Duas grandes exibições, uma derrota na Catalunha e uma vitória em casa e mesmo assim eliminados por um golo perto do fim marcado por Roberto.
(foto da revista Foot)
Lembro-me como fosse hoje, a ouvir colado na rádio o jogo, vibrei com o 2 a 0 com golos de Negrete (impossível esquecer o Mexicano que marcou um dos mais belos golos do mundial de 1986) e de Meade e depois aquele balde de água fria de nome Roberto…
(golo de Negrete do México perante a Bulgária)
Foto do jornal Marca
Champions
Mas os anos passaram e era hora de defrontar o ainda mais poderoso Barcelona.
Jesus optou por inovar, num 3x5x2 ou num 3x4x2x1 , julgo mesmo que acertou na táctica mais acertada para parar ofensivamente o Barcelona pecando apenas na escolha dos jogadores para o ataque.
Mal vi o 11 inicial pensei logo que faltava velocidade e imaginação no ataque, em tom de piada disse mesmo que não via nenhum dos avançados ter mais velocidade do que eu…e acertei.
Sem bola, sem conseguir fazer transições ofensivas o nosso jogo perdeu 30 metros.
Defendiamos bem com o Barcelona a jogar nas calmas, mas faltava maior acutilância ofensiva e sem bola limitamos os nossos ataques a algumas saídas e cantos.
Curioso que por duas vezes Acuna foi à linha e teve que recuar pois na área só habitavam jogadores blaugranas.
Não dá para defender mais Alan Ruiz, o jogo pedia velocidade, entrega, raça, ambição e o argentino não acrescentou nada ao jogo leonino, julgo mesmo que uma aposta em Rafael Leão tinha sido a mais acertada, jovem, com potencial e com “ganas” de mostrar o que vale (fez isso mesmo no jogo da Youth League).
Faltou igualmente alguém rápido lá na frente, nas alas, Podence podia ter tido uma grande oportunidade para brilhar na ala mas com Bruno César e um Acuna (a recuperar ritmo) pouco esticávamos o jogo, perdíamos facilmente a bola não tínhamos ninguém capaz de provocar danos no 1x1.
Segunda parte e a Liga Europa
Sobre a segunda parte e já com Gelson e Dost limito-me a dizer que Dost poderia ter brilhado em pleno Campo Nou, falhou 2 golos que poderiam ter mudado e muito o rumo do jogo.
Do jogo fica a exibição brilhante de Coates ( encantou a Catalunha, Sevilha , Valencia ) e de Piccini, sim Piccini provou que esta ali um belo jogador e só temos que agradecer ao Betis por nos ter vendido o jogador por aquele valor ( vai duplicar o valor), além de um bom lateral poderá igualmente jogar a Central se for necessário.
Vamos para a Ligar Europa como cabeças de série o que não nos impede de defrontar desde já um Dortmund ou Napoles.
Li no Twitter vários Sportinguistas a afirmar que eramos candidatos à liga Europa…discordo!
Por dois motivos fáceis de explicar, por um lado acho que nos falta “Ataque” para vencer grandes jogos, falta claramente um “ Gelson na esquerda”, capaz de esticar o jogo, forte no 1x1 e falta um substituto para Dost caso seja necessário, uma opção válida que garanta golos quando é chamado.
Admito mesmo que com mais opções ofensivas conforme referi, teríamos feito ainda mais mossa no nosso grupo da Champions.
Por outro lado o nosso foco deverá ser a liga, ou seja em caso de um jogo europeu coincidir com um jogo decisivo e difícil na liga, o técnico deverá guardar as melhores fichas para o jogo nacional.
Já sei que vão comentar que não devemos “abdicar da Europa”, nunca disse isso, só referi que em caso de opção face a um jogo difícil a primeira opção deverá ser a liga.
Olá liderança!
Foi um jogo bem conseguido? Não
Fizemos um jogo com nota artística? Não
O Belenenses teve ocasiões de golo? Não
Conseguimos segurar uma vantagem? Sim
Conseguimos os três pontos? Sim
Conseguimos recuperar a liderança? Sim
Na liga Portuguesa o que importa é somar vitórias nestes jogos que são absolutamente fundamentais.
Quantas vezes empatamos jogos destes? Quantas vezes perdemos a vantagem inicial que tínhamos?
Quantas vezes perdemos campeonatos em casa?
Um campeão não é o que ganha sempre com nota artística mas sim o que ganha mais vezes!
Queria deixar uma nota para um aspeto que me tira do sério…
Adeptos que assobiam a equipa que:
- Esta a jogar um jogo pela liderança pela liga
- Esta invicta a nível nacional,
- Que conquistou 18 Milhões de receitas na Liga dos Campeões
- Que esta na luta pelo título que todos ambicionamos
- Que estava a ganhar e precisava de apoio
Se querem ver recitais por favor podem ir ao Teatro de S. Carlos ou ao Coliseu.
Invasão ao bessa!
Amanhã lá estarei no Bessa para apoiar mais uma vez o Sporting, no jogo mais importante desta semana, sempre referi como o mais importante dos 3 jogos (Belenenses, Barcelona, Boavista).
Espero que a onda verde invada o Porto para apoiar a equipa até ao fim, num jogo que prevejo muitas dificuldades em todos os aspetos, quer pelo adversário e pelo estádio, quer por condicionantes externas.
Espero que todos estejam lá para apoiar até ao fim do jogo, depois podem criticar, assobiar , abandonar o estádio o que quiserem, mas enquanto a bola rola, temos que apoiar incondicionalmente!



Mais uma grande pesquisa. Parabens
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarSPORTINGGGGGGGG