01 dezembro 2019

As contradições de Augusto Inácio no caso Mihajlovic. Os depoimentos (pode ler aqui) que...Inácio pediu para publicar; Presidente do Marítimo fala em "golos infantis" frente ao Benfica; “É algo muito lindo, jogar no FC Porto”

Carlos Pereira considerou que o Marítimo apresentou "boa circulação de bola na primeira parte", mas pecou pela falta de eficácia e desatenções defensivas frente a um rival de Champions.
"Alguns golos também foram um pouco infantis e em alta competição não se podem sofrer, mas estamos numa fase de adaptação ao novo método de trabalho desta equipa técnica e isto serve-nos de lição para os jogos que aí vêm em nossa casa, que é onde temos de mandar", afirmou o presidente do Marítimo.

“É algo muito lindo, jogar no FC Porto”. Com a época natalícia ao virar da esquina, Marchesín decidiu oferecer uma ‘prenda’ aos seus seguidores no Instagram, colocando-se à disposição para responder às mais variadas questões. Os adeptos do FC Porto não faltaram à chamada e quiseram saber quais as sensações do guarda-redes sobre esta etapa na sua carreira. E Marche abriu o coração, admitindo estar a viver uma espécie de conto de fadas. “Era um desafio muito grande, uma oportunidade para a minha carreira. O FC Porto é conhecido mundialmente e é um grande da Europa. Estou agradecido pela oportunidade e quero aproveitar”, referiu o guardião, que reiterou a mensagem numa outra resposta: “Chegar a um lugar como este é um sonho para qualquer futebolista sul-americano. Tenho o privilégio e quero defendê-lo como deve ser. É algo muito lindo, jogar no FC Porto.” Antes de ingressar nos dragões, o internacional argentino esteve no América, do México, onde virou ídolo. Por isso, não foi fácil na hora de dizer adeus. “Tive muito respeito da parte da direção [quando surgiu a hipótese de vir para Portugal]. Era um desafio e eles entenderam e agradeço-lhes. Foi a decisão mais difícil de toda a minha carreira. Foi uma surpresa para todos, mas tinha que dar esse passo, mesmo que tivesse custado”, admitiu Marchesín.

As contradições de Augusto Inácio no caso Mihajlovic. O Sporting foi condenado pelo TAS a pagar 3 milhões de euros de indemnização a Sinisa Mihajlovic, por ter despedido o treinador sérvio a quatro dias do início efetivo do contrato, ou seja, antes do período experimental que permitiria, ao abrigo da lei, sustentar a decisão sem quaisquer consequências legais. Enquanto Sousa Cintra, contactado pelo Record, argumenta que teve luz verde do departamento jurídico para formalizar o despedimento a 27 de junho, Augusto Inácio garante que só apresentou uma versão dos factos, nomeadamente sobre o cancelamento de jogos no estágio na Suíça.
O antigo diretor de futebol do Sporting fez dois testemunhos, em momentos diferentes do processo. O primeiro, a 7 de setembro de 2018, quando ainda estava no clube, perante os advogados do Sporting; o segundo a 18 de março de 2019, quando já era treinador do Aves, a pedido do advogado de Mihajlovic. O Record teve acesso aos dois documentos, ambos assinados por Inácio, e constatou que existem diferenças substanciais de conteúdo entre as afirmações de setembro de 2018 e as de março de 2019, relativamente à pré-época e a... alvos de mercado.
As palavras de Inácio são contraditórias. Sobre o tema do estágio, por exemplo. "O sr. Mihajlovic não tomou qualquer decisão a respeito da pré-temporada, mas a única proposta veio do sr. [Massimiliano] Marchesi [preparador físico]", declarou em março de 2019. "O sr. Mihajlovic decidiu adiar a data de início [do estágio] de 21 de junho para 3 de julho. […] Ele também mudou as datas e os jogos do estágio de pré-temporada na Suíça", afirmou em setembro de 2018.
Estas discrepâncias são ainda mais notórias num esclarecimento sobre jogadores referenciados pelo Sporting. "O sr. Mihajlovic analisou vídeos da equipa do Sporting e de jogadores que tinham sido sinalizados pelo nosso departamento de scouting. Rejeitou dois jogadores que ele não acreditava que tinham qualidade suficiente – Van Weert (FC Groningen) e Vadis Odjidja-Ofoe (Olympiacos FC)", pode ler-se no documento, que cita o testemunho de Inácio em setembro de 2018, onde o ex-diretor de futebol refere ainda que Mihajlovic "aprovou a contratação de Jonathan Bamba (AS Saint-Étienne)".
Em março de 2019, a versão é outra. "Mostrei ao sr. Mihajlovic e à sua equipa vídeos dos jogadores do Sporting no plantel e de jogadores que tinham sido sinalizados pelo nosso departamento de recrutamento de novos talentos. A este respeito, o sr. Mihajlovic ofereceu a sua opinião sobre estes jogadores, mas não rejeitou qualquer jogador que foi proposto ou solicitou a contratação de qualquer jogador", disse nesta segunda circunstância.

