19 abril 2020

"O meu sonho é jogar pela equipa principal do Sporting"; Pedrinho não joga mais pelo Corinthians; Rombo nos 'grandes. Benfica, Sporting e FC Porto podem perder milhões só em lugares anuais

Iniciar a Liga NOS da próxima temporada sem público é um cenário que está em cima da mesa, o que pode constituir mais uma forte preocupação no que toca às finanças dos clubes desde que a pandemia da Covid-19 se instalou. Caso esta possibilidade venha a tornar-se uma realidade, só os três ‘grandes’ arriscam perder aproximadamente 16,7 milhões de euros apenas por não obterem o encaixe da habitual venda de bilhetes anuais. Este é, claro, um valor estimado, que tem como referência as receitas obtidas por Benfica, Sporting e FC Porto na temporada 2018/19, a última em que existem dados conclusivos.
Nesse sentido, as águias podem ser as principais vítimas, se nos remetermos a valores brutos, tendo em conta que na época em causa auferiram quase 7,7 milhões de euros, segundo o Relatório e Contas da SAD. Aliás, os encarnados venderam mais de 45 mil bilhetes Red Pass, o que constitui um recorde histórico.
Em 2017/18, receberam um pouco menos (7,5 M€), mas já estavam acima dos rivais.
Já os leões venderam 30 mil Gameboxes na temporada 2018/19, que começou com Sousa Cintra ao leme da SAD, antes de Frederico Varandas tomar posse. Com efeito, o clube de Alvalade arrecadou aproximadamente 5,4 milhões de euros, um valor que, neste cenário, não entraria nos cofres. Numa análise puramente simplista, recentemente os leões conseguiram contratar jogadores como Idrissa Doumbia e Eduardo por um valor mais baixo do que este, o que comprova a importância desta receita.
Por outro lado, o FC Porto tem um registo mais modesto, pois recebeu na temporada passada 3,7 milhões de euros. Não deixa, no entanto, de ser um valor significativo. Aliás, a problemática estende-se, claro, aos diversos clubes da Liga. 
“Todos os clubes dependem dos lugares anuais e do público”, referiu, ao jornal Record, João Martins, ex-diretor executivo da Liga.
Além dos números apresentados, a crise que se espalha por todo o País devido à pandemia pode também levar a uma redução no que toca ao pagamento das quotas por parte dos sócios, que veem como principais vantagens da fidelidade ao clube a possibilidade de adquirirem um bilhete anual ou terem descontos nos ingressos em cada jogo. A realização de jogos à porta fechada até ao final da época, como apontam as projeções do primeiro-ministro, António Costa, bem como uma eventual prolongação dessa medida até ao início da próxima temporada poderão, naturalmente, fazer com que a regularização por parte destes mesmos associados seja adiada.
“Os sócios pagam quotas mensais. Se não tiverem a possibilidade de assistir aos jogos nos estádios, podem não pagar. A maioria vai adiar até ter a possibilidade de comprar o lugar anual e acesso aos jogos. Os clubes como Benfica, FC Porto e Sporting vendem lugares anuais quando a quotização está em dia”, referiu o advogado. Desta forma, é previsível que um eventual arranque na próxima temporada com os estádios fechados tenha um poderoso impacto negativo nos cofres dos clubes também por esta situação. “Irá haver um problema grave ao nível da receita da quotização e dos lugares anuais durante esse período em que não houver”, explicou.

