02 outubro 2018

Juve Imparável, Lusitano Brilha em Terras Castelhanas e a Liderança Bracarense

No sábado por volta das 17:00 assistimos àquele que é, tendo em conta a situação atual do futebol italiano, o confronto de maior destaque da Série A. O Nápoles visitou o Allianz Stadium numa partida que terminou com a vitória do conjunto anfitrião. Contudo, foi a equipa visitante que entrou melhor no jogo. Pressionando alto e jogando no meio-campo adversário, a turma de Carlo Ancelotti conseguiu criar diversos lances de perigo e provocar erros defensivos da Juventus nos instantes iniciais.
Através de um deslize do central Bonucci, que precipitadamente executou um passe em zona de perigo e perdeu a bola, Allan conduziu o esférico e colocou-o em Callejón, que por sua vez o entregou a Mertens. Este limitou-se a encostar o pé para fazer o primeiro golo da tarde. A partir deste momento, a Vecchia Signora controlou o encontro efetuando jogadas de ataque rápidas e recuperações de bola com facilidade. Rolava o minuto vinte e seis quando Ronaldo enganou Hysaj, cruzou para a área e viu Mandzukic cabecear para o 1-1. No início da segunda parte, testemunhámos a formação comandada por Allegri a procurar o golo que lhe daria, pela primeira vez durante o jogo, a vantagem no resultado. Hipótese que se consumou; Cristiano pega na bola, realiza uma diagonal para o meio, chuta forte e colocado, o remate embate no poste e o croata autor do primeiro tento conclui o lance, marcando o terceiro do jogo. O craque português que parecia mais inclinado para as assistências do que para os golos, voltaria a fazer um passe decisivo, desta vez com a cabeça. Canto para a equipa de Turim, CR7 desvia o esférico para Bonucci redimir-se do equívoco do primeiro tempo e, garantir os três pontos para a Juventus. Antes disto, ainda ocorreu a expulsão de Mário Rui após acumulação de cartões amarelos. O Nápoles, mesmo com dez, teve capacidade de atacar e meter à prova Szczesny. O marcador permaneceria inalterado até ao final da partida.

Esta semana existiu um português em particular evidência no nosso país vizinho. André Silva, atual melhor marcador da Liga Espanhola, bisou na surpreendente vitória do Sevilha frente ao Real Madrid e marcou o primeiro golo do conjunto Andaluz no confronto com o Eibar. Um começo de sonho para o atacante lusitano, depois da época negativa ao serviço do AC Milan que o levou a perder a titularidade no onze de Fernando Santos para Gonçalo Guedes. Gattuso, atual técnico da formação de Milão, chegou mesmo a ser questionado pelos jornalistas se foi a melhor opção deixar sair o avançado que, presentemente, brilha num dos mais importantes campeonatos do mundo. O jovem nascido em Gondomar, foi extremamente elogiado pela imprensa internacional tendo sido apontado pelo site Goal como o herdeiro de Ronaldo em terras castelhanas. Curiosamente, o ex-Porto tem números melhores na sua estreia na Liga Santander do que o compatriota cinco vezes Bola de Ouro. Todavia, penso serem exageradas estas comparações, pois (na minha opinião) é quase impossível para André Silva atingir o nível do capitão da seleção nacional. Por outro lado, creio que terá espaço e tempo para evoluir no Sevilha (que com certeza exercerá a opção de compra) e poder, mais cedo ou mais tarde, dar o salto para um clube de topo do futebol europeu.

Gostaria de não deixar de abordar, sucintamente, um pouco do que se passou nesta jornada da Liga NOS. O principal realce vai para a liderança isolada do SC Braga, algo que não se verificava desde 2009/10, época em que os guerreiros lutaram até ao final com o Benfica pelo título. Penso que o Braga enquanto equipa e estrutura progrediu nestes últimos anos, circunstância que pode contribuir para um desfecho mais risonho para os minhotos. Outra situação que pode ajudar o atual líder é o facto de não estar nas competições europeias (obviamente que estar presente nestas provas é sempre benéfico, mas a certa altura do campeonato ter menos cansaço físico pode ser vantajoso).

