De acordo com o «Mundo Deportivo», o nome de Grimaldo, de 23 anos, tem vindo a ser associado a clube como, por exemplo, o Arsenal, Manchester City ou Atlético Madrid, pelo que o colosso catalão acautelou o futuro ficando com 15 por cento de uma futura venda.
Rui Pinto escondeu em vários locais da Internet documentos e informações a que, agora, só ele pode ter acesso. Esta é a convicção das autoridades portuguesas que ainda não examinaram os computadores e discos externos apreendidos ao alegado pirata, colocado em prisão preventiva por suspeitas de crimes informáticos e tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen Sports.
Desde que passou a ser conhecido do público, em outubro do ano passado, depois de ter sido associado ao roubo dos e-mails do Benfica, Pinto terá começado a rodear-se de cuidados. De acordo com informações recolhidas pelo JN, começou a guardar informações sensíveis e até comprometedoras para ele em vários servidores espalhados pelo Mundo fora, acautelando a hipóte- se de, um dia, vir a ser detido e o seu material ser apreendido, o que aconteceu em meados de janeiro.
As autoridades acreditam que Rui Pinto é um perito em pirataria informática e, como tal, terá colocado informação, protegida por códigos de acesso, na chamada “DarkWeb” por dois motivos. Primeiro, para a esconder e não a ter fisicamente em casa; segundo, para tê-la acessível em qualquer parte do Mundo e a qualquer momento.
Ainda segundo informações recolhidas pelo JN, o computador e a dezena de discos externos apreendidos a Rui Pinto na Hungria mantém um sistema de encriptação que irá dificultar a tarefa dos inspetores da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e a Criminalidade Tecnológica da Judiciária.
Dependendo dos níveis de encriptação, a informação poderá nunca ser resgatada, a não ser que Rui Pinto colabore com as autoridades para abrir os segredos que contém e que poderão dar origens a novas investigações em território nacional e no estrangeiro, em cooperação com outras polícias europeias.
No material informático, os inspetores esperam encontrar provas que ligam Rui Pinto à violação de correspondência e à tentativa de extorsão à Doyen. Por outro lado, uma vez que o alegado pirata é também o único suspeito do roubo dos e-mails do Benfica, as autoridades também têm a expectativa de encontrar rasto que o ligue a este ilícito.
É previsível também haver informação sensível sobre múltiplos clubes, figuras associadas ao futebol, assim como documentos confidenciais de governantes e ministérios portugueses.
Recorde-se que as autoridades detetaram substanciais tentativas de “ex-filtração de dados”, visando e-mails trocados entre governantes, incluindo ministros e secretários de Estado, e outros decisores públicos.
As investidas do alegado pirata informático terão sido perpetradas entre 2016 e 2017. Todas foram reportadas às autoridades, que começaram a investigar de que forma era feitas estas intrusões. O método utilizado aponta para o jovem gaiense, de 30 anos, para já formalmente indiciado pelo ataque à Doyen Sports.
Mas a PJ encontrou muitas semelhanças entre este ataque e o que sofreu o Benfica. Nos dois casos, o ataque informático terá sido, aparentemente, praticado através dos mesmos servidores, situados na Europa e nos Estados Unidos da América.
Após a extradição desde a Hungria, Rui Pinto está agora preso preventivamente na cadeia anexa à PJ de Lisboa. E as investigações prosseguem.
rui pinto um génio da favela, alguém acredita nisso? claro que qq coisa encontrada será decifrável. Belgas, franceses, espanhois,hungaros e por aí fora serão batidos pelo cérebro de rui pinto uma história para ser contado aos bisnetos. Os americanos chineses e russos já se inscreveram numa workshop liderada pelo rui pinto
ResponderEliminar
ResponderEliminarCala-te parvalhão! Vê-se logo que não percebes nada de informática.
E a frase da semana é: APERTA ESSE PORCO.
ResponderEliminarLolllllllllllll
A cartilha do JN tem de resolver o dilema:
ResponderEliminar1. Rui Pinto é um denunciante bom que colabora com justiça na perseguição dos corruptos, dos criminosos e dos malandros que fogem ao fisco;
2. Rui Pinto é um pirata informático que esconde informação em locais obscuros, protegida com códigos encriptados, para que a Policia não tenha acesso a esses dados.
É que os dois retratos são incompatíveis e não encaixam.
A mim, o que me paplpita é que está a surgir demasiado nervosismo nos meios em que se movimenta o JN, com receio do que possa vir a revelar o pirata informático. E eles lá saberão porquê.
Sim, acredita nisso e não no conteúdo da informação que está escondida.
EliminarBem mas também se abafaram tudo até agora não será difícil abafar o que eventualmente aparecer ou não... enfim é o que temos em Portugal e há que continuar a lutar..