O FC Porto tem revelado uma série de emails que tem abalado o futebol português e promete levar o caso até às últimas consequências. Na última assembleia geral do FC Porto, os sócios pediram
a Pinto da Costa para levar o caso dos emails até ao fim e o líder dos dragões deixa essa promessa.
Nesta entrevista ao jornal O Jogo, Pinto da Costa faz diversos ataques e não foge a temas mais sensíveis.
"O que espero que aconteça sobre os emails? Vou ser muito franco, até porque não sou político e estou à vontade: do Governo não espero nada. O Governo assobia para o lado. Se aconteceu o que aconteceu com o país a arder, como é que vou esperar, só porque há um foco de incêndio no futebol, que o Governo faça alguma coisa? Não vai fazer nada. Não espero nada do Governo. Nada. Zero. Mas da Polícia Judiciária espero, porque sei que estão a trabalhar no assunto, pelos dados que nos têm pedido, e estão a trabalhar com seriedade e com rigor. Se depois, quando a Polícia Judiciária chegar ao fim, o que apresentar vai ou não para a gaveta, isso já não sei. Se espero que haja sanções a nível civil e desportivo? Espero que seja cumprida a lei. Em termos desportivos, nos factos que forem provados, que se cumpra a lei. Qual, não sei, porque não sou jurista. Em termos judiciais, se alguém cometeu delitos graves, que seja julgado."
"Do futebol já vi que não sai nada. O Dr. Fernando Gomes veio agora falar, mas quando lhe ponho o problema do IPDJ e ele está de acordo com o meu desagrado, não se passa nada. Isto acontece porque o Dr. Fernando Gomes não tem força e porque o Governo, quando se trata de assuntos relacionados com o Benfica, assobia para o lado. Vi um jogo do Benfica em que, de um lado, estava o António Costa e, do outro, o Centeno. Estão à espera de quê? A Federação, se o Governo não agir, não tem poder para fazer nada. Tenho a certeza absoluta de que, pelo Dr. Fernando Gomes, aqueles senhores que estão no IPDJ tinham sido todos demitidos e tenho a certeza de que, se pudesse, o secretário de Estado do Desporto, que não se demitiu, também seria demitido. Não tenho a mínima dúvida, porque conheço bem o Dr. Fernando Gomes, mas ele não tem poderes para isso e acaba por ser vítima da indignação geral, porque as pessoas pensam que ele pode resolver, mas tal não acontece porque o Governo não quer. O Governo está preocupado com duas coisas: primeiro em entreter o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda para, nas próximas eleições, não precisar deles para nada; depois está preocupado com as sondagens e com o show off. Esperar que o Governo acabe com a ilegalidade que há no Benfica? Nunca. Não espero nada", disse o líder dos dragões.
Pinto da Costa falou ainda do castigo a Fernando Madureira e não entende porque os cânticos dos adeptos do Benfica não merecem reprovação do IPDJ.
"Vi com indignação, porque parece que estamos a falar de um marginal. O Fernando Madureira foi usado pela Federação durante o Europeu, embora agora venham dizer que não era oficial, e até me lembro que, naquele jornal da Cofina, surgiu numa rubrica o Fernando Madureira com a seta para cima como homem do dia, pelo apoio e pela liderança da claque durante o Europeu. Foi considerado quase um herói e só não foi condecorado porque, se calhar, não deram o nome dele ao Presidente da República. Agora, o Fernando Madureira leva seis meses desse IPDJ, não por ter cantado, mas porque alguém se lembrou de cantar e ele veio logo manifestar-se contra. Por isso levou seis meses. Vi, com indignação, a cantar uma música que era “e o lagarto ardeu, foi o verylight que o cozeu”, mas com f... Aconteceu alguma coisa por causa disto? Nada. Não é grave... Brincar lamentavelmente com um acidente de avião é mau, mas um terço do estádio a cantar a música que atrás referi não é grave. Eu, se fosse o ministro, demitia o secretário de Estado se não agisse e demitia o IPDJ todo. Isto demonstra a impunidade com que se move tudo o que diz respeito ao Benfica".
