22 outubro 2018

Terminou o castigo a Wendel; "JJ não voltou por um fio". Sousa Cintra abre o livro: O treinador que esteve perto de assumir o Sporting antes de Peseiro. As indecisões de Peseiro e o avançado que esteve quase certo. A 'ameaça' de ataque do Benfica. A gordura de Viviano. Porque não regressaram Rafael Leão e Podence. Ainda o "perdido" Gelson Martins, Rúben Ribeiro e Patrício

Hoje é homenageado em Sintra e na sexta-feira cumpre 74 anos. Sem filtros nem subterfúgios, o ex-presidente da SAD sportinguista no mandato da Comissão de Gestão contou ao jornal Record como trabalhou ao longo de 3 meses e como deu a volta a um leão que caía “a pique”. Falou de todos os temas.

JJ. "Sim, falei com ele. Ao Jesus corre-lhe o sangue do Sporting nas veias e fez um excelente trabalho no clube.
Tinha contrato assinado para ir lá para os árabes que o obrigava a ficar lá pelo menos seis meses. Se quisesse sair, tinha de pagar uma indemnização. Essa situação complicou a questão. No entanto, quando ele lá chegou não gostou muito daquilo, ficou atrapalhado [risos] e sentiu vontade de voltar. Houve um momento em que isso esteve para acontecer, mas eles tinham o passaporte dele e as coisas ficaram por ali. Ainda falei com o Torres Pereira porque tem um irmão embaixador e ponderámos arranjar-lhe um passaporte para ele sair de lá. Houve essas conversas. Não veio por um fio"

O treinador escolhido. "Depois de Jesus avançou para José Peseiro? Não, não foi logo. Tinha de ter um plano B e pensei num treinador estrangeiro, campeão e disponível. Paul Le Guen? Exatamente. O Le Guen foi encantador. Fiquei muito impressionado com ele. Meti-me no avião, fui ter com o Lucídio Ribeiro e jantámos os três. Fiquei impressionado com esse francês. Teve um comportamento exemplar. Foi um senhor. Discutimos os valores, acertei tudo com ele de acordo com as nossas possibilidades. Até fiquei admirado com a facilidade com que ele aceitou as condições. Expliquei-lhe então a situação transitória em que estávamos, o problema das eleições e da vontade que ainda tínhamos de contratar um treinador português. E disse-lhe que se não encontrássemos uma solução, ele seria o treinador do Sporting. Coloquei as questões sobre a mesa e o homem aceitou! Eu fui muito correto com ele, como é obrigação de qualquer presidente, e ele ainda mais me surpreendeu, pois disse-me que se o futuro presidente não o quisesse ele sairia sem cobrar nem mais um dia de trabalho. Incrível. Um tipo a sério. Melhor não podia ser. Eu regressei satisfeito, mas entendia que a melhor solução era mesmo um treinador português. E há muitos e bons. Fiz a leitura dos que estavam disponíveis e escolhi o Peseiro. Peguei no telefone e fechei o contrato. Foi um acordo bastante simpático por um ano e mais um de opção. Não podia trazer encargos para a futura direção"

'Ataque' do Benfica aos jogadores. "Bom, eu sou amigo do Luís Filipe Vieira. Sempre fui. Nem ele sonhava ir para presidente do Benfica [risos]. Aliás, como sou amigo do Pinto da Costa e dos presidentes dos clubes todos em Portugal. Tenho boas relações com todos. O Luís Filipe Vieira evidentemente queria lá os jogadores que queria, mas eu disse-lhe: ‘Epá, calma aí!’ Não vale a pena estar a contar histórias, porque é desagradável e deselegante estar a falar de coisas que temos em privado com as pessoas. Agora, eu tinha a certeza – a certeza! – de que ele não me ia lá buscar jogador nenhum. Nem eu a ele. [Ele afirmou numa assembleia geral do Benfica que ia…] … que ia buscar, pois disse. Mas foi antes de eu chegar. Depois não aconteceram mais essas conversas. Quando as pessoas se respeitam… É verdade que havia aquela história do Paulo Sousa, mas faz parte do passado e são coisas bem distintas. Aliás, quem provocou não foi o Sporting. As pessoas já não sabem, mas quando eu cheguei a presidente do Sporting o Benfica tinha vindo buscar o Figo. Ele e o Peixe tinham sete meses de ordenados em atraso. Perguntei pelo Figo, dissera-me que era jogador do Benfica e que estava de férias no Algarve. Mandei-o logo buscar! [risos] Ele assinou outra vez com o Sporting e depois o Benfica pôs o Sporting em tribunal"

Plantel para Peseiro. "Dei-lhe tudo o que pediu. Ele fazia a leitura dos jogadores. Mas perdia muito tempo a analisar. Via, via, serve, não serve, houve ali alguma falta de decisão. Tenho enorme respeito pelo treinador, mas na escolha dos jogadores houve muita indecisão. Sim, depois não, depois sim, não, talvez. [Ele terá visto 300 jogadores] Pois, está a ver… Foram muitos, se calhar de mais. Poderíamos ter outro plantel, apesar de este ser bom"

