Recordo-me bem dos jogos que defrontamos equipas Italianas, jogos contra o Inter, Napoli, Atalanta, Bolonha…eram jogos que dominávamos, parecia que estávamos ali quase a marcar e os italianos num raide à nossa baliza marcavam um golo e depois era o cabo dos trabalhos para recuperar o resultado.
Quem não se recorda desses jogos no velhinho Alvalade onde um Sporting avassalador não conseguia marcar aos italianos?
Jorge Jesus referiu no final do jogo que o Sporting atual é uma equipa mais cínica mais à Italiana.
Concordo e discordo.
Já escrevi sobre isso no Twitter e falei no #Sporting160 , a equipa atual do Sporting esta bem estruturada de trás para a frente, ou seja a grande qualidade defensiva da equipa faz com que a mesma possa ser cínica ou simplesmente escrevermos um cliché ” é de trás para a frente que se constrói uma equipa” .
Temos o melhor Guarda Redes da Europa na baliza, um lateral direito ou dois laterais direitos com qualidade embora Piccini a defender é uma muralha (que o diga Brahimi), temos Coates tipo o xerife do grupo, Mathieu é simplesmente o melhor central da liga, pelo que joga, pela velocidade, pela mentalidade e temos Coentrão a mostrar que é de longe o melhor lateral português a jogar em Portugal e o jogador com mais raça neste plantel.
Sendo assim não acho que a equipa jogue à Italiana, jogar tipo os italianos é jogarmos numa toada mais defensiva, linhas mais recuadas e aproveitarmos os erros e as brechas dos adversários o que não tem sido o nosso caso.
Jogamos num futebol mais de posse, cimentado por uma defesa sólida, boa capacidade de circulação de bola embora lenta e com qualidade suficiente no plantel para desequilibrar ou decidir o jogo num lance seja ele corrido ou de bola parada.
Não estamos a ser o habitual rolo compressor das equipas de JJ pois não temos homens frescos, com velocidade nas alas, o único que temos esta lesionado(Gelson), nem temos frescura no miolo para um jogo interior capaz de ganhar espaço e criar oportunidades.
Relembro que vencemos o Vitória por 1 a 0, num jogo onde não me lembro de nenhuma situação de golo claro para o Vitória, onde criamos 4 oportunidades de golo claras, das quatro fizemos o golo da vitória…por um defesa.
A origem da mentalidade vencedora
Mathieu, Coentrão, Bruno Fernandes, Dost e Acuna.
São estes 5 cavaleiros que trouxeram uma mentalidade sólida e vencedora ao Sporting.
São eles que embalam a equipa para a frente!
São eles que demonstram a raça e a atitude correta nos momentos mais difíceis dos jogos.
Foram contratados recentemente, sendo contratações em cheio pela qualidade mas igualmente pela experiência e qualidade que adicionaram ao plantel.
Só para relembrar…
Jérémy Mathieu!
29 jogos, 3 golos marcados , mais 2 nos penaltis na taça da liga.
Chegou emprestado à experiência, numa operação fiscal bem montada pelo Sporting, mas tal operação envolvendo uma “experiência” levantou desde logo muitas questões para alguns adeptos, fez mesmo com que tivesse sido rotulado de “ velho”, “ acabado”, “Lesionado”.
Mathieu tem sido uma das peças chave deste Sporting.
Nos últimos 3 jogos vi 3 golos de Mathieu, vi cortes fantásticos, vi Mathieu ganhar ao sprint ao Marega…
Sem dúvida é o melhor defesa da liga.
Obrigado Mathieu!
Acuna
Li muitos comentários sobre Acuna no último jogo…fiquei revoltado confesso.
Muitos adeptos querem muitas fintinhas, comprem um freestyler para jogar ali.
Acuna tem garra, tem qualidade, protege bem a bola, excelente no passe, bom remate, não temos jogador que cruze melhor e taticamente é simplesmente o nosso melhor jogador a atuar do meio campo para a frente.
Obviamente que todos sabemos do desgaste do jogador, que praticamente não teve férias, que tem sido muito utilizado e que esse fator retira ao argentino a capacidade de explosão e a velocidade do início da época.
Neste momento pode ser uma grande opção para lateral esquerdo, alias tem trocado de posição com Coentrão durante os finais dos jogos muito por causa do défice físico.
Agora criticar o jogador da forma que li…NÃO!
Não é por acaso que tem a Juventus interessada, não é por acaso que joga na seleção argentina.
Enquanto criticam nas bancadas e nas redes sociais o jogador vai dando assistências para golo…que todos festejam!
GRANDE DANIEL
Daniel Raimundo é um adepto fervoroso do Sporting que infelizmente sofre de uma doença grave estando em fase terminal, foi ele que deu o pontapé de saída do jogo de Domingo, numa grande homenagem do Sporting concretizando um sonho ao Daniel.
Não são as boas contratações, não são as vitórias sofridas com garra, não é a liderança do campeonato…
São gestos como o que tivemos para com o Daniel que nos definem como Grandes mas sobretudo que nos definem ponto final.
Isto é o Sporting!
Já repararam como é engraçado ver como os lampiursos que têm um presidente que nem a quarta classe tem, andem sempre tão atentos ao português escrito neste blog...
ResponderEliminarserá porque doí muito comentar que se tem um presidente(para além dos outros 3 ex-presidentes já condenados) que vai ser preso e afundar o carnide na segunda liga e então olha, vamos gozar com o "peneu"...
nós escrevemos mal na primeira liga, vocês vão escrever poesia na ledman!!!!
INCHAAAAAAAA!!!!!!!
Vai sonhando. Em maio acordas, lagartão.
ResponderEliminarVAIS CAIR ENCORNADAO! LAPIURSO LADRAO AHAHAHAHAHHAHAH
EliminarEm maio conversamos. Goza agora.
Eliminar