26 abril 2018

JJ ou renova ou sai; Rui Patrício está a ser negociado; O defesa que vai reforçar o Benfica; Esteve na lista do Benfica e agora é associado ao FC Porto

O FC Porto está atento à situação de Gaël Kakuta, tratando-se de um alvo referenciado dentro de um leque de opções que podem ser acionadas para cobrir alguma das previsíveis saídas do atual plantel. O franco-congolês, de 26 anos, esteve vinculado ao Chelsea depois de ter sido designado como melhor jogador do Europeu de sub-19, em 2010, mas acabou por ser emprestado sete vezes pelos blues sem nunca se afirmar.
O seu passe pertence ao Hebei China Fortune, que pagou cinco milhões pela contratação ao Sevilha. Todavia, também não vingou na Ásia e acabou cedido ao Amiens, onde está a ser uma das figuras da Ligue 1, rubricando seis golos e cinco assistências que têm chamado a atenção de vários emblemas. O Hebei não fixou opção de compra do passe, mas como o contrato de Kakuta acaba em 2019, no próximo verão o seu custo pode tornar-se mais acessível.
No mercado de inverno, o avançado foi notícia em Portugal por estar nos planos do Benfica. O interesse foi assumido ao Record pelo agente Roger Boli, mas dado que o clube chinês não abdicava de receber os cinco milhões de euros que investiu, o dossiê foi encerrado. A imprensa congolesa e francesa que colocou o FC Porto entre os interessados, a par de Monaco e Nice, admite que o West Ham já realizou contactos junto dos representantes do jogador. No caso de Boli, trabalhou com os azuis e brancos a saída lucrativa de Cyssokho para o Lyon, depois de falhar a operação com o Milan.
O segredo para a subida de rendimento de Kakuta foi o facto de no Amiens ter passado a jogar no corredor central, como segundo avançado, perdendo a obsessão pelos flancos. Sérgio Conceição conhece o jogador, de 26 anos, que parece bem mais apelativo que Waris, mas só no fim do campeonato haverá decisões.

O Nápoles está em conversações informais com o Sporting tendo em vista a contratação de Rui Patrício. Segundo O Jogo, dirigentes do atual segundo classificado da liga italiana estiveram nos últimos dias em Lisboa para negociar a eventual contratação do dono das redes leoninas, mostrando disponibilidade para fazer chegar à SAD uma oferta formal na ordem dos 25 milhões de euros, verba da qual os leões não pretendem descer. Aliás, o próprio atleta, um dos capitães da equipa, de acordo com informações recolhidas pelo diário, está a par da possibilidade que se abre para o seu futuro profissional, para a qual, naturalmente, olha com agrado.
Por enquanto, o diálogo centrou-se nos termos genéricos de um possível acordo, cuja formalização é desejada para antes do início do campeonato do mundo da Rússia, onde Rui Patrício será, salvo qualquer imprevisto de índole física, um dos indiscutíveis de Fernando Santos. Apreciador das qualidades do guardião leonino, mesmo com 30 anos, o técnico Maurizio Sarri olha para Rui Patrício como o substituto ideal do experiente Pepe Reina, que termina contrato com a formação do sul de Itália no final da presente época, sabendo há muito que o número um dos leões pretende mudar de ares no final da estação, algo que também encontra correspondência na SAD.
As recentes polémicas entre o plantel comandado por Jorge Jesus e o presidente Bruno de Carvalho deterioraram as relações entre as partes, sendo que o líder verde branco, mesmo assim, não pretende abdicar do guardião por qualquer preço, ainda que deseje a sua saída por entender que este teve um papel ativo no que considera ter sido uma rebelião do grupo face às críticas após o Atlético de Madrid-Sporting. Rui Patrício, recorde-se, possui um contrato de longa duração com o Sporting, concretamente até 2022, do qual consta uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros e que foi fixado há pouco mais de dois anos, em março de 2016, quando prolongou o vínculo e viu a mencionada cláusula de rescisão subir cinco milhões de euros.

Para evitar surpresas de última hora, o Benfica acelerou o processo de contratação de Germán Conti e nesta altura falta muito pouco para que o central seja considerado oficialmente atleta das águias para as próximas cinco temporadas. O processo parece irreversível e o próprio jogador espera luz verde para realizar os indispensáveis exames médicos e rubricar o acordo com os lisboetas, documento esse, aliás, que o próprio já conhece. As águias pagam ao emblema argentino 4,3 milhões de euros, resultantes da cláusula de rescisão (3,5 M€) e impostos. O Benfica tentou ainda que fosse o clube argentino a responsabilizar-se pelo pagamento desta última fatia da operação, mas este não aceitou, obrigando os encarnados a mais um esforço para garantir a contratação do jogador. O Colón está ainda em competição, tem objetivos bem definidos para a temporada – luta pela presença na Taça SulAmericana – e conta com o capitão para a etapa final da prova, embora este esteja a recuperar de um problema num joelho.
Há muito referenciado pelas águias, o ítalo-argentino chegou a fazer parte das cogitações do rival Sporting na última temporada, mas os valores em causa acabaram por determinar que não fizesse parte das opções de Jorge Jesus em 2017/18.
Entretanto, Germán Conti em declarações ao Record, assume a vontade de mudar-se para o clube da Luz. "Não posso falar muito, mas claro que gostava de jogar no Benfica", afirmou o jogador.

