O Benfica tem mantido contactos com o Santa Clara tendo em vista a possível contratação de Fábio Cardoso. O presidente da SAD da Luz, Luís Filipe Vieira, pondera avançar com uma proposta oficial de compra pelo jogador na reabertura de mercado, escreve o Record.
Após o jogo entre o Santa Clara e o FC Porto, Vieira deu nota aos responsáveis do emblema açoriano do agrado pelas exibições do futebolista formado no Caixa Futebol Campus.
Na verdade, e de acordo com o diário, Vieira recebeu os relatórios da prospeção sobre o defesa-central do conjunto de Ponta Delgada. O presidente e o treinador, Rui Vitória, têm falado sobre a possibilidade de o Benfica resgatar Cardoso.
Com o argentino Cristián Lema de malas feitas, o responsável máximo estuda um ataque ao central nascido em Águeda, há 24 anos, ainda que existam alternativas dentro de casa, nomeadamente Ferro e Kalaica, que evoluem na equipa B.
Após uma época no Glasgow Rangers, Cardoso regressou no último verão ao futebol português, assinando pelo Santa Clara. O defesa-central é um dos esteios da formação comandada por João Henriques, com 14 jogos realizados, todos como titular, e quatro golos marcados.
A SAD do Santa Clara avaliou em um milhão de euros os 50 por cento do passe que detém de Fábio Cardoso, apurou o jornal junto de fonte do emblema açoriano. A outra fatia pertence precisamente ao Benfica, acrescenta o diário. Ainda de acordo com a mesma fonte, o Santa Clara está renitente em perder o defesa-central no mercado de inverno, tentando que, a haver negócio, a saída se concretize apenas no final da época. Tendo transferido Fernando Andrade para o FC Porto, a ideia passa por segurar outros elementos-chave da equipa que ocupa o oitavo lugar do campeonato português. Cardoso é um desses casos.
Esteve na Luz mas...escolheu o Dragão. Foi um dia de loucos para Fernando Andrade, mas terminou da forma como o atacante brasileiro do Santa Clara desejava: no FC Porto e em pleno Estádio do Dragão. Confirmou-se assim o desfecho de um negócio que há três dias se desenhava, mas que correu risco de ruir, por intervenção do Benfica. Luís Gonçalves foi mesmo obrigado a viajar para Lisboa, na companhia de um advogado, para segurar Fernando e o levar ao Porto para assinar um contrato de quatro anos e meio, válido, portanto, até junho de 2023. Isto já depois de ter cumprido com sucesso os exames médicos, escreve O Jogo.
Para que os dragões o possam registar na liga, falta apenas que as inscrições reabram (2 de janeiro) e que o Santa Clara envie a desvinculação. Isso deve acontecer no dia 2, logo depois do Santa Clara-Tondela, que deve marcar a despedida do primeiro reforço de inverno para Sérgio Conceição. O Benfica tentou o jogador até à última. E ontem mesmo, pouco depois das 10 horas, Fernando esteve no Estádio da Luz, na companhia de Diogo Boa Alma, do Santa Clara. Os dois reuniram-se com Luís Filipe Vieira e ouviram uma proposta mais vantajosa para o Santa Clara, ainda que pela totalidade do passe, ao passo que a venda ao FC Porto vá reservar 20% na posse dos açorianos. O Benfica estava disposto a pagar cerca de dois milhões de euros. O FC Porto passou um pouco de 1,250 M€, mas chegou primeiro e os açorianos não quiseram faltar à palavra e guardaram ainda a tal percentagem numa eventual venda futura.
Confrontado também com uma proposta superior por parte dos encarnados, Fernando pediu algum tempo para pensar, mas acabou por aceitar a proposta seguinte apresentada por Luís Gonçalves e viajou de imediato para o Norte do país, onde conheceu o Estádio do Dragão e Pinto da Costa. O repto lançado por Sérgio Conceição foi decisivo. O extremo/avançado acredita que a insistência do treinador abrirá portas a uma oportunidade e sentiu que teria mais dificuldades em impor-se no Benfica.
Segue-se o processo natural neste tipo de mudanças. Fernando Andrade tem agora de ir aos Açores, vai trabalhar até ao último dia em que vestir a camisola do Santa Clara e muda-se em definitivo no dia 3, curiosamente a data em que o FC Porto visita o Aves. Fernando até já deve estar na bancada, para começar ao serviço no dia seguinte. Se tudo correr como é expectável, o jogador despede-se dos adeptos da equipa de São Miguel a 2 de janeiro, no jogo contra o Tondela e torna-se no segundo da história a trocar o Santa Clara pelo FC Porto. O primeiro foi Clayton, em 1999/2000 e com sucesso. .
