20 janeiro 2020

Varandas trava reforços para Silas; Extremo dos dragões apontado à Premier League; Sporting devolveu Fernando depois de pagar meio milhão de euros em salários; Vietto é possível na...final da Taça da Liga

Luciano Vietto dispensou as muletas e já se desloca sem apoios, pelo que o argentino, escreve o Record, admite a possibilidade de poder voltar à competição na Taça da Liga, cenário que só se colocará caso o Sporting ultrapasse amanhã o Sp. Braga e, assim, dispute a final da competição, no próximo sábado, contra FC Porto ou V. Guimarães.
Apesar do desejo do avançado, de 26 anos, que tem realizado diversas horas extras ao longo dos últimos dias, de forma a acelerar a sua recuperação, esse cenário é neste momento remoto, dada a sensibilidade da zona afetada. Contudo, da parte do atacante existe total disponibilidade de fazer todos os sacrifícios necessários para voltar à ação no mais curto espaço de tempo. Aliás, ao que o nosso jornal apurou, o jogador já passou esta mensagem aos responsáveis leoninos.
Como é natural, Silas gostaria de ter o camisola 10 à sua disposição o quanto antes; porém, na antevisão do dérbi, ao ser questionado sobre a situação do atleta, o treinador reconheceu que ainda não havia um prazo definido para a reintegração. Recorde-se que o atacante sofreu uma luxação na articulação tibioperoneal na perna direita, no encontro disputado com o V. Setúbal, no passado 11, após uma entrada dura de Perri. O sul-americano foi imediatamente substituído, e até teve de abandonar o Bonfim de muletas.

Meio milhão de euros em salários. O regresso de Fernando ao Shakhtar Donetsk, a pedido do próprio clube que cedeu o extremo ao Sporting, traduz-se numa poupança considerável na folha salarial verde e branca. De um momento para o outro a SAD leonina deixa de pagar os 100 mil euros mensais de ordenado ao brasileiro. Até à data, a sociedade desembolsou à volta de 500 mil euros pelo vencimento do jovem, mas poupa os 400 mil euros que ainda teria de pagar ao jogador de 20 anos até ao fim da temporada. Além disso, a operação de empréstimo, concretizada no fim do prazo da janela de transferências do verão passado, não teve quaisquer custos para a sociedade que gere o futebol sportinguista, de acordo com o comunicado enviado, na altura, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Varandas põe travão nos reforços. Silas reclamou “gente que ajude a equipa a tornar o plantel mais competitivo” no final do dérbi com o Benfica, referindo-se à necessidade de reforçar a equipa na presente janela de transferências, mas, segundo O Jogo, a SAD liderada por Frederico Varandas dificilmente dará mais do que um avançado ao técnico. E mesmo a questão de um atleta para a referida posição está dependente da transferência de Bruno Fernandes – envolvido em negociações para o Manchester United –, estando também no centro das atenções dos leões a aquisição de Andraz Sporar, do Slovan Bratislava.
Mas Silas queria mais. De acordo com informações recolhidas pelo jornal, um defesa-central tem sido colocado como uma necessidade pelo treinador do emblema de Alvalade, assim como mais um médio. Também a questão da baliza chegou a ser equacionada, mas aí a SAD vetou a saída, pelo menos nos moldes de cedência de empréstimo com eventual opção de compra, que foram apresentados pelo Grémio e Kayserispor.
Este posicionamento dos dirigentes leoninos justifica-se pela escassez de objetivos que estão em disputa nesta fase da época, uma vez que o primeiro e segundo lugar da Liga são dados como inalcançáveis em Alvalade, a eliminação da Taça de Portugal foi uma realidade às mãos do Alverca, restando apenas a disputa da Taça da Liga, amanhã joga-se o importante compromisso com o Braga, na meia-final da competição, e a Liga Europa. Nessa frente, o Basaksehir é o próximo rival e as ambições de conquista da prova são limitadas. Também a capacidade financeira é reduzida. Daí que Frederico Varandas olhe mais para o que possa ser o próximo mercado em termos de aquisições, com a definição de outros objetivos inerentes a uma nova época, do que propriamente para o atual, em que a oferta de atletas é naturalmente menor.

Díaz apontado à Premier League. O forte impacto que Luis Díaz causou na época de estreia no futebol europeu tem provocado o interesse de vários clubes de dimensão europeia, especialmente porque o colombiano era um desconhecido mas, nesta fase, é já um jovem a quem se perspetiva um futuro risonho e... sem riscos. Entre alguns rumores que têm aparecido nos últimos meses, ontem a Imprensa colombiana garantiu que há vários clubes ingleses atentos ao extremo portista e que até já terão efetuado sondagens junto do seu empresário. O “Pasión Tiburona”, órgão mais ligado ao Júnior Barranquilla, que conserva 20% do passe, fala até em propostas concretas, cenário aparentemente exagerado.
Certo é que a Premier League está atenta e certo é também que se começa a criar um movimento na Colômbia para convencer o jogador a estar nos Jogos Olímpicos do verão se os “cafeteros” se qualificarem. A Colômbia organiza a qualificação olímpica e começou com uma derrota, mas quer ir a Tóquio para vencer. E espera convencer Díaz (FC Porto), Alzate (Brighton), Agudelo (Génova), Bryan Vera (Lecce) e Cucho Hernández (Maiorca) a pedirem autorização aos respetivos clubes para marcarem presença.
No caso do portista, o cenário é, contudo, altamente improvável. A competição (última semana de julho e primeira de agosto) não está incluída nas datas FIFA obrigatórias, os dragões estarão a ultimar a preparação para o início do campeonato 2020/21 e até podem ter de jogar o apuramento para a Liga dos Campeões, pelo que dificilmente autorizarão a cedência do jogador.
Sensivelmente a meio desta época, Luis Díaz soma 28 jogos de azul e branco e dez golos marcados. Ainda assim, o colombiano perdeu a titularidade desde o final do ano para cá, com a mudança de dinâmicas introduzida por Sérgio Conceição, conseguindo contudo marcar dois golos a partir do banco contra Chaves e Moreirense.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...