09 maio 2019

West Ham prepara 'ataque' no Dragão; O futuro de Dala em Alvalade; "Sporting? Estamos à espera do que vai acontecer"

Alan Ruiz, ligado ao Sporting até junho de 2021, está sem competir desde dia 3 e aguarda instruções da SAD, para saber se terá de se apresentar em Alcochete no arranque da pré-temporada. Quem o assume é Federico Ruiz, o pai do avançado de 25 anos, que esta temporada esteve cedido, primeiramente, ao Colón e, posteriormente, ao Aldosivi.
"Estamos à espera do que vai acontecer", assume o pai do dianteiro, em declarações ao jornal Record, não descartando a possibilidade de Ruiz cumprir mais um período de empréstimo na Argentina, caso venha a ser esse o entendimento da equipa técnica de Marcel Keizer. Pouco provável, mas não impossível, desde logo se não existir outra solução, é o técnico holandês querer ver o argentino em ação na pré-época, antes de tomar uma decisão, o que implicaria que Ruiz se apresentasse em Alcochete a 27 de junho. A venda do passe do argentino, no entanto, continua a ser a prioridade número um. Alan Ruiz teve o último compromisso do semestre na passada sexta-feira, na 2ª mão dos oitavos-de-final da Taça da Superliga argentina, frente ao River Plate, que terminou com a derrota do Aldosivi, por 6-0. O avançado saltou do banco a 14 minutos do final, rendendo Matías Pisano, numa fase em que a sua equipa perdia já por cinco golos sem resposta.
O avançado leonino que, em ano de estreia, assinou 7 golos – alguns decisivos – em 26 partidas, regressou ao futebol argentino em janeiro de 2018, para representar o clube que deixara quando se mudou para Lisboa, o Colón. A cedência era válida por um ano e o emblema de Santa Fé tinha opção de compra, tendo de pagar 7 milhões de euros, caso quisesse mantê-lo. O que não aconteceu e deu azo à sua mudança para Mar del Plata, para representar o Aldosivi. Em ano e meio no país natal, o avançado que chegou a conquistar os adeptos realizou apenas 37 jogos... incompletos.

O West Ham volta à carga por Brahimi e tem argumentos de peso para garantir a contratação do argelino. O criativo do FC Porto pode cumprir finalmente o sonho de atuar na Premier League, beneficiando agora da sua condição de agente livre, dado estar prestes a esgotar o seu vínculo aos azuis e brancos.
No início da época, recorde-se, Brahimi, de 29 anos, era o principal objetivo do West Ham, que enviou mesmo uma comitiva à Invicta. Pinto da Costa tinha prometido a Sérgio Conceição que não vendia qualquer das peças-chave do plantel abaixo da cláusula de rescisão mas, ao ser confrontado com uma proposta de 30 milhões de euros por um jogador que não só estava em final de contrato, como implicava o pagamento de 6,5 milhões de euros à Doyen se cumprisse o último ano de azul e branco, deixou a decisão final pendente da conversa que o jogador pretendia manter com o treinador dando-lhe conta do seu desejo de rumar a Inglaterra. Todavia, nesse encontro, Sérgio Conceição sentiu que Brahimi estava implicado com os objetivos do grupo e conclusão de ambos foi a de que faria sentido o extremo jogar mais um ano no FC Porto. Assim aconteceu mas, como o técnico também disse a Brahimi, as portas continuaram abertas. 

Gelson Dala já recebeu luz verde para regressar ao Sporting e ser mais uma opção para Marcel Keizer na pré-temporada dos verdes e brancos, prevista para arrancar a 27 de junho. Segundo o Record apurou, o avançado de 22 anos, cedido ao Rio Ave, fez o suficiente para convencer o técnico holandês a observá-lo ‘in loco’, naquela que será a derradeira chance de o internacional angolano garantir um futuro de leão ao peito. Isto porque, após dois empréstimos consecutivos aos vila-condenses, sabe o nosso jornal que não está no seu horizonte voltar a ser cedido. Com efeito, apesar de acreditar que pode ser aposta em 2019/20, Dala dá prioridade a um projeto que lhe garanta estabilidade na carreira.
As primeiras semanas da nova época serão decisivas para a definição do seu futuro a curto/médio prazo, algo que estará naturalmente dependente do aval de Keizer. Dala está ciente da concorrência que estará à sua espera (Bas Dost e Luiz Phellype, no presente, e ainda com Vietto já assegurado); porém, crê que pode ser uma opção válida e capaz de igualar ou superar a marca que soma este ano pelo Rio Ave - sete golos em 27 partidas, um deles na última jornada, diante do Moreirense.
Dala nasceu tarde para o mundo do futebol, dado que apenas se tornou federado aos 17 anos. Em janeiro de 2017, trocou o 1º de Agosto por Alvalade, na companhia do compatriota Ary Papel, e assinou contrato por dois anos (entretanto renovado até 2022), com cláusula de 60 M€. Após ter sido ‘cortado’ nas últimas duas pré-épocas, em ambas pelo ex-técnico leonino Jorge Jesus, à terceira... pode ser de vez.
Os bons desempenhos do angolano ao serviço do Rio Ave despertaram o interesse de clubes europeus de campeonatos emergentes. Segundo o diário, terão chegado a Alvalade propostas na ordem dos 5 milhões de euros, liminarmente recusadas pela SAD verde e branca, que deposita grande confiança na evolução do avançado. A convicção é a de que, integrado numa estrutura vencedora, Dala poderá evoluir bastante e render ainda mais no futuro.

2 comentários:

  1. Não ataca no dragão pq o jogador já lá não está e ainda devem 6 milhões

    ResponderEliminar
  2. Este ano foi 6 mil~hoes pelo braimi , 6 milhões pelo casilas e 2 milhões pelo maxi. O Oliver é um caso à parte

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...