Delicada. É esta a situação atual de Marcel Keizer no comando técnico do Sporting, depois de mais uma exibição desastrosa e resultado comprometedor, com a derrota em casa (0-1) com o Villarreal, a contar para a primeira mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa. Depois de o estado de graça em que caiu à chegada a Alvalade ter acabado, sucedeu-se uma série de fracas exibições e maus resultados, numa clara quebra de rendimento, que tem suscitado a contestação crescente por parte dos adeptos face à equipa e ao seu técnico.
A verdade é que, além dos lenços brancos e da vaia monumental com que foi brindado no final da receção ao Villarreal, Marcel Keizer tem as suas decisões, opções e gestão sob escrutínio da SAD e, ao que foi possível apurar, o próximo jogo, com o Braga, reveste-se de especial importância para determinar o futuro do técnico holandês.
Foi precisamente a pensar no jogo de domingo, com o Braga, que Keizer promoveu a alteração de sete jogadores na receção ao Villarreal. A gestão, que acabaria por resultar numa derrota que compromete as aspirações dos leões em seguir até aos oitavos de final da Liga Europa, foi avaliada pela estrutura do futebol liderada por Frederico Varandas, no âmbito dos resultados e do rendimento que a equipa vem apresentando nos últimos tempos. Depois de uma entrada fulgurante, com uma sequência de sete vitórias e trinta golos marcados, o Sporting de Marcel Keizer conta nas últimas sete partidas apenas com uma vitória. Em 2019, os leões disputaram doze jogos, com um saldo inequívoco: quatro vitórias (Belenenses, Moreirense e Feirense, por duas vezes), quatro empates (FC Porto, por duas vezes, Braga e V. Setúbal) e quatro derrotas (Tondela, Benfica, por duas vezes, e Villarreal). Keizer está, agora, sobre gelo fino.
Marcos Acuña vai continuar no Sporting, pelo menos, até ao final da temporada. O Zenit não fará mais nenhuma oferta, depois de os leões terem recusado a última, garante o jornal O Jogo.
Ao que tudo indica, o clube leonino recusou uma proposta no valor de 16 milhões de euros (mais quatro milhões por objetivos) para a transferência do argentino de 27 anos. Porém, a SAD pretendia um negócio a rondar os 20 milhões de euros.
Acuña estava satisfeito com a possibilidade de rumar à Rússia, uma vez que ia dobrar o seu salário anual que, atualmente, está fixado nos 1,1 milhões de euros líquidos.
Recorde-se que Acuña chegou ao Sporting na temporada 2017/18 e tem um contrato válido com o emblema até junho de 2023, com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.
Hacker vai ser interrogado sobre e-mails do Benfica. Rui Pinto, o gaiense detido na Hungria a pedido das autoridades portuguesas por suspeitas de tentativa de extorsão ao fundo Doyen Sports, conhecido como o primeiro caso do “Football Leaks”, vai poder ser formalmente interrogado sobre o caso dos e-mails do Benfica, em que é suspeito de acesso indevido, avança o JN.
Completa-se hoje um mês desde que Rui Pinto foi detido no âmbito do mandado de detenção europeu emitido apenas sobre o caso daquele fundo de investimento ligado ao futebol. O gaiense licenciado em História, que vive em Budapeste desde 2015, poderia ser extraditado para Portugal e interrogado apenas sobre este caso, excluindo outras suspeitas do Ministério Público e Polícia Judiciária.
Para já, Pinto está indiciado apenas por crimes de violação de segredo, ex- torsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo e ofensa a pessoa coletiva, precisamente tendo como vítima a Doyen. Os advogados de Rui Pinto explicaram que o arguido não renuncia ao “princípio da especialidade”, mediante o qual, em caso de ida para Portugal, as autoridades portuguesas ficam impedidas de proferir mais acusações do que as que existem atualmente.
Todavia, sabe o JN que entretanto as autoridades portuguesas já requereram o alargamento do âmbito do mandado de detenção europeu. Concretamente, esta formalidade vai permitir à PJ e ao MP interrogar Rui Pinto sobre as suspeitas de ter violado o sistema informático do Benfica e divulgado os e-mails, que têm atirado o clube das águias para investigações sem precedentes, por suspeitas de corrupção e tráfico de influências.
A PJ encontrou várias semelhanças entre o ataque à Doyen e aquele que sofreu o Benfica. Em ambos os casos, a intrusão terá sido aparentemente praticada através dos mesmos servidores, situados na Europa e nos Estados Unidos da América. Também os vetores dos ataques (técnica usada para penetrar nos sistemas do Benfica e da Doyen) são semelhantes.
