A SAD do FC Porto prevê, em 2019/2020, um resultado líquido positivo de 150 mil euros. A informação foi comunicada esta quinta-feira pela sociedade dos azuis e brancos, à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que inclui um saldo positivo de 77,97 milhões de euros no mercado de transferências.
Os números apontam, por isso, para uma queda de 98,4 por cento nos lucros, em comparação com os resultados alcançados na época anterior, devido à ausência da fase de grupos da Liga dos Campeões: os prémios atribuídos na Liga Europa são de valor significativamente inferior.
Recorde-se que, no exercício de 2018/2019, a FC Porto SAD obteve um resultado líquido positivo de 9,47 milhões de euros.
Na informação detalhada à CMVM, a diferença em maior evidência está relacionada com os proveitos operacionais - excluindo verbas que entram com passes - que caem de 176,3 milhões de euros para 113,8 milhões de euros, sobretudo devido à ausência da Champions. Por outro lado, há uma redução prevista de 10,2 por cento nos custos operacionais, que baixam dos 150,5 milhões para os 135,1.
Na entrada, os maiores valores surgem da televisão, com 42,561 milhões de euros, além de uma previsão de 16,709 milhões da participação nas provas europeias, receitas de bilheteira e ainda 24,855 milhões oriundos de acordos publicitários.
Nos custos, a maior fatia concentra-se nas despesas com pessoal, na ordem dos 80,384 milhões de euros. Seguem-se o fornecimento e serviços externos (43,934 milhões), além de gastos com amortizações e provisões.
Para alcançar um valor líquido positivo, os azuis e brancos orçamentaram um encaixe com transferências de jogadores na ordem dos 77,969 milhões, que conferem um aumento de 35,3 milhões de euros em relação ao registo do relatório e contas de 2018/2019. Lembre-se que, na apresentação das mesmas contas, o administrador da SAD do FC Porto, Fernando Gomes, anteviu um possível encaixe necessário com transferências de jogadores na ordem dos 65 milhões de euros.
A proposta de orçamento vai ser apresentada pela SAD do FC Porto em assembleia geral, a 14 de novembro.
"Emblema do Benfica não está bom para quem está na China". Domingos Soares Oliveira, administrador executivo da SAD encarnada, que esteve na Nova School of Business and Economics e deu uma "aula" com pessoas com necessidades especiais, em Carcavelos, falou sobre a eventual mudança do emblema do Benfica. O dirigente encarnado fez o ponto da situação e desculpou-se com o excesso de cores:
“O emblema do Benfica está bom para mim, mas não está para quem está na China. As pessoas dizem que não está a palavra Benfica no emblema. Há seis cores no emblema. Se repararem nos emblemas de Manchester United, City ou outros clubes, há menos cores", afirmou.
Soares Oliveira acrescenta que o presidente Luís Filipe Vieira não quer a mudança. “O presidente, por ele, não quer mudar o emblema. Mas há razões comerciais. Isto será dado aos sócios para decidirem. Não está em agenda para o próximo ano, ainda não vai acontecer nada”.
"O Sporting deve ter um plantel e peras". O antigo guarda-redes britânico Paul Robinson mostra-se rndido à qualidade de Matheus Pereira, avançado brasileiro que o Sporting cedeu esta temporada ao West Bromwich.
"O Sporting deve ter um plantel e peras para permitir que jogadores desta qualidade sejam emprestados. Matheus Pereira tem feito muita diferença no West Bromwich, tem sido o melhor jogador em campo. A sua capacidade de atacar, a sua capacidade de manter a bola, de correr atrás. Como eu disse, o Sporting deve ter uma equipa muito boa para que ele possa ser emprestado", afirmou o antigo internacional inglês ao Football Insider.
O talento de Matheus Pereira tem dado nas vistas na Premier League e o West Bromwich pondera avançar para a compra do seu passe já em janeiro. Recorde-se o luso-brasileiro foi cedido até ao final da época com uma cláusula de opção de 9 milhões de euros, mas segundo o jornal Record o clube inglês admite concretizar o negócio já na reabertura do mercado.
Senhor Domingos Oliveira o Benfica nasceu em 1904 com o nome Sport Lisboa. Só em 1906 se passou a chamar Sport Lisboa e Benfica, após "fusão" com o Grupo Sport de Benfica. Por isso deixe lá estar o nome como deve ser, SLB, e mande os "chineses" bugiar. Aliás, para os "chineses", «Benfica» ou «SLB» não lhes deve fazer grande diferença. Mas para a História do Benfica faz. E, neste caso, a História deve prevalecer.
ResponderEliminarQuanto à cores apresentem a proposta, que a gente depois fala...
Gostei do "por causa dos chineses" até parece que vaos colocar no emblema a palavra porco em chinês. São uns brincalhões.
ResponderEliminarO emblema já mudou várias vezes e irá mudar mais vezes, não há nenhum problema com isso desde que seja aprovado por quem de direito. A ideia de lá estar a palavra benfica por extenso até parece razoável porque isso de iniciais só é para o rdt e em portugal porque na europa não o deixam usar o disparatado nome (RDT).
ResponderEliminarO Barcelona, que tem FCB no emblema, não parece estar nada preocupado com a Europa. Nem com os "chineses"...
EliminarE não nos consta que isso seja problema para a internacionalização do clube.
Fico sempre com a sensação de que, por vezes, há problemas inventados por certos gestores apenas para desculpar os problemas e dificuldades que não conseguem ultrapassar.
Estamos a falar do benfica, não sei pq foi invocado o nome do barcelona. Parece os gajos do porto qd se fala alguma coisa sobre o clube deles , eles respondem sempre com "o benfica também....". Mudar não é mau mas não precisamos de olhar para os outros para mudar. Se gostarmos da nova solução mudamos sem olhar ou pedir licença, mas quem é o barcelona...
Eliminaros numeros do porto mesmo martelados são preocupantes, é que o plantel actual é constituido por velhos, meios passes e não jogadores. Aproveitam-se 3 ou 4 e alguns desses estão chateados com o treinador, caminham para o custo zero à saida.
ResponderEliminarPorto necessita de realizar 77M€ com a venda de jogadores, para suprir a eliminação da Champions.
ResponderEliminarE os adeptos assobiam para o lado, enquanto vão aceitando que os gestores tenham prémios milionários em épocas desastrosas, sem um único títulos conquistado.
Está bonito, está. É a sportinguização do FCP em marcha...
Os adeptos não aceitam. Infelizmente não há alternativa. Sei de boa fonte que há 10 anos atrás Rui Moreira quis avançar mas foi ameaçado por elementos dos SD ligados ao "regime". Controlam a prostituição e as prisões da cidade. Os administradores também vivem disso e controlam o submundo do Porto. Autoridades, tudo envolvido. Ontem no dragão abordaram-me para assinar a lista da recandidatura de PdC. Rejeitei prontamente e posso dizer que estavam com a lista bem vazia e sem interessados. Não duvido que mesmo que tenham de falsificar assinaturas a candidatura vá avançar, mas é bom ver que o povo pode ser lento, mas não é tonto.
EliminarSó falta avançar um candidato!