"Peço, por favor, que publiquem os documentos com os meus depoimentos". Augusto Inácio confirma a Record que fez "um depoimento no tempo de Sousa Cintra, aos advogados do Sporting" e que posteriormente foi abordado pelo advogado de Mihajlovic que lhe pediu se "poderia responder a algumas perguntas."
"Nunca fui ao TAS", esclarece. O ex-diretor de futebol defende que relatou "exatamente" o mesmo em ambos os momentos, "nem mais nem menos", ao ponto de dizer que estaria disponível para que o Sporting tornasse públicas as suas declarações em todo o processo. "Sim, podem divulgar! Peço por favor que publiquem os documentos com os meus depoimentos e vejam se há alguma diferença", diz, a propósito dos testemunhos a que o jornal Record teve acesso e que transcreve hoje.

Leia os dois testemunhos de Augusto Inácio no processo de despedimento de Mihajlovic.

Feitos em setembro de 2018 e março deste ano

Decisões sobre particulares

"Depois de ser apresentado como novo treinador do Sporting a 18 de junho de 2019, o sr. Sinisa Mihajlovic deslocou-se à Academia Sporting em Alcochete na manhã de 19 de junho de 2018. [...]  Foi conduzido ao seu gabinete, ocupou-o e manteve diversas reuniões durante o dia [...].

Discutimos o início do estágio de pré-época. O sr. Mihajlovic decidiu adiar a data de início de 21 de junho para 3 de julho. [...] Ele também mudou as datas e os jogos do estágio de pré-temporada na Suíça. O plano que tinha sido elaborado pelo anterior técnico, Jorge Jesus, era partir para a Suíça a 9 de julho e regressar a 17 de julho, e durante a estadia na Suíça nós iríamos fazer 4 jogos particulares: no dia 10 contra o Galatasaray, no dia 12 contra o Nantes, no dia 14 contra Nice e no dia 16 contra o PSV. O sr. Mihajlovic decidiu que preferia partir a 6 de julho e voltar a 16 de julho, e cancelar os jogos particulares marcados para os dias 10 e 14. Nós iniciámos de imediato contactos com a administração e com a empresa suíça organizadora do estágio para executar estas alterações, como pedido.

O sr. Mihajlovic analisou alguns vídeos da equipa do Sporting e de alguns jogadores que tinham sido sinalizados pelo nosso departamento de scouting. Ele rejeitou dois jogadores que ele não acreditava que tinham qualidade suficiente – Van Weert (FC Groningen) e Vadis Odjidja-Ofoe (Olympiacos FC). Ele ficou satisfeito por o guarda-redes Viviano estar sinalizado, pois tinha trabalhado com ele antes, e deu a sua aprovação para avançar com a sua contratação. Ele até lhe telefonou para o convencer a vir para o Sporting. Ele também aprovou a contratação de Jonathan Bamba (AS Saint-Étienne).

Eu jantei com ele nessa noite e tivemos longas conversas relativamente ao plantel. Ele estava interessado principalmente em ouvir os meus conselhos quanto às posições que nós precisaríamos de reforçar."

