17 janeiro 2019

Advogados defendem que Rui Pinto denunciou "práticas criminosas". FC Porto afasta-se de qualquer ligação ao hacker mas quer que "seja feita justiça nos processos em curso"

Os advogados de Rui Pinto, o alegado hacker que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde foi detido.
Em comunicado, os advogados William Bourdon e Francisco Teixeira da Mota dizem que Rui Pinto, de 30 anos, é um amante de futebol "indignado com práticas vigentes neste desporto" e que "decidiu contribuir para o conhecimento público da extensão dessas práticas criminosas".
"O Sr. Rui Pedro Gonçalves Pinto tornou-se num importante denunciante europeu no âmbito dos chamados Football Leaks, relembrando-se que muitas revelações feitas ao abrigo destas partilhas de informação estiveram na origem da publicação, durante vários anos, de notícias que deram lugar à abertura de muitas investigações em França e noutros países europeus", acrescenta o comunicado.
Os causídicos alegam que, ao longo deste processo, Rui Pinto "foi seriamente ameaçado, sendo o seu silêncio o objetivo de muitos intervenientes no mundo do futebol". 
Na sua opinião, "as autoridades portuguesas (...) ter-se-ão precipitado na detenção do seu cliente", influenciadas pelas alegações do fundo de investimento Doyen Sports, que apresentou uma queixa-crime em Portugal contra Rui Pinto.
Os advogados manifestam "estranheza" relativamente à rapidez com que o mandado de detenção foi executado e, "juntamente com os seus colegas em Budapeste, opor-se-ão ao pedido de extradição".
"Não pode deixar de se notar, em particular, o incrível paradoxo que resulta da tentativa de criminalização do seu cliente, quando, na verdade, o seu gesto cívico e as suas revelações permitiram a numerosas autoridades judiciais europeias um avanço histórico no conhecimento das práticas criminosas no mundo do futebol", sublinham.
Os advogados dizem ainda que o seu cliente cumpre os critérios de proteção dos lançadores de alertas [whistleblowers], resultantes das últimas disposições da legislação europeia e de muitos países europeus.
"Ao contrário do que pretendem aqueles que têm vindo a perseguir o Sr. Rui Pedro Gonçalves Pinto, a importância da indústria do futebol não deve ser utilizada para manter na opacidade as práticas gravemente contrárias à lei que no mundo deste desporto se verificam", completam.
Na quarta-feira, sem nunca confirmar o nome do suspeito, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um cidadão português em Budapeste, em cooperação com a congénere húngara, mas fonte policial confirmou à Lusa tratar-se de Rui Pinto.
O diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, Carlos Cabreiro, disse ser "prematuro" associar o suspeito a crimes cometidos contra algumas instituições desportivas, como Benfica, FC Porto, Sporting ou Doyen, embora tenha adiantado que o mesmo "é detido por tentativa de extorsão, acesso ilegítimo e exfiltração de dados de algumas instituições, inclusive do próprio Estado".
"Agora, seguir-se-ão os trâmites normais de transferência de detidos quando ocorrem no âmbito de um mandado de detenção. A extradição para Portugal acontecerá dentro de um prazo razoável, entre três semanas a um mês", transmitiu o diretor da UNC3T.
De acordo com Carlos Cabreiro, o hacker pode incorrer numa pena de prisão "até 10 anos", embora "haja várias penas associadas aos vários tipos de crime".

O FC Porto emitiu na tarde desta quinta-feira um comunicado oficial a propósito da noticiada detenção do hacker Rui Pinto. No texto, os dragões elencam a sua conduta ao longo de todo o processo dos emails, reiterando que em momento algum tiveram acesso aos conhecidos emails "sem qualquer contrapartida financeira ou outra".
Em conclusão, o clube pede "que seja feita justiça nos processos em curso envolvendo atentados à verdade desportiva, sendo que alguns deles estão já com acusações deduzidas".

Leia o comunicado na íntegra:

"A detenção, na Hungria, de um cidadão português sob suspeita de vários crimes, tornada pública pela Polícia Judiciária, tem sido naturalmente objeto de notícias e comentários em torno do designado processo dos e-mails, alguns, porém, com a pretensão expressa de associar o nome do nosso clube e da sua sociedade anónima desportiva para o futebol profissional a essa detenção.

O FC Porto reitera o que sempre afirmou. A saber:

- O nosso Diretor de Informação e Comunicação teve conhecimento de um volumoso conjunto de e-mails, alguns importantes na sua substância por indiciarem práticas irregulares e eventualmente criminosas no plano da verdade desportiva no futebol profissional.

