30 junho 2018

Bruno Fernandes pede 10M€ de indemnização ao Sporting; Scolari volta à órbita do Sporting; Resposta de Bruno de Carvalho vai ser analisada; Benfica ganha concorrência por alvo

Lucas Olaza continua a ser pretendido na Luz, mas o Benfica conta com concorrência do país vizinho. O Talleres, emblema argentino ao qual pertence o passe do lateral-esquerdo uruguaio de 23 anos, recebeu uma proposta de 6 milhões de dólares (cerca de 5,1 milhões de euros) de um emblema espanhol, que, ao que tudo indica, será o Espanyol.
O River Plate saiu de cena por Olaza, mas o Benfica conta com mais um entrave para chegar a bom porto pelo futebolista que, apenas será reforço, no caso de Alejandro Grimaldo deixar a Luz este defeso. O espanhol já mostrou vontade de ficar na Luz, ainda que Olaza se mantenha como alternativa.
O Talleres realizou ontem dois encontros particulares com o Central Norte de Salta, sendo que o futebolista pretendido pelas águias integrou uma equipa de habituais suplentes, ocupando o seu lugar Ian Escobar, defesa de 22 anos, contratado ao Chacarita Juniors em 2016. Este pode ser um indício de que Olaza está de saída, ainda que sem destino certo, naquela que seria a segunda passagem do defesa pelo Velho Continente. Em 2015/16, por empréstimo do River Plate, emblema onde começou a carreira, jogou com a camisola dos espanhóis do Celta. Alinhou em 24 partidas oficiais e as suas qualidades chamaram a atenção dos uruguaios do Danubio na temporada seguinte, antes de ‘saltar’ para o Talleres, em 2017.

Bruno de Carvalho acabou por responder à nota de culpa que lhe foi enviada pela Comissão Disciplinar após a suspensão de todo o Conselho Diretivo (CD), no passado dia 13 de junho. Desta forma, a defesa do antigo presidente destituído em assembleia geral (AG) no passado sábado será tomada em conta no processo.
A Comissão de Fiscalização só recebeu ontem o documento e, à luz da lei, poderia ter optado por deixá-lo de fora, visto a quebra do prazo estabelecido que, recorde-se, terminou às 0:00 da passada quinta-feira. Contudo, apesar da "apresentação extemporânea" desta resposta à nota de culpa, os membros da Comissão de Fiscalização optaram por tomar esta decisão para deliberar de uma forma mais justa, e dentro dos estatutos do clube e da lei, escreve o Record.
Reunida agora toda a documentação, este órgão que foi nomeado por Jaime Marta Soares para substituir o Conselho Fiscal e Disciplinar que se encontra demissionário, vai analisar cautelosamente todo o processo que visa, não só Bruno de Carvalho, mas ainda Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela, Luís Gestas, Luís Roque e Alexandre Godinho.
A decisão tomada pela Comissão Disciplinar pode ter implicações no ato eleitoral do próximo dia oito de setembro. Bruno de Carvalho, numa publicação do Facebook, já manifestou a intenção de poder candidatar-se, mas este desejo pode ser inviabilizado caso venha a ser punido com uma suspensão mais longa ou, em caso limite, a expulsão de sócio.
Ciente dos riscos que corre, o presidente destituído até publicou um pedido solicitando que fossem retirados todos os processos em curso, uma alternativa que foi liminarmente rejeitada pelos membros da Comissão de Fiscalização. Recorde-se que estes processos nasceram das participações de vários associados que pretendem que o caso vá até às últimas consequências, um desejo que leva os elementos deste órgão a prosseguir os trâmites legais sem quaisquer exceções.
É enquadrado neste cenário que vai prosseguir o trabalho da Comissão de Fiscalização que rejeita avançar com prazos, dada a complexidade dos sete processos vigentes. A única garantia é a de que antes do ato eleitoral será anunciada a decisão.
Resta ainda assinalar que tal como acontece com a Comissão de Gestão presidida por Artur Torres Pereira, esta Comissão de Fiscalização também será extinta, após as eleições e a tomada de posse do novo Conselho Fiscal e Disciplinar.