10 comentários:

  1. 1994
    Março, 1
    Pinto da Costa desafia o Estado, em causa uma repartição de finanças do Porto e uma penhora do Estádio das Antas. O país acorda para a realidade, uma das estratégias dos últimos 12 anos de Pinto da Costa, a qual visa a alimentar a ideia da existência de falsos inimigos a sul, dá contrapartidas. | Ver vídeo

    Junho, 29
    José Guímaro, da Associação de Futebol de Coimbra, foi detido preventivamente após ouvido por um juiz. Começaram então as preocupações de Manuel Rodrigues, presidente do Leça FC e emissor do cheque (a fotocópia) de 500 contos encontrado na casa do árbitro pela Polícia Judiciária. Da investigação ressaltam conversas telefónicas comprometedoras com “Manecas” (Presidente do Leça FC), Manuel Rodrigues (pai do Presidente do Leça FC), António Ramos e Joaquim Pinheiro (intermediários, sendo este último irmão de Reinaldo Teles, vice-presidente do FC Porto), e a fotocópia de um cheque de 500 contos assinado pelo “Manecas” e endossado a José Guímaro. | Ver vídeo

    Setembro, 21
    2.ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira, o Benfica desloca-se ao Dragão depois de ter empatado 1-1 no Estádio da Luz, num clássico uma vez mais quente no qual as interrupções foram frequentes. Abel Xavier, Paulão, João V. Pinto, Paneira, Paulinho Santos, Aloísio e André viram o cartão amarelo, Abel Xavier (35), Nelo (80), João V. Pinto (89), Secretário (19) e Rui Filipe (80) foram expulsos. Neste 2.º jogo nas Antas Benfica e FC Porto empatam a 0, fruto de uma arbitragem escandalosa de Donato Ramos. Obrigados a disputar 3.º jogo, dessa feita FC Porto viria a vencer por 1-0 e por conseguinte arrecadar a Taça. | Ver vídeo

    No jogo referido acima, a contar para a 2.ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira, acontece o célebre apagão no Estádio das Antas, uma situação que não era virgem e que surge no preciso momento que Kulkov tem uma entrada duríssima sobre Isaías. No reatamento, resolvida a «anomalia» com as luzes, Donato Ramos perdoaria qualquer admoestação ao russo. | Ver vídeo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dezembro, 11
      Marinho Neves, jornalista da Gazeta dos Desportos e autor do livro sobre corrupção na arbitragem "Golpe de Estádio" é alvo de uma emboscada à porta de casa por dois indivíduos. Processo judicial vem a ser arquivado na PJ do do Porto por "falta de provas", apesar de haver cinco testemunhas que nunca foram ouvidas e de a queixa se fazer acompanhar com uma fotografia dos agressores.

      Caso 'Semedo e Emerson'. António Orlando Vinha Rocha Semedo, com 30 anos de idade, é um dos escolhidos juntamente com Emerson Moisés Costa para o controle anti-doping. A urina dos 2 atletas acaba por ser trocada, isto porque Emerson está na eminência de poder render uns milhões ao FCPorto em virtude do interesse do Middlesbrough. Fruto de toda a situação, as culpas acabam por recair sobre Semedo que acusa positivo no teste de doping e acaba suspenso por um período de 1 ano de jogar.