"O meu sonho é jogar pela equipa principal do Sporting". Joelson Fernandes é uma das maiores pérolas da formação do Sporting e tem brilhado nos sub-23 dos leões, o que lhe permitiu integrar por diversas vezes os trabalhos do plantel principal. Esta época, o avançado apontou fez golos em 28 jogos na Liga Revelação e em entrevista ao portal Joueurspt assumiu o desejo de representar a equipa principal dos leões.
"Estou extremamente feliz por poder jogar nos sub-23. Agora tenho de continuar trabalhar para um dia poder jogar na equipa principal e esse é o meu sonho", revelou o luso-guineense de apenas 17 anos, que não se mostra minimamente intimidado por defrontar jogadores mais velhos. "Tenho que pensar e fazer as coisas mais rápido , mas é isso que nos torna um grande jogador. Tens que jogar com os mais velhos para melhorar", sublinha.
Apontando como pontos fortes do seu jogo "a capacidade de drible, a velocidade e o remate", Joelson admite que as comparações com Figo, Ronaldo ou Quaresma lhe dão "uma pressão extra" mas não lhe retiram a ambição. "Tento seguir o exemplo deles e jogar o melhor que posso em cada jogo", sustenta.
O avançado, que tem sido associado a clubes como Leipzig ou Dortmund, diz que se sente "lisonjeado" por esse interesse mas vinca que o foco está no Sporting. "Acho que isso representa o valor do meu trabalho. Mas não olho para esse interesse mais do que isso, estou muito bem onde estou e luto para alcançar o meu sonho, que é jogar na equipa principal do Sporting", garante Joelson, que tem contrato até junho de 2022 mas não está preocupado com uma eventual renovação. "Ninguém me falou sobre essa oferta de renovação ainda. Mas tento não pensar muito nessas coisas. Só quero jogar futebol, o resto é entre o Sporting e meu pai, que é meu agente."

Pedrinho vai apresentar-se no Benfica o mais tardar em julho, ainda antes do previsível final da temporada em Portugal. O presidente do Corinhians, Andrés Sanchez, afastou, ao Record, a possibilidade de o jogador atuar no início do Brasileirão, permitindo que viaje para o nosso país. "Não contamos com ele. Compra, leva", sintetizou o dirigente.
Sanchez colocou, assim, ponto final no assunto, depois de o representante do jogador, Will Dantas, ter dito que a utilização de Pedrinho no campeonato brasileiro dependia de Luís Filipe Vieira. "Não há essa possibilidade", deixou claro.
Será em julho, aliás, que a SAD encarnada pagará a primeira tranche dos 20 milhões de euros acordados com o clube de São Paulo, respeitando assim o que está assinado. Aquele montante será liquidado em cinco anos.
Pedrinho voltou ao Brasil, depois de ter feito testes médicos e assinado pelo Benfica, para atuar no campeonato estadual, o que não aconteceu, porque esteve de quarentena e as provas foram suspensas. E tudo indica que não voltará a vestir a camisola do timão. O nosso jornal sabe que o futebolista, de 22 anos, já se despediu de companheiros, técnicos e dirigentes, apresentando-se no Seixal a 1 de julho, dia em que entra em vigor o contrato que o ligará aos campeões nacionais até 2025, ou mesmo antes.
Estando o final da temporada previsto para final de julho, início de agosto, o internacional sub-23 brasileiro estará indisponível. No entanto, poderá tratar dos assuntos relacionados com a mudança para Portugal, como a aquisição de carro e casa, treinar sob as ordens de Bruno Lage e assistir aos jogos da sua nova equipa, começando assim o processo de adaptação e iniciando a próxima época com tudo tratado.
O Benfica não terá apenas encargos com o Corinthians. Em sentido contrário, o clube brasileiro vai também pagar a primeira tranche referente a Yony González. O extremo colombiano foi emprestado ao timão até final de junho, com opção de compra obrigatória de 3 milhões de euros, como explicou, em fevereiro passado, o diretor de futebol do clube, Duílio Alves. O mesmo dirigente adiantou que aquela verba será paga de forma faseada. "Conseguimos condições muito boas para pagar em três anos."

18 comentários:

  1. Esta gente nem sabe fazer contas. Depois vão pedir opiniões a ex-dirigentes que de matemática da 4ª classe e gestao devem perceber tanto como eu de chinês.
    Os lugares anuais do Benfica 7,7M são 7,5% do total de receitas operacionais sem jogadores.
    No Porto os 3,7M (menos de metade do Benfica) são 7,2% do total de receitas operacionais.
    No Sporting os 5,4M são 9,3% do todos de receitas operacionais.
    Isto é, quem está pior é o Sporting porque poderá ter uma maior fatia das suas receitas operacionais poderá desaparecer.
    No entanto isto é uma parcela menor no grande contexto.
    Porto e Benfica estão quase iguais, mas o Benfica tem muito onde ir buscar receitas já que tem receitas operacionais muito superiores e não tem nada antecipado. Mas isto são tudo teorias que terão de ser demonstradas na prática.
    O maior problema é a tesouraria e aí quem está e irá continuar a estar com a corda na garganta é o Porto e Sporting. O nó aperta-se cada vez mais por cada dia que passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Marcelino, o Sport Comércio e Alverca 2003, não tem receitas antecipadas? Não anteciparam 163 M€ da NOS via direitos televisivos?

