04 setembro 2018

Rafael Leão rescinde com o Lille. Sporting irá ajudar o jogador; Presidente demitido do IPDJ leva secretário de Estado a tribunal e fala em “pressões” e “ambientes estranhos” após castigos ao Benfica e Sporting; Madeira Rodrigues e José Maria Ricciardi juntaram candidaturas

Madeira Rodrigues e José Maria Ricciardi chegaram a acordo para a junção das respetivas candidaturas à presidência do Sporting.
Em declarações à TSF, o empresário e até esta terça-feira líder da lista C, teceu um curto comentário sobre a união das duas candidaturas:
"Juntámos forças", afiançou Madeira Rodrigues. Ao longo do dia serão conhecidos mais pormenores sobre o acordo.

Rafael Leão está perto de se desvincular do Lille, clube da Liga francesa para o qual se transferiu neste mercado de transferências, depois da rescisão unilateral com o Sporting. Ao que o Público apurou, o pedido de rescisão do contrato já foi enviado para o organismo que rege a Ligue 1.
Em causa estão as dificuldades do emblema gaulês em inscrever alguns reforços, entre os quais o avançado português. Um problema imposto pelo desequilíbrio orçamental que o Lille atravessa e pelo incumprimento de obrigações financeiras, que levaram a Liga francesa a suspender a inscrição de atletas por tempo indeterminado.
Ora, foi por causa deste impasse que o promissor avançado de 19 anos decidiu avançar para o pedido de rescisão. Fonte próxima do Sporting garantiu ao Público que o documento já foi enviado para os serviços administrativos da Liga francesa, ainda que o empresário do jogador, Nelson Almeida, esteja a tentar que Rafael Leão volte atrás na decisão.
O Sporting terá sido, de resto, determinante nesta tomada de posição, convencendo o avançado de que terá fundamento para a rescisão e prestando-lhe, inclusive, assessoria jurídica.
A concretizar-se a rescisão, Rafael Leão enfrentará um longo período de paragem (à semelhança do que aconteceu com Adrien Silva na época passada, ainda que por outras razões) e só poderá voltar a competir, na melhor as hipóteses, em Janeiro de 2019, na reabertura do mercado de transferências.

Augusto Baganha vai colocar uma acção em tribunal contra o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, com o objectivo de obter da justiça uma providência cautelar que lhe permita concluir o mandato de presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que só termina dentro de um ano. Baganha larga esta terça-feira oficialmente o cargo, depois de ter sido demitido por despacho com data de 20 de Agosto de 2018 assinado pelo governante. Ao Público, Baganha fala em “pressões” por parte de grandes clubes desportivos, depois de lhes terem sido aplicadas multas e castigos, e “motivações” políticas para o seu afastamento.
O presidente demitido disse ao Público “não entender” a sua demissão “a um ano de o Governo cessar funções e a um ano de completar a comissão de serviço” no IPDJ. Augusto Baganha entende que com a demissão foi “colocada em causa” a sua “honra e dignidade pessoal e profissional” e por isso vai avançar com acção em tribunal. “Eu apenas quero completar o meu mandato até ao fim. Depois que se faça o balanço”, acrescenta.
Baganha afirma que a sua saída “é ainda mais incompreensível” pelo “trabalho de reestruturação” que fez no IPDJ, que diz ser “do reconhecimento de todos" nomeadamente do actual secretário de Estado que sempre o avaliou "com bom". “Foram seis anos difíceis. Quando aqui cheguei, o IPDJ tinha dívidas de cerca de 15 milhões de euros e agora tem um saldo positivo de 20,8 milhões de euros”, acentua.
O jornal A Bola noticiou na sua edição de segunda-feira que Vítor Pataco, vice-presidente do Conselho Directivo dissolvido em Agosto, será nomeado esta terça-feira como novo presidente do instituto, dando-o como sendo “um homem próximo do PS”. O jornal indica também que para o cargo de vice-presidente está indicada Sónia Paixão, directora do departamento de desporto da Câmara de Lisboa e vereadora sem pelouro no município de Loures, onde concorreu à presidência pelo PS.
O IPDJ confirmou ao Público que esta terça-feira sairá um despacho de nomeação do seu novo conselho directivo com estes dois nomes, mais o de Carlos Pereira (que transita do anterior conselho directivo para o lugar de vice-presidente) e o de Sílvia Vermelho (que será vogal e não transita do anterior órgão).
Augusto Baganha afirma que, com estas possíveis nomeações, o secretário de Estado do Desporto “privilegia a máquina socialista”.
Para Baganha, atendendo ao "timming e à forma repentina escolhida para apresentação deste despacho, que nada diz de grave e urgente, a um ano do término das comissões de serviço", é de considerar que "João Paulo Rebelo reage de forma sectária e privilegia a máquina socialista.”
O presidente demitido do IPDJ diz ainda que “a promiscuidade é clara e visível entre o PS e o Governo, o que é lamentável”, revelando que já solicitou audiências ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e aos grupos parlamentares. “Não poderei baixar os braços e defenderei até ao fim os interesses do Desporto e da Juventude.”
“Queremos uma administração pública isenta de cores partidárias e deve privilegiar-se o mérito e a competência. A providência cautelar é o primeiro de muitos passos para denunciar o que tivermos de denunciar, pois o balanço do passado, do presente e do futuro são muito diferentes, e isso exigiu de nós muito trabalho, esforço e dedicação”, acrescenta.
Mas Augusto Baganha não vê apenas motivações políticas. Fala também em “pressões” e “ambientes estranhos” depois de há cerca de um ano o IPDJ “ter começado a aplicar multas e castigos duros” aos principais clubes desportivos. Lembra a interdição do Estádio da Luz por quatro dias e várias multas aplicadas ao Sporting e ao Benfica. “Pressões por parte dos visados há sempre, mas desta vez houve mais do que pressões, havia um ambiente estranho sempre que havia castigos ou multas. Havia um mau estar, algo diferente que se sentia.”
Na passada semana, o IPDJ, ainda sob a presidência de Baganha, castigou o Benfica com um jogo à porta fechada por mau comportamento de claques ilegais no Estádio da Luz.
Na sua edição de ontem, A Bola lembra que Vítor Pataco foi director-geral da Benfica Multimédia e que, no IPDJ e que irá herdar o dossier das claques.
Questionado pelo Público sobre as razões para demissão do conselho directivo em Agosto, o gabinete do secretário de Estado diz que elas se prendem "com a necessidade de assegurar, nesta nova fase do IPDJ, o alcance dos objectivos definidos pela tutela".

