27 outubro 2019

Brasileiros oferecem 2 jogadores para pagar dívida ao Sporting; Varandas esteve em cinco reuniões com as claques; Recusou 2,5M€/ano para jogar no...Rio Ave. "Não quero saber do dinheiro"

Mehdi Taremi, 27 anos, avançado iraniano do Rio Ave tem sido uma das revelações nas primeiras jornadas do campeonato português. O avançado, em entrevista ao jornal O Jogo, admite que recusou 2,5 milhões de euros por época para apostar tudo em Portugal e o no Rio Ave
"É verdade. O Al Gharafa está entre as quatro melhores equipas do Catar e várias queriam contratar-me, mas respondi sempre que queria vir para a Europa porque só dessa forma poderia chegar a grandes clubes. Ofereceram-me 2,5 milhões de euros por uma época e recusei, mas voltaram a perguntar quanto queria ganhar. Não quero saber do dinheiro", disse o internacional iraniano.
"Quero fazer o melhor possível em Portugal e, se tiver êxito, as grandes equipas estarão com certeza atentas e irão procurar-me", acrescentou ainda.

Frederico Varandas esteve em cinco reuniões com as claques. A rutura com as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI começou a desenhar-se logo após a tomada de posse de Frederico Varandas, em setembro de 2018, mas até ao ponto de não retorno o presidente procurou esgotar todas as vias para uma convivência institucional normalizada. E tanto assim que, segundo o jornal Record, durante os primeiros 13 meses de mandato, Varandas participou pessoalmente em cinco reuniões com os grupos organizados de adeptos (GOA).
"Ajudem-me a ajudar-vos" foi uma das ideias que o presidente eleito tentou transmitir, repetidamente, nesses encontros, ele que também pertencera a uma claque. O momento, pós-ataque a Alcochete, era ainda de grandes pressões para que o corte com os GOA, nomeadamente com a Juve Leo, fosse imediato e pela raiz, mas Varandas preferiu o corte de regalias, desde logo das chamadas 'borlas' ou bilhetes gratuitos. O problema, então como hoje, nunca foram os GOA em si, mas as lideranças dos mesmos. Um exemplo dessa realidade foi a proposta da direção para que os elementos das claques pudessem adquirir, individualmente, ao clube, uma Gamebox que englobasse tudo, por 120 euros, bastando para tal fazer prova de que eram sócios do Sporting e do respetivo GOA. Esta sugestão foi recusada. As claques preferiram comprar os lugares anuais e serem elas a vendê-los aos seus associados, decidindo o preço.
A via do diálogo fechou-se por completo após dois incidentes graves: a tentativa de invasão das garagens de Alvalade e o arremesso de pedras contra o carro do vogal Miguel Afonso. O receio de uma tragédia pior do que Alcochete fez soar os alarmes.

Oferecidos jogadores em troca de dívida. Do Corinthians para o Sporting, André chegou a Alvalade no verão de 2016, a troco de 1,2 milhões de euros, mas revelou dificuldades de adaptação e em janeiro de 2017 regressou ao Brasil, desta feita rumo ao Sport Recife, pela mesma quantia. Quase três anos depois, o avançado... ainda pesa nas contas dos leões, dado que o Sporting tem um milhão de euros a receber pela sua transferência. A dívida, que já constava no relatório e contas anual de 2018/19 e em concreto está cifrada em 990 mil euros, foi confirmada pelo presidente do emblema de Recife, Milton Bivar, revelando que ofereceu dois jogadores para saldar o valor em causa, contudo o negócio não avançou e o processo corre agora na FIFA.
"Recentemente, o Santos [clube onde André se formou] exigiu o mecanismo de solidariedade, mas a antiga administração não pagou e sobrou para nós... Pagámos 90 mil reais ao Santos e uma quantia razoável à FIFA, fora o milhão de euros que eles não pagaram ao Sporting, que era proprietário do jogador", afirmou Bivar, numa entrevista à Rádio Jornal, detalhando a estratégia do Sport para fazer face às dificuldades financeiras: "Um dirigente do Sport passou dez dias em Portugal a tentar um acordo. Oferecemos alguns ativos para poder resolver o assunto, o Juninho e o Adryelson, mas o Sporting não se decidiu e esse processo está a correr na FIFA. Vai ‘estoirar’ a qualquer momento."
A dívida é antiga, mas Bivar acredita que o acordo com a administração presidida por Frederico Varandas está para breve. "Se o nosso dirigente tivesse ido para Lisboa com 500 mil euros podíamos ter alcançado um acordo, mas ele foi para lá liso... Em breve, podemos acertar com o Sporting e saldar esse milhão de euros que devemos", frisou. Refira-se que André, atualmente no Grémio, realizou 15 jogos pelo Sporting e apontou três golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...