Depoimento a 18/3/2019

Português esclarece inglês

"Naquela época [setembro de 2018], eu ainda era funcionário do Sporting e o clube elaborou o depoimento após uma conversa comigo. Lembro-me que disse várias vezes ao Sporting que Sinisa [Mihajlovic] não decidiu ‘estas coisas’. Constato que o depoimento foi enviado ao Tribunal Arbitral do Desporto pelo Sporting, em inglês. No entanto, gostaria de salientar que o meu conhecimento da língua inglesa é muito limitado, portanto, gostaria de esclarecer os seguintes pontos, na minha língua materna, o português [...]

Considerando que o contrato de Mihajlovic começou em 1 de julho de 2018 o clube finalmente decidiu que iria começar a pré-temporada em 3 de julho de 2018, em vez de 21 de junho de 2018.[...]

O plano elaborado pelo antigo treinador, Jorge Jesus, consistia em partir para a Suíça em 9 de julho e voltar em 17 de julho, e durante a estadia na Suíça iríamos jogar quatro jogos amigáveis [...]. Eu falei sobre isso com o preparador físico, o sr. Marchesi, que disse que, em princípio, preferiria fazer algumas mudanças no calendário [...]. Informei o sr. Marchesi e o sr. Mihajlovic de que pode haver penalizações no caso de cancelamento dos jogos amigáveis, mas teria que verificar isso com o clube. Deste modo, o sr. Mihajlovic não tomou qualquer decisão a respeito da pré-temporada, mas a única proposta veio do Sr. Marchesi [...]

Mostrei ao Sr. Mihajlovic e à sua equipa alguns vídeos dos jogadores do Sporting e de alguns jogadores que tinham sido sinalizados pelo nosso departamento de recrutamento. A este respeito, o sr. Mihajlovic ofereceu a sua opinião sobre estes jogadores, mas não rejeitou qualquer jogador que foi proposto ou solicitou a contratação de qualquer jogador. Quanto ao guarda-redes Viviano, as negociações entre ele e o Sporting estavam bastante avançadas naquela altura. O sr. Mihajlovic chamou-o [telefonou-lhe] para dizer que ele estava prestes a juntar-se ao Sporting."

2 comentários:

  1. O ÁRBITRO PARA O GIL VICENTE - SPORTING

    Hugo Miguel, da AF Lisboa, é o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o jogo entre Gil Vicente e Sporting, da 12.ª jornada da Liga, agendado para este domingo, às 20 horas, em Barcelos.


    Bruno Jesus e Ricardo Santos serão os árbitros assistentes e Dinis Gorjão o quarto árbitro.

    Na Cidade do Futebol, na função de videoárbitro, vai estar Bruno Esteves, auxiliado por Paulo Brás.

    Lá vem o fornecedor de equipamentos do Sporting dar uma, ajuda. Claro que nada, disto é incompatível nem afecta o bom nome da liga Proença.

    O representante de um fornecedor de equipamentos, marca que visa aumentar vendas e lucrar, vai arbitrar um jogo no qual intervém uma equipa fornecida... só mesmo em Portugal e só mesmo em favor de uma das equipas da santa aliança, tudo com a conivência e subserviência da lpf e da fpf. À descarada..

    fica tudo em familia.... sportinguista, fontelas és o maior, nem eu conseguia fazer melhor. PARA O BENFICA MANDARAM O LAGARTAO VERDÍSSIMO E NO VASCO A ROUBAR COLOCARAM O DRAGÃO FERREIRA. Para O ALMOCADAS MANDARAM O SPORTINGUISTA HUGO MAKRON MIGUEL E PARA O FCP QUEM MANDARÃO??? O DRAGARTO FONTELAS ATACA O SLB E PROTEGE OS DRAGARTOS. ALGUÉM TEM DÚVIDAS???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eis que falou um adepto do Toupeirense. Um dos clubes mais corruptos e endividados da Europa, presidido por um dos maiores mafiosos e bandidos deste triste e corrupto país.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...