Yacine Brahimi é um dos jogadores do FC Porto que acaba contrato em 2019 e sobre quem recai grande cobiça por parte de clubes estrangeiros, o que se revela um problema para a SAD, que tem interesse na renovação do vínculo com o extremo, mas que neste momento possui outras prioridades. Tal como acontece em relação a Héctor Herrera, Ricardo Pereira e Diogo Dalot, a administração só vai debruçar-se sobre o dossiê do argelino após o final da época.
Atento à situação está o Besiktas, que pretende reforçar o seu ataque com Brahimi. Segundo o jornal ‘Aksam’, o clube turco já estará em contacto com o agente do jogador tendo em vista uma possível transferência, e precavendo-se para a eventual saída do brasileiro Talisca, que está emprestado pelo Benfica e tem interessados noutros países. Podendo jogar a extremo ou na posição 10, o argelino do FC Porto é apontado como uma peça importante para ajudar a manter a equipa competitiva, depois da conquista dos dois últimos campeonatos e da presença nos oitavos-de-final da Champions desta época.
O facto de o contrato de Brahimi acabar no final da próxima temporada é visto pelo turcos como uma boa oportunidade de conseguirem a compra do passe por um valor mais em conta no final desta campanha, acenando ao mesmo tempo com muitos milhões para o bolso do jogador, estratégia utilizada também de forma recorrente pelos outros grandes de Istambul para contratarem jogadores acima da média.
A boa trajetória do argelino no FC Porto, a vasta experiência adquirida na Champions e muitas presenças na seleção da Argélia são fatores levados em consideração pelo Besiktas para o colocar entre os alvos preferenciais para a próxima época, procurando juntá-lo aos ex-portistas Ricardo Quaresma e Pepe.
Rafael Leão deve parar pelo menos três semanas. Segundo o Record, o avançado ainda vai fazer mais exames mas ao que tudo indica terá contraído um problema muscular na coxa esquerda, o que faz com que à partida só possa ser opção já em maio, ou seja, no limite do final da época.
Este é já o terceiro problema muscular do avançado esta temporada. Antes desta lesão, ao serviço dos sub-21, o jovem, de 18 anos, já tinha sofrido um problema do género com o FC Porto, no Dragão, que o fez ficar afastado praticamente um mês.
O jogador dos leões voltou precisamente pelos sub-21 (apesar de já ter treinado em pleno antes do Rio Ave), foi utilizado com o Liechtenstein, em Tondela, mas frente à Suíça, no relvado sintético de Neuchâtel, saiu aos 21 minutos com queixas musculares que, sabe-se agora, terão tido uma rotura na origem.
O FC Porto está interessado em Orest Kuzyk, extremo do FC Stal, da Ucrânia. A estrutura dos dragões encontra-se na pista do jogador, que é a grande revelação do campeonato e inclusive já fez alguns contactos exploratórios tendo em vista a sua contratação para a próxima época. É agenciado pelo empresário Serg Gorbunov, que ao Record disse saber do interesse. "Neste momento há muitos clubes a querer o Kuzyk, não só o FC Porto. Sabemos que gostam do jogador, mas estamos à espera de algo oficial", limitou-se a dizer o ucraniano.
O facto de Kuzyk, de 22 anos, terminar contrato com o FC Stal no final da temporada ainda torna o negócio mais apetecível para a estrutura do FC Porto, que apenas terá de negociar com o jogador, além de cobrir os encargos com o mecanismo de solidariedade. Os dragões reconhecem margem de evolução a Orest Kuzyk e por isso querem jogar na antecipação, pois a verdade é que há vários clubes interessados na contratação do extremo, autor de 6 golos em 25 desafios na liga da Ucrânia.
Por agora, o futuro do jogador continua em aberto, sendo certo que, mais do que dar prioridade a uma proposta tentadora do ponto de vista financeiro, Orest Kuzyk dá primazia ao projeto desportivo e à possibilidade de continuar a ser opção com regularidade, até pela perspetiva de ser convocado para a seleção principal do seu país. Neste momento, o extremo conta apenas com chamadas aos sub-21 da Ucrânia – além dos sub-16 e sub-20 – mas tem naturalmente a expectativa de chegar em breve a internacional A.
O extremo do FC Stal é descrito como um jogador desequilibrador e que atua preferencialmente a partir da esquerda, de onde por norma flete para o meio. Kuzyk é igualmente um jogador com boa capacidade para assistir.
A boa época que Orest Kuzyk protagonizou no FC Stal abriu novos horizontes ao jogador, mesmo na liga ucraniana. Ao que foi possível saber, Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev, as duas principais potências daquele país, já mostraram interesse no jogador e, naturalmente, estão a acenar com valores tentadores. Do estrangeiro há igualmente clubes atentos e Kuzyk espera pelo final da temporada para tomar uma posição definitiva quanto ao seu futuro. A certeza é só uma: não vai continuar no FC Stal a partir do verão.
Além dos dragões também o Benfica estará na corrida pelo jovem ucraniano. Segundo O Jogo, Kuzyk está referenciado pelas águias e a ser analisado pelo departamento de scouting.
A gestão de Rui Patrício, que nos últimos dias esteve limitado ao serviço da Seleção Nacional, causou o desagrado de Jorge Jesus. Dada a indisponibilidade do guardião para os particulares com o Egito e a Holanda, o técnico preferia que o mesmo fosse dispensado de modo a realizar o tratamento em Alcochete, onde poderia acompanhar o problema, escreve o Record.
O internacional português, de 30 anos, queixa-se de uma lesão na zona dos glúteos que já o havia apoquentado nos minutos finais da partida com o Rio Ave. Aliás, os últimos pontapés de baliza foram cobrados por Coates.
Apesar do incómodo, o jogador apresentou-se na Seleção Nacional e, ao contrário do que aconteceu com Fábio Coentrão, não foi dispensado. O guarda-redes seguiu para a Suíça e treinou-se mas, nos jogos, Fernando Santos optou por deixá-lo no banco. No regresso à Academia, e como Record noticiou na quarta-feira, Patrício continuava a referir o desconforto.
Mediante esta situação, o responsável técnico dos leões ficou descontente pois considera que teria sido mais proveitoso para todas as partes manter o atleta em Alcochete. Desta forma, o selecionador nacional teria a oportunidade de ver Beto e Anthony Lopes em ação, como veio a verificar-se, e o Marrazes poderia ter feito a recuperação junto dos responsáveis médicos leoninos. JJ já elogiou publicamente o trabalho efetuado por Frederico Varandas na reabilitação de jogadores.
A despeito dos condicionalismos físicos que o apoquentam, Rui Patrício será titular no sábado, frente ao Sp. Braga. O atleta poderá voltar a manifestar dores mas, em Alcochete, há a convicção de que o problema não será impeditivo.
Mesmo que ainda apresente algumas queixas, o guarda-redes tem condições de jogar, caso contrário não o faria, de todo, visto que a lesão não é considerada grave. No limite, é possível que o camisola 1 dos leões seja poupado em certas situações, como a reposição da bola em jogo. Certo é que no Sporting há a sensação de que se o jogador tivesse sido dispensado da Seleção já poderia estar a 100%.
Na formação do Porto há lá uns 5 ou 6 melhores do que esse ucraniano.
ResponderEliminar