Sobre a visita de Fernando Madureira ao restaurante do pai do árbitro Jorge Ferreira e o que foi escrito no Instagram pelo líder dos Super Dragões, Pinto da Costa reagiu assim. "Não compare a visita do Madureira ao restaurante do pai de um árbitro a atropelar propositadamente um adepto do Sporting".
Já a fotografia de um árbitro agredido com a legenda “este não rouba mais”: "Mal, mal. O FC Porto já reprovou. Uma condenação pública? Ninguém precisa de uma condenação pública. É evidente que aquilo é de mau gosto. Não podemos é confundir situações graves com a visita a uma taberna. Curiosamente, até me contaram, no último fim de semana, que esse árbitro abriu um restaurante e foi roubar o cozinheiro ou a cozinheira ao pai. Até disse: agora não arbitra, rouba cozinheiros. Assumimos que as coisas estão mal, como os cânticos estão mal, mas naquela situação o Madureira não cantou e vê-se bem que até os manda calar, mas levou seis meses de castigo. E porquê? Porque é o responsável da claque e está legalizado. O Benfica, porque não tem a claque legal, pode, durante largos minutos, cantar a música que já referi e não lhe acontece nada. Não vi os jornais e as televisões verberarem isso, pelo contrário, ignoraram", concluiu.
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, mostra-se ainda, neste momento, contra a utilização do vídeoárbitro. O dirigente azul e branco recorda os lances em que acredita que o clube foi prejudicado e garante que o "VAR só tem servido nos jogos do FC Porto para dar cobertura aos falhanços dos árbitros".
"O VAR trouxe alguma coisa de positivo para alguns e só negativo para outros. Nos jogos do FCPorto, em todos os lances de possível dúvida, porque não há dúvida nenhuma, como o penálti nas Aves e como o penálti de Luisão, aí o VAR estava distraído", começou por dizer.
"Para mim é inconcebível que no lance do Luisão e no das Aves, onde existem dois penáltis indiscutíveis, o árbitro não tivesse dúvidas e fosse rever, como ainda agora aconteceu no jogo do Portimonense com o Estoril. O que está lá o VAR a fazer?", questionou Pinto da Costa.
"São factos. Se foi porque passou uma abelha e tirou-lhe a visibilidade, se estava constipado e espirrou naquele momento, isso já não sei", ironizou o presidente dos dragões, antes de concluir.
"Neste momento acabava de imediato com o VAR", sentenciou Pinto da Costa.
Sobre as arbitragens Pinto da Costa foi muito direto. Falou sobre o fora-de-jogo no último clássico que poderia entrar para o Guinness. Lembrou Calabote e fala sobre árbitros e ex-árbitros.
"Subscrevo que, até às duas últimas jornadas, tivemos arbitragens normais, com faltas a nosso favor por marcar, com faltas contra nós por marcar: aquilo que é normal. Nas duas últimas jornadas, voltámos ao passado. Para mim, o VAR só tem sido negativo. Quando não há uniformidade de critérios, tem de ser negativo. É inconcebível tanto o que se passou nas Aves, com um penálti não assinalado que nem precisava de VAR, como aquele fora de jogo assinalado no FC Porto-Benfica. Esse é para o Guinness. Ainda se fala no Calabote? O árbitro assistente está no enfiamento, sem ninguém à frente. Não vou dizer que fez de propósito ou não; não entro por aí, para eles amanhã não dizerem que fazem greve. Foi pena não terem feito greve na sexta-feira. Em qualquer dos casos, um indivíduo desses não pode apitar mais. Se não vê aquilo, pode ser muito sério, mas é incompetente; não vê. Um piloto que despista um avião por descuido, mesmo que não morra ninguém, não pode pilotar. Este senhor não pode ser mais