03 junho 2019

"A curto, médio prazo podemos ter só dois grandes em Portugal"; Sporting vai voltar a ter equipa B; A prioridade no Dragão; E-toupeira: Juíz para analisar recurso do Ministério Público já é conhecido

O recurso do Ministério Público (MP) a pedir que a SAD do Benfica vá a julgamento no âmbito do processo 'e-toupeira' foi distribuído ao juiz/relator Rui Teixeira, do Tribunal da Relação de Lisboa.
A informação, confirmada à agência Lusa por fonte deste tribunal superior, consta da tabela de distribuição de processos, a qual indica que os recursos do procurador do MP Válter Alves e do ex-árbitro Perdigão da Silva deram entrada na sexta-feira e foram distribuídos hoje ao juiz Rui Teixeira, da 3.ª secção, que será o relator do acórdão.
Os recursos sobem à Relação de Lisboa, cinco meses e meio após a juíza Ana Peres, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), não ter pronunciado (não ter levado a julgamento) a SAD do Benfica por nenhum dos 30 crimes pelos quais foi acusada pelo MP nem o funcionário judicial Júlio Loureiro, em dezembro.
A juíza pronunciou (decidiu levar a julgamento) o antigo assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves e o funcionário judicial José Silva, estando o início do julgamento com estes dois arguidos marcado para 25 de setembro no Tribunal Central Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, em Lisboa.
Paulo Gonçalves vai responder por corrupção, violação do segredo de justiça, violação do segredo de sigilo e acesso indevido, enquanto José Silva foi pronunciado pelos mesmos crimes, mais o de peculato. O TCIC não deu como provados os crimes de favorecimento pessoal, de falsidade informática e de oferta ou recebimento indevido de vantagem.
No recurso para a Relação de Lisboa, o procurador Válter Alves defende a pronúncia da SAD 'encarnada' por um crime de corrupção ativa, outro de oferta ou recebimento indevido de vantagem e de 28 crimes de falsidade informática, enquanto a Benfica SAD considera, na sua contestação ao recurso, que o MP "insiste na busca incessante, errada e não sustentada" pela sua responsabilização por atos alegadamente praticados pelo antigo assessor jurídico do clube Paulo Gonçalves.
A acusação do MP sustentava que Paulo Gonçalves, enquanto assessor da administração da Benfica SAD, e no interesse da sociedade, solicitou aos funcionários judiciais Júlio Loureiro (não pronunciado) e José Silva (pronunciado) que lhe transmitissem informações sobre inquéritos, a troco de bilhetes, convites e 'merchandising' do clube.
Na leitura da decisão instrutória, proferida em 21 de dezembro de 2018, a juíza Ana Peres realçou que, à luz da lei, "os factos atribuídos a Paulo Gonçalves não podiam ser imputados diretamente à SAD do Benfica", explicando que o responsável "não fazia parte dos órgãos sociais da pessoa coletiva, nem representava a pessoa coletiva", sendo, apenas, um "subalterno", isto é, um funcionário da SAD 'encarnada'.
Logo, "não é possível imputar a responsabilidade" à SAD do clube da Luz pelos atos cometidos pelo antigo assessor jurídico, justificou a juíza de instrução criminal.
O MP recorreu ainda da não pronúncia dos funcionários judiciais Júlio Loureiro, este pelos crimes de corrupção passiva e de recebimento indevido de vantagem, e de José Silva, por violação de segredo por funcionário, por favorecimento pessoal, por falsidade informática e por acesso ilegítimo.



Prioridade no Dragão. Tem a idade certa - fará 26 anos no próximo dia 16 de junho -, o perfil correto e um preço que justifica amplamente o carimbo de prioritário que o FC Porto colocou no dossiê de Renzo Saravia, lateral-direito do Racing Club Avellaneda, internacional pela Argentina em três ocasiões.

Lateral sólido do ponto de vista defensivo (mais que a atacar, embora também o faça com critério), Renzo Saravia tem a experiência de 128 jogos pelo Belgrano e Racing Avellaneda, clubes que partilham os seus direitos económicos.
A cláusula do defesa está fixada em 15 milhões de euros, mas o Racing sabe que não receberá nenhuma oferta dessa dimensão pelo jogador. Na altura em que o nome do argentino foi ventilado para o Atlético de Madrid e Inter, o Racing chegou a pedir 10 milhões de euros, de forma a reter metade desse valor.
Isso afastou os interessados e admite-se agora que uma transferência de Saravia poderá ser feita por um valor a rondar os 7 milhões de euros - com bónus salvaguardando uma futura transferência do futebolista.

