24 outubro 2018

FIFA lava as mãos do caso Gelson. Queixa do Sporting deve cair por terra. Efeito de contágio a Podence; Acuña passa a receber 2,5 milhões de euros; Hotel onde está a comitiva do Atlético de Madrid foi evacuado devido a ameaças

A equipa do Atlético de Madrid, onde joga Gelson Martins, enfrenta esta quarta-feira o Borussia Dortmund, em jogo para a terceira jornada da Liga dos Campeões. Como tal, a comitiva já está na Alemanha, nomeadamente em Dusseldorf. Na noite desta terça-feira, os colchoneros tiveram de ser evacuados do hotel.
A unidade hoteleira onde a comitiva do Atlético de Madrid está alojada recebeu várias ameaças e tanto a polícia alemã como os bombeiros estiveram no local, segundo a "El Partidazo de Cope". Além dos jogadores, todos os hóspedes foram também obrigados a sair das instalações.
A imprensa espanhola afirma que a comitiva esteve fora do hotel cerca de 20 minutos, até a situação ser normalizada e a segurança estar assegurada. O mesmo orgão de comunicação publicou ainda um vídeo onde é possível ver o treinador dos colchoneros, Diego Simeone, a gravar a situação.

Marcos Acuña foi ontem oficialmente recompensado pela SAD verde e branca. O Sporting anunciou a renovação de contrato do extremo argentino. O novo vínculo tem fim previsto, agora, para 2023 – durará mais dois anos, portanto – e o jogador receberá um aumento considerável de vencimento, passando a receber à volta de 2,5 milhões brutos por temporada, apurou o JN junto de fonte próxima do processo.
Sendo assim, a sociedade que gere o futebol leonino premiou Acuña com um aumento de, sensivelmente, 500 mil euros brutos. Em causa estão as boas prestações ao serviço do Sporting na temporada passada, que, juntamente com a ida ao Mundial 2018 – pela Argentina –, despertaram o interesse de vários clubes de nomeada. Além disso, o facto de o esquerdino ter abdicado da rescisão de contrato na sequência do ataque de elementos da Juve Leo à Academia, em Alcochete, mostrando lealdade ao clube, também é outro dos motivos que levaram a SAD verde e branca a renovar o vínculo e melhorar o ordenado do esquerdino, que o deixou próximo dos jogadores mais bem pagos, um lote que engloba pesos pesados do plantel como Nani, Mathieu ou Bas Dost.
Este aumento salarial acabou por ser mesmo uma recompensa, até porque o anterior contrato já englobava uma cláusula de opção para prolongar a validade por mais uma temporada, até 2022. Ou seja, em termos efetivos, foi colocado preto no branco mais uma época. Não seria, por isso, essencial melhorar nesta altura o vencimento do jogador. No entanto, o assédio de outros clubes também proporcionou ao argentino uma boa margem negocial.

