Abel Braga, técnico do Fluminense, é um dos principais treinadores do Brasil nas últimas décadas, mas foi em Portugal que praticamente deu os primeiros passos na profissão. Até por isso, acompanha com bastante interesse o futebol português, ao ponto de colocar o "agressivo e envolvente" FC Porto como favorito ao título da Liga e sugerir que o "qualificado" Jorge Jesus se aventure pela Europa.
"A atual edição está bem disputada, com uma briga pau a pau entre FC Porto e Sporting, e ainda com o Benfica a sair aos poucos de um momento ruim. A disputa é muito boa, com um nível competitivo elevado. Favorito? O FC Porto é mais envolvente e agressivo. Também é muito rápido na transição. Está a levar boa vantagem, mas isso não significa que vai ser campeão. É quem joga o melhor futebol, é o favorito, mas o campeonato ainda não está ganho. Os clássicos vão ser decisivos nas contas finais", disse ao jornal O Jogo.
O técnico brasileiro comentou ainda a carreira de Jorge Jesus, atual treinador do Sporting.
"Trabalhei em Portugal no tempo em que o Jorge Jesus ainda estava no Felgueiras. Não me surpreende em nada ver o nível profissional que ele atingiu. É um treinador muito qualificado. Portugal, aliás, passou por um desenvolvimento muito grande de bons treinadores nos últimos anos, graças também, é claro, aos cursos da UEFA. Seria interessante para o Jesus sair um pouco de Portugal, visto que já está num patamar elevado na carreira. Está na hora de trabalhar no estrangeiro", terminou.
César Boaventura, agente de jogadores e líder da empresa GIC, partilhou no Facebook um vídeo onde é insinuado que um jogador do Estoril facilitou no encontro da passada semana com o FC Porto (1-3) - sem nunca referir qualquer nome. Na sua publicação, o empresário recorda uma alegada ligação desse futebolista a Pedro Pinho, "o tal agente que me levantou uma calúnia que não tem perdão, com relações privilegiadas no FC Porto e antigo sócio do filho do presidente [n.d.r.: Alexandre Pinto da Costa]."
"Relativamente ao jogo Estoril-FC Porto da última quarta-feira, existe um jogador que foi titular e que no último jogo nem para o banco do Estoril foi! Este mesmo jogador contabiliza até ao momento 17 jogos na liga Portuguesa, cerca de 1.453 minutos, fazendo dele um jogador bastante utilizado na equipa. De louvar a atitude da direção e treinador do Estoril. O que me deixa realmente apreensivo é que este atleta é agenciado pela PPSports, empresa do agente Pedro Pinho, o tal agente que me levantou uma calúnia que não tem perdão, com relações privilegiadas no FCP, antigo sócio do filho do presidente!", afirmou César Boaventura, virando depois a agulha para Francisco J. Marques, com quem tem mantido várias trocas de palavras através das redes sociais.
"Agora pergunto Francisco J Marques, não és capaz de me responder aos motivos de tudo isto acontecer e ser tão verídico? Pelo bem do futebol Português, a única coisa que te peço é que deixes de te fazer de santo e sejas correto com os portugueses que te ouvem. Portistas, Sportinguistas, Benfiquistas e todos os outros. Sê correto!", exigiu.
O antigo futebolista do Sporting Pedro Barbosa disse esta segunda-feira que as acusações do seu antigo treinador Augusto Inácio são "falsas e caluniosas" e anunciou que vai processar o agora comentador. Barbosa, que jogou no Sporting durante 10 anos, acusou o antigo técnico, que o orientou nas épocas de 1999/2000, na qual se sagraram campeões nacionais, e 2000/2001, de prestar "declarações falsas e caluniosas" em três entrevistas, a primeira ao Observador, a segunda ao canal 'online' Sporting160 e a última ao Expresso, entre 27 de janeiro e 25 de fevereiro.
Entre as acusações de Inácio, está a crítica a Barbosa por ter agido contra os interesses do clube, incluindo ter forçado uma expulsão num Benfica-Sporting (3-0) em 2000/2001, entre outros momentos, que, considerou o antigo técnico, funcionaram para o afastar do comando técnico da equipa verde e branca. "Após 18 anos, e do nada, Augusto Inácio vem, incompreensível e gratuitamente, tecer considerações inverídicas e maldizentes", afirmou o antigo internacional, num esclarecimento enviado à Lusa.
Na entrevista de ontem ao Expresso, Inácio deixou as seguintes acusações: "O Pedro Barbosa fez-me a cama. Eu sei que fez. Mais tarde é que soube. E pela forma como ele agiu juntamente com o [Luís] Duque percebi, não posso estar a garantir, mas acho que à custa daquilo o Pedro Barbosa ganhou mais dois anos de contrato. Acho. É uma dedução apenas. O Pedro Barbosa fez tudo para a gente perder o jogo na Luz, quando foi o 3-0. Fez tudo. Fez tudo para vir para a rua e o (Jorge) Coroado mais tarde veio contar-me que ele fez tudo para vir para a rua."
O ex-jogador considera que as menções "deturpam" a sua imagem por "ofensas verbais, de falsidades óbvias, de insinuações infundadas e, até, de situações inventadas" que não afetam "toda a dedicação demonstrada enquanto atleta", surgindo "só para justificar a chicotada psicológica de que foi alvo e da qual, pelos vistos, nunca recuperou".
Barbosa lembra os anos como jogador e depois como dirigente ao serviço dos leões e acusa Inácio de "uma miserável, raquítica, impotente e torpe tentativa de deturpação do trabalho sério e honesto de uma vida, falsificando a realidade e fomentando intriga desnecessária e verdadeiramente fora de época".
Paulinho contra Paulinho...
ResponderEliminarFonix.. é só títulos neste Sporting.
ResponderEliminarNápoles e Juventus de olho no Errera do dragão!.... só para matar saudades
ResponderEliminar