10 abril 2019

United na frente por 'pérola' do Sporting; Ingleses sem dúvidas: Salah devia ter sido expulso; Empresa ganhava um milhão por ano a gerir Facebook de BdC; Salário de Montero disparou no regresso do ‘Avioncito’

O contrato de Fredy Montero, iniciado em janeiro de 2018 e que estava previsto terminar em junho de 2019, permitiria ao colombiano receber 2,9 milhões de euros brutos só nesta temporada. O avançado acabou por sair em fevereiro para os Vancouver Whitecaps, mas nem por isso saiu de mãos a abanar. É que só entre fevereiro e junho de 2018, Montero recebeu 1,2 milhões de euros, praticamente o dobro do que auferiu nos dois anos e meio correspondentes à sua primeira passagem por Alvalade (633 mil euros). Ora, isto causa estranheza à empresa responsável pela auditoria forense.
“Não obtivemos explicações suficientes que sustentem o racional que justifica os termos contratuais do segundo contrato, ou seja, um aumento tão grande na sua remuneração”, argumenta a Bakertilly, apontando ainda que a performance do antigo camisola 10 “afigura-se, de acordo com alguns dados estatísticos, melhor no primeiro período do contrato”, o que causa ainda mais espanto. Realce-se que no início da época 2013/14, Montero recebia 200 mil euros por ano e quando saiu auferia 305 mil, ou seja, cerca de dez vezes menos do que tinha previsto no seu último contrato. A auditoria revela também que “até ao momento da venda em fevereiro de 2016”, a Sporting SAD obteve um lucro de cerca de 350 mil euros”, contabilizando a venda ao Tianjin Teda por 5 milhões, anulado, no final, com o regresso do jogador, de 31 anos.
A Bakertilly indica ainda que o Sporting terá pago 400 mil euros à agência de jogadores Proeleven, a 14 de janeiro de 2018, com o “objetivo desta aconselhar na estratégia negocial a adotar com Montero”, para que os leões conseguissem prolongar o contrato com o colombiano por mais uma ou duas temporadas (2019/20 e 2020/21). No dia seguinte, a SAD leonina ganhou mesmo o direito de estender o vínculo até 2020/21, desde que fosse garantida ao ‘Avioncito’ uma “retribuição anual de 1.3 milhões de euros”.

Empresa ganhava um milhão por ano a gerir Facebook de BdC. A empresa YoungNetwork, de João Duarte, Ana Leal e Guadalupe Monfreitas, faturou, entre os anos de 2015 e 2017, quase dois milhões de euros à Sporting SAD, para, basicamente, gerir a máquina de comunicação da presidência de Bruno de Carvalho nas redes sociais – através do Facebook, segundo o Correio da Manhã. Isto embora, no contrato, também se possam ler rubricas com outros itens, como "comunicação estratégica", "Jornal SCP, Sporting.pt e Sporting TV", que já contavam com equipas próprias do clube.

As exibições de Bruno Fernandes não têm passado despercebidas além fronteiras e são vários os clubes que têm estado de olho no médio do Sporting. O Manchester United faz parte desse lote de emblemas europeus que têm mostrado interesse na transferência do jogador de 24 anos - já se desenvolveram contactos informais em relação ao internacional português -, estando bem posicionado na corrida pela contratação do médio.
No entanto, não ficará sem concorrência, já que também em Itália o percurso de Bruno Fernandes no Sporting está a ser seguido com atenção, sobretudo pelo Milan, pelo que não estaria fora de hipótese um regresso do jogador ao país - o médio iniciou a carreira sénior no Novara e, após passagens por Udinese e Sampdoria, voltou a Portugal, pela porta de Alvalade, estando vinculado até 2023. O interesse é grande e será difícil os responsáveis leoninos manterem o médio no clube verde e branco no próximo mercado de transferências. Resta-lhes jogar com o valor inscrito na cláusula de rescisão, que é o mais alto do plantel - €100 M.

