O Sporting já participou em quatro provas oficiais esta época – Supertaça, campeonato, Liga Europa e Taça da Liga – num total de nove jogos realizados. E o registo contempla cinco derrotas, 56% de desaires, a percentagem mais elevada de sempre do clube em 90 anos de futebol em Portugal. Ou seja, nunca os leões haviam perdido tantas vezes nos primeiros nove jogos oficiais de cada época.
Para se encontrar uma série semelhante é necessário recuar até à temporada 2005/06. O arranque oficial dessa época para o Sporting teve jogos de qualificação para a Liga dos Campeões, campeonato e fase de grupos da Taça UEFA. E nos primeiros nove jogos, os leões sofreram quatro derrotas. José Peseiro iniciou essa época como treinador do Sporting, tendo sido substituído por Paulo Bento – o seu adjunto era... Leonel Pontes.
Os registos históricos e negativos do emblema de Alvalade não se ficam por aqui. Desde que existem competições em Portugal que o Sporting nunca tinha sentido o sabor da derrota em três jogos consecutivos em casa. Aconteceu agora com Rio Ave, por duas vezes, e Famalicão.
Fábio Cardoso foi apertado no túnel do Dragão. Foi muito tenso o ambiente vivido no final do FC Porto-Santa Clara da Taça da Liga e, segundo o que o nosso jornal apurou, Fábio Cardoso foi mesmo apertado no túnel do Dragão. Uma reação de elementos ligados aos azuis e brancos que resultou da entrada violenta do central sobre Romário Baró, que vai colocar a jovem promessa portista fora de combate por algumas semanas.
A efervescência não envolveu contacto físico, mas terá sido pautada por injúrias e ameaças. Segundo as informações recolhidas pelo jornal Record, o delegado da Liga presente no local reportou a existência de uma confusão, mas sem indicar em concreto quem terão sido os agentes envolvidos. Por esse motivo, o CD da FPF não deve avançar com qualquer medida disciplinar até reunir outros meios de prova, nomeadamente o relatório policial, que costuma demorar alguns dias a chegar à Cidade do Futebol.
Certo é que, apesar do ocorrido durante a partida, Fábio Cardoso trocou cumprimentos com vários jogadores do FC Porto e acabou por abandonar o campo junto ao árbitro António Nobre, explicando que o seu ato sobre Baró não havia sido intencional. O detonador do conflito foi o pedido de camisola que um adepto fez ao central do Santa Clara. Este acedeu, mas elementos dos dragões reagiram mal ao facto de um apoiante seu ter tomado essa atitude para com um adversário que acabara de lesionar Romário Baró. O escalar do conflito envolveu João Henriques, mas também um dos seus adjuntos, o preparador físico Alberto Carvalho. A PSP acalmou os ânimos, procurando afastar do local quem estava com ‘sangue quente’.
Romário falha Rio Ave e Feyenoord. Romário Baró foi ontem reavaliado no Olival à lesão sofrida na véspera, após uma entrada muito dura de Fábio Cardoso, que até provocou alguma ironia de Sérgio Conceição no final do desafio com o Santa Clara. “As vezes o jogador escorrega e toca no jogador e outra vezes escorrega e não toca”, disse o treinador, numa mensagem que a maioria dos adeptos portistas remete para uma escorregadela de Cardoso num jogo contra o Benfica, que haveria por dar vantagem à equipa onde Fábio se formou.
A verdade é que o médio portista saiu maltratado, de maca e em lágrimas e percebeu de imediato que havia sofrido uma lesão de média gravidade que lhe custaria alguns jogos. Ontem, depois de uma reavaliação, viu confirmado um traumatismo direto no tornozelo direito com hematoma e entorse e ficou a saber que não joga tão cedo. Os confrontos com o Rio Ave, no domingo, e contra o Feyenoord (Liga Europa), na próxima quinta-feira, estão definitivamente fora dos planos. Depois se verá, mas o mais provável é que permaneça mais algumas semanas em recuperação e perca também o jogo da Seleção de Sub -21 de Portugal, na Holanda, que terá lugar na paragem competitiva para os clubes. O regresso, no fim-de-semana de 19/20 de outubro, traz Taça de Portugal. Será a melhor perspetiva para o campeão europeu de Sub-19 que mais rapidamente se impôs no FC Porto de Sérgio Conceição.
Ontem, Baró ainda necessitava de canadianas para se locomover. Continuava com o tornozelo muito magoado e terá de esperar alguns dias para poder voltar a fazer exercício físico. Para já mantém-se em tratamento.