Ou renova ou sai. Foram mais de cinco horas de reunião entre Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, nas quais presidente e treinador colocaram os ‘pontos nos is’ sobre a atualidade leonina, para além do planeamento da viagem à China. Presentes estiveram ainda Carlos Vieira, Rui Caeiro, Guilherme Pinheiro e André Geraldes, elementos do estado-maior da SAD, escreve o Record.
Certo é que depois das 5 horas de conversa de ontem tudo pode acontecer: Jesus pode sair ou até renovar. Vai depender do que acontecer até final da época, da estabilidade que se verificar na relação entre presidente e treinador, dos objetivos alcançados e de um balanço a realizar pela administração da SAD. Porém tudo isto só será feito após aquilo que todos concordaram ser o principal foco: conquistar a Taça de Portugal e alcançar o 2º lugar na Liga.
O Record escreve que foi uma reunião quente mas que acabou bem, tendo as partes percebido que apesar de haver pontos de discórdia, são mais as coisas que os unem do que as que os separam. 
Foram muitos os temas com que Jesus foi confrontado. Em relação ao discurso recente sobre a Liga Europa, o treinador ouviu que os objetivos são definidos por presidente e administração e que eram claros: ganhar tudo a nível nacional e chegar à final da Liga Europa. Ficou definido que no final da época se veria o que tinha sido cumprido, junto com as duas anteriores.
Bruno de Carvalho e restante administração mostraram também alguma mágoa porque entendem que na reunião com os jogadores o treinador devia ter exigido contenção aos mesmos perante a entidade patronal e que não o fez, nem deu um sinal público condenando coisas que têm saído na imprensa. O exemplo dado foi ter sido noticiado que JJ teria dito ao presidente que o mesmo era um pistoleiro, ou que queria ou exigia estabilidade ou sequer impor algum tipo de comportamento a BdC. No entender da SAD o lugar de Jesus é de treinador, subalterno ao presidente e que não é ele quem define a atuação do mesmo.
Discutido entre Jesus e SAD foi também o facto de existirem ‘bufos’ dentro do balneário. O jornal Record apurou também que o nome de Octávio Machado foi tema de conversa, pois os dirigentes leoninos veem o antigo diretor como desestabilizador, apesar de ser grande amigo de JJ. Aliás, BdC manifestou também alguma estranheza por pessoas que apoiavam esta liderança, falando de José Maria Ricciardi e Paulo Abreu, terem deixado de apoiar, quando estão várias vezes com o treinador. 
Também não caiu bem à SAD o facto de JJ se ter pronunciado sobre Daniel Sampaio quando o mesmo disse bem dele e de Bruno de Carvalho, mas ter ficado em silêncio perante outros que atacaram a gestão de Bruno, no que é visto como falta de solidariedade.
Foram muitas horas a ‘partir pedra’ e ainda houve tempo para analisar a ida à China. Ainda não é certo que Jesus seja o treinador então, pois é necessário que haja um plantel capaz de honrar a equipa principal. Está a ser feito um plano que deverá incluir os principais jogadores da B, os emprestados e os menos utilizados. Só depois ficará decidido se JJ liderará o grupo.
Jorge Jesus foi apanhado de surpresa pela reunião marcada por Bruno de Carvalho mas à exceção da viagem à China tinha tudo bem presente. Não só porque tem trabalhado com André Geraldes na preparação da próxima temporada, mas porque o futebol leonino é algo que o ocupa todos os dias, a todas as horas.
Às muitas questões levantadas pelo presidente, nomeadamente em termos de lealdade, fidelidade ao projeto ou relativamente ao futuro desportivo, Jorge Jesus foi muito claro, assegurando que se mantém fiel ao projeto defendido por Bruno de Carvalho, mas fazendo questão de pedir maior tranquilidade durante a próxima temporada. Para além disso, o técnico entende que há alguns jogadores que são essenciais a uma equipa ganhadora, preferindo por isso que a SAD faça uma aposta em dois a três jogadores para realizar encaixes importantes, não mexendo demasiado numa estrutura que já acredita estar bem mais forte do que a que encontrou quando chegou a Alvalade.
Já quanto às questões levantadas em relação a nomes como José Maria Ricciardi ou Octávio Machado, Jorge Jesus defendeu serem amigos de longa data, mas cujas opiniões refletem apenas o que pensam, não a sua, esclarecendo que tudo o que tem a dizer, diz internamente ao presidente.
Importante para Jorge Jesus é que não se dê um passo atrás, nomeadamente que os leões mantenham capacidade de investimento e formem novamente uma equipa capaz de discutir todas as competições sem exceção, escreve o Record.

2 comentários:

  1. premonição

    se patricio sair
    um dos guarda-redes é o do belenenses
    que jogou o ultimo belem scp

    eheheheheheheh

    depois explica-se

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...