06 fevereiro 2020

O guarda-redes na mira do Sporting; Gabriel insatisfeito com Lage não ficou para jantar com os colegas; Arbitragem para o clássico sob fogo cruzado; As opções para arbitrar o clássico

Está dado o tom para o clássico de sábado no que à arbitragem diz respeito. Na ressaca dos respetivos jogos na Taça de Portugal, FC Porto e Benfica esgrimiram ontem argumentos sobre o tema através das suas newsletters digitais.
O FC Porto, através do Dragões Diário, teve João Pinheiro e Carlos Xistra, árbitro e VAR do duelo de anteontem com o Ac. Viseu, em ponto de mira. A decisão do juiz de campo de não assinalar um penálti sobre Corona, consideram os portistas, foi um "erro flagrante", assim como "a inação" do VAR, "inexplicável à luz da razão, das leis do jogo e dos princípios básicos da oftalmologia".
Elencando anteriores decisões de Carlos Xistra, nomeadamente na receção do Benfica ao Aves, para o campeonato nacional, o FC Porto considerou que "em pouco tempo", o árbitro "oscilou entre a cegueira de uma toupeira e olho clínico de uma águia".
Pelo seu lado e também no seguimento do desejo anunciado por Sérgio Conceição de que se registem "melhorias tanto no árbitro como no VAR" do clássico, o Benfica, através da News Benfica, foi cáustico: "Lá regressam em força as pressões, ameaças e coação sobre tudo e todos, em especial sobre as equipas de arbitragem. Só falta mesmo mais uma nova invasão do centro de treinos de árbitros."
Para lá do seu jogo com o Ac. Viseu, o FC Porto também se debruçou sobre a arbitragem do duelo entre Benfica e Famalicão, apontando baterias a uma decisão com consequências no clássico. "Hugo Miguel e Bruno Esteves pouparam um cartão vermelho a Gabriel, do Benfica, numa altura em que o jogo estava empatado a uma bola. Se a verdade desportiva tivesse imperado, o médio falharia a próxima jornada do campeonato", referiram os portistas, sem dúvidas quanto a uma "noite negra" da arbitragem nacional: "Só contamina ainda mais a já precária credibilidade das competições nacionais". O histórico, vincaram, é "recorrentemente prejudicial ao FC Porto e favorável ao Benfica".

Soares Dias corre para o clássico. O clássico entre FC Porto e Benfica assume enorme importância na corrida ao título, pelo que tudo aponta para um dos dois árbitros mais experientes como a escolha do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Segundo o Record, Artur Soares Dias é quem está mais bem colocado para dirigir o encontro de sábado no Estádio do Dragão, embora Tiago Martins seja outra opção forte para o desafio. Aliás, existe a hipótese de um ser o juiz de campo e o outro desempenhar as funções de VAR.
Certo é que há dois árbitros que não podem, garantidamente, ser nomeados pelo CA, liderado pelo José Fontelas Gomes. Falamos de Hugo Miguel e João Pinheiro, por terem apitado, respetivamente, os encontros de Benfica e FC Porto na 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Essa dupla está fora das opções por questões regulamentares, enquanto Jorge Sousa já dirigiu dois clássicos esta época (Benfica-FC Porto e Sporting-FC Porto) e vem do Sp. Braga-Sporting. Por essas razões, também é carta quase certamente fora do baralho, tendo em conta a política de gestão feita pelo CA na atribuição dos clássicos à sua categoria principal.
Desta forma, sobram seis internacionais: Artur Soares Dias, Tiago Martins, Fábio Veríssimo, Luís Godinho, António Nobre e Vítor Ferreira. Os dois últimos não têm experiência em clássicos, enquanto Veríssimo e Godinho são ‘outsiders’ na corrida à nomeação para o duelo agendado para as 20h30.