      O labrego iletrado é mesmo o Steve Jobs da bola, aliás, fez um MBA em gestão desportiva no próspero "trampolim" FC Alverca!

      O nó?! É para todos, e os encaixes via Champions poderá ser a tábua de salvação, mas, só para alguns ... Vamos aguardar as 10 jornadas finais, porque eu gosto de ganhar no campo... Já outros pedem pareceres à UEFA para validar campeão, o líder da 1ª volta, enfim, é o Sport Comércio 2013 no seu melhor!

      Marcelino, dado importante, o FC Porto foi intervencionado há 3 anos pela UEFA, vamos ver o acumulado pontual de FC Porto e Benfica, nos 3 últimos campeonatos:
      17/18 FCP 88 P/SLB 81 P.
      18/19 SLB 87 P/FCP 85 P.
      19/20 FCP 60 P/SLB 59 P (decorridas 20 jornadas).

      Totais nos 3 últimos campeonatos, desde que o FC Porto foi intervencionado pela UEFA, isto em 88 jornadas disputadas:
      FC Porto 233 pontos/ Benfica 227 pontos.

      Podemos fazer o mesmo exercicio na Champions, com respectivas fases de grupo:
      17/18 Porto 10 pontos (oitavos final)/Benfica zero pontos (nem todos o conseguem).
      18/19 Porto 16 pontos (quartos final)/Benfica 7 pontos (eliminado).
      19/20 Porto Krasnodar (a excepção)/Benfica 7 pontos (eliminado, para não variar).

      FC Porto participou nas duas últimas Champions, e somou em 12 jornadas 26 pontos (alcançou os Oitavos e Quartos final), Benfica participou nas três últimas edições da Champions foi sempre eliminado na fase de grupos, disputou 18 jornadas e somou 14 pontos (o FC Porto em 12 jornadas, somou 26 pontos).

      Pergunta final, "quem é que está mesmo 10 anos à frente dos rivais", tal como soletrou o labrego que "declama" Galamba?

      Eliminar
    2. Blá blá blá.. e lá continua o alucinado falido com os discursos de maionese!! Conclusão.. estamos falidos!! Depois de anos e anos e anos a a ter valores Record de vendas, centenas de milhões, chegamos a este ponto miserável sem academia, sem estádio, sem um tusto!! E continua esta espécie de criatura com este discurso patético!! Lol.. SOMOS PORKO

      Eliminar
    3. Estas viúvas do e-nada do futebol corruptos do porto choram, bramam, continuam com a cartilha e nem vêem que o mundo mudou.
      Falam dos seus grandes feitos na Europa. Mas nunca falam de como o conseguiram. Porque este futebol corruptos tem tentáculos na Europa e não só em Portugal. Fernando Gomes, José Narciso da Cunha Rodrigues,Tiago “Cachecol” Craveiro, Paiva Brandão, Guilherme Aguiar, Dr. Domingos Gomes e outros sem esquecer o principal...António Mortágua.
      Nem nunca falam do roubo em pleno Old Trafford no Manchester United-Porto em que anularam um golo limpo ao Paul Scholes que daria o 2-0 e que impediu o Manchester de chegar à final.
      Este polvo corruptos tem tentaculos em todo o lado e a lista de grandes feitos á custa de “fruta” e mariscada e não só não tem fim.
      São patéticos sempre com a mesma cartilha.

      Eliminar
    4. Ó adepto enganado, ontem foi mais uma data "gloriosa", Benfica 1, Marselha 0, com a "mão de vaca" do Langenhove que garantiu mais uma final europeia perdida. Enfim, cada um festeja o que pode ...

      E o pobre adepto enganado vem-me falar do Paul Scholes?! Naquela edição Champions, em que o único clube fora das Ligas Top4 venceu a Champions no século XXI?