árbitro e o Sr. Jorge Sousa devia ser o primeiro a exigira saída dele da sua equipa, ou então está conivente e foi por isso que apitou a correr. Não seguiu as instruções do Conselho de Arbitragem e apitou para não permitir que o VAR interviesse. Isto é muito grave. Mas repito, para que não fiquem dúvidas: não estou a pôr em causa a honestidade das pessoas; estou a pôr em causa a competência. Um indivíduo que é incompetente ao ponto de assinalar aquele fora de jogo sem má intenção não pode apitar mais. Vê mal. O que espero que resulte destas declarações? Melhorar, não espero que melhore nada. Com a incompetência que tanto o Sr. Jorge Sousa como o fiscal de linha – que só sei que é de Vila Real – demonstraram, se eles continuarem a apitar, o que é que vai melhorar? Nada. Se o piloto que despista o avião continuar a pilotar, nada vai melhorar; virão maiores desgraças. A oportunidade que me dão de falar tem um objetivo: a nossa massa associativa e os nossos adeptos, como dizia o Dr. Mário Soares, têm todo o direito à indignação e estão indignados com o que se passou nas duas últimas jornadas. E também eu estou indignado. Mas sabemos que nos indignam para nos provocarem, à espera de que façamos mais e que isso se transforme numa rebelião. É preciso que a nossa massa associativa e os nossos adeptos mostrem o seu desagrado e manifestem o seu protesto das mais diversas maneiras, mas nunca recorrendo à violência.
O árbitro Rui Costa mereceu especial atenção de Pinto da Costa. "Não há jogo nenhum em que o Sr. Rui Costa apite o FC Porto que não tenha casos. No ano passado, com o Feirense, foi igual; no ano anterior, com o Arouca, também ou pior ainda. Mas por que razão no momento X aparece o Sr. Rui Costa? Pergunto: porquê? Reconhecidamente, a nível nacional e internacional, o melhor árbitro é o Soares Dias. Toda a gente sabe. Sabe quantos jogos ele apitou do Benfica esta época? Três. Do Sporting, apitou dois; e do FC Porto, para o campeonato, zero. Acha normal que o clube que está no primeiro lugar não mereça nunca ter o melhor árbitro português? Que também tem tido infelicidades connosco, mas isso é normal. (...) Acho que o Sr. Rui Costa não tem condições para apitar. Não é apitar o FC Porto; não tem condições para apitar. E o facto de ser irmão de um preponderante membro do Conselho de Arbitragem [Paulo Costa] é altamente prejudicial, para os dois. Não tem categoria. E digo-o, repito, sem pôr em causa a honestidade de ninguém. É lembrar o penálti que não foi marcado aqui no ano passado, com o Feirense; é lembrar o que sucedeu com o Arouca, quando nos anularam um golo e não nos marcaram um penálti: sempre com o mesmo árbitro. Como é que este senhor pode apitar?"
Sobre o ex-árbitro Marco Ferreira: "Foi o melhor da época e por isso o Vítor Pereira até lhe deu a final da Taça, e depois desceu de categoria porque o Benfica não venceu no Rio Ave, onde impunham que ganhasse. Uma coisa não tem a ver com a outra. Não está em causa o ganhar ou perder. No ano passado, na Madeira, o FC Porto não ganhou e perdeu aí, definitivamente, o campeonato e eu fui ao balneário dar os parabéns ao Jorge Sousa pela arbitragem. Tínhamos perdido o campeonato. O árbitro não apita bem só quando se ganha. Temos é de sentir que ele é competente. No fim do jogo com o Benfica, senti uma grande incompetência da parte do árbitro e do auxiliar de Vila Real".
O homem que batia na mulher devia era estar manso por estes dias...
ResponderEliminarO Inzébio ?
Eliminaro vieira, já condenado por roubo de camiões, devia era estar como?