Fernando foi pedido por Sérgio Conceição e jogará com a certeza de saber que tem de se justificar perante o técnico, que assumiu junto da SAD a vontade de contar com ele no imediato, não só para reforçar um sector que não tem assim tantas opções como isso, como também para preparar um futuro que não deve contar com Brahimi, Adrián López e Hernâni. Além disso, oferece ao plantel uma opção “clonada” de Marega. O FC Porto não tinha um segundo avançado com força, velocidade e impacto físico semelhantes aos do maliano, que agora conta com uma alternativa.
A terminar, resta recordar que Fernando tem 14 jogos esta época, com três golos e outras tantas assistências.
Sérgio Conceição foi distinguido pelo jornal Record e deu uma grande entrevista após receber o prémio. Foram abordados vários temas incluindo o mercado. Para Sérgio Conceição fica claro que Fernando Andrade tem o perfil que se enquadra nas características de jogador que o FC Porto necessita nesta altura. Caio Fernandes, Carlos Vinicius e Nakajima também foram temas.
"Os bons jogadores fazem parte desse lote que pode interessar ao FC Porto, mas também temos de olhar para aquilo que é a realidade financeira, para aquilo que é o FC Porto neste momento. Não podemos entrar em loucuras, acho que aquilo que está bem não é preciso mexer, mas poderá haver uma ou outra situação que poderá ser interessante em termos de alternativas, de soluções, temos de ajustar. O Fernando é um dos bons jogadores da Liga, um jogador interessante dentro daquilo que é um perfil que considero importante para uma equipa como o FC Porto."
Caio Fernandes não teria perfil para jogar no FC Porto? "Depende. Temos de dividir as coisas. Uma situação é dizer assim: treinador do FC Porto, qual é o seu objetivo no mercado de janeiro? Eu dizia-lhe o Ronaldo e o Messi, se tivéssemos esse poderio financeiro, mas não temos. Olhando à realidade do clube, há jogadores para entrar de caras na equipa, dentro daquilo que podemos gastar? Acho difícil. Então temos de ver o perfil de jogador que se encaixa na nossa equipa para ser uma alternativa, mas depois os treinos é que vão ditar se joga mais ou menos do que os outros que já cá estão, isso é diferente. Conheço o Caio, é tecnicamente forte, desequilibra com muita facilidade. Já vi alguns jogos dele, porque sou um apaixonado pelo futebol, mas não foram apenas jogos do Caio, foram jogos de variadíssimos países. Já que falamos do Caio, naquilo que é o seu trabalho para a equipa, quando não tem a bola, fica muito, muito difícil, e acabamos agora de dizer que não podemos dissociar a missão ofensiva da defensiva. Não podemos pensar que um jogador do FC Porto só joga quando tem bola, não é assim. Cada vez mais o jogo é feito de uma intensidade muito alta, de movimentos sem bola que são extremamente importantes. Os jogadores têm de ter uma grande disponibilidade, têm de ter essa mentalidade de que é preciso ter andamento, como se costuma dizer no futebolês. É preciso ter alguns requisitos para ser jogador do FC Porto, pelo menos na minha equipa, se calhar noutras equipas não é assim"
Carlos Vinícius. "Sim, vejo muitos jogos da 2ª Liga, do Campeonato de Portugal, foi um jogador que na época passada identifiquei, jogava no Real Massamá, foi o melhor marcador da 2ª Liga numa equipa que passou praticamente todo o campeonato em último lugar. Chamou-me a atenção e na altura falei com o treinador da equipa B, o Folha, ele também acompanhou de perto esse jogador, mas entretanto teve uma proposta fantástica de Itália e foi para lá. Acompanho muito a 2ª Liga, acompanho o Fernando também há algum tempo, desde que ele estava no Penafiel e toda a evolução que teve, aquilo que representa hoje no futebol português e sinceramente acho que também é um jogador interessante, falámos aqui de dois ou três jogadores muito interessantes"
Nakajima seria um bom sucessor do Brahimi. "Os jogadores são todos diferentes, mas acho que os bons jogadores encaixam sempre bem"
MUITA GARGANTA QUANDO SE TEM O COLINHO DO FONTELAS E SEUS MUCHACHOS E DO VAR DO PORTOAOCOLO. Com verdade desportiva quantos pontos a menos terias ò Conceição???
ResponderEliminarChupa-me na tola, não mandes fora, garguereja e depois engole. sabes com quantos pontos ficarias no cu? tens cu para isso e muito mais, são 30cm de morcela ó toupeira, os teus pais gostaram e aguentaram-se bem.
Eliminar30cm diz o alucinado.. lololol.. não estarás fora de jogo!!! De rir
EliminarEsse estava o Seferovic! E o Yuti estava a dar uma mão
EliminarVê-se que choras pelo colinho do Vitor Pereira e do Ferreira Nunes,um a escolher os árbitros que o Orelhas pedia e o ouro a penalizá-los na pontuação quando eles não apitavam "à lampião".kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderEliminarSIMPLIFIQUEM A VIA AO SÉRGIO. DÊM COLINHO AO MARCEL KEIZER.