12 comentários:

  1. Um tasqueiro na UEFA

    A pasquinada do dia lá vem hoje com a “grande notícia” sobre a presença do Conceiçôun…eee no Fórum de Treinadores de Elite da UEFA?!?

    No último desafio, no Freixo, o dito cujo foi visto já no final da partida a despachar alguns barris de “binhaça” que o acompanharão na viagem até à Suíça e que farão parte da sua auto-promoção na reunião de Nyon.

    Carrascão, tinto a martelo, espumoso marado da Ribeira de Palermo, mijoca da casta de uva mijona e zurrapa das vinhas da Madalena são algumas das novidades a divulgar. Na prova marcada para o fim da tarde será explicada também a forma de treinar e orientar a sua equipa de futebol – ameaçar e insultar árbitros e fiscais-de-linha são sempre as prioridades nos seus esquemas técnico-tácticos!
    A reunião promocional será acompanhada de uma vídeo-conferência onde poderemos observar o staff do treinador, em especial o director desportivo, luís gonçalves a arreganhar a tacha, rilhando a dentuça e brindando à trapaça com o conceituado moscato pink das putas do calor da noite e da taverna do infante.

    A sessão será encerrada pelo rei da Palermo portuguesa com a largada de cinco bufas assassinas.

    GRÃO VASCO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah! O pivete que por ali vai. A Carolina não estará lá para acender um cigarro.

      Eliminar
    2. ...e o cheiro que por aqui vai,nem os abanos do rei da (Coca)cola consegue ventilar tanto cheiro a merda que vem dos lados de carnide, grao vasco,cada vez que abres a boca só dizes é merda,é um pivo,quando nasceste sais-te pelo cu da tua mae e tiveste quase a ser despejado ao rio trancão pela retrete,mas há ultima deves ter aberto um olhinho e safaste-te, Aborto de merda.

      Eliminar
  2. Rafael Leão não vai rescindir porque ao contrário da noticia mentirosa, o Lille acabou de comunicar que o tinha inscrito. Lagartos aldrabões! Tal é o desespero.



    ResponderEliminar
  3. A sportv continua a não passar as repetições de eventuais penaltis contra o porto. Os benfiquistas continuam a não assinar tal vergonha mesmo que ponham lá alguns comentadores a dizer coisinhas bonitas sobre o benfica. Nos queremos a verdade e jornalistas sérios

    ResponderEliminar
  4. Aí esta a máquina do POLVO a trabalhar.
    Que melhor exemplo, das pressões dos Encornados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o encornado mor, também conhecido pelo peidoso e avô da fernandinha não tem emenda, não seja ele o capo do FC Polvo.

      Eliminar
    2. trabalhem toupeiras assalariadas , trabalhem que um dia o dinheiro da droga do bieira vai acabar.

      Eliminar
    3. Próximo do PS ou próximo do benfica????São todos RATOS,só querem o seu tacho e teve o que mereceu!!!!Pena é que saiu um rato e entrou um pior ainda!!!!

      Eliminar
  5. toupeiras,não querem que uma pessoa fale do facto de porem ex funcionários do clube em instituições publicas, uma pessoa não fala seus nojentos corruptos,comedores de palha pela testa. sois a surrapa da humanidade

    ResponderEliminar
  6. Baganha que continuar no tacho?
    Afinal, o brunismo existe e criou raízes até no IPJ.
    Agora se percebe melhor a vassalagem que este tal Baganha andou a prestar ao louco e mentiroso Bruno de Carvalho. Esta gente tem de ser irradiada do desporto. Esta gente só cria monstros e mata o desporto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse comentário é para desviar a atenção do Pataco, o vice de Baganha que não aplicava Benfica as multas correspondentes aos relatórios da PSP?
      Deve ser, pois só em 2017 terão sido 17 as multas mandadas para o tecto.

      Quanto ao Baganha: que andou ele a fazer, para além do plano financeiro?
      Essa dos 4 dias de interdição de Estadio da Luz deve ser para gozar o zé pagante
      -alguém sabe quando foi cumprida a interdição?... Ou terá sido o próprio Baganha a anulá-la?

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...