20 dezembro 2019

"Há um ano ninguém me queria", diz alvo do Benfica; Raul de Tomas já pensa em deixar o Benfica; FC Porto foi o clube português que mais lucrou na Europa em 2018/19

O FC Porto foi o clube português que mais lucrou financeiramente nas competições europeias de futebol em 2018/19, com mais de 80 milhões de euros (ME), superando os rivais Benfica (mais de 50 ME) e Sporting (11 ME).
Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela UEFA, os “dragões”, que entraram directamente na fase de grupos da Liga dos Campeões da época transacta, enquanto campeões nacionais, “facturaram” 80,61 ME, num percurso que terminou nos quartos-de-final, com a eliminação diante do Liverpool.
A formação portista recebeu 14,5 ME de prémio de participação na fase grupos, 28,8 ME pelo ranking da UEFA nos últimos 10 anos - um extra que o organismo implementou na última temporada - 1,05 ME de valores associados aos direitos de televisão e ainda 15,9 ME pelo desempenho no Grupo G.
O conjunto orientado por Sérgio Conceição aproveitou da melhor forma um sorteio favorável para totalizar 16 pontos, face a Lokomotiv Moscovo, Schalke 04 e Galatasaray, e amealhar mais 15,9 ME, resultantes de cinco vitórias e um empate.
O apuramento para os oitavos-de-final garantiu ao FC Porto mais 9,5 ME e, depois de eliminar os italianos da Roma, foi ainda premiado com mais 10,5 ME pela presença nos “quartos”, nos quais viria a cair aos “pés” do futuro campeão europeu, Liverpool.
Já o Benfica lucrou 54,2 ME, sendo que a principal “fatia” resultou da participação na Liga dos Campeões, com 50,4 ME, aos quais se juntaram mais 3,8 ME de receitas na Liga Europa.
Depois de passarem por duas pré-eliminatórias, os “encarnados” receberam 14,5 ME de prémio de participação na fase grupos da Liga dos Campeões, 27,7 ME pelo ranking da UEFA, 742 mil euros pelos direitos de televisão e 6,9 ME pelo percurso no Grupo E, no qual registaram duas vitórias, três derrotas e um empate, perante Bayern Munique, Ajax e AEK.
O terceiro posto no grupo “relegou” as “águias” para a Liga Europa, prova na qual atingiram os quartos-de-final. Além dos 680 mil euros de receitas televisivas, o clube da Luz recebeu 500 mil pela presença nos 16 avos-de-final, em que eliminaram o Galatasaray, 1,1 ME pelo apuramento para os “oitavos”, nos quais superaram o Dínamo Zagreb, e 1,5 ME pela passagem aos “quartos”, que terminaram com uma eliminação diante do Eintracht Frankfurt.
O Sporting, que chegou aos 16 avos-de-final da Liga Europa 2018/19, arrecadou um total de 11,2 ME em prémios da UEFA, desde logo 2,75 ME pela presença no Grupo E da prova, no qual mediram forças com Arsenal, Vorskla Poltava e Qarabag.
Os “leões” juntaram ainda 2,7 ME de prémio pelo ranking da UEFA, 1,9 ME de direitos televisivos e 3,17 ME pelo desempenho no grupo (quatro vitórias, uma derrota e um empate). A qualificação para os 16 avos-de-final assegurou outros 500 mil euros ao emblema de Alvalade, que seria eliminado nessa fase pelos espanhóis do Villarreal.
De acordo com os dados divulgados pela UEFA, o FC Barcelona, semifinalista da Liga dos Campeões, foi o clube que mais recebeu em prémios, com 117,7 ME, logo seguido por Liverpool e Tottenham, os dois finalistas da última edição da competição, com 111,1 ME e 101,6 ME, respectivamente.
Na Liga Europa, o clube que mais recebeu foi o vencedor do troféu, Chelsea, que arrecadou 46,4 ME, depois de ter batido na final o também londrino Arsenal, segundo emblema que mais “faturou”, com 39 ME.
De resto, os dois clubes ingleses conseguiram arrecadar mais do que 10 equipas que disputaram a Liga dos Campeões: Club Brugge, PSV, Estrela Vermelha, Galatasaray, Lokomotiv Moscovo, AEK, Hoffenheim, CSKA Moscovo, Viktoria Plzen e Young Boys.
No total, a UEFA distribuiu mais 2500 ME em prémios na temporada 2018/19, divididos por Liga dos Campeões (1.976 ME), Liga Europa (559 ME) e Supertaça Europeia (8 ME).

"Há um ano ninguém me queria". Está a destacar-se ao serviço do Ascoli e já despertou o interesse de clubes como Benfica, Nápoles ou AC Milan. Gianluca Scamacca assume, porém, estar tranquilo em relação ao futuro e diz-se focado apenas em ajudar a equipa a chegar ao escalão máximo do futebol italiano.
«O interesse de outros clubes é normal quando fazes golos. Só penso em crescer no Ascoli e em chegar aos play-off [de promoção à Serie A]. Este clube apostou em mim e estou bem aqui. Há um ano ninguém me queria», começou por dizer em declarações ao site do jornalista Gianluca di Marzio.
O possante avançado, de 20 anos, explicou ainda porque decidiu trocar a Roma pelo PSV Eindhoven numa fase importante da sua formação: «Aos 16 anos, queria um ambiente que me permitisse crescer de forma tranquila. Na Holanda, eles sabem dar tempo aos jovens. Não arrependo dessa escolha.»
Sem traçar grandes planos para o futuro, Scamacca define apenas um objetivo: «Dentro de cinco anos quero estar a jogar na Liga dos Campeões.»

Raul de Tomas 'desespera' por minutos e equaciona sair já em janeiro. Contratado ao Real Madrid por cerca de 20 milhões de euros, Raul de Tomas continua sem se conseguir afirmar em pleno na Luz, e, diante do Sporting de Braga, somou o quarto jogo consecutivo no qual não entrou, sequer, na lista de convocados.
Uma circunstância, que, segundo revela, esta quinta-feira, o jornal espanhol El Confidencial, estará a gerar algum incómodo no avançado, de tal maneira que este já estará mesmo a equacionar sair em janeiro.
Este desejo não se afigura, no entanto, de simples concretização, uma vez que, refere a mesma publicação, Bruno Lage não admite perder o avançado, pese embora a maior aposta em Carlos Vinícius e Haris Seferovic.
Outro dos entraves à saída do espanhol de 25 anos é o elevado ordenado que aufere na Luz, na ordem dos dois milhões de euros líquidos por temporada, que não estaria ao alcance de qualquer clube.
Ainda assim, Raul de Tomas insiste na saída, de forma a não ver o desenvolvimento estancar, pelo que, neste momento, um regresso ao campeonato espanhol, a título de empréstimo, afigura-se como o cenário mais plausível.

2 comentários:

  1. Mas já gastaram tudo, em comissões, off-shores, em jogadores velhos e a 33%. Qt ao porto actual é dividas , emprestimos obrigacionistas antecipações de receitas e jogadores velhos a 33% do passe.

    ResponderEliminar
  2. Foi o clube português que mais lucrou da UEFA na época passada ... e este ano já teve de antecipar 50M€ de receitas futuras para fazer face às despesas?
    ...
    Assim sendo só posso concluir que anda por ali um buraco sem fundo, com muita gente a mamar na teta, e a sarjeta do jornalismo a olhar para o lado e a fingir que não se passa nada...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...