O processo de Bruno Fernandes, um dos nove jogadores que alegou rescisão de contrato com o Sporting por justa causa, já deu entrada no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Depois de ter entregue, há cerca de três semanas, a carta para se desvincular dos leões a todas as entidades (clube, Liga, Federação e Sindicato dos Jogadores) o internacional português, de 23 anos, pede agora mais de 10 milhões de euros de indemnização, valor que terá de ser pago ao jogador pelo Sporting se for provada a referida justa causa, escreve o diário Record.
No processo que foi remetido ao TAD, a que o diário teve acesso, Bruno Fernandes exige uma indemnização no valor de 9.255.610 euros, montante ao qual acresce mais um milhão de euros por danos morais a si causados e, ainda, juros. Apesar de o cálculo da indemnização ter por pressupostos vários termos legais, um dos critérios utilizado pelo médio e pelos seus advogados está relacionado com o valor dos ordenados acordados entre jogador e a SAD aquando da sua contratação, no verão do ano passado, e o remanescente dos mesmos até final do contrato (junho de 2022). Daí que o valor das indemnizações exigidas por cada um dos nove jogadores possa variar. À partida, qualquer litígio laboral no TAD estará resolvido em poucos meses.

Sousa Cintra e Paulo Futre estão a tentar convencer Luiz Felipe Scolari. O experiente brasileiro é um nome consensual no seio da nova estrutura de futebol do Sporting e, depois de ter estado nos planos de Bruno de Carvalho para a sucessão de Jorge Jesus, desta vez é a Comissão de Gestão dos leões a tentar trazer para Alvalade o antigo selecionador português, escreve o Record.
Apesar da convulsão que ainda afeta o clube, desta vez o trunfo ‘Futre’ poderá jogar a favor do Sporting, ‘ajudando’ Scolari a cumprir um desejo assumido há vários meses: voltar a Lisboa, juntando-se aos filhos e terminando a carreira em Portugal. Segundo o diário e de acordo com dados confirmados por fonte próxima do treinador de 69 anos, o Sporting voltou à carga por Scolari, perguntou qual seria a sua disponibilidade para treinar o clube em 2018/19 (e não apenas até setembro) mas, apesar de se ter mostrando aberto a negociações, o brasileiro remeteu para o seu empresário, Jorge Machado, toda e qualquer conversa sobre questões financeiras. Além do mais, a boa relação mantida com Jorge Mendes – que já esteve envolvido em várias transferências do brasileiro, nomeadamente na mudança para o Chelsea, em 2008/09 – também poderá ajudar...
Facto é que este dossiê tem marcado a agenda da Comissão de Gestão que tomou conta dos destinos do Sporting. Com a situação contratual de Mihajlovic ‘arrumada’, a SAD verde e branca tenta agora assegurar, até segunda-feira – data oficial do arranque da pré-temporada – o nome do técnico que irá liderar a equipa ao longo desta temporada.
A boa imagem deixada em Portugal depois de ter liderado a Seleção Nacional ao longo de 6 anos continua a precisar de ser confirmada por Scolari ao nível de clubes. Depois de 2008, seguiram-se o Chelsea, Bunyodkor, Palmeiras, Brasil, Grêmio e o Guangzhou Evergrande. Aliás, foi na China que o técnico recuperou o estigma de vencedor, conquistando o campeonato por três vezes. E é exatamente da Ásia que chegam as propostas mais vantajosas para o brasileiro, que terá agora de colocar na ‘balança’ o peso do seu futuro: a família (que reside em Portugal) ou os milhões da China. Aos 69 anos, a vertente pessoal começa a ganhar alguma vantagem...

5 comentários:

  1. Se Scolari, Carvalhal, Rui Faria e companhia fossem treinadores de primeira água ainda enrtendia estas confusões todas, de trocas, indeminizacoes, e de termos uma pre epoca mal amanhada.
    Mas não, são todos do mesmo calibre/espectativa de Mihailovic, e nem me parece que se vá poupar algum dinheiro com isto.
    Enfim... Cintra por favor limite-se a gestão corrente, por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh snifas, não entres já em campanha. Vais ser expulso...

      Calibre/expectativa? Não largues a fruta que não é preciso. Tirando o Faria (que até arriscava), qualquer um dos que referiste tem mais CV que esse extremista...

      Eliminar
    2. Perdoem o Bruno de Carvalho :'( o circo tem de continuar!!!

      Eliminar
  2. Sim, é trocar fraco por sofrivel.

    ResponderEliminar
  3. Bruno de carvalho Estas perdoado .
    Volta

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...