15 janeiro 2020

Tottenham e FC Porto negoceiam Zé Luís; Andreas e Angel fora da órbita de Alvalade; Sporar nos últimos detalhes; Gedson já assinou pelo Tottenham

Gedson Fernandes já é jogador do Tottenham. O médio assinou ontem até 2021, por empréstimo do Benfica, e esteve mesmo nas bancadas do Tottenham Hotspur Stadium a assistir ao jogo da sua nova equipa frente ao Middlesbrough, para a Taça de Inglaterra. O internacional português, de 21 anos, será hoje apresentado como reforço do Tottenham e começará também a treinar com a nova equipa, orientada por José Mourinho.
Segundo o Record, o Benfica recebe 4,5 milhões de euros pelo empréstimo e tem a possibilidade de encaixar mais 50 M€, caso os londrinos acionem a cláusula de opção de compra que consta no contrato assinado entre as partes.
O processo foi intermediado por Jorge Mendes, que como se sabe tem excelentes relações com o Benfica e, naturalmente, com Mourinho, de quem é empresário há vários anos. Gedson, que fez 13 jogos com Bruno Lage, era igualmente pretendido por West Ham e Wolverhampton, mas a proposta dos spurs acabou por ir ao encontro das pretensões de Luís Filipe Vieira.

Andreas Pereira e Angel Gomes fora da órbita de Alvalade. Um dos aspetos da proposta do Manchester United, por Bruno Fernandes, que continuam em aberto prende-se com os jogadores a incluir na operação por parte dos red devils. Apesar de já terem sido colocados vários nomes em cima da mesa, até ontem não havia uma decisão relativamente a essa questão, desde logo porque ainda não é certo sequer que o acordo contemple o empréstimo ou a cedência definitiva de passes. O único dado adquirido é que Marcos Rojo não entrará no negócio, devido ao elevado salário que aufere, embora fosse um nome que agradava em Alvalade. Fora de órbita estão também Andreas Pereira (27 jogos, 19 na Premier League) e Angel Gomes (em final de contrato e sem perspetivas de renovar com o United), garante o jornal Record.

Sporar já deve assistir ao jogo com o Benfica em Alvalade. Existe a possibilidade de Andraz Sporar assistir ao dérbi de sexta-feira na tribuna de Alvalade, uma vez que as negociações entre Sporting e Slovan Bratislava estão praticamente concluídas. Os representantes dos dois clubes já se encontravam ontem a acertar os detalhes finais de um acordo que fará do esloveno leão nas próximas quatro temporadas e meia, ou seja, até junho de 2024.
São aspetos muito específicos, que, segundo o Record, não vão colocar em causa a transferência de Sporar para Alvalade, onde terá como principais concorrentes Luiz Phellype e Pedro Mendes, inscrito na Liga após a reabertura do mercado.
Neste momento, os advogados das partes já trocam documentação, pelo que o anúncio formal do entendimento poderá ocorrer nas próximas horas. Nessa altura, deverá ser esclarecido o valor que o Sporting vai pagar ao Slovan Bratislava, embora as informações disponíveis apontem para uma verba a rondar os 7 milhões de euros.
Cifra que transformará o melhor marcador do campeonato da Eslováquia na presente temporada (12 golos, de um total de 21 em 2019/20) no jogador mais caro alguma vez transacionado por um clube daquele país.

Zé Luís pode vir a ser reforço do Tottenham nesta janela de transferências de inverno, por empréstimo do FC Porto. A informação foi avançada na última noite pela SIC Notícias, e confirmada pelo jornal Record junto de fonte próxima ao processo.
De acordo com o diário, o ponta-de-lança é uma hipótese real para reforçar o plantel de José Mourinho. A Gestifute de Jorge Mendes está a intermediar o negócio entre FC Porto e Tottenham e, com a cedência temporária já alinhavada, as partes trabalham em conjunto para viabilizar a transação ao nível da moldura regulamentar da Premier League.
O ponta-de-lança cabo-verdiano não tem passaporte português - nem qualquer outra nacionalidade europeia -, pelo que necessita da conhecida permissão especial de trabalho para que a mudança para o Tottenham venha efetivamente a ser desbloqueada. A expectativa geral é de que esta situação vai ser ultrapassada e Zé Luís poderá então rumar aos spurs por empréstimo até ao final da época, ficando os ingleses com a possibilidade de acionar uma opção de compra por um valor que permanece em segredo.
Uma das vias para Zé Luís obter permissão de trabalho poderia relacionar-se com a sua condição de internacional por Cabo Verde, porém este será, à partida, um beco sem saída. Como 75.ª classificada do ranking da FIFA, a seleção de Cabo Verde não permite ao avançado jogar o 'trunfo' do atleta de elite de uma seleção estrangeira, uma vez que a Premier League só considera para o efeito seleções até ao 50.º posto do ranking FIFA.
Além disso, mesmo que os cabo-verdianos, por hipótese, estivessem no 50.º lugar, Zé Luís teria de ter jogado 75 por cento dos compromissos da sua seleção nos últimos dois anos, o que também não se verifica tendo em conta que voltou a representar o seu país somente esta temporada.
No entanto, para as seleções que não cumprem os requisitos, a Premier League apresenta uma última hipótese de inscrição. Os clubes podem apresentar recurso para o Painel de Exceções, que terá em linha de conta tanto critérios objetivos como subjetivos previamente regulamentados. Através desta via, a tarefa dos clubes, neste caso o Tottenham, passa por justificar as razões pelas quais o jogador não cumpre determinados critérios ou então convencer o Painel de Exceções de que os cumprirá no futuro.

3 comentários:

  1. Agora vamos fazer as contas À boi: o jorge mendes vai cobrar 10% dos 54,5 milhões logo o benfica cede o jogador e ainda tem que pagar 1 milhão. Então bois não dizem nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só gostava de perceber como o Benfica paga as contas, se os negócios são todos feitos em "mendilhões", como dizem os dragartos invejosos e aziados.

      Será, como ouvi na farmácia, que o Benfica recebe uma percentagem pelo aumento da venda de Rennies e Kompensans? Se for assim, já percebo, donde vem o dinheiro para pagar as contas...

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...