      Casos na arbitragem do Boavista – FC Porto

      Diferendos no seio de clubes de futebol

      Agressão de um jornalista nas Antas

      Recurso do FC Porto à suspensão de um jogador parcialmente atendida

      Acordo entre presidentes do FC Porto e Sporting

      Incidentes de violência no Benfica - FC Porto

      Incidentes de violência no Benfica – FC Porto em hóquei em patins

      “Penhora” do estádio das Antas

      Casos de contestação a arbitragens

      Incidentes de violência no FC Porto – Sporting

      “Caso Guímaro”

      Incidentes de violência entre claques do Sporting e FC Porto na Final e Finalíssima da Taça de Portugal

      Moreirense afirma caso de corrupção num outro clube

      Crises financeiras em diversos clubes de futebol

      V. Guimarães “corta relações” com o Benfica. Em causa a transferência de um jogador

      Contestações dos clubes às arbitragens

      FPF perde estatuto de utilidade pública. Em causa os estatutos – integração do AO

      Incidentes de violência no Belenenses – FC Porto

      Caso do árbitro Vítor Miranda

      Casos de agressões a árbitros

      Eliminar
    2. 1995
      Janeiro
      O Tirsense recebe o FC Porto, as ruas de Stº Tirso são devastadas por adeptos portistas. | Ver vídeo

      Março, 5
      No intervalo de um FC Porto-Benfica, José Pratas, o árbitro do encontro, é insultado e agredido no balneário. Quando volta ao terreno de jogo faz uma arbitragem absolutamente vergonhosa, beneficiando claramente a equipa da casa. O FCPorto vence o jogo por 2-1.

      Abril, 3
      O FC Porto desloca-se a Guimarães e os confrontos entre adeptos espalham o pânico. | Ver vídeo 1 | 2

      Abril, 9
      O FC Porto recebe o Farense, o árbitro do encontro Manuel Cunha Antunes acaba por validar um golo caricato, na altura da cobrança de uma grande penalidades um petardo rebenta junto ao guarda-redes algarvio Peter Rufai. | Ver vídeo

      Julho, 18
      Partida de férias para o Brasil, do árbitro de Viana do Castelo, Carlos Calheiros.

      No Clássico a contar para atribuição da Supertaça 1994/1995, o Benfica desloca-se às Antas para defrontar o FC Porto. O Benfica vê um golo a Amaral ser inexplicavelmente anulado e Vitor Baía não ser punido com o cartão vermelho directo, quando ostensivamente defende um golo certo fora da grande área com as mãos.

      Isidoro Rodrigues apita o Benfica-Boavista (1995-96), arbitragem que origina forte contestação por parte dos encarnados. O árbitro virou o resultado quase sozinho, expulsa três jogadores do Benfica (entre os quais João Pinto), assinala um penálti inexistente e valida um golo ao Boavista em fora-de-jogo.

      Damásio - Presidente do Benfica e da Liga por mão de Pinto da Costa, viabiliza que o FC Porto dispute algumas deslocações no próximo Estádio da Maia, sob o pretexto das transmissões televisivas - negociadas pela Olivedesportos.

      Polémica em torno das transmissões televisivas dos jogos de futebol

      Violência entre as claques do maiores clubes

      Diferendos nos CA da FPF

      Diferendo entre o CD e CA de Bragança

      Incidentes de violência no FC Porto – Benfica

      Casos de “Blackout” no futebol

      Incidentes de violência no FC Porto – Guimarães

      Diferendo entre a APAF e o CA da FPF

      Insinuações de corrupção no futebol

      Polémica em torno da expulsão de um jogador do Benfica no jogo com o Sporting

      Diferendos entre clubes da Liga

      Diferendos na assinatura dos contratos entre o Governo e as Federações Desportivas

      Árbitro de futebol suspenso por 3 anos

      Diferendo entre a Liga e o Secretário de Estado. Em causa o não atendimento das solicitações

      Protesto dos árbitros à falta de pagamento das despesas de deslocação

      Diferendos na AG. Em causa a participação nas eleições da FPF

      Incidentes de violência em jogos de futebol

      Protestos às arbitragens de futebol

      Casos de indícios de corrupção no futebol

      Caso no Campeonato Nacional de Juniores

      Diferendos entre CD e CJ. Em causa o provimento de ‘recursos’