A imprensa inglesa é unânime em relação à entrada de Mohamed Salah sobre Danilo: cartão vermelho por mostrar. O avançado egípcio entrou de sola à perna de Danilo e acabou por o português.
Numa revista de imprensa aos principais jornais ingleses, a decisão parece não gerar controvérsia. Salah devia ter sido expulso, o que o impediria de jogar a segunda mão, no Porto.
O "The Independent" consulta o conceituado árbitro inglês Mark Clattenburg, que diz que Salah "teve sorte por não ter sido expulso". O juiz acrescenta que "as diretrizes da UEFA são claras" em casos como este: "O VAR devia ter dito ao árbitro para rever o lance e tenho a certeza que decidira expulsar Salah".
O "Express" recorreu à opinião de Steve Nicol, antigo futebolista e treinador de futebol, que diz que a entrada de Salah "não foi maldosa", mas merecia o vermelho direto: "Rapaz de sorte", completou.
O antigo árbitro Phil Dowd falou no programa da BT Sport e também não teve dúvidas: "Vi o lance várias vezes e o Salah pôs em risco a segurança do adversário. Devia ter sido sancionado com cartão vermelho".
O "The Guardian" foi o jornal com menos certeza, mas escreve na crónica do Liverpool-FC Porto que Salah "escapou ao cartão de qualquer cor". No "The Sun" também houve destaque para o lance com Danilo, dizendo que o avançado dos reds "teve muita sorte" por não ver a cartolina vermelha.

11 comentários:

  1. Só falta publicarem as declarações de árbitros internacionais a dizerem que os lances do Feirense-Benfica foram bem decididos, conforme se viu ontem na SportV... mas se calhar isso não interessa, vocês têm que apoiar as mentiras dos javardos, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arbitros internacionais contratados por quem? e de renome. Vai mas é apanhar no cu, empranhas pelos ouvidos,não tens olhos na cara ou és cego?Verme.

      Eliminar
  2. «O tempo apura a verdade e desmascara os mentirosos»

    O Benfica voltou a ‘atacar’ o FC Porto na sequência da «polémica estéril» em relação à arbitragem do último jogo com o Feirense e deu eco à «firme e generalizada ideia» de que o rival nortenho tem, nesta altura do Campeonato, «10 pontos a mais» graças a erros de arbitragem.
    «É cada vez mais firme e generalizada a ideia de que há um competidor nesta Liga que tem muitos mais pontos do que aqueles que deveria ter. A observação detalhada daquilo que tem sido o percurso do FC Porto permite chegar à conclusão de que são, na realidade, 10 pontos a mais!», pode ler-se na NewsBenfica, que não esquece a polémica em torno do jogo com o Feirense:
    - Quanto ao último jogo do Benfica, em Santa Maria da Feira, a polémica estéril que se tentou criar à volta de alegados lances polémicos está desfeita: o recurso à mais fina tecnologia confirma que o golo anulado ao Feirense foi uma decisão acertada. Exatamente o mesmo que defenderam os três árbitros estrangeiros (todos eles antigos internacionais) que analisaram na Sport TV as incidências do Feirense-Benfica e que não tiveram quaisquer dúvidas: penálti sobre Pizzi bem assinalado, golo do Feirense bem anulado e não existiu qualquer penálti cometido por Florentino.
    A rematar, o clube da Luz lembra que «os mesmos três árbitros internacionais entendem que o penálti sobre Brahimi, no FC Porto-Marítimo, foi mal assinalado». «O tempo apura sempre a verdade e desmascara os mentirosos», conclui.
    «O tempo apura a verdade e desmascara os mentirosos»

    AGORA QUE A ESTRATÉGIA CORRUPTA FOI DESMASCARADA
    É TEMPO DOS CARTILHEIROS AMARAL, PINTO, RODOLFO, GUEDES, SERRÃO, INSOLVENTE
    E O MESTRE, O FUGITIVO DE VIGO, O FEIRENSE, E O JOGADOR DO FEIRENSE
    VIREM PUBLICAMENTE P-E-D-I-R D-E-S-C-U-L-P-A AO POVO PORTUGUÊS
    AO BENFICA
    E AO ÁRBITRO BRUNO PAIXÃO
    (A QUEM QUERIAM FAZER A CAMA)