FIFA lava as mãos do caso Gelson. Deve cair por terra a queixa do Sporting contra Gelson Martins e o Atlético Madrid, apresentada em agosto na Câmara de Resolução de Litígios da FIFA e na qual os leões pediam a condenação solidária do jogador e do clube espanhol em 105 milhões de euros, mais juros. O organismo que tutela o futebol mundial, garante o Record, não dará qualquer parecer sobre o caso, por considerar que não o pode fazer, uma vez que já está em curso um processo no Tribunal Arbitral do Desporto, em Portugal (não confundir com o TAS, na Suíça).
As partes envolvidas, nomeadamente o Sporting, foram informadas na segunda-feira, em carta oficial a que o diário teve acesso, assinada por Omar Ongaro, diretor de Regulamentação de Futebol da FIFA, e Maja Kuster Hoffman, chefe do Estatuto de Jogador.
Os leões têm agora um prazo de 10 dias para responder a esta notificação, que se baseia na análise "minuciosa e exaustiva" de todos os documentos que estavam na posse da entidade, desde a exposição do Sporting, recebida a 13 de agosto, às respostas do Atlético Madrid e de Gelson, a 11 e 12 deste mês (cujas cópias foram remetidas para Alvalade). Ao verificar que existe um processo a decorrer no TAD, resultado de participação do extremo que o Sporting entretanto já contestou, a FIFA conclui que os leões não questionam, pelo contrário aceitam, a competência daquele tribunal para julgar o caso. Assim, como o "objeto, causas e factos" das ações no TAD e na FIFA são os mesmos, o organismo invoca a jurisprudência dos seus órgãos decisores e entende que estes "não estão em posição" de "prosseguir com a investigação" ou "de deliberar sobre um assunto em que uma das partes apresenta uma queixa e/ou contestação perante outro órgão competente sobre esse mesmo assunto".
A FIFA quer prevenir a eventual prática de ‘fórum shopping’, ou seja, o que poderia ser uma tentativa do Sporting de procurar a jurisdição que lhe fosse mais... conveniente. Tem a palavra o TAD.
A decisão da FIFA relativa a Gelson Martins deverá ter um efeito de contágio sobre outro processo de transferência que resultou de uma rescisão de contrato com o Sporting, no caso concreto, Daniel Podence. Segundo o Record apurou, é praticamente certo que a FIFA vai deliberar no mesmo sentido, isto é, deixará o caso para o TAD português, onde já corre uma ação. Podence, que se mudou para o Olympiacos, pede uma indemnização de 580 mil euros, mais 250 mil euros por danos de natureza não patrimonial. O Sporting contestou e exigiu, por sua vez, a condenação do jogador ao pagamento de 60 milhões de euros. A 7 de agosto os leões fizeram chegar à Câmara de Resolução de Litígios da FIFA o processo que, agora, deve cair devido ao envolvimento do TAD. Rafael Leão (Lille) e Rúben Ribeiro (Al Ain) aguardam desenvolvimentos. Rui Patrício (Wolverhampton) já não é preocupação.

10 comentários:

  1. Esta notícia da FIFA é uma treta. Basta ter em conta que nos contratos de trabalho dos jogadores, e que foram rescindidos, está acordado entre as partes que em caso de letigio o tribunal a recorrer é o da FIFA e nenhum outro. Ai Ai Cofina, para quem trabalhas tu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sim dragarto o caso está no TAD. Primeiro TAD depois FIFA. Ai ai dragarto a falta que te faz um cérebro.

      Eliminar
    2. Obrigadinho Saraiva,se não fosses tu, lampião iluminado...
      Então concorda que a notícia de a FIFA lavar as mãos está truncada?

      Eliminar
  2. A ser verdade há que apurar responsabilidades dentro do SCP de quem não contestou ser o TAD corrupto a decidir.

    SL

    ResponderEliminar
  3. NOTÍCIA "ENCOMENDADA", para amenizar "A NEGOCIATA FEITA COM O ATLÉTICO"!!!Os Sportinguistas gostam disto, ESTÃO BASTANTE HABITUADOS A COMEREM GELADOS COM A TESTA.......HAAHHHAAHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a primeira vez que vejo um lampião ter razão

      Eliminar
    2. Negociatas sao as vendas por catálogo de 15 milhões rabolhos

      O Pedro guerra gosta do Ajax, LIMPA TUDO!! Ahaahahahah

      Eliminar
  4. depois da 9ª derrota em 10 jogos lá tinha de vir a propaganda das fake news

    - slb tem identidade blogers?
    - FIFA não se pronuncia?

    conta-me histórias que eu engulo tudo

    ResponderEliminar
  5. Os lagartos vão perder todos os processos porque a direcção esteve envolvido no terrorismo.
    Isto é mais que óbvio.

    Os terroristas lagartos telefonaram para o hotel alemão onde está o Atlético a fazer ameaças. Vingativos e de baixa estirpe!!! Quem não os conhecer…

    ResponderEliminar
  6. 10 jogos 9 derrotas na champion...e obra os do Carnide

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...