O tal avançado. "Faltou o avançado. Tivemos praticamente contratado aquele que jogou com o Benfica. Até lhes marcou um golo. Prijovic, do PAOK? Sim. Tivemos as negociações muito adiantadas. Esteve para vir. O Peseiro disse primeiro que sim, depois não, e no fim até disse que ele nem sequer iria para o banco"

Rafael Leão. "Ele esteve aqui, onde estamos a falar [no escritório das suas empresas]. Levámos muito tempo para assinar o contrato, o trabalho dos advogados… Depois o pai veio numa loucura com outras pessoas, o empresário desapareceu. Foi uma tristeza, foi horrível. Não houve coerência, respeito, nada. Ele queria ficar no Sporting. Mas o pai e o empresário levaram-no àquele destino"

Podence. "Estivemos reunidos até às 2h ou 3h da manhã para fechar esse negócio. Mas a exigência de ordenado foi de tal ordem que era impossível ficar com ele. Disse-o ao empresário, ao Jorge Mendes. Estivemos lá com ele, com a mãe, todos, até tarde, mas não chegamos a entendimento. Ia ganhar uma ‘pipa’… Então e os outros jogadores todos? Ia criar ali um problema. Foi essa a razão."

Diaby. "O problema do Diaby é que tem estado mais tempo a jogar na seleção do que no Sporting. Mas o [José] Peseiro está encantado. Disse-me maravilhas dele"

Viviano. "Não apareceu ninguém que o quisesse. Se ele pudesse, também tinha saído. Agora está a melhorar. Pode ser que ainda dê um grande contributo. Se calhar pensava que vinha passar férias. Estava gordo e não se dedicava. O treinador não gostou. Tive de arranjar outro guarda-redes"

Nani. "O Nani é um grande jogador, esteve nos melhores clubes do Mundo. Tem garra e dá tudo em campo. Mas líder é líder. No dia em que os jogadores não respeitem o treinador, algo está errado. Têm de respeitar. O treinador tem de ter autoridade para comandar as operações no plantel. Se sugeri que Nani fosse capitão? Não. O treinador é que tem de escolher o capitão. Era deselegante meter-me nesse assunto. O que posso dizer é que o Nani vive o Sporting de alma e coração. É um sportinguista de raça, quer ser campeão. E eu continuo convencido de que o Sporting vai ser campeão. Portimão foi um acidente de percurso"

Rúben Ribeiro. "Ele foi lá a Alvalade com o advogado e eu recebi-os. Ele é que pediu para sair e eu não podia deixar que fosse à borla. Então andava eu a reclamar as cláusulas dos outros jogadores que rescindiram e ia agora abrir uma exceção? Era o que faltava. Não lhe desejo mal nenhum e disse-o a ele, mas o contexto era complicado. Se fez proposta? Sim, mas foi de meio milhão ou de um milhão de euros. Como é que eu podia deixá-lo sair por essa verba quando ele tinha uma cláusula de 60 milhões? Isso só prejudicava as outras ações em curso"

Por Patrício. "Ele já estava lá [no Wolverhampton]. Noutras circunstâncias ter-lhe-ia pedido para continuar, porque ele foi criado no Sporting, tem amor ao clube. Ainda falei com o Jorge Mendes, mas entendi que o problema só deveria ser resolvido pela nova direção"

Gelson Martins. "O Gelson estava completamente perdido! Não foi por valores, nem sequer se chegou aí. Ele estava com a cabeça no Atlético Madrid e nada o demovia. Estava perdido por ir embora, incrível! Estive com eles em Alvalade. Ofereceram-me 15, 17, 20, 22 [milhões de euros]. Eu disse-lhes: ‘O Gelson tem uma cláusula de 100 milhões e vocês sabem perfeitamente que a razão está do lado do Sporting; pagam metade .’ Se queria 50 milhões? Era metade. Depois passei para 45 milhões e disseram-nos que ainda podíamos ver um jogador. Mas não ia hipotecar o futuro do Sporting para fazer o que eles queriam. Ainda fecharia com eles por 40 milhões, ‘cash’, para se resolver o problema. Mas não houve entendimento. Agora ouço dizer que estão a querer baixar valores. Se é verdade, é lamentável. O Sporting vai ganhar as ações todas"

Wendel está de regresso aos trabalhos da equipa principal do Sporting, isto depois de ter sofrido um castigo interno devido à atitude displicente que vinha a revelar, pontuada com um atraso no regresso do Brasil, que o levou a ser despromovido à equipa de sub-23. O médio brasileiro de 21 anos esteve durante alguns dias às ordens de José Lima e agora recebeu luz verde para reintegrar os treinos da equipa A.
Apesar da recente atitude do ex-Fluminense não ter caído bem junto da estrutura leonina, a SAD não planeia abrir mão daquele que veem como um ativo com muito potencial, pelo que a saída em janeiro não é sequer um cenário em aberto. Para além da concorrência no meio-campo, Wendel tem sofrido alguns problemas físicos que o têm afastado das contas de José Peseiro. Até à data soma apenas 19 minutos (suplente utilizado contra o Marítimo, na Allianz Cup).

