25 fevereiro 2020

Ainda o interesse do Sporting (e do Benfica) em Rúben Amorim: a cláusula e as exigências de Salvador; Sporting quer comprar o restante passe de Plata; Jackson Martínez falhou o sétimo penálti no futebol português em 18 ocasiões

Jackson Martínez assumiu a responsabilidade de bater o penálti diante do FC Porto por ter sido o último jogador do Portimonense a converter dos 11 metros – diante do Sporting, para a Taça da Liga, a 21 de dezembro. Contudo, o historial do avançado colombiano, de 33 anos, está longe de o recomendar para a função, com um registo de sete ocasiões perdidas em 18 tentadas no futebol português.
No início da época, Jackson não figurava entre os eleitos para cobrar penáltis e essa tarefa foi incumbida a Paulinho (que abandonou o Portimonense em novembro, rumando ao futebol chinês) e a Rômulo (há largo tempo sem jogar, por opção técnica). Converteram um penálti cada, em agosto, diante da Académica, para a Taça da Liga, e do Sporting, para o campeonato, respetivamente.
Sem Paulinho nem Rômulo em campo, foi Lucas Possignolo o escolhido quando o Portimonense voltou a dispor de um penálti a favor. O defesa-central marcou, diante do Famalicão, a 30 de novembro, na última vitória dos algarvios, que desde então somam 11 jogos sem triunfos.
Para a Taça da Liga, no já referido jogo com o Sporting, e sem nenhum dos três cobradores anteriores em campo, os algarvios beneficiaram de um penálti e foi Jackson Martínez a assumir a responsabilidade, com êxito.
Agora, no Dragão, o colombiano falhou, algo que não é raro no seu percurso, confirmando que não se trata de um especialista da marca dos 11 metros. Os números demonstram-no...

Rúben Amorim está na lista de alvos do Sporting para a próxima época. O treinador do Sp. Braga é um dos nomes que os leões acompanham com maior interesse na perspetiva da provável sucessão a Silas, cujo contrato termina no final desta temporada. A decisão sobre a saída do atual técnico só deverá ser oficial em maio mas a SAD está já a movimentar-se no sentido de acautelar o futuro, pois não esperará mais três meses para começar a planificar 2020/21.
Rúben Amorim, de 35 anos, é um técnico muito bem cotado em Alvalade, não tanto pela forte amizade que o une ao diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana, mas principalmente pela ascensão meteórica e pela capacidade que tem revelado ao comando do Sp. Braga, desde que deixou a equipa B dos arsenalistas e foi chamado a substituir Ricardo Sá Pinto na equipa principal (sem ter, como Silas, o 4º nível do curso da UEFA). Nos seus 11 jogos, Amorim somou nove vitórias, tendo consentido um empate (na Pedreira, com o Gil Vicente) e uma derrota (na Escócia, com o Rangers). Pelo meio, conquistou a Allianz Cup, ao derrotar Sporting e FC Porto, e na Liga goleou o Belenenses SAD (7-1), venceu o FC Porto no Dragão (2-1), o Sporting em casa (1-0) e o Benfica na Luz (1-0).
Estes resultados têm despertado assédio de vários clubes e o Sporting está a tentar posicionar-se para contratar o treinador tendo em vista a nova temporada (e não para o imediato). O principal obstáculo será a cláusula de rescisão que blinda o contrato, nada menos do que 10 milhões de euros (Amorim assinou por duas épocas e meia, até 2022), escreve o Record.
Segundo o diário, António Salvador não está disponível para fazer cedências, pelo que não será um processo fácil. É por isso que, em simultâneo, os leões estão a trabalhar noutras frentes. Na certeza, porém, de que Rúben Amorim tem o perfil desejado por Frederico Varandas e Hugo Viana. O sucesso da operação dependerá da capacidade negocial dos leões para baixar a fasquia dos 10 milhões de euros.

Benfica também está atento a Rúben Amorim. O Sporting tem Rúben Amorim bem cotado, porém, o Record escreve que os leões não são o único grande de olho no técnico do Sp. Braga, dado que o Benfica está atento ao processo.
Ainda que, hoje, o único interesse concreto venha de Alvalade, também na Luz, dependendo do futuro de Bruno Lage no final da época, pode suceder situação semelhante. A este propósito Amorim foi convidado a assumir os sub-23 das águias, para suceder a Luís Nascimento, mas rejeitou o cargo pois pretendia maior autonomia nas suas escolhas.

Sporting quer comprar o restante passe de Plata. Ao primeiro jogo a titular na equipa principal do Sporting, frente ao Boavista, Gonzalo Plata dissipou qualquer dúvida que persistisse sobre o seu talento e a validade da aposta da SAD – e do técnico Jorge Silas. A compra dos 50% do passe que estão ainda na posse do Independiente del Valle, escreve O Jogo, está já a ser negociada entre os leões e o clube sul americano, um cenário, de resto, já antecipado pelo jornal e que agora começa a ganhar forma. Os leões esperam mesmo concluir o processo até ao final da presente temporada. Em janeiro de 2019, recorde-se, o Sporting adquiriu apenas metade dos direitos da jovem promessa do Equador (por um milhão de euros), um “sacrifício” que permitiu, porém, bater a concorrência de emblemas de topo como o Barcelona e o Manchester City. Depois das exibições no Mundial de Sub -20 que deslumbraram olheiros internacionais, Plata começa a despontar em Alvalade e a sua cotação sobe em flecha, pelo que as negociações vão significar um investimento superior ao efetuado há um ano, mas darão no futuro outra segurança aos leões. A SAD está segura que o camisola 20 trará dividendos desportivos e financeiros, pelo que avança decidida para a comprados 50% remanescentes, apurou O Jogo.
Após um período no ostracismo, afastado das escolhas, Plata começou a ser aposta progressiva de Silas depois da exibição em Portimão para a Taça da Liga (no final de dezembro), e contra os axadrezados, motivado e confiante, convenceu, cativou e disparou na maioria dos itens estatísticos relevantes. Nos onze jogos na equipa principal, leva seis remates à baliza (dois golos)... em oito tentativas. Importante na pressão (4 interceções e 5 recuperações contra o Boavista), nos restantes aspetos ofensivos também se exibiu, superando a sua média até então. Foi mesmo o melhor Plata à leão. “Plata ainda não conseguiu meter tudo cá para fora. Tem de crescer e ganhar outras coisas. Será um jogador a ter em conta no panorama do futebol mundial”, afirmou Silas após o triunfo sobre o Boavista.

1 comentário:

  1. Incrível como vocês nåo comentam nada do caso Conté . Porque? Já não é racismo? Não ė jogador do porto? Onde anda o presidente, o primeiro ministro , os políticos t, os telejornais a abrir com a notícia.....a minha opinião seja o jogador que for do clube que seja tem que ter o mesmo tratamento. Não é agora querem interditar o estádio do Guimarães. Porque? Antes houve casos de racismo quais foram as multas. Alguns nem tiveram nada outro caso o jogador até levou amarelo, outro caso o clube levou 500 euros de multa....será que não devem ser todos multados da mesma maneira. Sou contra o racismo agora não é uns sao filhos Deus outros são uns filhos da p...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...