14 abril 2020

Ajax pode 'atacar' em Alvalade. Sporting tem praticamente fechada renovação prioritária; Nápoles volta a pensar em jogador do Benfica; Sem renovação, avançado prepara saída do Dragão...mas com o título

Aos 29 anos e apenas com mais uma época de ligação contratual ao FC Porto, Soares já começa a ver no horizonte a possibilidade de deixar o Dragão, visto que até ao momento não chegou às mãos do brasileiro qualquer proposta de renovação. Não aconteceu antes desta crise e muito menos agora, que existe um mar de indefinições nas sociedades desportivas relativamente ao futuro.
Na parte que lhe toca, Soares está tranquilo e, para já, o seu foco está totalmente centrado na preparação que tem cumprido em casa e no regresso aos treinos no Olival assim que tiver indicação para o fazer. Fonte próxima do jogador contactada pelo jornal Record confidenciou que o avançado tem um único objetivo a breve prazo, que é "ser novamente campeão nacional" pelos dragões, e depois, sim, tratará de debruçar-se sobre o seu futuro.
Há quase três anos e meio no FC Porto, o brasileiro entende que chegou o momento de assinar aquele que muitas vezes é apelidado como ‘contrato da carreira’ e na China já lhe acenaram por diversas vezes com essa possibilidade, sendo que no verão passado a SAD e Sérgio Conceição impediram-no de o concretizar. Com o vínculo aos dragões a aproximar-se do final e face à necessidade que a administração tem de fazer um avultado encaixe financeiro com ativos que cessam vínculo em 2021, Soares coloca-se na linha da frente para sair.
Para continuar no Dragão, o brasileiro exige um reforço salarial condizente com o seu estatuto de titular e essa é uma condição à qual a SAD não pode obedecer nesta fase, pelo que a solução mais viável passará pela transferência. A imprensa italiana deu conta do interesse da Roma de Paulo Fonseca, mas ao jogador não chegou nada de concreto.

A renovação de Luís Maximiano com o Sporting está praticamente fechada. Neste momento, segundo o Record, já existe um princípio de acordo sólido entre o guarda-redes, os seus representantes e a SAD.
As negociações deveriam ter sido finalizadas no regresso do Sporting depois do jogo com o Basaksehir, na Turquia, em finais de fevereiro, mas pararam entretanto por causa da pandemia do novo coronavírus. Apesar do impasse que se prolonga desde essa altura, o facto é que o processo não só está muito adiantado como é considerado prioritário pela estrutura de futebol e pela SAD, o que significa que será um dos primeiros a ficar tratado, logo que existam condições para o Sporting retomar a atividade e a gestão corrente, dentro de um quadro de menor incerteza, no regresso ao trabalho.
Os contactos realizados nas últimas semanas definiram a base para acordo de renovação, no que diz respeito ao salário e à cláusula de rescisão; ambos vão ser revistos em alta.
Maximiano, de 21 anos, foi aumentado em fevereiro de 2019 mas continua a ser um dos jogadores mais mal remunerados do plantel. Os leões pagam-lhe um vencimento anual bruto na ordem dos 180 mil euros e, no seguimento desta renegociação, estão dispostos a mais do que quadruplicar este gasto, para os 800 mil euros por época, ou seja, Max passará a receber livre de impostos metade desse valor (400 mil euros). O guardião, refira-se a este propósito, não foi poupado ao corte salarial (40%) temporário (abril, maio e junho) aplicado a todo o grupo, incluindo técnicos, e até à administração da SAD (50%).
Por sua vez, a cláusula de rescisão está situada nos 45 milhões de euros e deverá subir para os 60 milhões. Em aberto, até à data, sendo portanto uma das questões por ultimar no acordo, está ainda a possibilidade de o contrato ser estendido por mais duas épocas, de 2023 para 2025.

Ajax entra na corrida. Ainda que com poucos meses como dono da baliza em Alvalade, os indicativos deixados por Maximiano foram suficientes para fazer dele uma peça influente nos planos da equipa já a curto prazo. No entanto, a rápida ascensão do guardião ficou igualmente na retina de alguns clubes de topo europeus. Com efeito, escreve o Record, o nome do internacional sub-21 português está bem referenciado pelo Ajax, após algumas observações feitas pelo histórico clube holandês e campeão em título da Eredivisie, ao ponto de ser um de três alvos preferenciais para a posição em questão.
Além da qualidade que reconhecem ao camisola 81 do Sporting, ao que tudo indica os responsáveis do Ajax devem proceder a uma reestruturação na baliza: Onana, habitual titular, ainda ontem abriu a porta da saída para o Barcelona, emblema onde se formou. "O Barça é a minha casa. Sou do Ajax, mas veremos o que acontece até ao final da época", disse o camaronês, ao Canal+ Afrique; por outro lado, Bruno Varela, emprestado pelo Benfica, é a segunda opção para o posto, mas o Ajax tem até amanhã para comunicar às águias se pretende acionar a cláusula de 5 M€ do português.
Além do Ajax, e segundo a imprensa italiana noticiou em março, também o Inter está atento ao progresso de Max.

Grimaldo, um dos jogadores mais valiosos do plantel encarnado, volta a ser colocado na mira do Nápoles. O emblema transalpino, que no passado já tentou contratar o lateral-esquerdo terá, segundo a imprensa italiana, novamente o lateral espanhol entre os alvos a contratar para a próxima época.
A notícia lembra ainda que a Juventus também poderá avançar para a sua contratação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...