- O teor de alguns desses e-mails foram divulgados no Porto Canal no exercício pleno do direito a informar e ser informado, ponderados todos os prós e contras face à delicadeza da matéria de fundo que apontava para eventuais práticas de tráfico de influência e corrupção.

- Todo o acervo de e-mails que chegaram ao nosso Diretor de Informação e Comunicação, sem qualquer contrapartida financeira ou outra, foram entregues à Polícia Judiciária em simultâneo com o processo de denúncia pública.

Assim, a expetativa do FC Porto é uma só: a de que seja feita justiça nos processos em curso envolvendo atentados à verdade desportiva, sendo que alguns deles estão já com acusações deduzidas."

16 comentários:

  1. Lolol.. altos líricos!!! Tic tac tic tac tic tac!! Ridículos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ridículo vai ser o Sltoupeiras, ou Sltrafica.

      Holofotes virados para os e-mails, o Rui Pinto já nem vem ... Mais um buraco do clube das toupeiras .

      Eliminar
  2. Ó GRANDÍSSIMO RUI PINTO FIZESTE UM ENORME TRABALHO PÚBLIVO AO DENÚNCIAR PRÁTICAS CRIMINOSAS!!!!HÁ MUITA GENTE AO TEU LADO,O BENFICA AINDA VAI SE DAR MUITO MAL!!!!!O BENFICA ALEGA QUE O PAULO GONÇALVES FEZ TODA PORCARIA SOZINHO,NINGUÉM SABIA,TUDO DE BORLA,JÁ O GRANDÍSSIMO RUI PINTO FEZ UM SERVIÇO PÚBLICO,AS ÁGUIAS QUEREM METER O FC PORTO AO BARULHO!!!!!NÃO!!!!NÃO,O FC PORTO NÃO PAGOU NADA,O GRANDÍSSIMO RUI PINTO É UM AMANTE DE FUTEBOL E VENDO AS PORCARIAS DO BENFICA DIVULGOU AO MUNDO!!!!!PARABÉNS,PARABÉNS RUI PINTO!!!!!O MARCELO E OS DEPUTADOS DEVIAM TE CONDECORAR,MAS NÃO,O HERÓI É UM FILHO DA PUTA,UM LADRÃO E UM CORRUPTO!!!!!TRISTE PORTUGAL!!!!ISTO ESTÁ A TOMAR PROPORCÕES INTERNACIONAIS E O BENFICA AINDA VAI SE DAR MUITO MAAAAAAAAAALLLLLLLLLL!!!!!OS AMANTES DA TRANSPARÊNCIA,DO FUTEBOL LIMPO E DO FUTEBOL SEM MANOBRAS SUJAS ESTÃO CONTIGO!!!!!E ACREDITE RUI PINTO HÁ MUITA GENTE CONTIGO!!!!!O PAULO GONÇALVES,VIEIRA,NUNO CABRAL,FERREIRA NUNES,SOCRÁTES,PINHO,E MUITOS FILHOS DA PUTA DESTE PAÍS TRISTE SÃO PROTEGIDOS E UMA PESSOA QUE DIVULGA BANDIDAGEM É UM ALVO A ABATER?????POR MAIS QUE TENHA RECEBIDO PELOS DOCUMENTOS,É JUSTO COMPARAR COM OS MILHÕES QUE O VIEIRA DEE,FALCATRUOU COM AS SUAS AÇCÕES CRIMINOSAS!!!!!PUTA QUE VOS PARIU A TODOS OS HIPÓCRITAS QUE PARA DEFENDEREM O BENFICA E O VIEIRA TENTAM A TODO O CUSTO MUDAR O RUMO DAS COISAS!!!!!BARDAMERDA,BARDAMERDA A TODOS VOCÊS!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois leva-lhe bolachas e halibut quando tiver lá dentro.

      Eliminar
    2. Estás muito nervoso, chuchas. É hora de ir ao veterinário levar a injeção.

      Eliminar
  3. Sinceramente já não percebo nada disto... o "hacker" foi apanhado e está tudo a esfregar as mãos á espera que o fcp se lixe de alguma forma! (Não sei se o porto pagou, ou encomendou o serviço ao gajo obviamente , mas duvido). Fico é parvo com os benfiquistas! Em vez de se preocuparem com o teor dos e-mails, com o polvo metido em todas as instâncias do futebol, árbitros e governo, preocupam-se mais em COMO a informação foi obtida !!! Isto é de rir... as escutas do apito dourado valeram zero pq foram obtidas (e divulgadas constantemente na BTV) de forma ilegal, mas continuam a vomitar o apito dourado em todo lado.. se isto não é cegueira, hipocrisia e ódio, então não sei o que será...

