O caso de alegada corrupção e violação do segredo de justiça (entre outros crimes) que envolve a Benfica SAD e Paulo Gonçalves deverá ser analisado pela Comissão de Instrutores da Liga. Para isso, este organismo deverá, logo que possível, solicitar elementos de prova ao Ministério Público.
Trata-se do procedimento normal neste tipo de situações, sobretudo após ter sido aberto um inquérito do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Ao que a Rádio Renascença apurou, a Comissão de Instrutores (CI) deverá solicitar elementos de prova em breve. O avanço do processo depende, no entanto, da disponibilidade do Ministério Público para libertar todas as informações que a CI entenda necessárias.
Contudo, não estão estabelecidos prazos para a conclusão de todos estes procedimentos, nem mesmo para a conclusão de um eventual processo disciplinar por parte da Liga, caso tal se venha a justificar.
O Ministério Público acusa dois funcionários judiciais, a SAD do Benfica e o seu colaborador Paulo Gonçalves de vários crimes, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática, no âmbito do caso "e-toupeira".
Numa nota da Procuradoria-Geral da República lê-se que "ficou suficientemente indiciado que os arguidos com a qualidade de funcionários de justiça, acederam a processos-crime pendentes no DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Lisboa e do Porto e em outros tribunais, transmitindo as informações relevantes ao arguido colaborador da SAD, fazendo-o de acordo com a solicitação do mesmo e em benefício da mesma sociedade".
O Ministério Público sugere a suspensão do Benfica nas competições num prazo de seis meses a três anos.
A Renascença apurou, entretanto, que o caso dos emails continua parado no que à Liga diz respeito. Apesar de já ter solicitado elementos de prova, a Comissão de Instrutores da Liga ainda não teve acesso aos emails do Benfica divulgados por Francisco J. Marques através do Porto Canal.
A Renascença sabe ainda que a Comissão de Instrutores está a conduzir as diligências ao seu alcance para apurar os factos, depois de ter sido igualmente aberto o processo de inquérito por indicação do presidente do Conselho de Disciplina, da FPF José Manuel Meirim.
Neste quadro, a CI não dispõe dos meios de produção de prova ao alcance da Justiça comum, que prossegue as investigações. A justificação para a recusa da libertação dessa informação está sobretudo relacionada com o facto de ainda não serem do domínio público algumas vias de investigação que a Polícia Judiciária está a seguir.
Ao contrário do caso e-Toupeira, do processo dos emails ainda não resultou qualquer acusação formal do Ministério Público.
Fonte do Sporting desmentiu ao jornal A Bola que não existem qualquer tipo de dívidas por saldar relativas às transferências de Battaglia e Raphinha. A questão foi levantada por José Maria Ricciardi, em conferência de imprensa.
De acordo com a mesma fonte, existia uma dívida de 900 mil euros pelo médio argentino que foi liquidada, sendo que após esse pagamento o SC Braga tentou recuperar os 20% do passe que detinha antes da rescisão, mas viu o negócio recusado pelo Sporting.
Quanto à transferência que envolve Raphinha, a fonte leonina explicou que existia uma tranche de 1,5 milhões de euros em atraso, mas que acabou por ser liquidada em agosto, após uma reunião entre Júlio Mendes, presidente da SAD vimaranense e Sousa Cintra.
"Não estamos nada arrependidos". Para lá de ter feito um balanço do trabalho feito na Comissão de Gestão e ainda ter respondido a José Maria Ricciardi, Artur Torres Pereira comentou a recente ida para a Tribuna do Estádio da Luz aquando do dérbi com o Benfica, deixando claro que não se arrepende da decisão tomada.
"Não aceitámos nenhum convite. O que fizemos foi, ao abrigo do regulamento da Liga, ocupar os lugares que são por direito reservados às equipas visitantes. Não estamos nada arrependidos. Consideramos que os problemas do futebol português não podem ser resolvidos senão com uma clareza e que não se compadecem com atitudes menos racionais", referiu à Sporting TV.
O Sporting vai requerer a sua constituição como assistente no processo E-Toupeira, do qual esta terça-feira foram constituídos arguidos a SAD do Benfica, Paulo Gonçalves e dois funcionários judiciais.
