05 abril 2019

"Já estou num 'grande' europeu", diz Bruno Fernandes. Médio lembra os 4 anos de contrato e que sente-se bem em Alvalade; Os pilares do novo Dragão

Felipe fica no FC Porto em 2019/20, Danilo também tem a porta fechada. Só o pagamento da cláusula de rescisão pode alterar a decisão da SAD portista, pouco disposta a perder os baluartes que restam na defesa e no meio-campo, sectores que vão perder Éder Militão e, muito provavelmente, Herrera. Para Conceição, não há dúvidas: o FC Porto só pode ser estável e lutar de igual para igual com os rivais em todas as competições se mantiver o núcleo duro.
Nesta fase, o Xerife e o Comendador são o baluarte dos respetivos sectores e o treinador não admite perdê-los. Além do mais, são os subcapitães de equipa e peças fundamentais na liderança do balneário. É também por isso que vão transitar como peçaschave para a próxima época. E até podem vir a renovar contrato. Mas já lá vamos...
Há muito tempo que a estrutura do futebol portista reconhece em Felipe e Danilo capacidades ímpares de liderança, mas pela questão da antiguidade, poucas vezes um e outro usaram a braçadeira. Especialmente depois de Sérgio Conceição chegar e fazer de Herrera um indiscutível. O mexicano foi, inclusivamente, apontado pelo treinador como o elemento mais importante na gestão do balneário.
Mas já nessa fase Felipe e Danilo recolhiam votos para a sucessão. Brahimi, então também sub-capitão, acabou por ser ultrapassado na hierarquia e o Comendador é, como se viu em Braga, o atual número 2. A esse nível, porém, Felipe caminha praticamente ao lado do internacional português e só o futuro clarificará, em definitivo, quem será o número 1 e o número 2. Pela antiguidade (chegou em 2015/16) e situação atual, o médio é o favorito. No que respeita à equipa, ambos continuarão a ser elementos estruturantes. Felipe já viu várias propostas recusadas e o seu empresário ouviu Pinto da Costa comunicar-lhe que não aceita vender abaixo dos 50 milhões de euros que fixam a cláusula do brasileiro. Sem Éder Militão, Felipe e Pepe são a dupla que garante qualidade ao sector portista e isso é para levar a sério. Felipe até já foi sondado para assinar um novo contrato, não só como forma de prolongar além de 2021 a permanência no Dragão, mas também como forma de premiar a fidelidade e o rendimento.
Danilo é “ainda” mais caro do que o colega: 60 milhões de euros. E tem contrato até 2022, pelo que a renovação do mesmo só pode ser entendida como forma de lhe mostrar o apreço do clube e a valorização. As lesões que o médio sofreu nos últimos dois anos atrasaram a possibilidade de este dar o salto, mas nunca lhe roubaram protagonismo interno. Conceição admira-o muito e quer tê-lo outra vez à frente da defesa em 2019/20.

"Já estou num 'grande' europeu". O nome de Bruno Fernandes tem sido associado a alguns dos grandes clubes do Velho Continente e a algumas das ligas mais competitivas. O médio sente-se orgulhoso, mas sublinha que são mais as palavras do que os atos. "Obviamente que um jogador ver o seu nome ligado, nem que seja só nos jornais, a grandes clubes é sempre muito bom. Mas, muito se fala e pouco se faz", sublinha, apontando o seu foco noutra direção: "Neste momento o meu foco está no Sporting. Nunca escondi que o meu sonho seria um dia jogar nos grandes clubes e nas melhores competições, nos melhores campeonatos europeus. Mas, neste momento, eu já estou num grande europeu e quero dar tudo aquilo que tenho enquanto aqui estiver. E, até ao dia de ir embora, estarei aqui de bom grado e a dar tudo o que tenho pelo Sporting."
Bruno Fernandes assinou, no início desta temporada, um contrato com o Sporting, válido até junho de 2023, que inclui uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Um contrato assinado durante a comissão de gestão liderada por Sousa Cintra e que se seguiu à rescisão do vínculo, na sequência dos incidentes ocorridos na Academia de Alcochete.
Apesar de ser um contrato que deixa descansada a administração da SAD leonina, a verdade é que a sociedade liderada por Frederico Varandas tem mantido conversas com o médio, de 24 anos, com vista à assinatura de uma nova ligação entre as partes.
Bruno Fernandes não confirma nem desmente, mas promete que, com o atual contrato ou outro vínculo qualquer, continuará a servir o Sporting da forma que tem servido até aqui. Algo que deixa os sportinguistas certamente muito tranquilos. "A renovação com o Sporting não é coisa para tanto… Não é algo para se falar de momento, porque eu também tenho cinco anos de contrato com o Sporting. Tenho mais quatro, visto que este está a acabar", recorda o internacional português, insistindo no facto de, atualmente, ter outros aspetos nos quais está mais concentrado.
"São coisas que, neste momento, me passam um pouco ao lado, porque haverá tempo para falar de uma suposta renovação de contrato, se o Sporting assim o entender", deixa em aberto, terminando o tema com uma garantia: "Eu estou bem no Sporting. Neste momento sou um jogador do Sporting e farei tudo para elevar o nome deste clube ao mais alto nível."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...