde que chegou a Alcochete tem atuado em escalões superiores ao indicado para a sua idade, algo que de resto se volta a verificar com a recente promoção à equipa principal. Em março de 2019, o extremo viu o seu vínculo alargado até 2022, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Ora, neste sentido, e de forma a ‘espantar’ a concorrência, o jornal escreve que a SAD planeia avançar em breve com uma proposta de renovação, que vai englobar um aumento salarial significativo, dado que neste momento aufere um ordenado condizente com um jogador da formação, e consequente aumento da cláusula. Um dossiê que até pode vir a ser prioritário, tendo em conta o avolumar de interessados no jovem.

Médio sérvio na mira do FC Porto. Uros Racic, médio sérvio que tem vindo a destacar-se no meio-campo do Famalicão, está no radar do FC Porto para a próxima época, avança a imprensa espanhola. Segundo o SuperDeporte, que continua a dar destaque ao interesse do Valencia em Diogo Leite, o médio de 22 anos poderá ser envolvido no negócio com os dragões.
O médio internacional sub-21 sérvio tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e foi contratado pelo Valencia, ao Estrela Vermelha, no verão de 2018 a troco de 2,2 milhões de euros. O próximo destino poderá ser o Dragão.
Entretanto o jornal A Bola avança que Diogo Leite terá tudo certo com o Valencia e apenas espera pelo entendimento entre os dois clubes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...