Os nomes dos avançados da formação anunciados por Vieira. Desde a inauguração do centro de estágio dos encarnados, em 2006, a fábrica de talentos não produziu um ponta de lança que tivesse vingado, sendo esta uma missão que, segundo O Jogo, está em marcha, no sentido de serem calibrados dianteiros puros, distintos da função que João Félix desempenhava e que resultou na produção de atletas como Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Cavaleiro ou Hélder Costa. No “forno” estão agora três goleadores, mais um do que o número anunciado por Luís Filipe Vieira em entrevista à TVI, dizendo que as águias vão “ter dois brevemente” e que “um tem 18 anos”.
Segundo o diário, este é Gonçalo Ramos, promovido dos juniores à equipa B, e titular da Seleção Nacional de sub19 no último Europeu da categoria, que o impediu, para já, de alinhar com frequência: apresentou-se mais tarde, pelo que ainda não marcou. Ex-médio, a compleição física, potência, força e capacidade de remate impulsionaram-no para a posição de segundo avançado, mas acabou por ser puxado para ponta de lança na Seleção e no Benfica. Ainda terá pela frente, pelo menos, uma época de equipa B para ganhar mais maturidade e adaptar-se a um nível de exigência superior. Na última época, pelos juniores, marcou 20 golos em 35 jogos.
Segue-se Henrique Araújo, que alinha pelos juniores (soma seis golos em seis jogos) e na época passada arrasou pelos juvenis (33 jogos e 37 golos), depois de ter sido contratado ao Marítimo, clube pelo qual fez 55 tentos em 33 encontros em 2017/18. Aos 17 anos, é visto como um animal de área, menos elegante mas com enorme eficácia.
Na lista há agora outra promessa, com 16 anos. Acabado de chegar do V. Guimarães e muito disputado, João Resende está já na lista de elite das águias. Chegou ao Seixal e, em cinco jogos, já apontou nove golos pelos juvenis. No relatório técnico tem escrito que possui um potencial enorme e que é um sobredotado que faz golos de todo o lado.
Confusão no túnel do Dragão com insultos e injurias a jogador adversário?
ResponderEliminarNão sei de que se admiram, se é o normal e faz parte dos genes daquele clube. Quantos são os casos que se conhecem de confusões, insultos e agressões promovidos por agentes do FCP nos túneis dos campos de futebol deste país?
...
Até o comunicado tonto que fizeram ontem, acusando o Fábio Cardoso de jogar "à Porto", se percebe melhor. Faz parte da estratégia de vitimização para tentar justificar os incidentes e atenuar os efeitos da pena que sofreriam se nos órgãos disciplinares do futebol estivesse gente séria e isenta.
O Manuel é pródigo na hipocrisia, até parece ter agenda.
EliminarDiga lá Manel, já que consegue ler do artigo que houve confusao quando a notícia do que não se sabe o que aconteceu, o que aconteceu ao certo? Apareceu lá o Simão foi?
Patetico
Lido na imprensa:
Eliminar«Foi muito tenso o ambiente vivido no final do FC Porto-Santa Clara da Taça da Liga e, segundo o que o nosso jornal apurou, Fábio Cardoso foi mesmo apertado no túnel do Dragão.
...
A efervescência não envolveu contacto físico, mas terá sido pautada por injúrias e ameaças....»
Para bom entendedor, não precisa mais do que isto para imaginar o que se terá passado. Basta comparar com a meia dúzia de exemplos que se conhecem do comportamento "exemplar" dos portistas, neste e noutros túneis. Desde os tempos tenebrosos do Guarda Abel até às mais recentes injurias e agressões de Hulk, Sapunaru e companhia...
Puta que pariu esta cáfila azul e branca.. a peste do futebol, ao nível dos compadres do poderoso canelas. O Uribe também foi apertado quando lhe rachou a cabeça à cotovelada??? Hipócritas patéticos ridiculos, o vosso tempo de amargura está perto, o Ruizinho vai cantar como um passarinho é depois vai ser só rir. Catões nojentos, ide fazer o campeonato de Vigo, não fazeis cá falta nenhuma. Fora.
ResponderEliminarTudo e todo o benfiquista é burro,corrupto, filho da puta, encornado, maricas e cornudos! Puta que pariu raça maldita matai vos
ResponderEliminarCalma catão, o melhor está mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo para vir.. tudo para Vigo!!
EliminarPorque é que quase todos os comentários de benfiquistas soam a diarreias verbais? São anormalidades atrás de anormalidades.
ResponderEliminarDeve ser horrível estar na vossa pele.
E falem do Ruizinho, falem...quando ele começar a desbobinar, ides parecer uns ratinhos a fugir. Sois tão toupeiras!