10 comentários:

  1. Mais um dia sem emails. Mudou a maré, agora é hora do tsunami.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a coisa pouca que ja saiu de emails que vos vai por na Ledman e este gajo ainda vem aqui tipo pavão a dizer que nao ha mais emails...

      tristeza de gente...como é possível.

      até o Simões, até esse passou a dragarto que quer tacho...

      impressionante como nao ha um lampião que nao veja que os que estão la dentro, à excepção do Rui Costa, sao tudo menos benfiquistas e bastou um símbolo histórico, talvez a figura mais mítica do carnide a seguir ao eusebio dizer que nao se revia no que ja apareceu de emails nem das pessoas que estão dentro do carnide e la vai o dragarto que quer tacho, ja os nao lampioes que estão dentro do próprio carnide, esses nao querem tacho, esses estão la por amor ao carnide...é obra como a cegueira e o fanatismo faz coisas do arco da velha.

      Eliminar
    2. Blá blá blá blá blá.. conversa de ressabiado. Até há bem pouco tempo para estes indignados o Eusébio era um alcoólico analfabeto, agora já é um ilustre como o Simões.. por favor.. hipocrisia sem limites.
      E as contas do Portinho??? Ninguém diz nada??? E os 170 milhões adiantados do contrato da NOS??? Pois.. não interessa, interessa é a indignação do Simões e do Malheiro. Este ressabiado continua a delirar com o Benfica na segunda, lol, sonhos húmidos qualquer um pode ter. E o contrato do Herrera?? E do Braihmi?? Ah pois.. também não interessa.. pois pois.. falência é fod@

      Eliminar
    3. engraçado este comentario das 11:25...

      bla bla bla mas depois la vem a cartilha do whiscas saquetas falencia, whiscas saquetas dividas, whiscas saquetas milhoes adiantados...bla bla bla whiscas saquetas...

      depois lê bem isto que vou escrever, apesar de eu nem sequer ser do fcp, mas como o Sporting ja está como tu e tantos outros queriam, agora ja nao batem, agiora ja nao gozam, agora, vejam bem, aqueles que nao eram do Sporting mas que tanto queriam o Bruno de Carvalho no Sporting ja ninguem chama por ele....agora até um Guerra elogia o varandas e o peseiro e o que me mete mais nojo nisto nem sao voces lampioes, sao a tristeza que é saber que existem pelos menos 71% de Sportinguistas que foram comidos e nem souberam que a piça lhes furou o esfíncter...

      mas ja me desviei, aquilo que quero que leias mil vezes se for preciso é o seguinte:
      - prefiro mil vezes ser um pobre honesto do que um rico aldrabao e a passar por cima de tudo e todos, eu sei que no fim que se lixa sou eu e os outro mexilhoes que temos principios, mas lá está, sao principios e voces lamparinas nunca saberao o que isso é...

      p-s- nao é pelo facto de o eusebio ter sido bebado ou drogado ou outra coisa qualquer que deixa de ser o simbolo maior do carnide, alias, tu disseste exatamente as caracteristicas certas do eusebio para ser exatamente o simbolo do carnide...

      Eliminar
    4. Talvez na play station consigas meter o Glorioso na ledman, porque na vida real isso vai acontecer primeiro é aos dragartos do apito dourado e os do cashball, se nao vier primeiro a insolvência e falência das SAD que estao por um fio econtinuando a adiantar o dinheiro de contratos ainda nao em vigor, aconselho aos dois a pensar seriamente a começar operações coração

      Eliminar
    5. Honesto diz o cashboleiro.. lol.. muito bom!!!

      Eliminar
    6. Os lagartos não se enxergam. Estão falidos e este ano vão ficar abaixo do 5º lugar. Por mais que esperneiem só vêm Benfica à frente a caminho do abismo é no fim não ganham nada nas modalidades.
      Pagavam metade dos salários por debaixo da mesa, cometendo o crime de fuga ao fisco e branqueamento de capitais e o Varandas cortou os crimes. Agora os atletas estão doentes, roubaram-nos!! LOL! Não ganham nada este ano!!! BOLA!!
      Ainda estou à espera que o fisco actue e paguem pelos crimes fiscais!!!!

      Eliminar
  2. Incrível tal amadorismo. Este cintra é um cromo. Uma coisa é o valor das cláusulas outra é o valor do jogador. O bruno ribeiro custou 400 mil, mal jogou, 1 milhão era perfeitamente viável, assim como os 22 +10 pelo gelson. Essa do diaby é para rir, que grande cromos que passaram e ainda estão no sporting, no caso do peseiro. Já não é por muito tempo.

    ResponderEliminar
  3. " O sporteng vai ganhar as ações todas"... mas que burro! Será que não aprendeu quando teve de pagar pelo figo e quando foi condenado pelo p Sousa e pelo Pacheco... foi sempre a perder ações no tribunal e agora que está provado que toda a estrutura do sportem esteve envolvida nas agressões é que vai ganhar? mas que falta de noção da realidade (aka típico lagarto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perderam apesar de terem os juizes e os procuradores na mão! Corruptos!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...