05 março 2018

Jonas quer ultrapassar os...40 golos; Pouca influência dos reforços do Sporting; Salvio vai à seleção mesmo...lesionado; Avançado colombiano assina contrato profissional com o FC Porto

Eduardo Salvio é cada vez mais importante no seio da seleção argentina e prova disso é o facto de o selecionador da alviceleste, Jorge Sampaoli, querer ficar com ele nos particulares do final deste mês, frente a Itália (dia 23) e Espanha (27), mesmo que o extremo não esteja totalmente apto da lesão no joelho direito – que, recorde-se, obrigou-o a realizar uma artroscopia.
Segundo as informações recolhidas pelo jornal Record junto de fonte próxima de Jorge Sampaoli, a intenção do técnico, de 57 anos, passa por fortalecer o espírito de grupo da equipa, mantendo por perto os jogadores com os quais conta no Mundial do próximo verão. Salvio tem presença praticamente garantida entre os eleitos do selecionador para a competição que se vai disputar na Rússia e o facto de ser um jogador que, como se diz na gíria do futebol, ‘faz bom balneário’, levou mesmo o técnico a tomar esta decisão juntamente com o restante corpo técnico da seleção argentina. Aliás, na alviceleste existe mesmo a certeza de que o camisola 18 estará recuperado no final de março.
Por ser um dos jogadores mais ‘antigos’ da seleção, Salvio tem a confiança de Sampaoli no que diz respeito à criação de laços entre os jogadores. Apesar de somar apenas 7 internacionalizações, Salvio, de 27 anos, já foi chamado muitas outras vezes para a seleção, sendo que o jogo de estreia aconteceu em março de 2011, sob o comando de Sergio Batista. Antes, em 2009, o extremo já havia sido chamado por Maradona.


Jonas alimenta o objetivo de ultrapassar a marca dos 40 golos esta época e já confessou esse desejo aos colegas e à equipa técnica. O avançado do Benfica já leva 33 golos em todas as provas (30 na Liga) e está perto de quebrar o melhor registo no clube da Luz, alcançado há duas épocas (36 no total, 32 na Liga). Para bater essa marca, no campeonato, faltam três golos e nove jornadas, pelo que já pensa mais além do que o prémio de goleador da prova. Bas Dost e Marega têm já menos 10 golos do que Jonas.
Conquistar a Bota de Ouro no final da época está entre as ambições do nº 10, que, apesar de já ter assumido que esse é um objetivo "difícil", acredita que o momento de forma que atravessa lhe dá asas para sonhar com o troféu.
Atualmente, Jonas é o melhor marcador dos campeonatos europeus, mas está em 6º lugar na corrida à Bota de Ouro. Isto porque o coeficiente da Liga é menor do que o dos principais campeonatos. Um golo em Portugal vale 1,5 pontos, enquanto em Espanha, Itália, França, Alemanha e Inglaterra vale 2. Ou seja, é uma luta desigual para Jonas. Cavani, Salah e Kane lideram a lista, com 24 golos e 48 pontos, mais três pontos do que o brasileiro.
Golos e mais golos que fazem Jonas acreditar que poderá ser chamado para o Mundial, apesar de o selecionador brasileiro, Tite, nunca o ter convocado na caminhada até à Rússia.

Dos cinco reforços contratados pelo Sporting em janeiro, apenas dois têm sido aposta de Jorge Jesus: Rúben Ribeiro e Fredy Montero. Tanto o português como o colombiano têm sido chamados regularmente pelo treinador leonino e nesta fase são os mais utilizados do quinteto.
O caso de Rúben Ribeiro é o mais paradigmático. Desde que assinou pelo Sporting, o criativo foi utilizado em 11 jogos, mas foi sempre chamado por Jorge Jesus nas 13 ocasiões possíveis. Só não atuou com Feirense e Moreirense. A situação de Montero é idêntica. Até ao momento, o avançado colombiano – que já tinha representado o Sporting entre 2013 e 2016 – soma 10 jogos pelos leões, num total de 11 possíveis. Montero ficou apenas de fora da receção ao Astana, numa partida em que foi poupado por Jorge Jesus.
Em contraponto a esta dupla estão Lumor, Misic e Wendel. O trio não tem somado muitas oportunidades e o brasileiro ainda nem sequer se estreou com a camisola dos verdes e brancos. Lumor e Misic registam ambos um jogo mas, tal como Wendel, já estiveram no banco de suplentes mais vezes.
Este dado explica-se também pelo facto de Rúben Ribeiro estar há muitos anos na Liga portuguesa e Montero já ter trabalhado com Jorge Jesus, apenas meia época. Lumor, Misic e Wendel ainda se estão a adaptar.
Na primeira temporada de Jorge Jesus no Sporting o cenário relativo ao mercado de inverno foi completamente distinto do atual. Em janeiro os leões procederam também a um reajustamento de plantel, mas o aproveitamento foi outro. Para se ter uma noção, a defesa que terminou a época contava com quatro elementos que começaram a jogar a partir do mercado do inverno: Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Zeegelaar, que até final dividiu a titularidade na esquerda com... Bruno César (outra aquisição dessa janela).
A este quinteto há a acrescentar Barcos, que chegou para substituir Montero, tendo feito oito jogos na segunda metade da época, sem golos. Em 2016/17, os leões resgataram Palhinha, Podence e Francisco Geraldes.