      Tenham vergonha, um puto Portista com 20 anos, já vivenciou e festejou 4 títulos Internacionais, só um benfiquista com 60 e tal, 70 anos, viu o Benfica ganhar na Europa, no tempo da TV a preto e branco...

      Deixem o labrego criminoso obrar o Alverca II!

      Eliminar
    5. Estes labregos vindos da Feira dos ciganos cheiram mal dos sovacos e da boca.
      Todas as finais das champions foram COMPRADAS!
      Árbitro do Porto- Brondby:

      Em pleno verão/defeso da época de 1987, o Frasco e o Lima Pereira foram à Secretaria das Antas buscar um cheque de prémios em atraso antes das férias lá nos corredores da antiga secretaria...
      De repente começaram a olhar para um sujeito cuja cara não lhes era estranha... epá quem é aquele gajo? não o conheces? realmente a cara dele não me é estranha. Sabem quem era?

      Era o árbitro dos quartos-de-final da Champions da 2ª Mão nas Antas entre o Porto e o Brondby!
      P Porto tinha perdido na 1ª mão na Dinamarca por 1-0 e na 2ª mão em Portugal venceu por 3-0 e foi disputar a meia-final com o Dínamo Kiev depois.
      Os dinamarqueses foram roubados naquela noite até dizer chega! penaltis, expulsões, faltas por marcar, etc, etc, etc...

      O habitual desde há quase 40 anos. O árbitro era da antiga Checoslováquia e era Tipógrafo e naquela altura era tudo muito antigo/atrasado no país então o que é que o Porto lhe prometeu e cumpriu?
      Ofereceram-lhe uma TIPOGRAFIA NOVA! De última geração à data. Ficou a mais moderna no país na altura!

      Lá disseram ao Frasco e ao Lima Pereira quem era o homem e estes riram-se a bom rir claro esta história foi contada dezenas e dezenas de vezes pelo João Mota e quem anda nos meandros/bastidores do futebol sabe perfeitamente disto e assim se conta como o Porto ganhou as suas duas pseudo-Champions com duas atuações arbitrais cirúrgicas nos quartos-de-final que a Carolina Salgado descreveu e bem no seu livro tal como o saudoso jornalista Marinho Neves já o tinha feito antes.

      Faltou a conversa que Paulo Barbosa (que sabia falar e escrever russo) teve com a equipa de arbitragem que apitou a 2ª Mão dos quartos-de-final em Old Trafford no Manchester United-Porto. A conversa SURTIU efeito pois ANULARAM um GOLO LIMPO ao Paul Scholes que daria o 2-0 e a respectiva eliminação pela Corrupção da Cedofeita. Sim foi o empresário Paulo Barbosa e a equipa de arbitragem do leste dessa 2ª mão também deviam ter estado na tertúlia de cima por uma questão de justiça e dividendos na única Final da Champions na história em que a Princesa Stéphanie esteve presente e foi derrotada coitada...
      Anos depois o empresário foi premiado com a contratação de 3 jogadores russos para o Porto ganhado as respectivas comissões.

      Eliminar
    6. Labrego, não sabes mais que fazer copy paste dos imbecis guachos da propaganda do Sport Comércio e Alverca 2003?

      Não há mesmo vergonha, a última vez (há 30 anos) que chegaram a uma Final da Taça dos Campeões Europeus, chegaram lá com a "mão de vaca" que todo o Mundo viu, a maior VERGONHA nos últimos 30/40 anos ...

      Coitados, ladram, estão pálidos, porque não comem há 58 anos, pobres adeptos enganados pelo labrego iletrado, ex sócio da década do FC Porto, o mesmo que nos ofereceu o Deco, o labrego até merecia um Dragão d´Ouro, na qualidade de sócio da década do FC Porto, porque quem nos oferece um Deco...

      Ah, o labrego que refundou o Sport Comércio e Alverca 2003, "era o homem da inteira confiança do Senhor Pinto da Costa..", como afirmou em Tribunal o labrego criminoso!

      Coitado do extinto Benfica!

