08 fevereiro 2018

Sporting vendeu há 1 ano por 1,2M€, agora são exigidos...15 milhões; Canais criticam clubes por "restrição do acesso"; "Nada nem ninguém nos fará perder o sentido de servir o clube" - Vieira; Sevilha na final da Taça do Rei

Os canais de televisão RTP, SIC, TVI e CMTV insurgiram-se hoje contra a restrição de acesso dos jornalistas às fontes oficiais de informação em instituições desportivas e alertaram para os riscos deste comportamento para a liberdade de informar.
"Em Portugal, várias instituições desportivas, com proeminência evidente do futebol, têm optado, recentemente, por um caminho de restrição do acesso dos jornalistas às fontes oficiais de informação e aos seus protagonistas", pode ler-se no comunicado conjunto emitido pelos quatro canais e subscrito por Paulo Dentinho, diretor de informação da RTP, Ricardo Costa, diretor geral de informação do Grupo Impresa, Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI e Otávio Ribeiro, diretor da CMTV.
No mesmo texto, os quatro canais alertam para "os riscos deste caminho e deste comportamento, no que à liberdade de informar diz respeito" e consideram que as entrevistas, conferências de imprensa ou declarações com direito a perguntas "não podem ser substituídas por momentos de comunicação em espaços de conforto que não cumprem as regras do jornalismo".
Em nome do respeito que os espetadores merecem e pela certeza de que o jornalista, como mediador do espaço público, é um garante do pluralismo, RTP, SIC, TVI e CMTV exigem "ter acesso às fontes oficiais de informação e aos protagonistas e recusam funcionar como amplificador da comunicação disponibilizadas pelos canais (televisivos ou eletrónicos) oficiais dos clubes ou instituições, canais esses legítimos, mas que não substituem o exercício do jornalismo".
"A liberdade de acesso e de ação dos órgãos de comunicação social aos acontecimentos que se revestem de importância noticiosa está consagrada na lei", recordam os responsáveis pelos quatro canais, para quem "o exercício do jornalismo, em toda a sua liberdade e extensão, é uma garantia das sociedades democráticas e abertas".

Exigidos 15M€. O Grémio fez uma investida pelo avançado André, que deixou o Sporting em fevereiro do último ano a troco de 1,2 milhões de euros (leões só tinham 50% do passe) para assinar pelo Sport.
De acordo com a imprensa brasileira, o Sport está a exigir agora 15 milhões de euros para vender o seu goleador ao Grémio, algo que está a dificultar muito uma possível transferência. 
Ainda segundo as notícias, o avançado está interessado em transferir-se para o clube de Porto Alegre.

Num jantar que reuniu o presidente do Benfica com os nomeados para os galardões Cosme Damião, Luís Filipe Vieira agradeceu o contributo dos "apaixonados pelo clube" e garantiu que ninguém vai desviar os encarnados do "rumo definido."
"Caros benfiquistaas, temos uma historia de conquistas, uma paixão, uma atitude perante a vida. Nada teria sido igual na história do Benfica sem o contributo das mulheres e homens que somam coração e paixão ao nosso clube, em Portugal e no Mundo, tal como Cosme Damião o fez. Procuramos honrar na nossa ação essa força, exemplo, amor ao clube sem nunca perder o rumo e sem nos desviarmos do caminho da credibiilização, da sustentabildiade e das conquistas desportivas", frisou no discurso que marcou o encontro com os sócios.
"Quero confirmar o compromisso com os sócios: Nada nem ninguém nos fará perder o sentido de servir o clube, o rumo que escolhemos e a ambição de construir um Benfica mais forte, mais ganhador e mais sólido. Sabíamos que não seria fácil, que iríamos incomodar, que quanto mais fortes, mais pedras no caminho nos iriam colocar e todas as distrações seriam criadas para que perdêssemos o foco essencial", prosseguiu.
O dirigente máximo dos encarnados deixou ainda um recado a "todos aqueles que pensam que conseguem desviar o clube do caminho e do rumo que definidos", a quem pediu para se "desenganrem", dado que o Benfica "tem aquilo que é o mais importante". Luís Filipe Vieira refere-se ao "património único de conquistas, de grandes técnicos, atletas e sócios."
"É essa a nossa força, o nosso segredo e a nossa célebre mística. Trabalho, humildade, talento e espírito de equipa. Foi por isso que lançámos um projeto que resgatasse a memória, respondesse com eficácia aos desafios do presente e lançasse sementes para um futuro mais sólido. Por isso, associamos a esta liderança um sentido de união, de resistência e foco para que voltássemos a ser uma referência desportiva global", concluiu

O Sevilha apurou-se esta quarta-feira para a final da Taça do Rei, ao vencer em casa o Leganés, por 2-0, em jogo da segunda mão das meias-finais. Depois do empate 1-1 registado no primeiro jogo, no terreno do Leganés, o Sevilha adiamantou-se no marcador aos 15 minutos, com um golo apontado pelo médio argentino Joaquín Correa, e segurou a vantagem mínima até aos 90, momento em o médio Franco Vazquez fechou a contagem.
Os sevilhanos ficam agora à espera da receção do Valência ao Barcelona, na quinta-feira, com os catalães em vantagem de um golo que levam da primeira mão.

5 comentários:

  1. a carregueira aproxima-se a passos largos. A obra do orelhas vai ser festejada na cela de vale azevedo.

    ontem voltaram ao estádio da luz para levar mais documentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a dez anos ainda andarás a dizer a mesma coisa.

      Eliminar
    2. Sportinguistas, Libertem o Bruno do fardo que carrega!...
      Tenham pena do homem. Não tem vida, não tem nada. Não o desgracem mais. Deixem-no viver em paz com a família, ir ao café e andar na rua sempre que quiser. Vocês não têm o direito de o sequestrar e manter a trabalhar 24 horas por dia, contra sua própria vontade. Isso é escravatura, tenham vergonha!...

      Eliminar
  2. Tal e qual como tu,que ainda falas do Apito Dourado e já lá vão 13 anos...

    ResponderEliminar
  3. Ainda ninguém teve que fugir para Espanha. Quem não deve não teme.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...