26 março 2019

Renovação em Alvalade complicada. 'Pérola' pode sair; Rui Pinto mantém segredos fora do alcance da PJ. Informação inacessível terá sido guardada na Internet; Barcelona com direito de 15% de jogador do Benfica

A Imprensa catalã revela, esta segunda-feira, que o Barcelona quando vendeu o passe de Alejandro Grimaldo ao Benfica em 2015 ficou com o direito de receber 15 por cento de uma futura transferência.
De acordo com o «Mundo Deportivo», o nome de Grimaldo, de 23 anos, tem vindo a ser associado a clube como, por exemplo, o Arsenal, Manchester City ou Atlético Madrid, pelo que o colosso catalão acautelou o futuro ficando com 15 por cento de uma futura venda.

A SAD do Sporting e Félix Correia continuam a negociar a renovação de contrato, mas, para já, não há acordo. Segundo o Record, os verdes e brancos dão prioridade a este dossiê e têm feito várias tentativas no sentido de segurar a jovem promessa da equipa de juniores, cujo vínculo expira no final da próxima época. Na última semana, as duas partes voltaram à mesa das negociações, mas não houve entendimento. Na verdade, Félix Correia rejeitou nova abordagem do Sporting. 
Os leões temem um cenário igual, ou semelhante, ao de Tiago Djaló, que saiu para o Milan a seis meses de terminar contrato, e, por isso, tentam a todo o custo chegar a um acordo com o jogador, um dos grandes valores dos juniores. 
Até aqui, o Sporting apresentou várias ofertas, mas o facto é que ainda não conseguiu aproximar-se das pretensões do extremo. Apesar do insucesso, Frederico Varandas não quer perder Félix e deverá subir a parada, de modo a convencê-lo a ficar em Alvalade nas próximas épocas. No entanto, não vai ser fácil. A jovem promessa, de 18 anos, tem vários clubes interessados, um dos quais o gigante Barcelona.

Rui Pinto escondeu em vários locais da Internet documentos e informações a que, agora, só ele pode ter acesso. Esta é a convicção das autoridades portuguesas que ainda não examinaram os computadores e discos externos apreendidos ao alegado pirata, colocado em prisão preventiva por suspeitas de crimes informáticos e tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen Sports.
Desde que passou a ser conhecido do público, em outubro do ano passado, depois de ter sido associado ao roubo dos e-mails do Benfica, Pinto terá começado a rodear-se de cuidados. De acordo com informações recolhidas pelo JN, começou a guardar informações sensíveis e até comprometedoras para ele em vários servidores espalhados pelo Mundo fora, acautelando a hipóte- se de, um dia, vir a ser detido e o seu material ser apreendido, o que aconteceu em meados de janeiro.
As autoridades acreditam que Rui Pinto é um perito em pirataria informática e, como tal, terá colocado informação, protegida por códigos de acesso, na chamada “DarkWeb” por dois motivos. Primeiro, para a esconder e não a ter fisicamente em casa; segundo, para tê-la acessível em qualquer parte do Mundo e a qualquer momento.
Ainda segundo informações recolhidas pelo JN, o computador e a dezena de discos externos apreendidos a Rui Pinto na Hungria mantém um sistema de encriptação que irá dificultar a tarefa dos inspetores da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e a Criminalidade Tecnológica da Judiciária.
Dependendo dos níveis de encriptação, a informação poderá nunca ser resgatada, a não ser que Rui Pinto colabore com as autoridades para abrir os segredos que contém e que poderão dar origens a novas investigações em território nacional e no estrangeiro, em cooperação com outras polícias europeias.
No material informático, os inspetores esperam encontrar provas que ligam Rui Pinto à violação de correspondência e à tentativa de extorsão à Doyen. Por outro lado, uma vez que o alegado pirata é também o único suspeito do roubo dos e-mails do Benfica, as autoridades também têm a expectativa de encontrar rasto que o ligue a este ilícito.
É previsível também haver informação sensível sobre múltiplos clubes, figuras associadas ao futebol, assim como documentos confidenciais de governantes e ministérios portugueses.
Recorde-se que as autoridades detetaram substanciais tentativas de “ex-filtração de dados”, visando e-mails trocados entre governantes, incluindo ministros e secretários de Estado, e outros decisores públicos.
As investidas do alegado pirata informático terão sido perpetradas entre 2016 e 2017. Todas foram reportadas às autoridades, que começaram a investigar de que forma era feitas estas intrusões. O método utilizado aponta para o jovem gaiense, de 30 anos, para já formalmente indiciado pelo ataque à Doyen Sports.
Mas a PJ encontrou muitas semelhanças entre este ataque e o que sofreu o Benfica. Nos dois casos, o ataque informático terá sido, aparentemente, praticado através dos mesmos servidores, situados na Europa e nos Estados Unidos da América.
Após a extradição desde a Hungria, Rui Pinto está agora preso preventivamente na cadeia anexa à PJ de Lisboa. E as investigações prosseguem.

5 comentários:

  1. rui pinto um génio da favela, alguém acredita nisso? claro que qq coisa encontrada será decifrável. Belgas, franceses, espanhois,hungaros e por aí fora serão batidos pelo cérebro de rui pinto uma história para ser contado aos bisnetos. Os americanos chineses e russos já se inscreveram numa workshop liderada pelo rui pinto

    ResponderEliminar

  2. Cala-te parvalhão! Vê-se logo que não percebes nada de informática.

    ResponderEliminar
  3. E a frase da semana é: APERTA ESSE PORCO.


    Lolllllllllllll

    ResponderEliminar
  4. A cartilha do JN tem de resolver o dilema:
    1. Rui Pinto é um denunciante bom que colabora com justiça na perseguição dos corruptos, dos criminosos e dos malandros que fogem ao fisco;
    2. Rui Pinto é um pirata informático que esconde informação em locais obscuros, protegida com códigos encriptados, para que a Policia não tenha acesso a esses dados.
    É que os dois retratos são incompatíveis e não encaixam.

    A mim, o que me paplpita é que está a surgir demasiado nervosismo nos meios em que se movimenta o JN, com receio do que possa vir a revelar o pirata informático. E eles lá saberão porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acredita nisso e não no conteúdo da informação que está escondida.
      Bem mas também se abafaram tudo até agora não será difícil abafar o que eventualmente aparecer ou não... enfim é o que temos em Portugal e há que continuar a lutar..

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...