      Eliminar
  2. Sporting deixou de pagar as dividas, transformando-as em calotes.
    FCPorto anda cada vez mais aflito para pagar o que deve e, sem vendas de jogadores, aproxima-se rapidamente do precipício da falência.
    ...
    Mas quem está aflito, segundo as notícias da CS de sarjeta, é o Benfica que apresentou 100M de lucro no primeiro semestre, depois de 6 anos com as contas positivas.
    Depois admiram-se de ninguém querer comprar a "merda" em que transformaram a imprensa desportiva!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado que os "sem mendilhões" esgotam rápidamente, ora vamos lá fazer contas de "sumir": RDT ("revendido" ao pujante Espanhol?), Weigl, Vinicius, e Pedrinho, só nestes 4 estão perto de 80 "mendilhões", o único que veio para acrescentar foi mm o Vinicius, daqui a nada esgotam-se os "mendilhões", e não vai haver "mendilhões" para pagar casamentos, ou para pagar a duas empresas de comunicação, e ambas fazem propaganda pura e dura ao Sport Comércio 2003...

      Mas o que mais me intriga é isto, o Clube que está 10 anos à frente dos rivais, nas últimas 3 Champions foi sempre eliminado na fase de grupos? Numa dessas participações somou zero pontos numa fase de grupos? Nem todos o conseguem, isso só está ao alcançe do Sport Comércio 2003, e de um Bate Borisov ... O Porto nas duas últimas participações Champions, somou m 12 jornadas 26 pontos (atingiu oitavos e quartos final). Já o Benfica nas três últimas participações Champions, somou em 18 jornadas 14 pontos, e foi sempre eliminado na fase de grupos?

      Se fizermos o transfer para os 3 últimos campeonatos, o Porto intervencionado pela UEFA, acumula maior numero de pontos comparativamente ao Benfica, e volto a perguntar em modo erudito, "ke passousse"?!

      Eliminar
    2. Este anónimo das 14:40 é um verdadeiro iluminado, um visionário! Já agora pergunto-te, os 80 mendilhoes foram pagos a pronto?...já agora, sabes o valor de mercado do Weigl, Vinícius e Pedrinho? Só mais uma pergunta para este Messi de Condumil, o teu clube já recebeu das transferências do Brahimi, do Felipe e do Herrera...já renovou com o Alex Telles? És o maior.

      Eliminar
    3. Ó adepto engando pelo labrego iletrado, sabes de quais encaixes o adepto mais gosta? Dos encaixes desportivos, e, perante o desvario financeiro do FC Porto nestes últimos anos, que levou aliás à intervenção da UEFA, não me posso queixar da competitividade do meu clube, cá dentro, mas também lá fora, por exemplo na Champions, Krasnodar? Foi um acidente tão habitual por essa Europa fora.

      As contas do FC Porto estão no vermelho? Estão, mas hoje, e amanhã, seremos sempre competitivos. Vamos perder 4/5 titulares? É inevitável, mas já perdemos 6 titulares na temporada passada, e hoje pela 24ª jornada neste campeonato estamos na liderança, e o clube que nos persegue, supostamente vende saúde financeira, mas todos os anos vexa o futebol português na Champions ...

      Não, não vou recordar o passado recente, ou as 3 Taças Europeias e a Intercontinental 4 títulos Internacionais conquistados neste século, e na era do futebol indústria. Qual é mesmo o Benfica Europeu, e vende saúde financeira? É somar zero pontos numa fase de grupos da Champions, nem Paços ou Estoril numa fase de grupos da Liga Europa o fizeram? É orgulhosamente referirem que somam a 10 ª participação consecutiva na Champions, e em apenas 3 edições superaram a fase de grupos (apenas 30% de sucesso)? Coitado do Benfica do labrego iletrado, fortissimo com os Tondelas desta vida, e em contraste, é o Bate Borisov na Champions, todos lhes batem, começa a ser o adversário mais desejado na Champions ...

      Eliminar
    4. SOMOS PORKO... FALIDO!!! Lol.. alto alucinado!! Churas Pires, és tu??? Interna-te cromo!

      Eliminar
    5. 14:40
      Aquilo que te devia realmente intrigar é como o teu clube, o clube das putas, chegou a uma situação de falência, depois de ganhar títulos tão importantes e vender jogadores por centenas de milhões de euros.

      Aquilo que te devia realmente intrigar é como o teu clube, o clube das putas, foi eliminado pelo Krasnodar, essa potencia do desporto mundial, deixando de ganhar 40M de euros só por participar na Champions.