Ainda de acordo com informações recolhidas pelo JN, Rui Pinto pode agora vir a ser confrontado com outras suspeitas de crimes informáticos. É o caso das tentativas de “ex-filtração de dados” que visaram e-mails trocados entre governantes, incluindo ministros e secretários de Estado, que ocorreram entre 2016 e 2017. As suspeitas recaem sobre Pinto porque o método utilizado era semelhante ao do caso da Doyen e do Benfica.
Em entrevistas a órgãos de informação estrangeiros, Rui Pinto já veio negar ser o “hacker” que sacou os e-mails do Benfica, garantindo ser sim um denunciante de práticas ilegais do negócio do futebol. Reconheceu ser um dos “mentores” do “Football Leaks”, que já levou as autoridades europeias a abrir investigações por crimes económico-financeiros. Neste contexto, repudia o rótulo de pirata informático.
Detido a 16 de janeiro e colocado em prisão domiciliária, com acesso à Internet, Rui Pinto aguarda agora uma decisão do Tribunal de Budapeste sobre o pedido de extradição para Portugal. Recentemente, um tribunal de segunda instância húngaro decidiu indeferir um recurso do Ministério Público local, que pretendia colocá-lo em prisão preventiva. Os juízes entendem não haver perigo de fuga.
Se Rui pinto disser tudo o que sabe sobre quem está por trás dos e-mails do benfica muitos dragartos irão ver o sol aos quadradinhos e escrever mais livros na cadeia. Longos dias têm os e-mails e e-mails sem filtro. Eheheh. Sem pescoço e insolvente terão o mesmo destino assim as autoridades cumpr as suas obrigações
ResponderEliminarÓ toupeira! Quem está por detrás dos e-emails são os dirigentes do teu clubeco, porque foram eles que os enviaram.
EliminarNão te vás tratar, não!
Aqui não é o Boiica, não colocamos corruptos bebâdos no panteão !!!
EliminarMata-te,lamparina !
Se o Rui Pinto disser tudo das maroscas que a Mouraria andava a fazer a PJ e toda esta politiquice vermelha tentam-no calar na cadeia, em quanto por toda a Europa estão do seu lado!
ResponderEliminarÉ a diferença
Em Portugal, país corrupto o querem condenar por ter descoberta a careca aos mafiosos do Benfica na Europa é edoleterado por tentar limpar corruptos do desporto
Não tardará muito para o "ácaro" comece a "cantar" sobre o que sabe: quem lhe encomendou o crime e quem lhe pagou. Nessa altura vamos-nos rir muito sobre as fugas do Marques, do Saraivas, do Bruno e do Pintos... Nessa altura se perceberá melhor o estado miserável em que se encontram os seus clubes, para justificarem estas atitudes desesperada de terem de recurer ao crime..
ResponderEliminar* recorrer
ResponderEliminarJosé Manuel e o teu clube não utiliza os mesmos métodos? São todos farinha do mesmo saco com a conivência dos corruptos dos políticos.
ResponderEliminarNão me surpreende, caso o Rui Pinto, viesse para Portugal teria a vida feito num inferno. Este País do Benfiquistão faz o que quer em todos os campos, incluindo a justiça. Basta ver que os maiores devedores da CGD, onde o LFV é rei ( até já foi considerado um dos homens mais ricos de Portugal) estão todos falidos e os portugueses pagaram com impostos 4 mil milhões para salvar a CGD. Onde a "toupeira" José Silva que utilizou passwords de uma Juiza, para aceder a processos confidenciais, está a trabalhar no tribunal como se nada tivesse acontecido. Espantoso em qualquer lado isto daria despedimento imediato, independentemente dos crimes que vier a ser condenado. Como se quer uma justiça credível, quando isto acontece. Com provas tão evidentes, nada acontece. Uma vergonha!
ResponderEliminarO Rui Pinto por aceder aos e-mails do Benfica querem condená-lo (se for para a cadeia, até o assassinam). A "Toupeira" José Silva, esteve preso saiu sem nada lhe acontecer e como prémio dos crimes que cometeu e que põe em causa um pilar da democracia como a justiça, vai trabalhar para o tribunal como se nada acontecesse, de facto um País em decadência, onde o futebol é mais importante que a democracia como nos países com Ditaduras.
ResponderEliminar