Sporting vai voltar a ter equipa B. Tomaz Morais, responsável pelo Departamento de Formação e Liderança do Sporting assume que foi um erro acabar com a equipa secundária, no final da temporada passada.
Na I Conferência Bola Branca, Tomaz Morais assumiu que acabar com a equipa B, uma decisão da anterior direção do Sporting, foi um erro que a nova liderança do clube pretende inverter.
"Estamos a acabar o plano estratégico e uma das linhas de curto prazo é restabelecer a equipa B. A equipa B é fundamental na perspetiva atual. Não a devíamos ter largado. É uma ferramenta estratégica", sublinhou.
Ainda assim, Tomaz Morais avisou que o renascimento da equipa B "não se faz ao acaso": "É preciso ter condições certas, infraestruturas. Estamos a trabalhar nelas."
Na última época, a equipa B do Sporting desceu de divisão. A direção de Bruno de Carvalho decidiu extinguir a equipa secundária e ficar apenas com a recém-formada equipa de sub-23.

"A curto, médio prazo podemos ter só dois grandes". Se tudo continuar como está, no futebol português, o Sporting corre o risco de desaparecer do mapa dos grandes. O aviso foi lançado, na Conferência Bola Branca, por Luís Vilar, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto Europeia (FCSDE).
"A curto, médio prazo podemos vir a ter só dois grandes. Se Porto e Benfica continuarem a ir à Champions, o Sporting vai estar mais 10 anos no terceiro lugar."
O debate conduzido pelo jornalista da Renascença Carlos Dias, também com Helena Pires, diretora executiva de competições da Liga Portugal, e Lúcio Correia, professor de Direito do Desporto na Universidade Lusíada, teve particular incidência sobre a centralização dos direitos televisivos.
Luís Vilar insisti que o futebol português não vai "sair da cepa torta enquanto não houver centralização dos direitos televisivos".
"É ridículo. E a culpa não é da Liga, mas daquela Assembleia Geral que não deixa nada passar", acusou.
No mesmo debate, Helena Pires salientou que a intenção da Liga "não quer tirar a quem já tem", mas sim "dar mais a quem não tem".

16 comentários:

  1. Helena Pires salientou que a intenção da Liga "não quer tirar a quem já tem", mas sim "dar mais a quem não tem". ISTO É INTELIGÊNCIA A MAIS PARA NÓS SIMPLES MORTAIS. Não consigo acompanhar este verdadeiro milagre dos pães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “””E na Inbicta organizou-se uma manifestação no nó de Contumil para entregar o Dragão de Lata 2018 a Valter Neves o procurador “do vasto e do cristalino”.””

      Eliminar
    2. E o "Dragão doiro" será dado ao Pedro Fonseca da PJ de Lisboa. Uma preciosa ajuda que ele deu a inventar processos. Um verdadeiro defensor da naçon andrade. Infelizmente para os seus interesses os juizes não tiveram a mesma opinião.

      Eliminar
  2. Se não fossem os apintadores e o vardoste mais os quinze pênaltis teriam ganho bola e teriam ficado atrás do Braga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda ficava à frente do clube do regime, que segue impune há mais de 10 anos em termos desportivos civis.

      Eliminar
    2. Penaltis que existiram e sem a ajuda dos vouchers, e-emails e padres dentro do campo para rezar as missas, como aconteceu no final do campeonato, com o toupeiral.

      E tudo aconteceu com o salvador corrupto a atacar a arbitragem na taça da liga, mas a calar-se quando foi roubado em Braga contra as toupeiras.

      É que os negócios no seixal com o orelhas, têm muito que se diga.

      Eliminar
  3. O Zbording sad tem um enorme buraco financeiro e será por esta razão que poderá acabar na insolvência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sai mais um gelado para testa!

      Eliminar
    2. O almoçadas está falido completamente. Só ainda não faliu porque os bancos andam a fechar os olhos

      Eliminar
    3. Jà teria fechado as portas se fosse um clube para lá do Guadiana ou dos Pirinéus, a Europa intolerante com o tráfico de influências.

      Eliminar
  4. Benfica: cerca de 60% dos adeptos em Portugal
    Citado pela A Bola, José Peseiro afirmou que o Benfica "tem cerca de 60 por cento dos adeptos em Portugal". Fonte.
    N.B.- naturalmente que esta posição vai provocar úlceras gástricas dolorosas nos membros da Famigerada Aliança.