      Diferendos nas nomeações dos árbitros

      “Megaprocesso mãos limpas”
      1996
      Outubro, 9
      Foi iniciado o julgamento do "Guimarogaite", popularizado pelos "quinhentinhos" | Ver vídeo | Ler mais

      Eliminar
    3. Novembro, 14
      O responsável do departamento jurídico do FCPorto - João Castro Neves, anuncia que o clube apresentará queixa crime contra o presidente do Farense, Fernando Barata, que acusou publicamente Pinto da Costa de comprar o árbitro das meias-finais da Taça UEFA de 1984, confronto que colocou o FCPorto frente a frente com o Aberdeen de Alex Ferguson. Segundo o comunicado do FCPorto, as declarações de Fernando Barata são caluniosas e todos os ataques violentos contra o clube serão combatidos de forma implacável nos tribunais. Castro Neves explica ainda que o FCPorto solicitará uma indemnização condizente com a campanha feroz contra o FCPorto. O árbitro Ion Igna desminte as acusações e explica que o jogo foi limpo e para se chegar a tal conclusão bastará rever a partida que foi bem dirigida. O árbitro reconhece ainda assim que se reuniu com o presidente do FCPorto depois do encontro e que falaram sobre as duas equipas, como se desenrolou o jogo e outros assuntos, negando contudo que favoreceu o FCPorto. Já o secretário do Aberdeen, Ian Taggart, afirma que não detectaram nada de estranho naquela partida e atendendo a isso a equipa escocesa não agirá, dizendo ainda que até à data a UEFA não os contactara. Castro Neves explica ainda que o FCPorto abriu uma investigação interna para aclarar um suposto pagamento de uma viagem paga ao Brasil ao ex-árbitro Carlos Calheiros, outro dos escândalos que envolvem o FCPorto. Calheiros diz que está à espera de recibir a polémica factura da sua viagem ao Brasil que foi alegadamente paga para favorecer por el Oporto, assegurando que depositará o dinheiro da viagem no tribunal, mais cerca de quinhentos contros para que seja entregue a quem de direito. Por sua parte, o árbitro João Mesquita desminte que a o FCPorto pagou a sua viagem de férias em Agosto do ano passado ao Algarve e mostrou aos jornalistas uma cópica da factura que, supostamente, liquidou pessoalmente à Agência Cosmos.

      Novembro, 15
      O jornal inglês ‘The Independent’ publica neste dia uma reportagem em que conta a história de uma tentativa de corrupção levada a cabo por Fernando Barata, então presidente do Farense, em nome do FC Porto. O objectivo era comprar uma vitória no jogo com o Aberdeen, nas competições europeias. Aberdeen e Alex Ferguson – treinador do Aberdeen - são associados, de forma involuntária, a um escândalo de suborno que causa também polémica nos jornais portugueses. Fernando Barata, proprietário de um hotel e presidente de outro clube (Farense), questionado pelas forças da autoridade, viria a alegar que o FC Porto efectivamente lhe pediu para falar com o árbitro antes do jogo da primeira mão, sendo que o objectivo era conseguir uma vitória por 3-0. A verba prometida nunca viria a ser revelada, o FC Porto por seu lado ganhou as duas mãos, ambas por 1-0. O FC Porto negou as acusações, contudo a UEFA chegou a procurar uma explicação junto da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro Ioan Igna acaba por reclamar inocência e dizer que desconhece qualquer tipo de tentativas de suborno; «Estou totalmente supreendido com as acusações», disse Igna em Bucareste. «Não conheço essa pessoa que está a fazer a denúncia e nunca tinha falado com ela», acrescentou. O FC Porto terá oferecido ao árbitro, como troca de favores, viagens de avião, hospedagem em Portugal e alimentação. Igna não confirma: «Deram-me um relógio, uma pequena bandeira e um emblema. Nada mais». O Sindicato de Jogadores viria a solicitar uma investigação sobre as acusações, uma vez que estava em causa «uma ameaça à imagem e credibilidade» do futebol português. A história contada pelo jornalista Rupert Metcalf nunca viria a ser provada, mas curiosamente ou nem tanto Alex Ferguson, já ao comando do Manchester United, diria mais tarde que o «FC Porto compra titulos no supermercado».