O FC Porto assinou contrato profissional com Juan José Perea, um jovem talento profissional que está a treinar-se no Olival desde agosto, tendo impressionado a estrutura técnica com as qualidades que demonstrou durante esse período de integração no plantel da formação sub-19. Já vinculado até 2021, o dianteiro será grande aposta da equipa B, com a qual começará a trabalhar a partir de 4 de julho.
Dado que a FIFA não permite a contratação de jogadores com menos de 18 anos, a menos que sejam cumpridos parâmetros muito rígidos, a SAD teve de esperar que Perea atingisse a maioridade, a 23 de fevereiro, para avançar agora com a formalização do contrato. Foi precisamente por razões regulamentares que o colombiano teve de cessar a sua ligação de dois anos ao Red Bull Salzburgo, dos 14 aos 16 anos, para onde foi levado depois de chamar a atenção dos observadores do emblema austríaco.
Perea regressa nos próximos dias à Colômbia, onde se manterá em atividade voltando a representar o Dragon Force de Bogotá, a escola que o FC Porto abriu na capital daquele país sul-americano e que integra uma competição local. Segundo as informações que foram transmitidas para a imprensa colombiana, Perea, que chegou a ser chamado aos trabalhos das seleções sub-15 e sub-17 dos 'cafeteros', terá marcado cerca de 20 golos em jogos amigáveis durante o tempo que esteve em avaliação no Olival, conquistando o aval para o referido contrato profissional ao confirmar as indicações que já tinha deixado junto da sucursal azul e branca em Bogotá.
No Instagram, e a acompanhar um foto do momento da assinatura, Perea transmitiu a sua emoção. "Feliz por assinar o meu contrato profissional com o FC Porto. Um clube que me dará boas alegrias na minha carreira. Darei o melhor de mim pelo clube e já estou focado na próxima temporada. Obrigado a Deus, à minha família e a todos os que fizeram parte deste processo, este que é um grande feito e um bom começo para o que aí vem. AGORA COMEÇA O MAIS DIFÍCIL", escreve o avançado, assim mesmo, em maiúsculas.

5 comentários:

  1. o Salvio é tao importante para a Selecção da Argentina como o Renato "neste clube é que vou explodir, mas se nao for neste, será no próximo" Sanches é impoertante para o bayern, sao os bombos da corte!

    salvio desde 2009 fez quantos jogos pela selecção A da Argentina ao ponto de ser imprescindivel nessa mesma selecção? alguem sabe??

    OITO JOGOS!!! OITO!!!!

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    "cada vez mais importante no seio da seleção dizem estes gajos e até "provas" arranjam para justificar isso, o treinador que o Salvio mesmo que nao tenha pernas...ou o salvio faz uns belos fellatios à malta no balneario ou entao o Salvio tem uns belos padrinhos ou, mais importante, deve jogar no carnide e tem uma maquina de propaganda que é um luxo!!!!

    ResponderEliminar
  2. Jonas...o gajo que em toda a sua carreira apenas uma vez fez mais de 20 golos numa epoca, chega ao slb em final de carreira e foi iluminado como foi o vieira que tinha apenas ganho um campeonato e em 12 anos, derrepente tornou a estruturs que ja tinha numa mega estrutura profissional que até faz um vitoria ser bi campeao, faz lembrar as estruturas do antigamente que ate com jesualdos, vilas boas, vitor pereiras eram campeoes...

    quanto mais velho mais em forma está e como tal, neste rito, quando chegar aos 55 anos deverá conseguir marcar, numa so epoca, 325 golos so no campeonato...

    mas os padrinhos do jonas nao sao lá grande coisa...

    uns sao imprescindíveis mesmo lesionados.

    outros a marcar golos atrás de golos nem convocado é...

    estranho??

    é o futebol portugues, vale tudo, menos o Sporting ganhar naquele quadradinho pequenino relativo ao futebol senior masculino....mas la esta´, isto é tudo ficção e nós apenas somos calimeros e temos que jogar mais à bola, mais ainda do que jogámos na primeira epoca do JJ no Sporting.

    chegou à conclusão que temos que ir buscar a equipa do barça quando era treinada pelo guardiola para fazer frente a estas duas maquinas de futebol e de estruturas chamadas carnide/vouchers,emails ou tripeiros/fruta,viagens.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mete gelo sapo... tanta prosa? um badamerda chega, ou uma cuspidela!

      força ai, rumo ao(s)... 17!

      carrega coiso not lisbon dos penaltys apaixonados e descontos sem instrumental, ou seja, à capela!

      com um cadinho de cuspe dói menos... just saying...

      Eliminar
    2. Grunho!Tu tens um dasbosta nós temos um JONAS

      Eliminar
  3. Noticias do malfica para ver se o jonas vai am mundial. E so choradinho.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...