A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto vai ter a possibilidade de anular a cedência de bilhetes a adeptos quando tenham ocorrido incidentes graves em espetáculos desportivos anteriores.
A revelação da competência do organismo criado em agosto pelo governo foi feita hoje pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que esclareceu que uma possível decisão nesse sentido terá de ser tomada em conjunto com as forças de segurança e que as consequências são uma penalização para os adeptos e para o emblema visitante.
"Os clubes são obrigados, no mínimo, a dar cinco por cento de bilhetes ao clube que visita e depois há problemas nesse jogo. Pode haver uma avaliação da Autoridade de, quando se repetir esse mesmo jogo - e tem de ser entre as mesmas equipas e no mesmo local -, que possa haver razões que justifiquem a não-entrega de bilhetes", disse, após uma palestra no International Club of Portugal, em Lisboa.
O parecer da proposta de lei vai ser apresentado esta terça-feira na Comissão de Comunicação, Cultura, Juventude e Desporto da Assembleia da República, sendo depois votada na generalidade e discutida na especialidade. Questionado sobre os prazos nesta matéria, João Paulo Rebelo alertou para a importância de uma decisão no parlamento.
"Tenho sensibilizado os grupos parlamentares e sei que a própria Assembleia tem consciência da premência deste debate. Julgo que há consciência que deve acontecer ainda nesta sessão legislativa, de forma a começarmos a próxima época desportiva com uma nova lei".
A proposta apresentada pelo Governo assenta a nova Autoridade em quatro pilares: celeridade processual e transparência, aplicabilidade da lei, prevenção e grupos organizados de adeptos (GOA). Sobre este último ponto, o secretário de Estado disse haver "muita desinformação" e esclareceu a linha de atuação que o Estado vai adotar para o futuro.
As claques não-legais. "Não é possível ao Estado obrigar ninguém a constituir-se como associação. Não podemos obrigar a constituição destes grupos, mas vamos impedir que os clubes prestem apoio a estes grupos se não estiverem legalmente constituídos. Há forma de penalizar os clubes e hoje a lei é cumprida sem qualquer exceção", frisou.
Mais adeptos interditos. Com o agravamento de todas as sanções previstas na lei e medidas concretas de identificação de adeptos, João Paulo Rebelo afiançou que a Autoridade - que vai contar com 13 juristas - irá também permitir a interdição de mais adeptos nos recintos desportivos, à imagem do que sucede noutros países, sem sobrecarregar as forças de segurança.
"As esquadras estão abertas. O mais importante é haver a noção de que isto foi feito de forma articulada com as forças de segurança e com o poder judiciário e a magistratura. Isso não nos foi sinalizado como um problema, não implica um reforço de meios de segurança".
O secretário de Estado reiterou que a violência é um "problema transnacional", sublinhando que no futebol português apenas cinco clubes foram responsáveis por 94% dos incidentes, dos quais 78% dizem respeito a posse e uso de artefacto pirotécnico. "Vamos ser absolutamente inflexíveis a punir os criminosos, mas sem confundir a árvore com a floresta", concluiu.
Finais demolidores já valeram 13 golos ao FC Porto. Os festejos de Sérgio Conceição e de toda a equipa do FC Porto no Estádio do Bessa foram sintomáticos do quanto foi importante a conquista de uma vitória arrancada a ferros e a soma de três pontos que permitiram manter a liderança isolada no campeonato. A crença na vitória esteve sempre presente e a prova disso foi a entrada de Hernâni para o lugar de Brahimi quando faltavam apenas dois minutos para o final do tempo regulamentar. A substituição não foi para ‘queimar’ tempo. Conceição acreditou que seria possível vencer, confiando na tendência que já se tinha verificado em jogos anteriores, uma vez que o golo de Hernâni, aos 90’+5, foi o 13º que os dragões marcaram a partir dos 75 minutos. Marega, Otávio e Soares são os mais inspirados a acertar nas redes adversárias no último quarto de hora e descontos, com especial destaque para Soares, que foi decisivo para a conquista de quatro pontos ‘extra’ no campeonato. O brasileiro marcou os únicos tentos do FC Porto nos jogos frente a Tondela e Sp. Braga e, para além do remate certeiro de Hernâni no dérbi da Invicta, Alex Telles já tinha assumido protagonismo frente ao Belenenses, com um penálti, aos 90’+6, a desequilibrar o marcador. Sérgio Conceição não admite descompressão até ao derradeiro apito do árbitro e isso explica em boa parte a determinação da equipa na busca incessante pelo golo... e do autogolo, como aconteceu frente ao Varzim, para a Allianz Cup. Os finais demolidores dos dragões traduzem não só uma crença inabalável na concretização dos objetivos, como também uma boa condição física da equipa, e essas são características que colocam em sentido os adversários até ao derradeiro segundo.
Rui Gomes da Silva recorreu ao espaço semanal que tem no blog Geração Benfica, para criticar a forma como Luís Filipe Vieira geriu a situação de Rui Vitória. O antigo vice-presidente dos encarnados denunciou aquilo que acredita ser uma estratégia do atual presidente para fazer regressar Jorge Jesus ao Estádio da Luz.
«Tanto quanto tenho a certeza que, querendo JJ, nunca arriscaria numa solução transitória como Bruno Lage. Correria sempre o perigo de essa experiência correr bem. Ora, um êxito, num Dezembro fácil, em termos futebolísticos, deixaria sempre a solução JJ mais fragilizada. E como Luís Filipe Vieira já decidiu — mal, muito mal, mesmo - que JJ será o novo treinador do Benfica (em Janeiro ou Julho, mas será), tudo deve ser visto de acordo com esse objetivo», poder ler-se no texto publicado.