      Eliminar
  2. TANTO MATERIAL E AINDA SÓ VAI EM 1995

    isto é muito pior que os emails roubados

    ResponderEliminar
  3. CARTA ABERTA

    Elisabete P. Silva
    26 de Setembro às 04:42 ·

    Exmos Srs,

    O que estão a fazer ao Sport Lisboa e Benfica é um crime de lesa pátria!

    Tratar o maior clube português desta maneira, desta forma miserável, só põe à vista a verdadeira intenção da FPF, desde que os atuais órgãos sociais assumiram o cargo!

    Como Portuguesa e apoiante de sempre da equipa nacional, não posso aceitar de forma alguma que um organismo que devia ter como ideal a união de todos os portugueses, utilize o seu estatuto para atingir o meu clube e os seus adeptos.

    Não peço qualquer tipo de condescendência para com o meu clube, apenas peço igualdade de tratamento, coisa que não existe como comprova a vossa VERGONHOSA dualidade de critérios.

    O que pensam fazer com o adepto "legal" do Futebol Clube do Porto que entrou em campo para agredir Pizzi?

    O que pensam fazer com os adeptos "legais" que utilizaram bolas de golf para agredir jogadores do meu clube no estádio do dragão?

    O que pensam fazer em relação à invasão de adeptos "legais" ao centro de treinos dos árbitros na Maia?

    O que pensam fazer com os adeptos "legais" que invadiram o relvado do estádio do Estoril, dando origem ao caso "Estorilgate"?

    O que pensam fazer com os adeptos "legais" do Sporting Clube de Portugal que incendiaram o Estádio da Luz?

    O que pensam fazer com os adeptos "legais" desse mesmo clube que invadiram a academia de Alcochete para agredir técnicos e jogadores?

    O que pensam fazer com os adeptos "legais" desse clube que atingiram Rui Patrício com tochas no último Sporting-Benfica?

    O que pensam fazer com adeptos "legais" como Fernando Madureira e Mustafá que continuam a frequentar recintos desportivos e a incitar ao ódio e à violência?

    O que pensam fazer com a prática reiterada de proibir adereços do Benfica em estádios do futebol?

    O que pensam fazer com clubes que cobram a adeptos do Benfica quase 4 vezes mais o preço dos bilhetes comparado com os rivais?

    O que pensam fazer com o clube envolvido no caso "cashball" em que este obteve beneficio desportivo através de práticas ilícitas?

    Caros Dr Fernando Gomes, Drª Sónia Carneiro, Dr José Manuel Meirim, Dr Tiago Craveiro e aos restantes que se revêm neste tipo de atitude, TENHAM VERGONHA!!!

    Estão a usar a Seleção Nacional com que intuito? Atacar o Benfica para beneficio de terceiros? Têm medo de fazê-lo de outra forma?

    Felizmente já todos começam a perceber as vossas verdadeiras intenções...

    Lobos com pele de cordeiro...TENHAM VERGONHA!!!"""

    E NÓS ACRESCENTAMOS: TENHAM MUITA VERGONHA

    ResponderEliminar
  4. Este deve bater canholas todas as noites só a pensar no que escreveu.

    ResponderEliminar
  5. Quando é q o administrador deste blog bloqueia os delírios do maluco que não faz mais nada q repetir autênticos testamentos de merda que ng lê??? O coitado não deve ter vida própria e não toma os comprimidos, mas não somos obrigados a levar com esse energumeno.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...