Lembre-se que os leões já tinham feito idêntico pedido em relação ao caso dos emails, tendo na altura sido aceites pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa nessa condição.
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, esteve presente no Hospital de São João, no abaixo-assinado que pretende reclamar o início das obras da nova ala pediátrica do hospital. Questionado, o presidente dos dragões recusou comentar o caso "E-Toupeira": "Estamos aqui numa obra que nos deve encher o coração por lutar por isso, e não vou misturar o que estamos aqui a lutar com o que quer que seja".
Em declarações, o presidente dos dragões deixou fortes críticas ao governo português. "Estou nesta luta há muitos anos, e o FC Porto já angariou fundos para o "Pavilhão do Joãozinho". Não percebo como governantes que dormem de consciência tranquila".
"Já Jorge Sampaio dizia, 'há mais vida para além do défice'. Só quem não visita o hospital de São João e não vê o sofrimento é que não participa nesta resolução, que já devia estar resolvida há muito tempo", rematou.
QUINTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2018
ResponderEliminarO verdadeiro poder do Sporting
O mesmo país que se indigna, e crucifica um clube por ter acesso a processos em segredo de justiça, é o mesmo país que acha normal um candidato a presidente do Sporting afirmar ter elementos prontos a exercer tráfico de influências na justiça a favor do seu clube.
O Sporting é isto. Descendentes de viscondes em cargos importantes da sociedade portuguesa. Anos e anos de cunhas e passagens de testemunho. É este o único poder do Sporting. É nisto que eles são uma potência. E ajuda a explicar muito do que está a ser feito ao Benfica.
Como é que acham que um vice-presidente depositar 2 mil euros na conta de um árbitro não faz a SAD do Sporting arguida mas um advogado do Benfica aceder a processos em segredo de justiça já faz a SAD do Benfica ser?
Vão dar jeito esses meninos no Cashball.
PluribusUnum7 à(s) 19:58
Partilhar
2 comentários:
Anónimo6 de setembro de 2018 às 20:45
Isto é só o início, diz o corrupto! E depois é tão cínico e tem a distinta lata de dizer que a noticia do Benfica é uma vergonha!!
Um verdadeiro escândalo mas no qual ninguém da CS pega.
Uma revelação em directo na TV do tráfico de influências que faz com os amigos influentes. Assim percebemos a razão pela qual os processos dos dragartos estão parados e os do Benfica vão de vento em popa.
Responder
Anónimo6 de setembro de 2018 às 21:00
Este sr. também é do tempo do cashnall, sentava-se no banco com o geraldes e bruno carvalho.Tese do ministério publico está ao lado deles é corrupto.
Se este sr. for eleito é igualmente corrupto.A SAD do sporting tem de ser constituída arguida 2 vezes,tempo bruno carvalho e tempo deste sr.
😀 Ainda se vai ouvir Pinto da Costa falar sobre a verdade desportiva... Ai estes jornalistas, sempre à procura "do dono", Pinto da Costa não é só o presidente mais titulado do mundo, deve ser também o presidente que mais vezes foi arguido, por isso, é natural que quando se trate de questões com a justiça ele seja o mais procurado.
ResponderEliminarDepois sempre sobra o Sporting... Dizem eles que: "esperam ser ressarcido". Pelo menos é o que um disse... Financeiramente e a nível desportivo é a opinião do moço. O André Geraldes ainda não parou de rir.
É pena o caso dos e-mails estar parado, pelo menos, no que diz respeito à Liga. Ao contrário de outros;
Como, o processo que envolve o Sporting corrupção no futebol e andebol.
Ou...
O pagamento ao intervalo do jogo Estoril - FC Porto. Neste caso não vale a pena...
Pinto da Costa a dar o exemplo.
ResponderEliminarEnquanto isso os adeptos do nojento clube do regime defendem O LADRÃO, TRAFICANTE, CORRUPTO, TRAULITEIRO, BRONCO, ILETRADO, HIPÓCRITA, MENTIROSO, MÁ MEMÓRIA, MAIOR DEVEDOR DO BES (QUE O P+OVINHO PAGA).
ACORDEM RASTEJANTES E GANHEM VERGONHA
Mão este dragarto não gosta de nós
ResponderEliminar