20 abril 2018

Turcos tentam desviar alvo do Benfica; Chumbou nos testes no Sporting e agora reforça o Benfica. "É um pouco parecido com Deco..."; Leões denunciam coincidências com chefe de gabinete de Vieira

Nuno Saraiva enumerou, na última noite, uma série de "coincidências" relacionadas com o novo chefe de gabinete de Luís Filipe Vieira, Nuno Costa. Em declarações no programa ‘Verde no Branco’, da Sporting TV, o diretor de comunicação dos leões concluiu que "o problema é o conflito de interesses que existe em todas estas coincidências.
"Exerceu desde 2005 vários cargos na Câmara Municipal de Oeiras. Em 2009 foi promovido a chefe de gabinete do presidente, à época Isaltino Morais. Em 2013, Paulo Vistas manteve Nuno Costa como chefe de gabinete. Por coincidência existe uma forte ligação de Oeiras ao Benfica", apontou Saraiva, referindo-se ao projeto da Cidade Desportiva das Modalidades do clube da Luz.
 "Os terrenos não permitiam a edificação pretendida porque estão classificados como reserva ecológica nacional e interferem com um monumento nacional que é o Aqueduto das Águas Livres. Esta informação está em vários pareceres técnicos da Câmara de Oeiras que foram ignorados. Paulo Vistas usou o Benfica para ter ganhos eleitorais e o Benfica usou Paulo Vistas para conseguir benesses para fazer a tal cidade desportiva" , acusou Nuno Saraiva. "As eleições chegaram e Paulo Vistas foi esmagado por Isaltino Morais. Meio ano depois, Nuno Costa está no Benfica. Coincidência, certamente, que não terá qualquer relevância do ponto de vista criminal nem significará nenhum atropelo à lei", afirmou ainda.
O responsável pela comunicação do Sporting identificou "mais coincidências", recordando que Nuno Costa terá sido "fundador da Casa do Benfica em Oeiras" e "assessor de imprensa ou adjunto da vereadora Helena Lopes da Costa" na Câmara de Lisboa, que "na altura tinha o pelouro do património." "Esteve ligado, nem que seja por via indireta, ao escândalo da EPUL que segundo notícias da época e investigação da PJ beneficiou o Benfica em 65 milhões de euros", disse Saraiva, acrescentando que "Nuno Costa terá sido levado para o Benfica por João Gabriel, ex-diretor de comunicação do Benfica e o homem que fez a campanha de Paulo Vistas."

Francisco Machado, médio da Académica conhecido como Chiquinho que o Benfica já tem amarrado para as próximas cinco temporada, faz lembrar Deco, antigo futebolista da Seleção e do FC Porto. A comparação é feita por Manuel Monteiro, último treinador de Chiquinho na formação e um dos primeiros como sénior, no Leixões.
"Ele é um pouco parecido com Deco ao nível do transporte de bola", refere, ao jornal Record, o agora treinador do Salgueiros, sublinhando tratar-se de um centro-campista "tecnicamente evoluído". "Ele pode ser 8 ou 10. Mas nesta época tem atuado mais como 8 pela facilidade no transporte de bola, causando desequilíbrios", refere Monteiro.
Com um contrato válido até 2023 à sua espera, Chiquinho, 22 anos, não é um desconhecido dos encarnados. Há muito que o seu nome consta dos ficheiros da Luz.
O jogador, que se iniciou no Roriz, de Santo Tirso, está referenciado pelo Benfica desde a formação e fez parte de um grupo que foi acompanhado de perto pelo gabinete de prospeção. Segundo o diário, os encarnados registam a evolução de Chiquinho, que tem passado também no Boavista, no Pasteleira e no Leixões. "Melhorou imenso em termos defensivos. Nos sub-19 do Leixões fazíamos pressão média/alta e ele foi-se adaptando", conta Monteiro.
Esteve, por outro lado, perto de ser leão. O criativo foi a Alcochete fazer testes e até chegou ao conjunto dos finalistas. Contudo, acabou por nunca ser chamado a representar o emblema de Alvalade nos escalões jovens e a baixa estatura foi sempre um obstáculo nesse processo. De qualquer forma, a chegada a um dito grande do futebol português está muito perto de ser consumada e o seu primo, Vítor Machado, salienta que será o cumprir do sonho: "Sabe que atingir este patamar não é fácil, mas é um lutador e nunca desistiu. Se conseguir, será mais do que merecido pelo esforço de todos".

O Fenerbahçe está determinado em assegurar a contratação de Facundo Ferreyra, avançado argentino que também interessa ao Benfica. De acordo com a imprensa da Turquia, os responsáveis do quarto classificado do campeonato daquele país planeiam viajar até à Ucrânia para conseguir o acordo com o jogador do Shakhtar Donetsk, clube com o qual está em final de contrato.
O internacional sub-20 argentino já tinha estado na mira do emblema de Istambul no verão passado. Nessa altura, reservou 3 milhões de euros para o contratar, sabendo que estava em final de contrato e que o jogador recusou a proposta de renovação. O Fenerbahçe manteve Ferreyra, de 27 anos, debaixo de olho e agora, perante a concorrência interna de Galatasaray e Besiktas, o técnico Aykut Kocaman não quer perder o jogador, esperando que a direção acelere as negociações a breve trecho.
Os turcos não são os únicos que desejam o futebolista, que evoluiu no Banfield e no Vélez Sarsfield antes de rumar à Ucrânia, em 2013/14. Ferreyra é um dos nomes que mais agrada à SAD liderada por Luís Filipe Vieira para o reforço do ataque.
Ainda assim, este é um desejo difícil de concretizar, pelo montantes que a operação exige – salário líquido de 2,5 milhões de euros e prémio de assinatura de 5 milhões. Ou seja, para garantir os serviços do jogador o Benfica teria de abrir de 10 milhões de euros só no primeiro ano.
Como se não bastassem estes números, colocados em cima da mesa pelo empresário, a concorrência também é séria ameaça à transferência de Ferreyra do Shakhtar para o Benfica, com Inter Milão e Roma também a apertar o certo. A cumprir a quinta época de ligação ao campeão ucraniano, incluindo a que esteve emprestado ao Newcastle (2014/15), Ferreyra conta 28 golos em 38 partidas. É, de resto, o melhor marcador da liga da Ucrânia, com 20 disparos certeiros. Na Luz, é um sonho nesta altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...