20 abril 2018

É preciso fazer muito mais, Benfica

Ai, meu amor
O que eu já chorei por ti
Mas sempre
P'ra sempre
Vou gostar de ti

Esta parte da letra da canção dos (grandes) Xutos & Pontapés foi a primeira coisa que me lembro de ouvir no final do jogo contra o Porto no carro a caminho de casa e reflecte bem o meu estado de espírito no pós jogo.
Não consigo compreender o que se passou na segunda parte para o Benfica se ter encolhido (quase como sempre nos jogos) contra o Porto. Parece algo que não conseguimos ultrapassar e que está enraizado há décadas. Já tinha alertado que havia muita euforia e que muitos benfiquistas estavam a fazer a festa cedo demais. Relembrei a muitos deles que historicamente o Porto tem demasiada facilidade de vir vencer à Luz. Basta ver que há 4 temporadas (5 agora) que não os vencemos em casa.
“Mas o Benfica tem de mostrar nestes jogos o que quer conquistar este ano. E é muito para conquistar com o penta que todos queremos. Vamos continuar a acreditar!”
Esta frase que escrevi no sobre o jogo em Setúbal mostra tudo. O Benfica fez uma boa primeira parte em que se notou claramente a superioridade do Benfica, mas na segunda parte tudo mudou. O Benfica parecia estar contente com o empate, que se notou bem nas substituições que Rui Vitória fez (mais à frente vamos falar sobre isso) enquanto o Porto cresceu, ganhou confiança e mostrou quem quis ganhar o jogo. Infelizmente a verdade é esta, o Benfica em casa ficou contente com o empate contra o Porto.
O onze do Benfica foi o esperado. Rui Vitória manteve (e bem) o onze, que venceu o Vitória de Setúbal já que infelizmente Jonas não recuperou e com isso o ataque do Benfica, apesar de ser um grande fã de Jimenez, fica mais pobre na posse de bola e na eficácia do ataque.
Pior foi quando Rui Vitória retira Rafa e coloca Sálvio. Aí o Benfica perder o ataque por completo que era o único jogador que estava a conseguir levar a bola para a frente. Confesso que fiquei mais irritado aqui do que quando sofremos o golo porque foi com esta substituição que Rui Vitória deu a ideia de que um empate chegava, repito, no Estádio da Luz, EM CASA, contra um dos eternos rivais o Porto que, em caso de vitória nos daria quatro pontos de vantagem que seria um balão de oxigénio tendo em conta as saídas que ainda temos, como por exemplo Alvalade. Se achei que a coisa podia correr mal, pior ficou quando vejo que coloca Samaris ao lado de Fejsa. Dois trincos em casa contra o Porto. Repito dois médios defensivos a jogar em casa. Óbvio que aí o Benfica iria procurar apenas jogar em contra-ataque e tentar ser eficaz.
Quanto ao lance do golo, lembro-me duma frase que o meu pai ao ver a final da liga dos campeões em 1995 em que o Ajax vence o Milan com golo de Kluivert após passe do Rijkaard: “Deu-lhes uma e tirou-lhes uma” referindo ao facto de Rijkaard ter marcado contra o Benfica pelo Milan na final de 1990 e em 1995 ter dado o golo contra o mesmo Milan. Foi um bocado como vi Herrera neste jogo. Tirou-lhes um campeonato quando chutou para canto que deu o empate do Benfica o ano passado e neste ano pode ter dado um campeonato ao Porto. Volto a repetir: futebol é isto
Perdemos porque não quisemos ganhar na segunda parte. Perdemos porque não soubemos aproveitar a primeira parte boa que fizemos. Perdemos porque o Porto foi feliz. Futebol é assim.
Nada está perdido, apenas está muito mais difícil porque não dependemos apenas de nós para sermos penta.
Precisamos duma espécie de milagre para o Porto perder pontos.
Quanto criticar quem quer que seja, quer direcção, quer Rui Vitória neste momento seria apenas mais lenha para uma fogueira já há muito acesa. No final da época faz-se um balanço e logo se vê o veredito final
Vamos encher o estádio no próximo jogo no Estoril e mostrar que estamos com a equipa!
Ganhar ao Estoril que faltam 4 finais!
Isto só acaba no fim! É rumo ao penta! E eu acredito que ainda é possível.
Viva o Benfica!

12 comentários:

  1. imaginando que vivia no porto, que tinha sido ameaçado no centro de treinos e no norteshopping... de certeza que também não marcava aquele penalty escandaloso no final do jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penalty?!?! Kakakakakakakakakakkakakakakakakakakakaka ESCANDALOSO?!?!? KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA

      Eliminar
    2. O zikoviq atirou-se para o chão sem ninguém lhe tocar. Malandro. Grande pênalti foi o do Yebda sobre o Lisandro nas Antas assinalado pelo Pedro Proença. Esse sim é que foi um grande empurrão.

      Eliminar
    3. o anónimo das 18:12 deixa qualquer um sem resposta. resolve a falta de argumentação com rajadas de metralhadora!

      Eliminar
  2. Agora imagina que moravas em Lisboa e te partiam o nariz no Colombo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu sabia que ías concordar que este árbitro nunca devia ter sido nomeado para este jogo ;)

      Eliminar
  3. lol nós é que descontextualizamos...

    1. Federação, liga, CA tudo do Porto e SPorting, nunca desde 2012 alguem do Benfica mandou no quer que fosse.

    2. Mostra-me um ano em que 90% dos jogos do Benfica foram arbitrados por arbitros da assoçiação de lisboa como o Porto este ano com arbitros do Porto.

    3. Mostra-me um ano que o BEnfica tenha sido tão beneficiado como Porto e SPorting nos ultimos 2 anos. O Sporting este ano é mesmo a vergonha de todas a vergonhas.

    4. Mostra algo parecido com multa Benfica speaker vs multa porto adepto agredir Pizzi.

    5. Mostra-me um processo contra o Benfica que tenha-se deixado "prescrever" como o processo contra o Sporting que dava jogos à porta fechada.

    6. ultimos 4 anos

    Sporting 41 penáltis, 15 com o jogo empatado
    Porto 34 penáltis, 18 com o jogo empatado
    Benfica 26 penáltis, 7 com o jogo empatado

    Expulsões
    Sporting - 23 \\ Benfica - 21 \\ Porto - 14

    Minutos em superioridade numérica
    Sporting - 628' \\ Porto - 456' \\ Benfica - 368'


    Queres mais contexto palhaço? Ou chega?


    Talvez se puxares um bocadinho pelo unico neurónio que tens vais perceber que a Lehman Brothers em Portugal é a camorra do norte e a filial de Lisboa, acusam o Benfica quando sabem que são eles que só ganham a roubar.

    ResponderEliminar
  4. Chama-lhe puta antes que ela.te chama a ti

    Sim abelha sim. Ta calor,vou só ali comprar um geladinho.

    ResponderEliminar
  5. Chama-lhe puta antes que ela.te chama a ti

    Sim abelha sim. Ta calor,vou só ali comprar um geladinho.

    ResponderEliminar
  6. Mais? Ja nao xega de toupeiras, emails, vouchers?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...