A recente explosão de denúncias do mundo do futebol levou a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, a criar uma equipa especial para a investigação de “crimes praticados no âmbito da atividade de competição desportiva de futebol e de crimes conexos”. A nova equipa, que iniciou funções a 4 deste mês e parece recuperar a estratégia outrora usada nos dossiês Apito Dourado ou Noite Branca, vai ponderar desde já se avoca as investigações em curso, ou se estas devem ser concluídas nos departamentos onde foram iniciadas.
“Atendendo ao elevado número de casos, à sua dispersão territorial, bem como à repercussão social dos factos, considera-se fundamental que a investigação se desenvolva, com conhecimento global do fenómeno, de forma concentrada, integrada e coordenada”, justificou ontem a procuradora-geral, através da sua porta-voz, pelo facto de ter “aumentado significativamente o número de denúncias relacionadas com o fenómeno desportivo, designadamente, com o futebol”.
A nova equipa integra duas procuradoras da República e uma procuradora-adjunta, do Departamen- to Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa – e ficará sedeada no primeiro departamento e responder hierarquicamente perante o seu diretor, Amadeu Guerra.
Atualmente, os inquéritos relacionados com o futebol estão dispersos por vários departamentos do Ministério Público, mas é na 9.ª secção do DIAP de Lisboa que estão os mais sensíveis, mormente o “Caso dos emails do Benfica”, sobre possíveis crimes de corrupção na arbitragem, e o processo “eToupeira”, sobre fugas de informação envolvendo oficiais de justiça adeptos daquele clube.
A procuradoria não esclarece, para já, se tais inquéritos vão manter-se onde estão. “A equipa analisará os procedimentos em curso bem como as novas denúncias apresentadas e, na decorrência dessa análise, decidirá quais as investigações que deverão ser afetas à equipa e quais as que deverão ser concluídas pelos departamentos do MP em que tiveram início ou nos quais foram recebidas as novas denúncias”, responde.
Mas, se não mudarem de mãos, aqueles inquéritos deverão ser, pelo menos, coordenados pela nova estrutura. “Para além das competências de investigação nos inquéritos que lhe estejam afetos, esta equipa tem ainda funções de coordenação relativamente à investigação de todos os inquéritos relacionados com a matéria”, clarificou a porta-voz.
Há mais de uma década, no âmbito do caso “Apito Dourado”, a Procuradoria também constituiu uma equipa, coordenada por Maria José Morgado, para investigar os processos abertos sobre a corrupção no futebol. Mais tarde, foi a vez do caso Noites Brancas, uma guerra na segurança noturna do Porto, com vários homicídios, a justificar a criação de outra equipa especial.
Marcano admite renovar pelo FC Porto. Depois da imprensa ter vindo a garantir que o defesa-central espanhol está de saída do Dragão, o empresário do vice-capitão portista admite a possibilidade de renovação.
"A continuidade de Marcano no FC Porto nunca esteve descartada", disse o agente ao jornal O Jogo, afastando de seguida um suposto acordo com o Valencia.
"Acordo com o Valencia? São especulações que não merecem comentário", garantiu ainda.
Segundo o diário, o futuro do defesa espanhol, que irá cumprir o jogo 100 na Liga no Clássico, irá ser definido no mês de maio.
A decisão anunciada por Bruno de Carvalho representa um passo dado em direção à reaproximação com o plantel. A atitude do presidente foi registada pelos jogadores, ainda que estes não se mostrem disponíveis para retirar as publicações nas respetivas redes sociais, meio por onde expressaram, num comunicado conjunto, o desagrado com as críticas do líder logo após o jogo de Madrid.
De acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, a direção liderada por BdC pretendia que o plantel eliminasse as referidas partilhas, inserido num cenário de cedências de parte a parte. No entanto, sabe o nosso jornal que os atletas – e de novo em decisão conjunta - recusaram-se liminarmente a acatar esta medida, por entenderem que ao recuar estariam assim a admitir que agiram de forma errada. A perceção geral do balneário é a de que apenas defenderam a sua honra profissional perante as acusações feitas.
este caso envolve so o Sporting e os Sportinguistas, o caso e-toupeira, os emails, os vouchers, influenciam negativamente a verdade desportiva de TODAS AS EQUIPAS e as merdinhas que o Bruno de Carvalho diz ou nao diz é que fazem desviar o foco??
ResponderEliminarmas andamos a brincar?? mas querem fazer toda a gente de parvo??
desviam o assunto para o Sporting porque querem, porque se sentem condicionados em falar do realmente interessa e destrói o futebol porque o 1º Ministro pode dar tau tau aos meninos e nao falo do Costa.
para terminar...
quanto é que desvalorizou o bas dost depois do JJ ter dito publicamente que nao era o melhor ponta de lanca que tinha treinado?
quanto é que desvalorizou toda aquela malta do seixal que supostamente tinham que nascer 10 vezes?
quanto é que desvalorizou o eliseu quando em pleno relvado levou um raspanete do JJ?
quanto é que desvalorizou o JJ pelo facto de o Cardozo ter querido bater no proprio JJ?
pois...o mauzão do Bruno é que desvalorizou campeões europeus por chamar meninos mimados...ou por ter dito que epa podia ter fuzilado ou que podiam ter estado mais concentrados naquele jogo...que drama....o horror!!!!
Força Bruno, estamos contigo!...
EliminarQuando entraste o clube dos sapos estava à beira do abismo. Contigo deram um passo em frente...
Desejo as melhoras a bdc! Quero que ele regresse o mais rápido possível para terminar aquilo que começou! Força Bruno, continue a dar passos em frente, está no caminho certo!
EliminarQuando soube do afastamento de bdc nem queria acreditar! Faz muita falta ao futebol português, sem ele deixa de ter PIADA!