Eliminarmas se um gajo que ja tenha estado preso, seja pelo que que for, e cá fora, depois de cumprir a sua pena, assistir a outra pessoa matar outra(por exemplo), tem de ficar caladinho porque ja foi criminoso..
sai dessa negação!!
toda a gente sabe que houve o apito dourado...TODA A GENTE SABE!!! e NINGUÉM ESQUECE!!!!
isso não invalida que vocês tenham ido pelo mesmo caminho, e até de uma forma bem mais maquiavélica e obscura...
da mesma forma que a lei era uma coisa quando o diabo de gaia apertou o pescoço ao fiscal de linha e hoje é outra coisa para a entrada do adepto que empurrou o pizzi, na altura a lei era uma coisa para o apito dourado e hoje é outra para o mesmo tipo de coisas...
vocês estão queimados...e quanto mais rápidamente perceberem isso e tentarem pedir A QUEM ESTÁ COMPLETAMENTE IMPLÍCITO NESTA SUJEIRA TODA, e assim saírem do poleiro e depois tentarem minimamente limpar o bom nome do benfica com outro tipo de gente...
andamos à 10 anos a ouvir que bla bla bla vale e azevedo...nao digo que o vieira quando entrou no slb nao quisesse honestamente reerguer o clube de forma limpa, mas viu que nao dava(aqui entra o apito dourado) e começou a construir o tal polvo, com as pessoas certas nos lugares certos que dao as informações certas etc etc em vez de bons jogadores(que claro que também os teve).
Não sei o que este fuma mas é bom.
EliminarQuem? O Rui Costa ou o Vilarinho?
ResponderEliminarOuves falar desses? Não dão entrevistas ridiculas passando-se por moralistas como o corrupto que, por algum motivo, o Chiquinho não critica.
Eliminarai não...
Eliminarvai lá ver quantos ex presidentes do carnide abriram a boca e....
dentro!! rades, gaiola, jaula, penitenciária, presídio, clausura, cubículo, cela, ergástulo, enxovia, cárcere, calabouço, xadrez, casa de detenção, estufilha, cadeia, ferros.
chega??
o silencio, como tu sabes, às vezes vale ouro!!!!
Parece q o Pintinho que bateu na mulher e na namorada não concorda contigo. Tem um rol de crimes associado a ele e não se cala. Aliás, a única coisa q o faz falar fininho são as vitórias do Benfica. Estes 4 anos tëm sido um descanso. Agora apanhou-se na frente um par de meses e é vê-lo a debitar merda.
EliminarO Mugabe já devia estar preso e afastado do futebol há dezenas de anos. Um mafioso da pior espécie, que contratou toda a gente na cidade do Porto, defende criminosos e só fala quando ganha. Colocou o clube a caminho do abismo, irá dar o estouro não falta muito.
ResponderEliminarSó vou ter pena daqueles adeptos que não engolem a propaganda do Hitler andrade que são uma minoria. Por enquanto.
Senilidade dá nisto... Só fala quando vai à frente e quando tem de responder concretamente a algo, desvia. Não me neve qualquer respeito. O que vale é que o Porto desceu, após provadas as acusações e admissão de culpa. Espera...
ResponderEliminarneve = merece
Eliminar0 (zero) pontos!
ResponderEliminarBenfica a pior de todas as equipes que disputaram as fases de grupos das competições europeias.
Sem padres mostram o que valem!
E nos outros anos todos, em que fomos a equipa que mais contribuiu com pontos para o ranking de Portugal? Atenção, concordo que foi vergonhoso, mas quando vêm com a conversa dos padres, é muito fácil desmontar esse "argumento".
EliminarE naqueles anos em que o Benfica foi a duas finais europeias (uma com o Milão e outra com o PSV) e por cá ficava a 20 pontos do FCP. Nessa altura nunca te ocorreu a vigarice e corrupção organizada pelos 3 Pintos e dirigida Pinto do clube das putas?
EliminarUm esquema de corrupção que durou mais de 30 anos e que agora querem retomar. Tenham paciência, que o tempo não volta para trás. 30 anos de vigarice e corrupção forma suficientes para vacinar os portugueses.
Nessa altura (1987) o FCP ganhou uma Taça dos Campeões.
EliminarJá agora em 2004 (...?) o FCP ganhou uma Champions...
Desmonta lá então.
ResponderEliminarNão sabes ler?
EliminarO velho Mugabe largou mais umas bufas na CS para os correlegionários snifarem. E como eles deliram...
ResponderEliminar