    ResponderEliminar
  5. Macacadas e Cartilheiros & Cia., Lda

    No espaço de umas horas a merda de comunicação social que temos fez-nos saber que a equipa do Canelas (leia-se; o inginheiro macaco e os seus lacaios que espalham o terror nos campeonatos secundários sob a protecção e o conluio quer das autoridades policiais e judiciais quer das instâncias que gerem do futebol português) andou no autocarro da selecção nacional para a Liga das Nações e que o futebolista do Benfica, João Félix, foi insultado e assobiado - "Lampião de merda volta para Lisboa, volta para o teu clube” - à chegada à concentração da selecção em Espinho, numa unidade hoteleira onde está instalada a comitiva portuguesa, a mesma onde o foculporto costuma estagiar e onde começou por fazer a festa de campeão na temporada passada, antes do jogo com o Feirense...

    O jogador de 19 anos "chegou numa viatura onde também seguiam o pai e a mãe e alguns adeptos manifestaram-se contra o jogador do Benfica, batendo inclusivamente no tejadilho do carro". Tudo normal. Ninguém apareceu a condenar os insultos ao jogador da selecção da FPF e ninguém sentiu necessidade de justificar o autocarro da selecção do Ronaldo ao serviço dos superdragões (Canelas).

    Obrigado João Félix por ajudares a pôr a nu toda a pandilha de arruaceiros que gravitam em redor do futebol nacional, presidente da liga e da federação, directores de jornais e televisões, comentadores, paineleiros, autoridades que permitem que meia dúzia de energumenos façam deste pais uma coutada sua. E lembra-te, João; a estrela não és tu. Eles é que são os verdadeiros astros do futebol português.

    Também no hóquei em patins é o Benfica a mandar nesta merda toda. Ao contrario de milhões de portugueses eu confesso não ser um apaixonado da modalidade. Ainda por cima de um desporto onde o Benfica tem sido sistematicamente roubado por decisões arbitrais, e outras, também aberrantes, dignas de um país terceiro mundista. «A Oliveirense (de Oliveira de Azeméis) sagrou-se a nova campeã da Taça de Portugal, após vencer o Benfica por 5-2 na final, disputada no Pavilhão Municipal de...Oliveira de Azeméis». Bate tão certo como...

    O crescer da cornadura do jornal onojo ao mesmo tempo que perdeu a vergonha de se assumir como um mero pasquim do clube da fruta.

    É um clássico do Calor da Noite de, pela persistência, tentar transformar uma mentira evidente numa verdade contundente. Quando me enviaram este cartoon tão engraçado eu fui ver o histórico desde a época 2008/09 - ultima década - onde se tornou mais indecorosa a berraria do Calor da Noite, mas também o total de jogos entre o Braga-Benfica e os do Braga-clube da fruta a contar para a primeira liga...

    Braga-foculporto
    11 jogos, 2 vitorias do Braga, 1 empate, 8 vitórias do clube da fruta.

    Braga-Benfica
    11 jogos, 3 vitórias do Braga, 7 do Benfica, 1 empate.

    Total de sempre
    Braga-Benfica 71 jogos, 17 vitórias do Braga, 38 do Benfica, 16 empates.

    Braga-clube da fruta
    73 jogos, 16 vitórias do Braga, 39 do foculporto, 18 empates.

    Outras competições...
    Braga-foculporto

    Liga Europa - 1 jogo uma vitória do clube da fruta.

    Campeonato de Portugal - 3 jogos 3 vitórias do clube da fruta.

    Supertaça - 1 jogo uma vitória do clube da fruta.
    Taça de Portugal - 13 jogos 11 vitórias do clube da fruta.

    Braga-Benfica

    Liga Europa - 1 jogo uma vitória do Braga.

    Campeonato de Portugal - 1 jogo uma vitória do Benfica.

    Taça de Portugal - 6 jogos 4 vitórias do Benfica.
    Taça da Liga - 1 jogo uma vitória do Braga.

    Total de todas as competições...

    154 jogos entre Braga e foculporto - 107 vitórias do clube da fruta, 21 do Braga, 26 empates.

    143 jogos entre Benfica-Sporting de Braga - 95 vitórias do Benfica, 19 vitórias do Braga, 29 empates.

    Fonte, futebol 365.
    Vá lá, cartilheiros, continuem a marrar na mesma tecla. Pode ser que se transforme em realidade.

    ResponderEliminar
  6. Foi resposta ao "Chupem" do JF no autocarro a festejar o campeonato. Agora come merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que para o ano "chupem" outra vez e podem dar a mesma resposta!

      Eliminar
  7. Respostas
    1. VIlar é assumido portinguista. Mas não anda a comer gelados com a testa.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...