O Sporting está atento aos desempenhos de Robin Olsen, habitual titular da seleção da Suécia, que representa o Cagliari, 6º classificado da Serie A, por empréstimo da Roma. O guarda-redes, que completou recentemente 30 anos, não entra nos planos do emblema romano, com o qual tem contrato até 2023.
Refira-se, aliás, que o guardião, que agrada particularmente ao diretor desportivo, Hugo Viana, já esteve no mercado no último verão, mas a Roma não recebeu nenhuma proposta suficiente para a compra do passe e optou por cedê-lo dentro da Serie A. No entanto, deverá voltar ao mercado no verão. Segundo o Record, o Sporting não deu ainda qualquer passo concreto com vista à contratação de Olsen, que rumou ao futebol italiano, depois de ter ajudado a Suécia a atingir os quartos-de-final no Mundial de 2018.
Após uma época pouco feliz na Roma – com 58 golos sofridos em 35 jogos –, o sueco não conseguiu convencer o novo ‘imperador’ romano, o português Paulo Fonseca, e acabou cedido ao emblema da Sardenha, onde tem rubricado uma época de altos e baixos. A concretizar-se o interesse dos leões, a próxima paragem do possante guardião (1,96 m) poderá ser... Alvalade.
A confirmar-se a contratação de Robin Olsen, tratar-se-ia de um regresso dos leões ao mercado sueco, do qual já teve dois representantes: Eskilson, que esteve em Alvalade em 1988/89; e Farnerud, médio que esteve no Sporting entre 2006 e 2008.

Gabriel não festejou o golo que selou triunfo, diante do Famalicão, como sinal de insatisfação. Segundo o Record, as correções feitas por Bruno Lage durante a partida deixaram o médio aborrecido, daí que no final também não tenha ficado para jantar no espaço destinado aos jogadores e familiares, embora não tivesse sido o único a sair.
Preterido do onze frente ao Belenenses SAD, por opção, Gabriel voltou na partida da Taça de Portugal. Em período de compensação, apontou, de cabeça, o golo que dá vantagem aos encarnados nas meias-finais. Após bater Vaná, o médio ficou parado, enquanto era agarrado pelos companheiros, tendo depois corrido à procura de uma câmara, para dedicar o golo ao filho bebé, que nasceu em dezembro. Essa foi a única manifestação de maior euforia do luso-brasileiro.
Ainda que tal não tenha passado de uma reação momentânea e que tudo esteja resolvido entre as partes, Gabriel não jantou com os companheiros, saindo logo do Estádio da Luz, escreve o diário.

11 comentários:

  1. união no carnide é isto.

    um jogador nao fica para jantar, nao festeja, sabem que está insatisfeito com lage mas....nao passou de uma reacção momentanea e ja está tudo resolvido entre as partes e la foram ver a patrulha pata com os filhos...

    isto sim!!

    união pura e dura por isso ganham os jogos todos, menos na europa que nao ganham nenhum.

    kumbaya kumbayaaaaaa........kumbayaaaaaaaaaa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foda-se, para festejar está o Uribe e o Zé Luís!! Esses sim uns verdadeiros foliões!! Lolol.. não te preocupes com o "carnide" amigo mongo, o "carnide" está muito bem sem a tua preocupação! Preocupa-te com a miséria que vai na tua agremiação.. e já não fazes pouco!

      Eliminar
  2. TODOS TEMOS QUE NOS PREOCUPAR....uma instituição que ludibria e compra a justiça portuguesa, e que vende jogadores medianos por milhões ludibriando o mercado, vai aos poucos descredibilizando o país no geral, a todos os níveis

    ResponderEliminar
  3. A justificação dos carnides em serem corruptos , é que são todos iguais. Isso passa má imagem, isso sim, é uma grande verdade.

    ResponderEliminar
  4. Sim a próxima venda é o rafa pelo valor do PIB!... Acho que todos devemos descontar mais impostos para o carnide. Não é em qualquer lado, que se encontra uma empresa ( seita ) que dá formação jurídica mafiosa e criminosa aos seu cidadãos, com o apoio da comunicação social, governo e tribunais.

    ResponderEliminar
  5. Entretanto, no reino dos fritos, anda-se de olho num guarda redes ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olhó conas desdentado adepto do toupeirense!tens pouca lenha para te queimar corrupto! Sente o cheiro que afugenta os caes

      Eliminar
    2. Realmente cheiras.. a merda!! Não afugenta só os cães.. afugenta todos!!! Por isso és um anormal ressabiado que falas sozinho e ninguém te passa cartuxo!!! Toma um duchezinho de vez em quando.. não custa nada!!!

      Eliminar
    3. Não sabia que o varandas, o Rei despido do novo reino dos fritos, tinha tanto adepto troglodita...

      Eliminar
  6. O Glorioso tem de pensar seriamente em investir em ações na rennie, tantos experts em assuntos do "Maior do Mundo" com o estômago a arder, já lhes untamos os ânus pq não ganhar algum com a azua q os consome!?

    Acorda Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo. Há que reforçar o «stock».

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...