A Juventude Leonina, claque afeta ao Sporting, agendou uma conferência de Imprensa para o próximo sábado, dia 15, a partir das 12 horas.
Recorde-se que a claque tem sido alvo de duras acusações por parte de Frederico Varandas, isto já depois de ter quebrado o protocolo de apoio estabelecido no início da época.
"Para este jogo não quiseste árbitro estrangeiro?" O final da primeira parte do jogo entre o Benfica e o Famalicão ficou marcado por vários momentos de tensão, entre os quais o momento em que um adepto revoltado trepou a tribuna presidencial em Famalicão e pediu satisfações a Luís Filipe Vieira.
O Correio da Manhã teve acesso em exclusivo ao diálogo entre os dois. "Para este jogo não quiseste um árbitro estrangeiro?", questionou o adepto indignado, ao que o presidente das águias responde: "O que é que tu queres pá?".
"Pá? Eu não sou teu irmão, muito menos corrupto!", retorquiu o adepto. A tensão foi aliviada pelo presidente do Famalicão que interrompeu a discussão e disse: "Chega, calma!".
A situação aconteceu logo após o VAR ter anulado o primeiro golo da equipa do norte e ficou registado pela transmissão televisiva.
Diretor da Benfica TV julgado por difamação. O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu pronunciar o diretor da Benfica TV (BTV), Ricardo Palacin, e o comentador José Marinho pelo crime de difamação agravada. Em causa estão afirmações proferidas no programa “Chama imensa”, exibido a 20 de setembro de 2017, que visaram o ex-árbitro Alexandre Morgado e outros agentes do futebol português.
Na rubrica, José Marinho expôs aquilo a que chamou de “novo Apito Dourado”, uma alegada rede montada pelo FC Porto para manipular resultados. Morgado, ex-árbitro e ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto, seria um dos elementos da rede e teria a função de “contactar os árbitros e condicioná-los”.
Alexandre Morgado, tal como outros visados, apresentou uma queixa-crime por difamação. O Ministério Público decidiu acompanhar a acusação visando José Marinho e também o diretor da BTV. Os arguidos requereram a abertura de instrução do processo, mas vão mesmo ser julgados. Segundo a decisão instrutória a que o JN teve acesso, o TIC considerou haver “indícios da prática pelos arguidos do crime” de difamação agravada e, a 30 de janeiro, remeteu o processo para julgamento.
Para a juíza de instrução, as afirmações feitas, “não obstante tratar-se de um programa de opinião”, vão “para além de uma mera opinião no exercício de um direito de expressão”. Aliás, foram feitas “de forma abstrata, sem a mínima concretização da base de sustentabilidade”.
De acordo com a decisão, “as ‘críticas’ vertidas sobre o assistente, imputando-lhe atuações de caráter ilícito e fazendo sobre o mesmo juízos desonrosos, estão muito para lá da razoabilidade e dos limites da crítica”. E “o conteúdo de tais afirmações extravasa igualmente a nosso ver a liberdade de expressão e o direito de crítica”.
Além do comentador, também o diretor da BTV foi considerado “responsável criminalmente”, pois o próprio admitiu “saber a temática que seria abordada e nada fez para evitar que os comentários que lhe seguiram ocorressem”.
No debate instrutório, realizado a 24 de janeiro, Carlos Duarte, advogado do ofendido, acusara os arguidos de saberem “perfeitamente o crime que estão a praticar e, não obstante serem avisados, persistirem, porque o crime compensa”. O causídico frisou que, em nenhum momento, o seu cliente foi contactado para exercer o contraditório. “Preferiram a calúnia e a difamação”, atirou.
Já Miguel Lopes Lourenço, advogado dos arguidos, argumentara que as afirmações proferidas tiveram por base “notícias”, cujos autores não foram acusados. Em vez disso, o visado “indignou-se com um comentador”.
Se fosse comigo aquele adepto que me interpelasse levava um murro nas trombas e ia pelo mesmo caminho que tinha vindo.
ResponderEliminaros herois do teclado. ganda palhaço encornado desdentado! vai lamber sabao
EliminarTambém o matavas, como um verdadeiro benfiquista?
Eliminar"Também o matavas como um verdadeiro benfiquista?"... foda-se, alto atrasado mental, nada estranho vondo de um grunho desdentado, ressabiado, frustrado e falido!!! Não tens familiares e maigos benfiquistas?!?!?!?Também são assassinos????!?!?! Não passas de um asqueroso nojento
Eliminar