06 outubro 2019

Gestos polémicos de Coates?; 'Caso da moeda' no Benfica-V. Setúbal: o que dizem os relatórios do delegado e do árbitro. Benfica ofereceu uma camisola e garrafas de vinho à equipa de arbitragem; Os números não enganam. Bruno Fernandes já parece Jardel

Bruno Fernandes continua a somar recordes com a camisola verde e branca, tendo, pela primeira vez na sua carreira, atingido a marca de seis jogos consecutivos a marcar. O máximo anterior tinha sido precisamente o registo alcançado na deslocação à Vila das Aves – antes do arranque da estação 2019/20 o seu máximo eram quatro desafios consecutivos a marcar –, em que apontou o golo que permitiu a estreia vitoriosa de Silas no comando técnico do Sporting.
Anteontem, no Estádio José Alvalade, Bruno Fernandes voltou a decidir, desta feita consumando a reviravolta no marcador perante os austríacos do LASK Linz, possibilitando aos leões os primeiros três pontos no grupo D da Liga Europa, depois da estreia a perder na Holanda, perante o PSV Eindhoven – em que também marcara. Mais do que isso, com a participação também no primeiro golo da sua equipa nesse desafio com os austríacos, ao assistir o avançado brasileiro Luiz Phellype, Bruno Fernandes participou, até ao momento, em 75% dos golos dos leões na presente temporada.
As contas são fáceis de fazer: o Sporting marcou até ao momento 16 golos em 11 jogos e o capitão conta com sete golos em dez jogos – na receção ao Famalicão cumpriu castigo após a expulsão por acumulação de cartões amarelos na deslocação ao terreno do Boavista –, além de cinco assistências, elevando assim para 12 a participação nos golos da equipa. Estes factos são mais uma prova da influência do atleta naquela que é a manobra da equipa, cada vez mais dependente daquele que foi o médio com mais golos no futebol europeu na última temporada, em que obteve 32 golos em 53 jogos – motivo que contribuiu e levou o vice-campeão europeu Tottenham a apresentar uma proposta de 60 M€ e mais 10 M€ mediante objetivos alcançados pelo internacional português, que foi recusada pelo elenco liderado por Frederico Varandas.
Nesse capítulo da finalização e voltando precisamente ao registo assinalável de Bruno Fernandes estar numa série de seis jogos seguidos a marcar, sublinhe-se que o dono da camisola 8 entrou no restrito grupo de finalizadores da história do clube que conseguiram idêntica proeza, o qual só tem mesmo elencados avançados, alguns deles ícones de leão ao peito e não só. Nessa lista estão jogadores como Yazalde, Jordão ou Jardel, ainda que Lourenço, em 1964/1965, o tenha conseguido por duas ocasiões.

Alguns gestos de Coates no jogo com o Lask Linz estão a ser alvo de críticas dentro do balneário leonino. Segundo avança o CM, o defesa-central, no jogo da Liga Europa, levantou diversas vezes os braços quando tinha a bola, como que a dizer que não tinha opções para passes ou soluções para desenvolver o jogo. A atitude surge após o jogador uruguaio ter estado sob fogo cerrado por ter cometido três penáltis e feito dois autogolos em três encontros.

Caso da moeda no Benfica-V. Setúbal. Tiago Martins, o árbitro do encontro entre Benfica e V. Setúbal, realizado a 28 de setembro, foi atingido por uma moeda de cinco cêntimos. Isto mesmo está mencionado no relatório do delegado da Liga José Pinto, a que o jornal Record teve acesso e que serviu de base à decisão do Conselho de Disciplina da FPF em multar a SAD encarnada em 3.188 euros. O juiz lisboeta relatou que a moeda lhe provocou um hematoma no peito.
Pelo que é dado a ler, o delegado desfaz as dúvidas, confirmando que só houve uma moeda, aquela que Tiago Martins apanhou no final do desafio, a contar para a 7ª jornada do campeonato, e que as imagens da transmissão da BTV mostram.
O momento em que Tiago Martins apanha uma moeda do chão no Estádio da LuzNo referido relatório, Pinto escreve ter sido informado da ocorrência. "Foi transmitido pelo árbitro aos delegados da Liga que, no final do jogo, quando a equipa de arbitragem se dirigia para o túnel, o mesmo foi atingido com uma moeda de cinco cêntimos, no peito, proveniente da Bancada Emirates, onde se encontravam adeptos afetos ao SL Benfica, identificados com camisolas e cachecóis do clube, causando-lhe um hematoma", pode ler-se. José Pinto acrescenta que "a moeda foi de imediato apanhada do chão pelo árbitro e entregue ao delegado de campo", Bruno Ferreira.
Promovido à primeira categoria em 2014/15, Tiago Martins, de 39 anos, foi omisso no seu relatório quanto ao valor facial da moeda. Refere apenas que a mesma foi lançada por "adeptos afetos ao SL Benfica, claramente identificados pelos cachecóis e camisolas que vestiam, atingindo o árbitro no peito, criando um ligeiro hematoma".
O Conselho de Disciplina multou as águias em mais de 3 mil euros, sendo certo que a SAD vai recorrer. O órgão federativo enquadrou o sucedido no artigo 182º do regulamento disciplinar da Liga, sobre as "agressões graves a espectadores e outros intervenientes". No entanto, remeteu-o para o ponto 2 do referido artigo, em que se define a punição para agressões que não provocam lesão de "especial gravidade".
O órgão federativo salientou que o incidente foi "relatado" pelos delegados da Liga e árbitro. Já o da PSP foi "consultado". Ora, os encarnados ‘agarram-se’ a este relatório para fazer a sua defesa, pois alegam que as forças de segurança nada referem sobre a moeda.
As águias suspeitam que Tiago Martins faltou à verdade no relatório, daí que, além do recurso da multa, tenham a intenção de apresentar participação contra o árbitro filiado na AF Lisboa. Recorrendo às imagens televisivas, o Benfica faz notar que Tiago Martins apanhou a moeda, que se encontrava alguns metros à sua frente, pelo que não pode ter sido atingido. Na passada segunda-feira, fonte dos encarnados considerou ser de "enorme gravidade" o facto de o árbitro poder ter falsificado o relatório.

2 comentários:

  1. Os melhores gestos foram os do pepe e do danilo no último jogo. Um está cansado devido à comida do lar de repouso e o outro está farto dos sapos e dos actos arruaceiros do SC (é que o danilo é um fulano educado e de boas maneiras, não pega de empurrão)

    ResponderEliminar
  2. o bruno fernandes é um chuta-chuta e não um centro campista. Numa equipa pequena consegue marcar golos porque mais ninguém é capaz de chutar mas numa equipa decente com avançados decentes chutar não é tão preciso (estão lá os avançados para fazer jogadas de ataque). É por isto que ninguém paga 70 milhões nem 60 por ele, os grandes preferem avançados e os pequenos não têm dinheiro.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...