Recorde-se que Luís Filipe Vieira admitiu em conferência de imprensa, esta quinta-feira, que a direção do Benfica acordou a demissão de Rui Vitória na noite de quarta-feira, mas o líder encarnado decidiu, enquanto passava a noite no Seixal, dar novo voto de confiança ao técnico português.
é "giro" ver que num universo de supostos 14 milhoes de adeptos, e depois de tudo o que ja se sabe, so existem duas alminhas que ousam criticar o vieira...
ResponderEliminarBruno costa Carvalho
Rui Gomes da Silva
no fcp entao esquecam, zero, havia o Vitor Baia à uns tempos na CMtv que ousou depois dizer que seria candidato à Presidencia do Porto e a partir dai, sumiu...nunca mais...zero...Baia em Portugal só a de Monto Gordo...
no Sporting...ui...no Sporting..
Dias da Cunha, Isabel Trigo de Mira, Carlos Severino, Rui Morgado, Vítor Ferreira, Pedro Paulino, Carlos Seixas, Pedro Paiva dos Santos, José Pedro Rodrigues, Ribeiro Cristóvão, Sérgio Abrantes Mendes, Carlos Barbosa, Carlos Barbosa da Cruz, Mário Casquilho, Menezes Rodrigues, Pedro Madeira Rodrigues, Margarida Dias Ferreira, Carlos Araújo Sequeira, Vítor Espadinha, Rui Barreiro, João Pessoa e Costa, Rogério Beatriz, Ernesto Ferreira da Silva, Rogério de Brito, Ricardo Andorinho, Pedro Miguel Moura, Mário Saldanha, Ricardo Agostinho, César Oliveira, Alexandre Marques, Nuno Lourenço, Ricardo Cazal Ribeiro, Paulo “Alvalade” (Paulo João), Maria Cavaco, Nuno Manaia Costa, Pedro Marques, Ruben Coelho, Juvenal Carvalho, André Carreira Figueiredo, Ruben Proença de Amorim, Pedro Quartin Graça, Nuno Diogo Fernandes, Miguel Ferreira Pinto, José Penedo, Nuno Mourão, Duarte Moral.
90% destes nomes têm visibilidade nas tvs e jornais...uns mais que outros...
do carnide e fcp tem o gosma da selva e de resto é zero...no fcp é literalmente zero
porquÊ caralho???
porque raio toda esta malta "sportinguista" tem sempre algo a dizer, algo a acrescentar...
foda-se fiquem em casa pá...ainda se ganhassemos alguma coisa podiam vir tipo pavoes e tal, tipo o tio ricci que acha que por ter assistido ao jogo do titulo considera que so fomos campeoes porque ele esteve presente no jogo e gritou Sporting...
metem nojo...
mas onde andam agora esses todos???
onde??? fugiu tudo para casa depois de fazerem o trabalhinho nao foi??
o Bruno tinha que sair e que se foda o resto.
mete mais tabaco.
Eliminarde resto, consegues ter razão e não ter ao mesmo tempo.
ok eu ponho mais tabaco mas depois dessa, promete-me que tu pôes menos droga na tua que isso ta mesmo mal...
Eliminarter razao e nao ter ao mesmo tempo...é obra...so mesmo vindo de um lampião que tambem acha que o e-toupeira foi um roubo de emails do Sporting e fcp e depois quando os especialistas comecam a investigar e os juizes a condenar ja acham que o tal roubo de emails afinal é uma perseguicao do MP ao carnidezinho.
voces sabem muito...
o Guerra ontem bem queria que o Proneça dissesse que o penalti x está relacionado com o email do e-toupeira Y.
por essa lógica, quando o arbitro foi receber conselhos matrimoniais a casa do pinto da costa isso deu direito a golo em fora de jogo, penalti inexistente ou a bola que nao entrou afinal foi marcado golo?
quando o fcp dava fruta, sim a mesma que voces dao hoje em dia com direito a menage a trois e tudo a 400 euritos tambem deu direito a quê? penalti marcado por falta a meio campo??
palhacos!!!
RGS é mentiroso. Vieira não decidiu que JJ iria voltar e nunca disse que RV esta despedido. O que disse foi que estava encaminhado, essa era a intenção, mas a decisão final não tinha sido tomada. Vieira queria dormir primeiro sobre o assunto. E fez muito bem porque que é mesmo assim que se gerem empresas, com racionalidade, ponderação e com tempo.
ResponderEliminarE ainda bem! Os rivais "agardecem"!
EliminarNão,caro anónimo o Moniz já começou a apunhalar o vieira,mesmo que pequenas apunhaladas,mas já edtá a trabalhar na sombra!!!!Verdade e eu que sou portista,muitas vezes pergunto porquê não há oposição ao Pinto,também sei que enfrentar o Pinto que é simplesmente um MONSTRO é uma tarefa difícil,mas a oposição,vozes críticas e construtivas fazem bem e muito!!!!Se calhar houvesse essa oposição o meu Porto estava muito melhor hoje,teria uma gestão mais produtiva e responsável nos últimos 5 anos!!!!Pinto não devia envelhecer nunca,mas é a vida,ninguém é perfeito,todo o mundo é falível,todos têm o seu tempo,o meu presidente também e por isso Vitor Baía,António Oliveira,André Vilas Boas,o actual presidente da Camara Porto e outros terão a sua oportunidade!!!!Espero bem que não seja o Fernando Gomes que está a fazer um trabalho bastante duvidoso na SAD do meu clube,dívidas atrás de dívidas!!!!!
ResponderEliminarClaro !...o orelhas não decide , não despede e nunca sabe de nada!
ResponderEliminar