    BANDALHOS, SUJOS, PORCOS E MAUS QUE FIZERAM O MAIOR XIQUEIRAL
    E CHAVASCAL DA HISTÓRIA SÓ PARA MAIS UMA VEZ INCLINAREM OS CAMPOS
    TUDO INFLIZMENTE COM A COBERTURA DE UMA COMUNICAÇÃO SOCIAL
    DE CALÇAS ARREADAS, QUE TAMBÉM ALINHOU NO BOTA ABAIXO
    AO GLORIOSO SLB

    NÃO TÊM AUTORIDADE MORAL PARA ABRIREM A BOCA
    QUEREM GANHAR O CAMPEONATO DE QUALQUER MANEIRA

    COM VERDADE DESPORTIVA BENFICA E BRAGA TERIAM SIDO
    OS FINALISTAS DA TAÇA DA LIGA E DA TAÇA DE PORTUGAL
    E LIDERARIAM O CAMPEONATO (1ª E 2ª POSIÇÕES)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha que continuar a DESMASCARAR OS CRIMINOSOS E MENTIROSOS !! FORÇA BENFICA !!!! Contra o CRIME ORGANIZADO e contra os seus SUBMISSOS..... o desporto favorito do LAGARTO é: BAIXAR AS CALÇAS e colocar-se de 4 perente o FCP !!! LACAIOS e SUBMISSOS !

      SEGUNDO O FEIRENSE: decisões "envergonham o futebol português".
      O Feirense emitiu um comunicado no qual deixa duras críticas à arbitragem do jogo com o Benfica. Na nota, o clube fogaceiro considera que as decisões "envergonham o futebol português".
      Numa publicação acompanhada de um vídeo que mostra vários lances do jogo deste domingo, em Santa Maria da Feira, que o Benfica ganhou por 4-1, o Feirense deixa duras críticas à arbitragem, relativamente ao golo anulado a Vítor Bruno, que daria o 2-0 para a equipa da casa, à grande penalidade assinalada a favor do Benfica, que resultou no empate, e a uma alegada grande penalidade que ficou por marcar na área das águias.
      "Os clubes pedem isenção, rigor, respeito e verdade desportiva, mas depois há decisões [ver vídeo] que adulteram os jogos e mancham este campeonato", escreveram os fogaceiros, deixando ainda uma nota sobre Bruno Paixão, VAR do encontro.
      ESTES BANDALHOS DEVIAM AGORA PEDIR DESCULPA (e ainda ficou um penalti por marcar por mão na bola num remate do Grimaldo)

      Eliminar
    2. Cala-te estupido, se não tivessem roubado o paços de ferreira nem a final four tinhas ido. Nem para estrume serves. Pensa pela tua cabeça verme.

      Eliminar
    3. estúpido és tu pois já esqueceste que violaram os regulamentos da prova tendo que inventar uma lesão num jogador