EliminarVolta Bruno!
quarta-feira, 11 de abril de 2018
ResponderEliminarESCÂNDALO: SPORTING SAD COMUNICA QUE VAI ADIAR O PAGAMENTO DE 30M€ DOS COMPROMISSOS OBRIGACIONISTAS... E AGORA? BATAM-LHES UMA SALVA DE PALMAS!
Quem investiu nos empréstimos obrigacionistas da Sporting SAD e que devia ser reembolsado em Maio de 2018 vai ficar a ver navios... começa-se a perceber o esgotamento nervoso de Bruno de Carvalho, com a nova intervenção governamental no valor de 1200M€ no Novo Banco veio a público que o tão falado investidor fantasma da Sporting SAD era o Novo Banco que estava proibido pela Comunidade Europeia e pela Troika de investir em clubes ou sociedades anónimas desportivas... fantástico!
Agora chegou a hora das consequências, a Sporting SAD comunicou à CMVM o adiamento da operação e do reembolso aos obrigacionistas... ou seja, não têm condições para assumir os seus compromissos e os sócios, adeptos e demais que investiram no Sporting e que deviam ser reembolsados vão ficar para já a ver navios... a promessa é que é apenas um adiamento de 6 meses para finais de Novembro de 2018 mas quem não os conhecer que os compre... boa sorte a todos os que confiaram na direcção do Brunão e uma grande salva de palmas aos avençados espalhados pela comunicação social, televisões e afins que na semana passada juravam a pé juntos que Bruno de Carvalho tinha feito um milagre financeiro e que era o melhor presidente da história do Sporting CP, mas hoje já dizem que Bruno está doente e que tem de sair imediatamente do Sporting... este é o chamado nó cego ao estilo de Alvalade, Bruno de Carvalho ainda não caiu mas está a ser empurrado... como dizia o outro, o melhor ainda está para vir e a culpa é do Benfica!
Batam-lhes uma salva de palmas... quem investiu ficou a arder. Isto na minha terra diz-se assim... ALDRABÕES e FALIDOS.
Comunicado oficial do Sporting à CMVM (CLICAR AQUI).
E já agora...
"Pode ler mais sobre estas e muitas outras revelações relacionadas com a crise no Sporting, incluindo como a nova equipa especial criada pela Procuradoria Geral da República para investigar crimes relacionados como o futebol está a investigar a gestão de Bruno de Carvalho, nomeadamente os financiamentos e a reestruturação financeira do Sporting que começou em 2014/15. Um inquérito que, segundo informações recolhidas pela SÁBADO, teve origem no conjunto de processos designados por "Universo Espírito Santo", mas que está a correr autonomamente."
in Revista Sábado
VEJAM AS DECLARAÇÕES DE CAMILO LOURENÇO
SOBRE AS CONTAS DO SPORTING. ASSUSTADORAS
AGORA SE PERCEBE PORQUE RICCIARD E O ANGOLANO SOBRINHO
EliminarLHE TIRARAM O TAPETE
AQUILO ESTÁ MUITO MAL
O LINHAS BRANCAS ANDOU A PERSEGUIR O SLB
COM TUDO E MAIS ALGUMA COISA
MAS O MELHOR AINDA ESTÁ PARA VIR
O TIPO GASTA MAIS COM O ANDEBOL
DO QUE O SLB COM TODAS AS MODALIDADES
É UM LOUCO???
E os tontos que lhe deram 90% dos votos ainda estão convencido que ele fez um milagre financeiro no sporting.
EliminarE O SÓRRAIVA ANDA CALADINHO
EliminarBenfica abate dívida bancária em 97,3 Milhões de Euros...
ResponderEliminarA Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD comunicou nesta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a redução do valor total de 97,3 milhões de euros "da dívida bancária existente junto do Novo Banco e do Millennium bcp, a qual estava refletida no passivo a 31 de dezembro de 2017". Está assim formalizada a operação anunciada aos Benfiquistas pelo presidente Luís Filipe Vieira.
De acordo com a informação prestada à CMVM, "a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD procedeu ao reembolso antecipado voluntário do valor em dívida do Project Finance, num montante de 37,8 milhões de euros". "Dado que, a 28 de fevereiro de 2018, já tinha sido liquidada uma prestação de 2,5 milhões de euros, conforme previsto contratualmente, o montante total de reembolsos realizados ao Novo Banco e ao Millennium bcp ascendeu a 40,3 milhões de euros", é referido na comunicação.
"Mais se informa que, no dia 29 de março de 2018, foi liquidado ao Novo Banco a 2.ª emissão de Papel Comercial, no montante de 57 milhões de euros, a qual tinha sido subscrita a 29 de setembro de 2017 por um prazo de seis meses, tendo hoje sido formalizado o acordo de cessação do Programa de Papel Comercial. Após a conclusão deste processo, a Benfica SAD e a sua subsidiária Benfica Estádio reduziram em 97,3 milhões de euros o valor da dívida bancária existente junto do Novo Banco e do Millennium bcp, a qual estava refletida no passivo a 31 de dezembro de 2017", explicita o comunicado à CMVM.
"Por outro lado, foram cedidos, sem recurso, créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS, que são registados como passivo e associados aos proveitos do contrato com a NOS nos prazos normais deste", indica ainda o documento transmitido pela sociedade benfiquista.
in SLBenfica
Espero é que não hajam pressões externas para certos casos serem arquivados.
ResponderEliminarExige-se justiça por tudo o que acontece no desporto em portugal.
Não é avisos para fugir para Espanha ou, imagine-se, saberem tudo o que está a acontecer!!
Os ENCORNADOS COM A DIARREIA CEREBRAL DO COSTUME.
ResponderEliminar