    ResponderEliminar
  4. FCP quer que seja feita justiça?...
    E certamente irá ser feita. Por alguma razão já estão arguidos em fase de próximo julgamento o tonto Marques e TODA a administração da SAD do FCP.
    E, note-se, este julgamento é apenas pelo crime de devassa de correspondência privada. Mas outros crimes cometidos por gente do FCP, e não só (os capachos do SCP também estão metidos na lama) serão julgados.
    Não esperem pela demora que a Justiça tarda, mas não falha!

    ResponderEliminar
  5. Tanta bazófia sabendo todos os processos que o teu clube enfrenta e ó hipócrita de merda,sabes que o teu clube teve a mãozinha da Ana Perez e por isso safou-se...por enquanto!!!!Ah,o Rui Pinto parece que afinal...já não vem!!!!!Chupem até esfolar,lampiões de merda!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A juíza Ana Peres fez o que qualquer juiz faria, na ausência de provas ou de meros indícios de provas. Não se pode condenar, nem sequer julgar, com base em teorias e interpretações fantasiosas. Se não há julgamento é porque o Procurador do MP (adepto ferrenho do FCP...) foi incapaz de juntar indícios ou provas à fantasia da acusação. Ou por pura incompetência, ou por elas simplesmente não existirem como julgo.
      Podia explicar-te melhor, mas isso era areia demais para a tua camioneta...

      Eliminar
    2. Não não fez. Aprendeu com quem a ensinou, a Mizé Morgado.

      O que não falta são provas, faltou foi coragem e justiça. Mas ela virá, e esta detenção que não é detenção e extradição que não irá acontecer devido as novas leis europeias e norte americanas de 'whistleblowing'. A triste figura feita pelo Benfica e pelos seus cartilheiros, como que o emplastro a colar se a um caso que nada tem a haver com eles, só os vai levar para a ribalta e expor as suas práticas lá fora.

      Basta olhar para a imprensa internacional. Nem uma referência ao benfica, tudo football leaks. na tugalandia, não. Manipulação ordenada pelo dono.

      Não se iludam benfiquistas, isto voltará.

      Eliminar
    3. Mas no entanto vens com pedra na mão para o Rui Pinto e te pergunto:Ouviste o advogado do Rui Pinto????Alguma vez ouviste o homem a mencionar o Benfica????O homem falou em Football Leaks e mais nada!!!!Ouviste o Cabreiro ou lá como o homem(PJ)chama ligar o Rui aos emails do Benfica?????Não,por enquanto não há provas e já estão a condenar o rapaz!!!!Há por enquanto provas da ligação Fc Porto/Rui Pinto????Não,não há,mas para os "entendidos" como tu,o Fc Porto já é culpado!!!!!Já dão importancia ao CM,mas há 3 dias atrás era tudo a mandar bocas,que não valiam nada,estão contra o benfica blá blá blá blá blá blá...já hoje o CM é o Maior!!!!!Triste,vocês são tristes!!!!O Paulo Gonçalves é inocente mesmo sabendo vocês o que andou a fazer e vai a julgamento por corrupção,já o Rui Pinto ainda nem chegou a Portugal,ninguém provou nada e já é criminoso!!!!!

      Eliminar
  6. Cala te porco vai ver do teu patrao q esta em fuga para Bigo

    ResponderEliminar
  7. Cadê toda aquela "tesão de mijo" que ontem andava por aqui?????Hipócritas de MERDA!!!!!Sabem o que o vosso presidente e companheiros fizeram e mesmo assim dizem de boca cheia que são inocentes,já o RUI PINTO querem cruxificar!!!!!Víboras,filhos da puta!!!!!!Porco posso até ser,porque mais vale ser porco com caratér do que ser um porco hipócrita e sem caratér como tu,LAMPIÃO DE MERDA!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Hoje de manhã fiquei a saber, pelo CM, que o Benfica está em terceiro lugar no campeonato. Segundo o pasquim, atrás do FCP está a PJ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como as coisas mudam!!!!!!Hoje o CM é o MAIOR,BASTANTE CREDÍVEL,mas há 3 dias atrás...!!!!!Enfim...lampiões!!!!!

      Eliminar
    2. A falta de espinha benfiquista, clara como a água

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...