      quarenta anos de corrupção leva-vos a achar a batota com algo normal

      Eliminar
  3. Dragão com árbitro (quase) privativo
    por f.g.
    "No ciclo de seis jogos na Liga, Jorge Sousa foi nomeado para o Moreirense - FC Porto, FC Porto - Benfica e SC Braga - FC Porto, o que dá a média de jogo sim, jogo não
    Abel Ferreira tocou no ponto essencial da história do jogo, mas as suas palavras evaporaram-se na balbúrdia das coisas ditas a quente depois dos jogos, principalmente naqueles em que a expressão do resultado suscita desencontro de opiniões entre os intervenientes.
    O treinador bracarense, curvando-se perante a enorme capacidade argumentativa de «um dos melhores FC Porto da história», tentou trazer à colação a situação que permitiu ao oponente empatar a dois golos através de um penálti que classificou de duvidoso, um penálti que o árbitro descobriu com inusitada certeza, por entre confusão de pés alvoroçados.
    Ouvi-o lamentar-se e lembrei-me do que me contou um dirigente de grande prestígio já falecido, nos primeiros anos do meu percurso jornalístico, ainda no tempo em que as pessoas falavam em liberdade, sem o biombo censor das estratégias de comunicação que entretanto se inventaram. Contou-me ele que os árbitros que são bons não se comprometem em lances nos espaços sensíveis do terreno de jogo e que só admitem uma leitura. Isso fica para os outros, como única forma de se tornarem notados e, eventualmente, arranjarem apadrinhamento que os ajude a subir na carreira: se falta o mérito, valha o favor.
    O árbitro que é bom, segundo esse dirigente, por ser mais talentoso e revelar superior aptidão, faz a diferença nos detalhes, nas faltas a que não se atribui relevância por serem assinaladas em zonas neutras, distantes das balizas, mas que massacram a equipa penalizada, ou nas faltas descortinadas em zonas de risco desde que seguro da sua absolvição perante a crítica por saber que a negligência ou a imprudência sentenciarão a culpa de um qualquer praticante menos prevenido. Dois substantivos maravilhosos e fiéis amigos dos árbitros, que os autorizam a tomar decisões feridas no rigor, embora protegidas de todos os reparos pela ambiguidade interpretativa que as leis de jogo concedem e que os especialistas na matéria utilizam com apreciável.
    Abel Ferreira terá pretendido destacar, com desajeitada ironia, é certo, o infinito talento e a visão microscópica de Jorge Jesus, ao conseguir ver o que viu e nas circunstâncias em que viu. Fê-lo em jeito de desabafo, com a ingrata sensação de se sentir ludibriado, mas não dever dizer mais do que disse. É o poder do erro de que o árbitro dispõe para controlar e intimidar, se quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Sousa esteve afastado de actividade regular devido a lesão que o obrigou a prolongada ausência. Regressou à 21.ª jornada, no Moreirense - FC Porto que terminou empatado a um golo. Difícil e muito agitado. Basta recordar que os dragões marcaram por Herrera ao minuto 90+2. Após o apito final, ainda no relvado, foi exaltada a pressão exercida sobre o árbitro, o qual, no entanto, numa perdeu a compostura. Era o segundo empate consecutivo portista na Liga (depois do 0-0 em Guimarães), mas no minuto 90+10 ficou registada a mostragem de um cartão amarelo ao jogador do Moreirense, Patito Rodriguez.
      Não se pode afirmar, portanto, que Jorge Sousa pecou por défice de condescendência. De aí o reconhecimento do próprio presidente portista, que, na companhia do seu director do futebol, Luís Gonçalves, não abandonou o estádio sem antes se dirigir à cabina dos árbitros para cumprimentar o chefe de equipa.
      Três jornadas depois, apesar desta carinhosa manifestação de amizade, Fontelas Gomes, o presidente dos árbitros e tanto quanto julgo saber responsável pelas nomeações, escalou Jorge Sousa para o FC Porto - Benfica (24.ª), com os desenvolvimentos que se conhecem, e três jornadas adiante, para o SC Braga - FC Porto (27.ª). O que nada tem de mal, aparentemente. O que causa estranheza é o critério. No seu curto ciclo neste Liga, em seis jogos foi nomeado para três do FC Porto, metade do total. Ou seja, jogo sim, jogo não, espécie de árbitro privativo ou quase.
      Por um lado, vale argumento de que os melhores árbitros devem ser escolhidos para os jogos mais importantes; por outro, deve presidir às nomeações a conveniente prudência para não se ampliar a dúvida. Ora, neste caso, como se entende, nem tudo foi tido em devida conta, sobretudo nesta derradeira fase da prova em que cada ponto parece ter mais valor e cada decisão mal tomada dá força a gritaria para o resto da semana.

      Eliminar
  4. Nova tentativa de queimar o BdC. E agora, com tanta trampa a acontecer na arbitragem nacional, até dá jeito para nãos e falar de colinhos e outras ajudas.

    ResponderEliminar
  5. agora em todos os posts é isto? falta de vida propria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não têm mais nada que fazer e pensam que todos são como eles que emprenham pelos ouvidos..
      Aliás é claramente um controle de propaganda pelos vermelhos para controlo de massas dos mais fracos..
      Nada de novo. Mas só acredita quem quer..

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...