Para além do dossiê dos jogadores que rescindiram, Paulo Futre está também a trabalhar junto da SAD na pasta relacionada com a contratação do novo treinador. Nesse sentido, escreve o Record que um dos primeiros nomes pensados por Sousa Cintra e Futre foi o de André Villas-Boas, técnico português de 40 anos e ex-treinador do FC Porto, em 2010/11, que está sem clube desde que deixou, no final de 2017, o Shanghai SIPG, da China.
Segundo o diário, num dos primeiros dias da sua colaboração com o Sporting, Futre encetou contactos esporádicos por AVB, de forma a averiguar quais as condições exigidas para que o português rumasse a Alvalade - esteve perto de o fazer em 2009, quando saiu da Académica. O antigo internacional português terá, inclusivamente, contactado pessoas próximas de Pinto da Costa, presidente dos dragões, numa demonstração do respeito institucional vigente entre os rivais. Porém, as elevadas exigências salariais do técnico esfriaram de imediato o interesse dos verdes e brancos.
Na lista dos nomes que o presidente da SAD leonina, Sousa Cintra, está a negociar encontra-se Paul Le Guen. O francês está livre, após ter terminado contrato com o Bursaspor, da Turquia, e neste momento encontra-se a estudar as propostas que tem recebido enquanto comenta o Mundial num canal televisivo gaulês, escreve o Record.
O antigo jogador ganhou três campeonatos em França e três Supertaças ao serviço do Lyon, na melhor fase da sua carreira. Após uma passagem polémica pelo Glasgow Rangers, onde teve uma série de problemas com os jogadores, regressou ao seu país para orientar o PSG, clube pelo qual conquistou uma Taça da Liga.
Desde então, abraçou a carreira de selecionador, tendo começado nos Camarões, e acabou por rumar a Omã, onde trabalhou cinco anos. Após esta passagem pelo Médio Oriente decidiu fazer uma pausa na sua carreira, assumindo o cargo de comentador televisivo, antes de voltar às antigas funções no futebol turco.
Apesar de estar numa fase de menor fulgor, o responsável técnico ainda hoje é reconhecido pelo excelente trabalho que executou ao serviço do Lyon, pois teve o mérito de potenciar a academia do clube. Resta acrescentar que não é a primeira vez que o seu nome é desejado por um grande em Portugal pois, no início do mandato de Luís Filipe Vieira, chegou a ser apontado à Luz, quando dava os primeiros passos na função de treinador principal.
Convém assinalar que Paul Le Guen não é o único estrangeiro que está a ser equacionado por Sousa Cintra e Paulo Futre. Há outras soluções a serem devidamente ponderadas, mas o diário diz saber que a estrutura de futebol verde e branca dará total prioridade à contratação de um treinador português.
Gastón Campi sondado. Sem que as negociações com o Newcastle por Mbemba tenham conhecido avanços significativos, o FC Porto estuda a hipótese de avançar para outros alvos para o eixo da sua defesa. Um desses nomes é Gastón Campi, central de 27 anos que pertence ao Estudiantes de La Plata, da Argentina. Ao jornal Record, o próprio jogador admitiu que os dragões já sondaram os seus representantes.
"Sei que um intermediário falou com o meu agente para saber as minhas condições. Comigo diretamente não falou ninguém do FC Porto, mas sei que sondaram o meu empresário", disse, mostrando-se desde logo empolgado com a possibilidade de se mudar para a Invicta: "Seria uma grande oportunidade para mim jogar no FC Porto, mas agora há que aguardar."
O tempo de espera, assim que a SAD liderada por Pinto da Costa avance efetivamente para negociações com o Estudiantes, nem deverá ser assim tão grande. O emblema argentino, presidido pelo antigo internacional alviceleste Juan Sebastian Verón, precisa de realizar alguns encaixes financeiros e, através de Gastón Campi, poderia receber algo como 2 milhões de euros. Uma valorização interessante, na medida em que o clube adquiriu 80 por cento dos seus direitos económicos ao Racing, de Avellaneda, por 850 mil euros há um ano, celebrando à altura um contrato válido até 2021.
Com 1,93 metros, Gastón Campi tem uma característica que, já se percebeu, está a ter um peso importante no processo de contratação do reforço que fará companhia a Felipe no eixo da defesa azul e branca em 2018/19: é canhoto. Tanto o argentino como Mbemba e o brasileiro Raúl Silva, do Sp. Braga, jogam preferencialmente com o pé esquerdo, um fator que Sérgio Conceição considerará essencial na contratação do substituto de Marcano.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...