      Aquilo que te devia realmente intrigar é como o teu clube, o clube das putas, apresentou um prejuízo semestral de mais de 50M de euros, sendo previsível que, no segundo semestre, esse prejuízo chegue aos 120 MILHÕES de euros. (Muito jogador vão ter de vender até final de Junho... Com a desvalorização provocada pelo corona-virus, se calhar vão ter de vender a equipa toda...)

      Isso sim, é muito intrigante... e motivo de preocupação.

      Eliminar
    6. 15:35
      Nos últimos 6 anos, 5 campeonatos já cá cantam...
      O resto é conversa para embalar bestas cavalares.
      ...
      Nos últimos 6 anos, 12 títulos no total... O clube das putas, com apenas 2, até pelos lagartos foram ultrapassados...
      O resto é conversa para embalar burros e bestas afins.

      Eliminar
    7. Só para corrigir um engano:
      - o Benfica ganhou 14 títulos nos últimos 6 anos e não 12,
      - o Sporting ganhou 4 e FCP apenas 2,
      - os outros clubes vencedores foram: Braga, Aves e Moreirense.

      Ou seja:
      - o Benfica ganhou mais do dobro dos títulos de FCP e SCP juntos,
      - mas as bestas cavalares continuam a ladrar como cães.

      Eliminar
    8. Anónimo, sabes diferenciar títulos de troféus?

      Um título confere uma regalia desportiva ao seu vencedor, por exemplo o Campeonato, Taça de Portugal, Champions, ou Liga Europa!

      Qual a regalia desportiva para o vencedor de uma Supertaça ou da Lucilio Cup?
      A Supertaça (e o FC Porto tem muitas), é um Ramon Carranza de pre temporada, a Lucilio Cup é uma Taça de Reservas, onde só nas finais jogam os melhores...

      O FC Porto nesta década conquistou uma Taça Europeia (L Europa em 2011), o Benfica venceu 5 Lucilio Cup´s, querias trocar, não era? Fica lá com as Lucilio Cup´s todas, prefiro Taças Europeias...

      Eliminar
  3. Mas é engraçado, a máquina de propaganda pariu um penta em seis anos, fazem contas, quando lhes dá jeito, e essas contas são feitas por décadas, e estamos na década 10, balizada entra as temporadas 2010/11, e 2019/20, são 10 temporadas completas.

    Campeonatos disputados nesta década 10:
    Benfica 5, FC Porto 4, falta terminar este campeonato.

    T Portugal disputadas nesta década 10:
    Sporting 2, Benfica 2, FC Porto 1, VSC 1, Académica 1, Braga 1, D Aves 1, falta disputar esta final da Taça para fechar esta década-

    Supertaças (um troféu):
    FC Porto 5, Benfica 4, Sporting 1.

    T Liga (um troféu):
    Benfica 5, Sporting 2, Braga 2, Moreirense 1.

    T Europeias:
    FC Porto 1.

    Totais nesta década, quando falta terminar este campeonato, e a final da Taça:
    Benfica 5 campeonatos, 2 T Portugal, 5 T Liga, e 4 Supertaças.
    FC Porto 4 campeonatos, 1 T Portugal, 5 Supertaças e 1 L Europa.
    Sporting 2 T Portugal, 2 T Liga e 1 Supertaça.

    TOTAIS:
    Benfica 16 Titulos e troféus (com 5 Lucilio Cups).
    FC Porto 11 titulos e troféus (com uma Taça Europeia).
    Sporting 5 títulos e troféus.

    Adepto enganado pelo labrego iletrado, preferias ganhar 5 Lucilio Cup´s, ou uma Taça Europeia, nesta década 10?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes fazer as contas que quiseres que uma coisa é certa: o Benfica tem mais títulos conquistados que qualquer equipa portuguesa.
      Então nos últimos 6 anos a coisa tem sido um fartote.
      ...
      Por sua vez o FCPorto anda a ficar ressequido com duas míseras conquistas nos utimos 6 anos.
      E este ano vai pelo mesmo caminho: a Taça da Liga já foi perdida para o Braga... Segue-se o Campeonato, a Taça e a Supertaça.
      Se até lá não falirem!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...