ResponderEliminarEu chego a pensar que o masoquismo é uma componente indispensável de um certo benfiquismo moderno. Tão bom como o meu, que detesto bater em mim próprio, e, ainda menos, de achincalhar os meus na praça publica, tem o condão de nunca falhar sempre que os 15-0 exigidos não surgem com o seu verdadeiro esplendor! Este tipo de benfiquismo, repito; tão respeitável como o meu, que não gosto de achincalhar os meus na praça publica e, muito menos, de me flagelar pelo menos uma ou duas vezes por semana, é tão célere a destruir o treinador do Benfica (qualquer que ele seja, verdade seja dita) como lerdo a tentar entender as vicissitudes da bola! Ontem, quando eu pensava que esses verdadeiros bastiões da exigência surgiriam em força enojados com a inqualificável actuação do lagarto verdíssimo, apareceram todos de faca na liga indignados com o objectivo do Benfica plenamente cumprido! O Rui Vitória que sofreu os golos contra o S. Braga voltou em força como um extraterrestre ou uma praga! O Benfica passou e o Rui Vitória empatou. E pronto, foram dormir e sonhar com o Al-Nassr!
Ainda não tinham decorrido os primeiros trinta segundos de jogo e já um jogador do Benfica (creio que o Pizzi) era caçado por trás, à boa maneira do Paulinho Santos, do Gudelj e do Felipe vale-tudo. Fábio verdíssimo assinou a acta sem pestanejar. A partir daí, adeus futebol. Jorge Felipe sacou dos cotovelos para 'dizer' que o cognome de «vale-tudo» quando nasce é para todos, Vítor Gomes fez tudo o que pode para demonstrar que mesmo que arrancasse uma perna do Gedson o lagarto verdíssimo nunca o iria expulsar e até o Fariña (do mesmo saco) com parcos vinte minutos para jogar preferiu usar os pitões para rasgar. Verde mais verde não há! O magico que transformou a ventania do alvalixo em dois penaltis a favor do VAR Dost reduziu a pó as quedas e as penalidades evidentes sobre André Almeida e Ruben Dias dentro da área do Aves! Lembrar que este coisinho verde foi o mesmo que expulsou o argentino Lema, no jogo com o clube das putas, por uma falta imaginária que encostou o Benfica às cordas nos últimos minutos de jogo, chega a dar náuseas.
O Benfica já não é apenas o saco de pancada da merda de comunicação social que temos. Agora até os benfiquistas, repito mais uma vez para não ferir susceptibilidades; tão respeitáveis como eu, que não gosto de achincalhar os meus na praça publica e, muito menos, de me flagelar uma ou duas vezes por semana, não passam 90 minutos sem lhes dar umas murraças bem dadas. Gedson, então, banalizou-se como o alvo predilecto dos arruaceiros do relvado. Se não lhe pegam pela cor da pele e pela idade, como ao Renato Sanches, arrancar o puto pela raiz tornou-se tão natural como cascar no actual treinador do Benfica!...
Branquear estas arbitragens encomendadas só serve para encher a pança dos que se acotovelam para destruir o Benfica. Não contem comigo para isso. Querem continuar a bater em Rui Vitória? Juntem-se ao rasteiro rui santos, ao plagiador Tavares, ao lagarto Bernardo Ribeiro, ao raivoso otávio lopes e aos profissionais dos e-mails pirateados. Façam-nos com todas as ganas e usem a lixívia à vontade para fazer desaparecer as imagens do ensanguentado Bruno Simões, dos Fabios verdíssimos e as suas repugnantes actuações. Validem-nas. Dêm-lhes a força que eles precisam para nos continuar a roubar. Simplifiquem a via ao boneco Conceição. Dêm colinho ao Keizer.
E isto foi coisa que ficou já pago ao Santa Clara, ou será coisa para se pagar num "intervalo" qualquer?
ResponderEliminarNum intervalo qualquer não!
EliminarÉ para pagar num intervalo em que a primeira parte tenha corrido mal, o senhor do apito não esteja controlado e o VAR esteja ligado.
Peçam ajuda ao trolha de Braga cambada de batoteiros.
EliminarO Manuel Mota não é trolha, é talhante. Mas que ele ajuda os batoteiros desdentados, lá isso ajuda, em Portimão que o digam...
EliminarA fazer lembrar um pouco o passado recente de negócios à Porto, no qual compra ao portimonense no final os devolve e entretanto compraram os 6 pontos e os portimonense nem na uefa os põe.
ResponderEliminarGolo do Manco Seferovic em fora-de-jogo mas estes cães ainda se queixam da arbitragem.
ResponderEliminarO Porto o quê?
EliminarQuantos penaltis e quantos cartões perdoados?